O que é bigode chinês?  

O que é bigode chinês?  

Você já se olhou no espelho sorriu e viu o famoso bigode chinês? Essa é uma linha que vem da asa do nariz até o canto da boca e que tem o nome médico de sulco naso-labial. 

Costuma aparecer por volta dos 30 anos de idade, mas alguns fatores podem acelerar o surgimento dessa ruga indesejável.

O bigode-chinês pode ser evidenciado precocemente em algumas pessoas, até mesmo a partir dos 20 anos de idade e você entenderá os motivos nesse artigo, continue lendo! 

O que é o bigode chinês? 

O bigode chinês é um nome popular para o sulco nasogeniano. Essa linha vem da asa do nariz até o canto da boca, mas pode se estender até a parte inferior do queixo (sendo então chamado de linhas de marionete). 

Essa ruga possui características genéticas e também de fatores externos, como por exemplo a exposição solar e a atividade física excessiva.

tipo de rugas

Outros fatores que, supostamente, contribuem para o aparecimento dessas rugas são: a exposição a luz azul e a luz branca (como a da tela do computador, lâmpadas e da TV).

O surgimento do bigode chinês também é acelerado em pessoas expostas a poluição ambiental e com uma alimentação desequilibrada.  

Entre em contato

Por que surge o bigode chinês?  

O bigode chinês é um tipo de ruga associada a perda de gordura facial e a perda de colágeno. Sabia que a partir dos 25 anos a produção natural de colágeno começa a diminuir? Exatamente.

É estimado perdermos 1% do colágeno a cada ano após os 25 anos. Por isso, a partir dos 25 anos pode ser recomendada a suplementação oral de colágeno, em doses adequadas,  mas para isso consulte um médico. Não recomendamos que você tome suplementos sem consultar um profissional antes.  

Você sabia que existem métodos avançados no tratamento do bigode-chinês? E tecnologias modernas para estimular a produção interna de colágeno?Continue lendo até o final e descubra. 

Colágeno e menopausa 

A perda do colágeno também é drástica quando acontece a menopausa. Na chegada da menopausa as mulheres, têm uma perda acentuada na produção de colágeno. Estimamos que em torno de 30% da produção seja comprometida. Isso significa que a pele na menopausa fica menos hidratada, menos firme e menos elástica.  

Dúvidas sobre rugas e bigode chinês, mande uma mensagem para 98086-2370 

Envelhecimento precoce  

Se você acompanha o blog da Clínica Pele deve saber que nós tratamos o envelhecimento precoce.  E um dos vilões para o surgimento do envelhecimento precoce nas pessoas é a exposição solar excessiva. 

O surgimento de rugas está frequentemente associado aos fatores externos. Ou seja, aos hábitos não saudáveis ou hábitos diários que não ajudam a pele. E a exposição solar excessiva ou falta de proteção solar adequada é um desses fatores externos.  

Para que você trate o envelhecimento precoce e as rugas com eficiência é importante que você procure um médico especializado em dermatologia. Pois o dermatologista avaliará sua pele adequadamente e investigará todos os fatores que interferem em sua aparência saudável.  

Outro fator para o envelhecimento precoce é o tabagismo. Você sabia que o tabagismo pode acelerar a perda de colágeno? Sim, e além disso ele também contribui para a surgimento das rugas peri-orais, que ficam ao redor da boca.  

Leia também: a importância do protetor solar.  

Exposição solar excessiva 

Quando falamos de envelhecimento precoce, é impossível não falar da exposição solar excessiva. Sabia que a exposição solar excessiva acelera o sulco das rugas e consequentemente o bigode chinês?

