Descubra o tratamento mais indicado para você em nosso TESTE ON-LINE

Envelhecimento da pele: entenda como funciona

O envelhecimento da pele pode tanto ser resultado do processo natural quanto devido a fatores externos. Ou seja, uma pessoa pode ter a pele com um aspecto cansado, com rugas, manchas, falta de brilho, etc., ou devido à passagem do tempo, ou devido a elementos no ambiente que possam afetar sua [cta_zendesk]pele[/cta_zendesk].

É por isso que hoje nosso objetivo é esclarecer suas dúvidas sobre esse tema e ainda apresentar soluções seguras e eficazes para ter uma pele bonita e saudável.

Envelhecimento da pele: o que é?

Quando falamos em envelhecimento da pele, a primeira coisa que vem à mente é o envelhecimento devido ao processo natural. A pele é o maior órgão do corpo e, logo, o que mais reflete os efeitos da passagem de tempo.

Conforme os anos passam, há uma [cta_zendesk]queda[/cta_zendesk] na capacidade que as células têm de se renovarem tendo uma redução na produção de elastina e colágeno (responsáveis por oferecerem firmeza e elasticidade à pele), sem contar a diminuição das atividades das glândulas sudoríparas.

Esse processo natural de envelhecimento faz com que os problemas de pele se acentuem. Assim, tudo isso dito acima resulta em que a pele, agora mais fina e ressecada, tenha maior propensão a ter rugas, linhas de expressão, menos brilho, etc.

O envelhecimento precoce da pele

Como mencionado aqui, a pele também pode ter seu envelhecimento acelerado devido a fatores externos. Esse é o chamado “envelhecimento precoce da pele”.

Esse tipo independe da idade, fazendo com que as pessoas de uma faixa etária onde esse problema não existiria o tenham.

Fatores que podem contribuir

  • O excesso de consumo de álcool: ele contribui para a produção de radicais livres no organismo, o que leva a esse envelhecimento precoce;
  • Exposição aos raios ultravioleta;
  • O fumo: os fumantes tendem a apresentar marcas mais acentuadas na pele. Mas há ainda outro problema: o fumo reduz o fluxo sanguíneo e, como resultado, tem-se a formação de rugas porque a oxigenação dos tecidos torna-se difícil devido a isso;
  • Poluição;
  • Ganho de peso;
  • Bronzeamento artificial: o bronzeamento artificial é um procedimento condenado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, pois ele causa não apenas o envelhecimento precoce, mas pode ainda causar câncer de pele;
  • O excesso de açúcar no sangue (que pode acrescentar meses de envelhecimento na pele, em especial na área do rosto);
  • Entre outros fatores que colaboram para que a pele envelheça antes do tempo.

Uma coisa importante para se saber é sobre a exposição solar. Os efeitos provocados pelo excesso de sol na pele são cumulativos. Há uma estimativa de que até os 18 anos de idade uma pessoa recebe cerca de 80% da quantidade de sol que necessita.

Isso quer dizer que quando alguém passa minutos e minutos ao sol, vai se acumulando os danos e apenas anos mais tarde o resultado disso vem. É por isso que, além de tudo, recomendamos o uso do protetor solar e exposição moderada ao sol.

Fases do envelhecimento da pele

Para saber como tratar adequadamente cada problema, é importante entender as fases do envelhecimento da pele.

A primeira fase é quando surgem as linhas de expressão e a pele perde o seu brilho. Aqui há uma diminuição do colágeno (importante proteína na pele e que é responsável por sua firmeza e elasticidade) e isso gera a flacidez na pele. Com isso, surgem as linhas de expressão e também as rugas.

Já a segunda fase é quando as rugas tornam-se mais profundas, pois, o colágeno e também a elastina (proteína que forma as fibras elásticas) têm uma drástica queda na produção. O que ocorre aqui é uma flacidez maior e, como consequência, essas rugas mais profundas.

Por fim, a terceira fase consiste na perda do contorno da face e a perda da densidade. Outro problema também é o ressecamento da pele.

Envelhecimento da pele: há como tratar ou prevenir?

Dentre as atitudes recomendadas para prevenir o envelhecimento de sua pele estão ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, tratar de problemas como ansiedade e estresse, evitar excesso de exposição solar, consumir bastante água, etc.

Sem contar, claro, os cuidados com a pele que são fundamentais como o uso de proteção solar, hidratação, visitar um dermatologista, etc.

Mas há ainda procedimentos estéticos que ajudam tanto a prevenir, retardar ou mesmo tratar o envelhecimento da pele.

Ainda que existam tratamentos para atenuar os efeitos do envelhecimento na pele, a melhor escolha é fazer tudo de maneira precoce e preventiva. Dizemos isso porque os efeitos serão ainda melhores se for assim.

Tratamentos para melhorar a aparência da pele

envelhecimento da pele

Um dos principais tratamentos usados aqui na Clínica de Pele é o a base de toxina botulínica. Essa substância confere muitos benefícios, mas o principal deles é a devolução do volume facial perdido com o avanço da idade.

Mas nós ainda fazemos o uso de outro tratamento que é o peeling. Esse procedimento estético pode ser feito em pessoas de diferentes idades e confere uma melhora ótima do aspecto da pele no geral.

Primeiramente, o peeling ácido retinoico é um dos melhores tratamentos para esse propósito de rejuvenescimento. O que ele faz é promover uma descamação na superfície da pele e em seguida ela se renova, estimulando a produção do colágeno. Os resultados são ótimos, especialmente se esse tratamento for aliado a outro: o Laser de CO2.

E já entramos na nossa terceira alternativa de tratamento para rejuvenescimento….

O Laser de CO2 é um dos melhores tratamentos que há para o envelhecimento da pele. Ele atua de forma aprofundada para tratar tanto a flacidez e as rugas, como outros problemas que a deixam com uma aparência envelhecida, tais como: manchas, cicatrizes de acne, melasma, etc.

Porém, para saber qual desses tratamentos citados é mais recomendado para você, faz-se necessária uma consulta com um dermatologista. Ele avaliará o estado da sua pele, seu estado de saúde em geral e verá quais tratamentos são os melhores e quais você pode fazer.

Aqui na Clínica de Pele – Dr. Szerman nós trabalhamos desse modo.

Nossas unidades no Rio de Janeiro carregam mais de 50 anos de experiência em medicina estética e dermatológica, assim, podemos orientar e direcionar os pacientes com maior propriedade.

Agende uma visita pelo nosso WhatsApp e venha conhecer nossos tratamentos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
×