Cuidados com os cabelos: casa, dermatológicos e dicas

Veja as sugestões do Dr. Szerman para cuidados com os cabelos em casa, na clínica e os tratamentos disponíveis.

Confira tudo abaixo! Boa leitura.

Como cuidar os cabelos?

cuidados com os cabelos
Queda de Cabelo_1
  • A higiene adequada é um dos cuidados com os cabelos essenciais. Cabelos lavados com pouca frequência acumulam sujeira, oleosidade e resquícios de poluição.
  • Isso entope os folículos capilares e dificulta a nutrição dos cabelos, impedindo que cresçam adequadamente.
  • O cabelo molhado é mais frágil, e deve-se evitar pentes, escovas e fricção intensa com toalhas nessa situação.
  • Comece a pentear o cabelo rente ao couro cabeludo e deslize até as pontas dos cabelos, para distribuir o óleo dos folículos seja distribuído homogeneamente ao longo do fio. Prefira pentes e escovas macios.
  • Evite os penteados que tracionem intensamente os cabelos, como “rabo de cavalo” e tranças. Se possível, alterne com os cabelos soltos, pois esses penteados podem provocar quedas.
  • Tome os devidos cuidados com os cabelos
Fale conosco no whatsapp
Fale conosco

O que causa a queda capilar?

• Fatores Genéticos: informação contida no DNA
  • Fatores Hormonais: influência da testosterona
  • Baixa vascularização
  • Contaminação Microbiana Capilar( bactérias no couro cabeludo)
  • Estresse físico e mental: oxidação
  • Alimentação inadequada
  • Tração Mecânica Excessiva
  • Doença sistêmica ou no couro cabeludo

Todas as causas da queda de cabelo devem ser sempre diagnosticadas e acompanhadas por um médico.

Qual o tratamento para queda de cabelo?

Mitos e verdades sobre queda de cabelo

A queda de cabelo é uma condicao natural muito comum. Porém, quando os pacientes percebem que estao  caindo em grande quantidade e que   os fios estão mais finos e e escassos, o dermatologista deve ser procurado

1- Lavar o cabelo diariamente provoca ou aumenta a queda de cabelo – Mito!

Ao contrário, não lavar os cabelos pode propiciar o aumento da queda de cabelo por diversos fatores, como aumento da oleosidade e dermatites.

2- A calvície pode ser genética – Verdade!

Existem diferentes fatores que podem influenciar na queda aumentada do cabelo, um deles é de causa hereditária. Porém, existem fatores ambientais que tb causam queda de cabelo, como stress, má alimentação , uso de química no cabelo , dentre outros.

3-Cortar ou raspa o cabelo o deixa mais forte e diminui a queda – Mito!

O ato de cortar ou raspar não interfere no processo de afinamento dos fios de cabelo. Já falei anteriormente das causas que fazerm isto acontecer.

4-Dormir com os cabelos molhados pode piorar a queda – Verdade!

Não se deve dormir de cabelos molhados, já que aumenta a proliferação de fungos, piora a caspa e as dermatites.

5- O uso de Shampoos antiqueda são suficientes para contrlar a queda de cabelo – Mito!

No momento em que o paciente percebe uma queda mais acentuada do cabelo, o mesmo deve procurar ajuda de um dermatologista, para que seja verificada e tratada a causa deste processo.

6- A queda de cabelo tem tratamento – Verdade!

Existem vários fatores que fazem ocorrer o problema, e desta forma, após a avaliação do problema , o médico irá propor o tratamento mais adequado. O tratamento pode ser feito com remédios e shampoo, como também existem procedimentos como o laser capilar  e o mmp capilar que fazemos no consultório Considerados tratamentos mais eficientes para queda de cabelo. estas duas  técnicas não cirúrgicas que fornecem os ativos necessários para estimular o crescimento e fortalecer os fios, reduzindo a queda de cabelo de forma eficiente e segura.

Fale conosco no whatsapp
Fale conosco