Envelhecimento facial: Saiba tudo sobre o assunto

Envelhecimento facial: Saiba tudo sobre o assunto

O envelhecimento facial acontece por múltiplos fatores que afetam diretamente as camadas da pele. O processo do envelhecimento facial inicialmente é demonstrado pela formação de rugas finas e perda do viço natural da pele. 

Posteriormente surgem rugas mais profundas, flacidez facial e perda da gordura na região das pálpebras. Os procedimentos da Medicina Estética ajudam no rejuvenescimento facial.

Afinal existem técnicas e tecnologias que ajudam na melhora dos sinais do envelhecimento facial. É imprescindível que você comece por uma avaliação dermatológica para considerar os aspectos da sua pele e o procedimento sugerido para tratar seu envelhecimento facial.  

Dr. Szerman Explica sobre Rejuvenescimento Facial:

Como acontece o envelhecimento facial?  

O envelhecimento facial acontece por fatores fisiológicos, mas pode acontecer por fatores extrínsecos (ambiente). 

O envelhecimento causado por fatores extrínsecos envolve: 

  • Uso medicamento  
  • Abuso de álcool e drogas 
  • Falta de proteção solar 
  • Exposição a luz branca (excesso) 

Todos os fatores acima são responsáveis pelo envelhecimento facial. Mas existe o componente genético que é fundamental no processo de envelhecimento, afinal envelhecer é um processo natural dos seres humanos.  

Segundo pesquisas recentes e uma matéria divulgada na Revista Galileu, 30% do envelhecimento no ser humano é determinado pela genética, o restante seria determinado pelos hábitos de vida da pessoa, como por exemplo: uma alimentação correta, cuidados com a pele e etc. 

Ou seja, se os seres humanos fizeram escolhas saudáveis isso influencia nos aspectos da sua pele. Sabia que existem alguns alimentos que podem ajudar no rejuvenescimento, geralmente são alimentos ricos em ômega 3 e antioxidantes. Esses alimentos ajudam a manter a saúde cerebral.  

O rejuvenescimento está ligado aos exercícios físicos. De forma que os exercícios ajudam na atividade mental e eliminam o estresse. O estresse é outra causa do envelhecimento, por isso é um fator a ser avaliado quando falamos de longevidade de vida, prefira uma rotina menos estressante.

Medicina estética e rejuvenescimento facial

Ainda não inventaram a fonte da juventude, mas existem técnicas da medicina estética moderna que podem prevenir e tratar o rosto do paciente. 

É importante que você faça boas escolhas quando se trata de prevenção e tratamento para envelhecimento facial. Procure profissionais capacitados e especializados nessa área.  

Quais os tratamentos para envelhecimento facial?  

Os tratamentos para envelhecimento facial mais procurado são para: 

  • Rugas (bigode chinês, pés de galinha e linhas de expressão) 
  • Cicatrizes de acne  
  • Olheiras  

Limpeza de pele ajuda no envelhecimento facial? 

Sim, mas não trata efetivamente o envelhecimento facial. A limpeza de pele tem um menor custo, mas não se compara aos tratamentos modernos da medicina. 

Uma pessoa pode desenvolver o hábito de higienizar a pele desde a adolescência, pois isso ajuda a limpar os poros, oxigenar a pele e hidratá-la. Mas, sempre passe por um dermatologista antes, pois ele deve recomendar os produtos mais indicados para seu tipo de pele.

Geralmente, os dermatologistas recomendam produtos que tenham retinol, ácido hialurônico e vitamina C para os cuidados da pele.  

Peeling químico para pele 

O peeling químico é um dos tratamentos mais recomendados para o envelhecimento da pele. De forma que o peeling químico atua em manchas, cicatrizes de acne, rugas e pele oleosa.  

Laser de CO2 Fracionado Deka 

O Laser de CO2 é um dos tratamentos mais modernos para rejuvenescimento da pele. O Laser de CO2 Fracionado e Pulsado da Clínica de Pele, consegue rejuvenescer as células de colágeno através de calor e não por queimadura. 