O protetor solar é um grande aliado da sua pele e deve ser aplicado diariamente, inclusive em dias nublados, inverno e dias com pouco sol.  Separamos para você algumas dicas simples que podem prevenir a perda do colágeno.  [Atenção essas dicas são para prevenir e não tratar] 

Prevenir o bigode chinês 

Para quem tem bigode chinês ou tendência é recomendada uma boa hidratação e que se proteja do sol. Essa é uma rotina que as pessoas já deveriam adquirir naturalmente. [Veja mais sobre proteção solar aqui] 

Como dito, para a prevenção do bigode chinês uma das dicas é a hidratação correta da pele. Para isso, consulte sempre o seu dermatologista para indicar alguns produtos ou dermocosméticos adequados para o seu tipo de pele.

Agende uma consulta para saber qual o produto ideal para sua pele: clique aqui.

O dermocosméticos sugerido pelo Dermatologista pode estimular a produção do colágeno?  

Em alguns casos, se o dermocosmético tiver o ácido hialurônico, pode sim ajudar a manter a firmeza da sua pele, mas não é um tratamento tão eficiente para estimular a produção.  

Algumas pessoas possuem tendência a ter o bigode chinês (fatores genéticos). Por isso, recomendamos que elas se consultem diretamente com um dermatologista para estudar o tratamento mais adequado. 

A maioria dos produtos para tratar rugas, como o bigode chinês possui o ácido hialurônico, pois o ácido hialurônico é um elemento natural da pele. E é o elemento que preserva a integridade das fibras de colágeno.  

O ácido hialurônico está presente na fórmula de vários dermocosméticos, hidratantes e outros produtos. Mas nunca use nenhum produto sem passar por médico especializado. 

Como tratar o bigode chinês? 

O segundo a Sociedade Brasileira de dermatologia (SBD) o tratamento mais indicado para o bigode chinês é o preenchimento facial.  

O preenchimento consegue, devolver a falta de volume existente naquela região. A intenção do preenchimento é repor o ácido hialurônico que seu rosto perdeu. O sulco nasogeniano torna o aspecto do rosto mais envelhecido. Isso incomoda e interfere na autoestima dos pacientes.  

Escute o áudio de 3 minutos do Dr. Szerman explicando sobre MD CODE

Ressaltamos que esse procedimento deve ser realizado por um médico especializado em preenchimento facial. O médico é o profissional capacitado para atender as necessidades do paciente e compreender a anatomia facial e a estética adequada para o rosto de cada pessoa.  

Sabia que o material usado no preenchimento facial é gradualmente absorvido pelo nosso organismo? Sim, e dependendo da marca de preenchimento utilizada, esse procedimento pode durar poucos meses ou até muitos anos!

ESCUTE A EXPLICAÇÃO DO DR. SZERMAN:

A Sociedade Brasileira de Dermatologia adverte: o preenchimento facial deve ser prescrito e realizado por um médico dermatologista capacitado.  Também em uma clínica autorizada, pois é importante avaliar a biossegurança desse procedimento e da técnica utilizada pelo médico. Procure por clínica autorizadas e que possuam experiência em preenchimento facial para seu tratamento. 

Preenchimento Facial 

Conhecer a anatomia local e os processos fundamentais de bem-estar e estética para cada  paciente é fundamental para o preenchimento facial bem sucedido. 

O ideal é que você realize esse procedimento com médicos especializados em dermatologia estética. Os profissionais da Clínica de Pele Dr. Szerman estão localizados no Rio de Janeiro - RJ e à sua disposição para esclarecer quaisquer dúvidas.

O preenchimento é a principal técnica para tratar as rugas faciais, o bigode chinês e aliviar os vincos. Como já dito, ele é feito com ácido hialurônico, substância natural da pele e que é reabsorvida pelo organismo. 

O preenchimento facial com ácido hialurônico aqui na Clínica de Pele é feito com a técnica MD Codes. Se você quiser saber mais sobre MD Codes clique aqui e conheça o tratamento. 

Entre em contato

Se tiver dúvidas ou quiser agendar uma avaliação para iniciar logo seu tratamento fale pelo WhatsApp: 98086-2370

Tags: Centro RJ, Copacabana RJ, Dermatologia Rio de Janeiro 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *