Descubra o tratamento mais indicado para você em nosso TESTE ON-LINE

Depilação a Laser: como funciona o tratamento?

Como funciona a depilação a Laser? O tratamento é realmente eficaz? Quais os cuidados que devem ser tomados antes e depois do procedimento? Todas essas respostas estarão nesse artigo.

Confira tudo e boa leitura!

O que é a Depilação a Laser?

A [cta_zendesk]depilação a Laser[/cta_zendesk] é um dos procedimentos mais inovadores e eficazes para a remoção de pelos do corpo.

Esse procedimento preveni os pelos encravados e a formação de foliculite (inflamação que acomete os folículos pilosos). A foliculite é uma infecção por vírus ou bactéria que tem início nos poros onde existem pelos.

Mas, pode haver a formação de cicatrizes devido a esse problema, muitas pessoas com tendência a foliculite devem recorrer ao tratamento com Laser.

Quais áreas do corpo a Depilação a Laser é indicada?

A depilação a Laser elimina de forma significativa os indesejados pelos em regiões como: buço, rosto, axilas, pernas, coxas, tórax , costas, barba, virilha, entre outros. Essa é considerada uma depilação definitiva.

regiões depilação a laser

Contudo, quanto mais clara for a pele e mais escuro o pelo, melhor o resultado, pois deve existir o contraste pele e pelo para que a depilação ocorra de forma eficiente com o Laser. Desta forma, por exemplo, a depilação a laser na virilha é uma das áreas mais feitas feitas e tem resultados surpreendentes. O paciente pode escolher em fazer as laterais até a virilha completa.

O Laser precisa focar na melanina que está no pelo escuro, para destruí-lo. Se tiver dúvidas veja nossas perguntas no Zendesk.

Por que fazer depilação?

Muitas mulheres e homens preferem uma pele lisinha, sem pelos e recorrem aos procedimentos [cta_zendesk]depilatórios[/cta_zendesk].

Porém os procedimentos tradicionais não surtem o efeito desejado, exemplos:

  • Cera
  • Lâmina
  • Linha depilatória
  • Cremes

Todos esses métodos podem causar danos a pele, como a formação de manchas, cicatrizes, escurecimento, flacidez, alergias, cortes e etc.

Outro ponto a se considerar é a periodicidade curta para a depilação que “corta os pelos” e não os arranca da raiz, cerca de 3 dias os pelos surgem novamente. O Laser é um método moderno de depilação, é um dos mais recomendados para quem tem incômodos com pelos.

Dentre os tratamentos para a remoção de pelos mais recomendados, o Laser mostra-se o mais eficiente. Bastam algumas sessões e você se livrará dos pelos e ainda terá uma pele mais bonita.

Como funciona a depilação a Laser?

A depilação a Laser atua por meio de cauterização. Ela realiza a cauterização a partir da raiz dos pelos e como resultado, o bulbo capilar é danificado para que os pelos não cresçam mais.

Em outras palavras, é como se o pelo atuasse como o pavio de uma pólvora. O Laser se atrai pelo pigmento do pelo, indo então através da melanina e fazendo a cauterização da raiz.

Recomendações importantes da depilação a laser antes, durante e após

Antes do procedimento recomendamos que o paciente evite se expor muito ao sol e mantenha sua pele hidratada: consuma bastante água e use cremes hidratantes, por exemplo. Também evite o uso ácido na região que o Laser será disparado.

Muitos pacientes perguntam se a depilação a laser dói? O laser é muito bem tolerado e para aqueles pacientes mais sensíveis, é prescrita uma pomada anestésica 1 hora antes da sessão.

Durante o tratamento não se pode realizar nenhum tipo de procedimento para arrancar os fios pela raiz (não use cera e nem pinça). Mas você pode usar lâmina de barbear, usar creme depilatório, clareador e etc.

Durante o tratamento é importante evitar exposição demasiada ao sol e usar apenas produtos recomendados pelo médico para podermos evitar os efeitos adversos que podem ocorrer eventualmente.

Explicação da Depilação a Laser pelo Dr. Szerman

O Laser com o qual trabalhamos, o Laser Diodo LightSheer é o mais reconhecido mundialmente. É uma das tecnologias mais eficientes e  seguras que existem e é aprovado para tratar pele negra.

