O que é dermatologia estética: Conheça essa especialidade médica

O que é dermatologia estética: Conheça essa especialidade médica

A dermatologia estética também é conhecida como cosmiatria é uma área de estudo da dermatologia que cuida especificamente das situações que trazem prejuízos estéticos para a pele do paciente.  

Esses prejuízos estéticos acontecem em diversas faixas etárias, desde a adolescência até a fase adulta. Mas o que significa isso para a dermatologia estética? Continue lendo e descubra.

O que é prejuízo estético?

Para a dermatologia estética os prejuízos estéticos da pele compreendem a aparência pouco saudável dela. Isso equivale, por exemplo: a coloração ou diferença na textura.  

Também é possível avaliar alguns aspectos da pele tais como: pele sem viço, pele oleosa ou pele ressecada. Os prejuízos estéticos também englobam os sinais da pele, como descamação, manchas, erupções irregularidades ou cicatrizes. Todos esses são considerados prejuízos estéticos. 

Como é feito o tratamento?  

Todo tratamento na dermatologia estética é feito por um médico dermatologista. Somente o dermatologista pode avaliar a pele e realizar uma anamnese completa no paciente. O dermatologista também indica as ferramentas mais adequadas para cada prejuízo estético.  

É importante ressaltar que o dermatologista que trabalha com medicina estética é um médico que está atento para saúde global do paciente. Ou seja, ele não avalia somente aos aspectos estéticos, avalia o paciente na totalidade.

dermatologia estética
dermatologia estética

O médico sempre avalia se existem outras patologias que  interferem na parte estética do paciente. Por isso, a dermatologia estética não foca somente na estética.

De um modo geral o tratamento compreende uma avaliação da saúde do paciente como um todo e depois foca em melhorar os aspectos da pele.  

Dermatologia Rio de Janeiro RJ

Veja o áudio de 3 minutos do Dr. Guilherme Szerman explicando sobre rejuvenescimento, uma das especialidades dele.

Agende uma sessão por WhatsApp: (21) 98086-2370

Tratamento de dermatologia estética  

É importante entender os vários tipos de tratamento na dermatologia estética. Com eles, os médicos podem:

A clínica de pele também trata a hiperidrose axilar (suor excessivo) com a toxina botulínica. 

Uma técnica relevante na dermatologia estética é a harmonização facial, feita através do preenchimento com ácido hialurônico em áreas específicas do rosto, contorno da boca e canto do nariz.  

Outro tratamento muito procurado na dermatologia estética são as alterações da pigmentação e cor da pele, como no caso das manchas de pele e melasma. A presença de qualquer tipo de sinal ou mancha na pele é tratado dentro da especialidade de dermatologia estética.  

Entre em contato

Existem diferenças entre o dermatologista e o esteticista  

Quando falamos de estética é comum algumas pessoas associarem os cuidados da pele, unhas e cabelos com cuidados estéticos. Mas é importante compreender as diferenças entre o trabalho dermatológico estético e o da esteticista de maneira geral.

O médico especialista em dermatologia e medicina estética é um profissional que estudou o corpo humano por inteiro, por 6 anos e posteriormente se especializou precisamente para diagnosticar e tratar a pele, os cabelos e as unhas.  

De acordo com a Sociedade Brasileira de dermatologia esse profissional é capaz de trabalhar na manutenção da beleza da pele. Então é possível que ele trate: acne, cicatrizes, manchas de pele, unhas, pelos e qualquer outro acometimento estético.

dermatologia estética

A dermatologia abrange milhares de doenças e condições que deve ser tratadas exclusivamente na área médica, como micoses, vitiligo, psoríase, câncer de pele, etc.

Já a esteticista é uma profissional formada em estética por curso técnico ou profissionalizante. De modo geral a esteticista pode atuar em procedimentos como: limpeza de pele, aplicação de alguns cremes cosméticos, depilação, maquiagem, massagens, drenagens linfáticas, visagismo (corte de cabelo) e outros, além  de auxiliar os pacientes na indicação de tratamentos médicos específicos.

Para um tratamento de pele a indicação é sempre procurar por um dermatologista. 

Sabemos que quaisquer alterações na pele, tais como pintas, manchas, feridas abertas, cicatrizes de acne, acne ativa, queda de cabelo e alterações nas unhas, devem ser investigadas por um médico dermatologista.  

Sinais clínicos 

Sinais de que você deve procurar um dermatologista: 

Sinais de que devo procurar uma esteticista  

  • Limpeza de pele profissional 
  • Cuidados cosméticos superficiais 
  • Higienização da pele  
  • Drenagem linfática

Desse modo, o trabalho do dermatologista envolve procedimentos mais complexos, profundos e com resultados mais relevantes. Ele irá avaliar e entender os melhores procedimentos para tratar efetivamente o seu caso.

Faça uma avaliação no Centro do Rio de Janeiro ou Copacabana RJ. Agende por WhatsApp ou esclareça suas dúvidas: 98086-2370  - Clique aqui

Tratamento eficiente e seguro

O dermatologista especializado em medicina estética atua no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças relacionadas aos problemas estéticos. Esses problemas geralmente interferem na autoestima do paciente. Por isso, é importante que você procure médicos especializados em medicina estética e de sua confiança.

Trate também com médicos que possuem experiência na área, afinal esses são profissionais capazes de entender seu incômodo. Ou qualquer problemas relacionados a pele, pelos, unhas e mucosas.  

A  Clínica de Pele | Dr. Szerman atua na dermatologia e medicina estética há mais 50 anos. Foi fundada em 1969 e atualmente está localizada em Copacabana e no Centro do Rio de janeiro - RJ. 

Os médicos são experientes usar tecnologias avançadas como o Laser, há mais de 20 anos.  Eles também são profissionais capacitados para ministrar cursos e aperfeiçoamentos para médicos iniciantes em medicina estética. Por isso, qualquer dúvida que tiver em relação à medicina estética e dermatologia estética, fale pelos telefones: (21) 3005-3193 ou (21) 98086-2370.  

Entre em contato

tags: dermatologia rio de janeiro, dermatologista rj, Copacabana rio de janeiro, centro do rio de janeiro, clinica de dermatologia