O que é ácido retinóico? Conheça a eficiência dele no rejuvenescimento  

O que é ácido retinóico? Conheça a eficiência dele no rejuvenescimento  

O ácido retinóico foi estudado primeiramente pelo dermatologista Albert Kligman, ele testou a eficácia dessa substância no rejuvenescimento cutâneo. O médico inovou com os estudos dos benefícios terapêuticos dos retinóides na aparência na pele. 

Atualmente o ácido retinóico é considerado padrão ouro nos tratamentos dermatológicos e só é prescrito e acompanhado por um médico dermatologista.  

O que é ácido retinóico? 

tretinoína ou ácido retinóico é um derivado da vitamina A, é uma substancia natural. Seu uso é associado ao envelhecimento intrínseco (natural) ou extrínseco quando causado por exposição solar e outros fatores externos. 

A eficiência do ácido retinóico foi atestado na Cochrane Library, organização sem fins lucrativos que estuda os efeitos das intervenções médicas. (Acesse o artigo na íntegra). Encontramos evidências científicas em outro artigo publicado na Surgical and Cosmetic Dermatology, nesse foi constado que o ácido retinóico é um dos agentes complementares ao tratamento de melasma. (Acesso o artigo completo) 

tratamento com ácido retinóico 

Os retinóides conseguem atuar através de receptores nucleares específicos nas células epiteliais, essa afinidade pelos receptores da pele garantem as funções terapêuticas do ácido retinóico nos tratamentos dermatológicos.  

 

Como usar o ácido retinóico?  

O uso ideal para o ácido retinóico é especialmente a noite, uma vez por dia. Porém o uso muda de acordo com a necessidade do paciente e a avaliação médica. A aplicação consiste em: 

  1. Lavar a área de aplicação com os produtos indicado pelo dermatologista 
  2. Após a lavagem, aguarde a pele secar e aplique o ácido com as mãos limpas. Deve aplicar a quantidade orientada pelo dermatologista. 
  3. O uso do ácido sempre é associado ao uso do protetor solar todos os dias. É imprescindível que o paciente se proteja contra os raios UV. 

Sempre que possível também passe um hidratante na pele após aplicação do ácido, isso ajuda a combater o ressecamento. 

Conheça todos os tratamento da Clínica de Pele – Dermatologia e Medicina Estética – Clique Aqui

Para que serve o ácido retinóico? 

ácido retinóico serve para tratar

  • Rugas finas 
  • Hiperpigmentação 
  • Sardas (efélides) 
  • Texturas irregulares da pele 
  • Fotoenvelhecimento 
  • Pele áspera  

A principal função do retinóide é a estimulação da produção de novas células de colágeno. Por isso que a substância é tão eficiente nos tratamentos de pele. O uso dela por exemplo, é associado mais aos tratamentos de fotoenvelhecimento. Sabemos que um dos principais problemas de pele são contra a radiação ultravioleta, os raios UV danificam as células de colágeno e causam os sinais do fotoenvelhecimento. 

Portanto, considerando que os raios UV são os principais vilões das células de colágeno e causdores do fotoenvelhecimento, o uso da tretinoína é ideal. Mas também foi testada em outros tratamentos estéticos e dermatológicos, como por exemplo: as estrias, principalmente estrias com o aspecto avermelhado.

Qualquer pessoa pode usar ácido retinóico? 

Somente seu dermatologista é capaz de avaliar o tratamento com ácido retinóico. Porém o ele é contraindicado para menores de 12 anos, grávidas, mães durante o aleitamento e pessoas com hipersensibilidade.


Contato via WhatsApp Fale agora! (21) 98086-2370 


Tratamento para acne

tratamento de acne com ácido retinóico ajuda a amenizar os problemas com excesso de oleosidade da pele. Porém é considerado complementar aos demais tratamento dermatológicos.  No caso da acne, acontece o entupimento dos poros da pele. Esse é o mecanismo fisiológico que leva ao surgimento dos comedões (cravos) e espinhas. O principal fator do entupimento dos poros é a anomalia do processo de queratinização da pele. Ou seja, os poros sofrem com excesso de queratina nas paredes internas e os poros se fecham.  

Com a utilização recomendada do ácido o processo de queratinização dentro dos poros volta ao normal. Isso evita o surgimento de novas lesões de acne, a textura da pele melhora.

Observação: O retinóide também é associado ao tratamento das cicatrizes de acne.  

Peeling químico

O Peeling químico é um procedimento estético para pele a base de ácido, o peeling ajuda a promover a descamação da pele e de camadas danificadas. Assim é possível o crescimento de uma nova camada de pele lisa, mais elástica e mais suave ( processo de renovação celular).  

O peeling é feito com ácido retinóico nos casos de: 

  • Melasma 
  • Manchas escuras na pele 
  • Acne  
  • Oleosidade 
  • Rugas finas 

Atenção: O uso e concentração do ácido e a dosagem é prescrita somente pelo dermatologista. Se você deseja conhecer melhor sobre as aplicações de peeling químico: Clique Aqui.  

O ácido retinóico causa reações na pele? 

Sim, o ácido pode deixar a pele irritada, vermelha, causar coceira, ardência e descamação. Algumas pessoas não conseguem tolerar as reações da pele, por isso o dermatologista poderá indicar a aplicação do ácido com uma frequência menor.  

É importante usar hidratante e protetor solar durante todo o tratamento com ácido, pois a pele fica mais sensível ao sol. O fator solar indicado para o paciente se expor ao sol é de no mínimo 30 FPS. Com o passar do tempo a frequência de aplicação do retinóide é reduzida, para isso o dermatologista acompanha todo o tratamento e evolução da pele do paciente.  

Gostou de saber sobre o uso do ácido retinóico? Faça uma avaliação na Clínica de Pele Dr. Szerman. Somente um dermatologista poderá avaliar a possibilidade de uso do ácido e garantir o sucesso do seu tratamento! 


A Clinica de Pele | Dr.Szerman inicia sua história em 1969 na dermatologia clínica e atua desde 2002 em tratamentos estéticos avançados e procedimentos com Laser.
Somos médicos, dermatologistas, profissionais da medicina estética e apaixonados pelos cuidados com a pele!