Após o procedimento o paciente deve evitar exposição demasiada do sol e calor. Normalmente não precisa usar medicação, porém caso haja necessidade, pode ser utilizado pomadas prescritas pelo médico.

Quantas sessões são necessárias?

A média de sessões de depilação com Laser recomendada é de 6 a 10 sessões. Existem fatores individuais que interferem no número de sessões. Por exemplo, a depilação a laser masculina normalmente requer um número maior de sessões que a depilação a laser feminina.

Entretanto, é importante deixar claro que cada caso precisa ser avaliado, afinal esse é um tratamento estético e dermatológico, o médico avaliará as causas do excesso de melhor quando for o caso e a quantidade excessiva.

Por isso a média de sessões que cada pessoa necessitará irá variar. O paciente deverá comparecer às sessões com os pelos raspados sempre e obedecer o prazo de retorno marcado.

É importante haver um intervalo entre as sessões para que, assim, todos os folículos sejam encontrados e haja uma remoção eficaz. Esse intervalo, geralmente, é de um mês.

Fase ideal do pelo para Depilação a Laser

É importante mencionar que alguns pelos não são vistos pelo equipamento, pois estão na fase de proliferação.

Sendo assim, o paciente precisa de várias sessões até que o médico dispare o Laser na fase anágena do pelo, essa é a fase que o pelo está em contato com a raiz. Na fase certa o pelo é cauterizado definitivamente pelo o Laser.

fases do pelo - depilação a laser

Mas aqui cabe uma avaliação com o especialista para que ele te oriente devidamente sobre isso. A redução dos pelos acontecem de maneira progressiva. A cada sessão realizada a redução de em média 15% a 20%.

Tipos de Laser e Marcas. Qual o melhor laser para depilação ?

O equipamento que usamos aqui em nossa clínica, no Rio de Janeiro, para a depilação é o Laser Diodo LightSheer, que é considerado padrão-ouro do mercado. O mesmo é aprovado pela ANVISA e oferece a remoção dos pelos de maneira segura e, claro, muito eficaz para os pacientes.

Existem diversas marcas e tipos de aparelhos como a depilação a luz pulsada, porém a diferença é bem grande em relação a qualidade do tratamento comparando com o LightSheer.

Outra coisa importante é que você deve realizar esse procedimento com um médico especialista e com experiência nesse tipo de depilação (seja aqui na Clínica de Pele ou em qualquer outra).

A Clínica de Depilação a Laser deve usar um aparelho devidamente calibrado (muitos aparelhos usados atualmente não o são), uma técnica ideal e etc. Tudo isso interfere no resultado final que o paciente terá.

Depilação a laser dura quanto tempo ? Depilação a laser é definitiva ?

A resposta da depilação a laser é definitiva para os pelos que estiverem na fase anágena e que desta forma desaparecerem. Porém existem fatores individuais como genético e hormonal e outros que possam fazer ocorrer crescimento de um pelo novo. O grau de satisfação com este método é muito elevado.

Depilação a laser: valor ?

Uma pergunta muito feita “é quanto custa a depilação a laser?” O valor do tratamento é muito variável e depende de alguns fatores como a área a ser tratada, o profissional que fará a aplicação, o tipo de laser usado, dentre outros.

Se considerarmos todo o custo que se tem com aparelhos para raspar o pelo ou com outros métodos como depilação a cera, vale a muito a pena fazer o tratamento. Vale ressaltar também , que existem inúmeras doenças que tem como causa o próprio pelo e consequentemente o laser é considerado padrão ouro de tratamento.

Considerações finais

Como falamos esse é um procedimento que apenas um especialista deve realizar. Somente um médico especializado pode realizar a depilação com um aparelho a Laser.

Reiteramos aqui o que fora dito no tópico anterior sobre essa depilação: ela deve ser realizada após uma avaliação do paciente. O médico fará toda uma análise da pele do paciente, da região onde ele deseja realizar a depilação e etc.

Aqui na Clínica de Pele, esse procedimento é feito pelos próprios Drs. Szerman, que possuem mais de 20 anos de experiência em Lasers e em medicina estética.

Desse modo, você tem mais tranquilidade, segurança e a certeza de que terá um procedimento feito da melhor forma possível. Se quiser conhecer nossa clínica, estamos em 2 endereços no Rio de Janeiro: no Centro e Copacabana.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
×