Entenda como as como as estrias surgem

Entenda como as como as estrias surgem

As estrias são cicatrizes na pele, Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, as estrias são caracterizadas por uma atrofia tegumentar.  

Desse modo, as estrias surgem quando as fibras colágenas e elásticas da pele se rompem e formam cicatrizes. Esse é problema dermatológico frequente em mulheres, porém pode ocorrer em homens.  

As estrias surgem na pele e são discretas em alguns casos e chamativas em outros, depende de cada paciente e da idade da estria. Agora você entenderá tudo sobre como as estrias surgem e o porquê as estrias surgem na sua pele.    

Como as estrias surgem na pele? 

As estrias surgem quando as fibras colágenas e elásticas se rompem na pele. Ou seja, as fibras são destruídas e formam “cicatrizes”, essas cicatrizes são chamadas de estrias.  

Por que surgem estrias? 

Porque as fibras colágenas e elásticas possuem uma resistência limite ou limiar, quando elas esticam além da sua capacidade e propriedades elásticas de extensibilidade, as fibras se rompem e formam as estrias.  

As estrias surgem geralmente nas regiões do quadril, coxa, glúteos, culote, região mamária e nas costas. Mas acontecem em qualquer região da pele.

Como surgem as estrias vermelhas?  

As estrias vermelhas surgem devido aos vasos sanguíneos ou capilares rompidos. Esse tipo de estria produz o tom vermelho ou arroxeado no paciente. Geralmente as estrias vermelhas são mais recentes e possuem uma taxa de regeneração melhor no tratamento estrias, pois estão em processo inflamatório. 

Por que das estrias roxas? 

A estria roxa acontece quando o tecido está comprometido. Ou seja, o processo inflamatório está mais adiantado do que uma estria vermelha. Ela está quase se tornando uma estria branca.  

Qual a diferença entre estria vermelha e branca? 

A diferença entre estria branca e vermelha, é que na estria branca não existe circulação sanguínea. Por isso é preciso um tratamento mais avançado, como Laser de CO2 para tratar estrias brancas. Dessa forma, nas estrias brancas a circulação está totalmente comprometida. Essas são estrias mais antigas e difíceis de tratar. 

Estrias na adolescência 

estrias surgem

Você conhece uma criança que teve um estirão muito rápido? Provavelmente quando a criança passa para adolescência e ocorre um desses estirões, ela estará suscetível a desenvolver estrias.  

Isso é um problema comum na adolescência. No entanto, as estrias vermelhas na adolescência são mais recentes e costumam progredir bem ao tratamento dermatológico. As estrias vermelhas são as mais fáceis de tratar.  

Posteriormente as estrias vermelhas se transformam em estrias brancas quando não tratadas. Por isso, é importante procurar um tratamento no início, pois as estrias brancas são as mais difíceis de tratar.   

Tratamento para estrias  

Passe por um médico dermatologista para que ele faça uma avaliação do tipo de estria que você tem e a causa da sua estria. Como falamos no caso dos adolescentes, elas podem ser brancas ou vermelhas.  

Dependendo da cor e da idade, as estrias vermelhas podem ficar de 4 a 18 meses na pele antes de se transformarem em estrias brancas. Nesse caso, o dermatologista complementar o tratamento com o uso tópico no local do ácido retinóico. 

O ácido retinoico é responsável por descamar a pele na região onde está a estria. A pomada de ácido retinóico estimula a produção de colágeno, ajudando na melhora das estrias vermelhas. 

Laser para estrias funciona? 

Sim o Laser para estrias é considerado padrão ouro e geralmente os dermatologistas usam o Laser de CO2 Fracionado para as estrias vermelhas e  brancas. O Laser de CO2 é um dos tratamentos mais eficientes e modernos para as estrias. 

O tratamento de estrias com o Laser de CO2 é um dos mais indicados pelos dermatologistas, porque o Laser consegue rejuvenescer profundamente a pele. 

É importante reforçar que o Laser utilizado pela Clínica de Pele, é um dos mais modernos. Esse Laser produz calor e não queimadura como a maioria dos outros Lasers Fracionados. 

Entenda melhor sobre a tecnologia do Laser de CO2 clicando aqui.  

Tratamento para estrias com Laser CO2 

O Laser de CO2 (Deka) produz  calor controlado na sua pele. O calor é o melhor estímulo para produção do colágeno. Ou seja, o Laser ajuda a regenerar células novas no local. 

A tecnologia do Laser Deka, garante que o procedimento a Laser para estrias seja mais confortável ao paciente, eficiente e seguro. 

Laser e peeling estrias

Geralmente a Clínica de Pele combina o Laser de CO2 de última geração com os modernos peelings. 

Os peelings ajudam no tratamento de estrias e  os tipos de peelings que a Clínica de Pele utiliza no tratamento da estria são: 

  • Melanesse 
  • Ácido retinóico 

Laser CO2 antes e depois 

Veja alguns resultados do Laser CO2 antes e depois. Esses são os resultados do moderno Laser de CO2 Deka. 

O Laser de CO2 para estrias é o padrão ouro dermatológico para tratamento de estrias, mas é importante ressaltar que o tratamento depende da resposta individual do paciente.

Obs: Os resultados com o Laser de CO2 fracionado podem ser observados nas primeiras sessões.  

Os pacientes da Clínica de Pele Dr. Szerman apresentam resultados  satisfatórios com o  Laser CO2 ao final do tratamento.  

Qual o melhor peeling para estrias? 

Um dos melhores peelings do mercado são: Melanesse, Cosmelan e Retinóico.  

O peeling ajuda a rejuvenescer a pele na região das estrias. A renovação celular acontece na camada superficial da pele, portanto esse é um tratamento seguro e eficaz quando realizado sob recomendação médica.  

Também é possível associar o peeling de cristal. O peeling de cristal ajuda no resultado a partir de sua esfoliação controlada da pele. 

Qual região pode ser tratada?  

Todas as regiões. No entanto, as regiões tratadas frequentemente são: 

  • Braços  
  • Região mamária  
  • Culote  
  • Coxas  
  • Glúteos  
  • Quadril  

Por que fazer o tratamento na Clínica de Pele? 

A Clínica de Pele tem mais de 50 anos experiência em dermatologia. É importante ressaltar que a experiência do médico é um dos fatores determinantes para eficiência do tratamento. 

Quando a experiência é combinada com um Laser moderno, como o Laser de CO2 Deka, é comum que o resultado no tratamento das estrias seja satisfatório para o paciente.

Se você quiser saber mais como as estrias surgem e como funciona o tratamento, fale com a Clínica de Pele, localizada no Rio de Janeiro, RJ. Mande um WhatsApp agora!