Qual é o melhor tratamento para o seu caso?

Clínica de Pele
CRM 5276961-4

(21) 3005-3193

Aprenda a Combater a Acne com Dicas de Tratamentos Eficazes

acnes

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO:

A acne é um problema muito comum que afeta cerca de 80% das pessoas entre 11 e 30 anos. Para ajudar a combater esse incômodo, compilamos uma lista com os melhores tratamentos e dicas para tratar a acne.

Nesse artigo, explicamos como funcionam opções tópicas e orais para tratar a espinhas. Entre os destaque, estão os retinóides tópicos, antibióticos tópicos e orais, ácido azelaico, ácido salicílico e isotretinoína.

Além disso, há sugestões valiosas sobre quando buscar ajuda médica e quando tentar tratar em casa. Lavar o rosto adequadamente, usar produtos não comedogênicos e evitar espremer espinhas estão entre as recomendações.

Mudanças no estilo de vida também podem ajudar, como reduzir alimentos com alto teor de açúcar e laticínios com baixa gordura. Manter a pele limpa e hidratada, além de evitar maquiagem pesada também é importante.

Durante e após a pandemia, os dermatologistas notaram um aumento nos casos de acne por causa do uso constante de máscaras. Portanto, lavar as máscaras com frequência é essencial para reduzir novos surtos.

Se você sofre com espinhas e quer uma pele limpa, consulte um dermatologista para avaliação adequada e definição de um tratamento personalizado. Juntos, é possível encontrar a solução certa para você!

Quais são os melhores tratamentos para espinhas?

Dicas de médicos especialistas em cuidados com a pele

Se você sofre de acne regularmente, saiba que não é o único. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, a acne afeta cerca de 80 por cento das pessoas entre 11 e 30 anos.

Com tantas pessoas sofrendo de acne regularmente, não é de admirar que as pessoas estejam constantemente procurando os melhores tratamentos para acne para obter uma pele limpa e saudável!

Continue lendo se você estiver pronto para descobrir as principais maneiras de tratar a espinhas e as técnicas mais eficazes utilizadas pelos dermatologistas.

Dermatologistas identificam os melhores tratamentos para espinhas

Nas seções a seguir, falaremos sobre tudo, desde tratamentos tópicos eficazes para acne e tratamentos orais para acne até a melhor forma de tratar a espinhas em casa ou quando você deve consultar um médico.

E quais mudanças no estilo de vida você pode fazer hoje para reduzir futuros surtos de acne. Vamos começar!

Quais são as recomendações para tratamentos tópicos para espinhas? E como eles funcionam?

1. Usar Retinóides Tópicos (Retinol-A, Vitacid, Vitanol, Differin, Tazorac, etc.)
Esta opção de tratamento tópico para acne, que normalmente é aplicada à noite, ajuda a prevenir o entupimento dos poros, estimulando a eliminação de células da pele, acelerando a renovação celular e retardando a degradação do colágeno.

No entanto, esses medicamentos são fortes e podem causar irritação e ressecamento da pele.

Portanto, pode ser necessário facilitar esse tipo de tratamento, usando-o em noites alternadas ou a cada 3 noites no início da terapia.

Para aliviar a pele, combinar retinóides tópicos com um hidratante pode ajudar a reduzir o ressecamento e a irritação.

Quando usados ​​durante os meses de verão, os retinóides tópicos podem tornar a pele mais sensível à luz solar, por isso é importante usar protetor solar diariamente.

2. Antibióticos tópicos
Este tipo de tratamento para espinhas não apenas mata as bactérias suspeitas de causar espinhas, mas também ajuda a reduzir a vermelhidão e a inflamação.

Os antibióticos tópicos mais usados para acne são o peróxido de benzoíla (Benzac e Clindoxyl Control), clindamicina (Clindoxyl Gel), e a eritromicina.

3. Ácido Azelaico
Este medicamento para acne tem propriedades antibacterianas e pode ser usado com segurança não apenas durante a gravidez, mas também durante a amamentação.

Além disso, pode ajudar a controlar a hiperpigmentação pós-inflamatória que ocorre em algumas formas de acne.

O Azelan é o nome comercial do ácido azeláico e pode ser comprado em gel (melhor para pele oleosa e com acne) ou em creme (pele seca e madura).

4. Produtos tópicos com ácido salicílico
O ácido salicílico ajuda a prevenir o entupimento e o bloqueio dos poros, promovendo a eliminação de células mortas da pele.

5. Dapsona tópica (Aczone)
Este é antiinflamatório e antibacteriano. Ajuda a reduzir pápulas e pústulas inflamatórias associadas à acne.

acne no rosto

Quais são as recomendações para tratamentos orais para espinhas? E como eles funcionam?

1. Antibióticos orais
Antibióticos orais, que ajudam a diminuir as bactérias e a reduzir a inflamação na pele, são usados ​​no tratamento da acne moderada a grave.

Esses antibióticos incluem doxiciclina, minociclina e sareciclina.

Recomenda-se que esses medicamentos sejam usados ​​pelo menor tempo possível para ajudar a prevenir a resistência aos antibióticos.

Além disso, a combinação desses antibióticos com peróxido de benzoíla ajuda a reduzir o risco de resistência bacteriana.

2. Medicação anti androgênica
Medicamentos antiandrogênicos, como a espironolactona, são comumente usados ​​no tratamento de espinhas em mulheres.
Este medicamento é eficaz na redução dos efeitos dos hormônios andrógenos nas glândulas sebáceas, o que ajuda a diminuir a produção de óleo e a reduzir lesões inflamatórias.

3. Contraceptivos orais
Essa opção de tratament é eficaz no tratamento da acne hormonal, pois os anticoncepcionais orais diminuem a circulação de andrógenos, o que reduz a produção de oleosidade.

Existem alguns contraceptivos orais aprovados especificamente para o tratamento de espinhas.

4. Isotretinoína
A isotretinoína é uma forma oral de vitamina A e tende a ser a opção de último caso quando o tratamento da acne nodulocística grave não responde a inúmeras terapias tópicas e orais.

Atua regulando a esfoliação adequada da pele, reduzindo a produção de óleo, matando bactérias e reduzindo a inflamação.

Este tratamento eficaz para acne também não requer uso contínuo. A isotretinoína é um tratamento de curto prazo que leva aproximadamente de 5 a 6 meses para ser concluído.

Embora exija monitoramento laboratorial de rotina e visitas mensais ao médico durante esse tipo de terapia, uma vez que os efeitos colaterais da isotretinoína podem ser graves.

Qual é o conselho dos especialistas sobre o tratamento da acne em casa vs. no consultório?

Muitos pacientes começam a tratar a acne em casa usando produtos de venda livre que incluem peróxido de benzoíla, ácido salicílico ou sabonetes faciais com ácido glicólico e produtos de uso contínuo. Este é uma boa opção para os primeiros sinais de espinhas.

No entanto, se os tratamentos e produtos vendidos sem receita médica se mostrarem ineficazes no controle das espinhas, recomendamos que você entre em contato conosco para uma avaliação completa e discussão sobre terapias tópicas e orais com prescrição médica.

Quais são alguns dos tratamentos de consultório populares para espinhas que a Clínica de Pele oferece aos pacientes?

Os tratamentos que oferecemos no consultório incluem consulta dermatológica para acne e tratamentos modernos com peelings de ácido retinóico, ácido salicílico, peeling de cimel e melanesse.

Caso já tenha desenvolvido cicatrizes de acne, oferecemos tratamento com Laser de CO2 fracionado, subcisão, peeling e bio estimulador de colágeno.

Vamos falar sobre mudanças no estilo de vida – o que os especialistas recomendam que os pacientes mudem em relação às suas escolhas diárias para ajudar a eliminar ou prevenir a acne?

Existem várias sugestões a serem feitas aqui.

  • Estudos menores mostraram uma possível ligação entre a alta ingestão de açúcar e o alto consumo de laticínios com baixo teor de gordura no desenvolvimento de crises de acne, portanto, tente reduzir a ingestão desses alimentos para aliviar futuros surtos.
  • É importante lavar diariamente as áreas propensas a acne com produtos de limpeza adequados, ou mesmo duas vezes por dia – de manhã e à noite – se você tiver uma pele mais propensa à oleosidade. Lavar apenas com água não é suficiente para remover adequadamente a sujeira e a oleosidade da pele.
  • Use hidratantes sem óleo e maquiagem não comedogênica (de preferência mineral) para reduzir a chance de erupções cutâneas e acne.
  • Evite produtos de limpeza ou produtos com textura áspera, pois podem irritar a pele e potencialmente dilatar os poros.
  • Evite cutucar, apertar ou espremer espinhas. Isso pode causar cicatrizes de acne e infecções de pele.

Existe alguma outra informação útil sobre tratamentos para acne a ser incluída?

Durante a pandemia de COVID-19, nossa clínica notou que os pacientes estavam apresentando mais surgimento de acne sob as máscaras. Diante disso, é importante que os pacientes lavem as máscaras frequentemente com um detergente suave e sem perfume para ajudar a reduzir o aparecimento de acne.

É possível ter uma pele limpa e saudável

Se você sofre de acne e está pronto para se livrar dela o mais rápido possível, você não está sozinho. A Clínica de Pele no Rio de Janeiro é líder no tratamento da acne e pode ajudá-lo a encontrar o tratamento certo para você.

Então agende uma consulta com um de nossos especialistas e vamos trabalhar juntos para ajudá-lo a conseguir uma pele limpa e saudável! Marque uma consulta online aqui ou ligue para (021) 3005-3193 para agendar uma consulta e começar a tratar da sua pele hoje mesmo.

Entre em contato por WhatsApp
Entre em contato pelo WhatsApp

Você também pode gostar destes conteúdos

Descubra o tratamento mais indicado para você

Faça o nosso TESTE ON-LINE e descubra o tratamento mais indicado para o seu caso, valores e formas de pagamento!

Duração: 1 minuto

Fale no WhatsApp
Fale no WhatsApp
Escanear o código
Olá 👋
Como podemos te ajudar?