É importante falar que o calor é melhor estímulo para o colágeno, alguns Lasers de CO2 antigos atuam queimando a pele do paciente. Por isso, prefira realizar seu tratamento com um Laser moderno e de última geração, pois isso garante mais conforto e uma recuperação rápida da sua pele.   

Toxina botulínica 

A toxina botulínica dura até 6 meses, ela ajuda nas rugas. É interessante que a toxina botulínica pode atuar na prevenção do envelhecimento facial. A toxina tratar de:

  • Rugas 
  • Linhas de expressão 
  • Pés de galinhas 
  • Região da testa (glabela)  

Ácido hialurônico  

O ácido hialurônico é um dos procedimentos mais amados dos dermatologistas nos últimos anos. Ele atua em todos os tratamentos antienvelhecimento da pele. 

O ácido hialurônico ajuda a preencher as regiões onde perderam volume. Ele tem a função de: 

  • Preencher a pele 
  • Sustentar a pele 
  • Hidratar a pele 

Quando começar meu tratamento? 

Nunca é tarde para tratar o envelhecimento, é possível tratar pessoas de várias faixas etárias, dos 20 aos 90 anos. Sempre é possível melhorar algum aspecto da sua pele ou melhorar um problema já existente. 

Os tratamentos anti-idade começam entre os 25 aos 30 anos, mas isso depende dos hábitos de vida da pessoa. Sabemos que algumas pessoas podem ter sinais de envelhecimento precoce, ou seja na faixa dos 20 anos.  

Rejuvenescimento facial: Antes e Depois

Veja a seguir o Antes e Depois de pacientes que realizaram procedimentos para rejuvenescimento facial na Clínica de Pele:

O que provoca o envelhecimento da face?  

Com base na literatura médica, o envelhecimento da face acontece através de mudanças estruturais no rosto do paciente. Por exemplo: mudança do contorno facial, perda da projeção do maxilar, diminuição da sustentação do nariz e parte do lábio. 

Outros fatores fisiológicos associados são: perda da gordura adjacente, principalmente perto do compartimento nasolabial e compartimento da bochecha.  

Outra causa do envelhecimento é a forte ação depressoras dos músculos, principalmente músculos do complexo glabelar. Por exemplo: contrações musculares na região orbicular e contrações musculares excessivas no lábio superior ou asa nasal, são responsáveis pelas rugas faciais. O último fator que provoca o envelhecimento facial é a flacidez da pele.  

Elementos estruturais da pele  

A pele tem propriedades de extensibilidade, elasticidade e tensão que são associadas ao colágeno dérmico e aos tecidos elásticos da pele.  

O colágeno é a proteína que garante saúde e a beleza da nossa pele. Entretanto, a partir dos 25 anos a produção começa a diminuir. Com a perda do colágeno da pele, o processo de flacidez acontece.

Outro fator que prejudica o colágeno é a exposição solar descontrolada, ela interfere no colágeno. A exposição aos raios UV produzem radicais livres, esses radicais provocam o estresse oxidativo e as alterações na conformação celular. Por consequência as fibras de colágeno na pele são quebradas, levando a flacidez.  

Por isso, não deixe de usar proteção solar, ele pode ser seu melhor aliado contra o envelhecimento facial. Se você ainda não usa protetor solar comece agora sua rotina de fotoproteção. 

FAQ

Como tratar as rugas?

A toxina botulínica atua inibindo a ação do músculo na região aplicada, tratando as rugas dinâmicas: pés de galinha (ao redor dos olhos), na testa e na região entre as sobrancelhas (glabela).
O preenchimento e o Md Codes devolvem o volume facial perdido com o passar da idade. É realizado com o ácido hialurônico (elemento natural do nosso organismo).

Como funciona e quais são as vantagens do Laser de CO2 Fracionado (DEKA)?

O LASER Fracionado surgiu como uma moderna opção aos LASERs ablativos tradicionais já existentes com a vantagem de apresentar menos efeitos colaterais e proporcionar uma melhor recuperação após o procedimento.
Diferentemente do Laser de CO2 tradicional que atua em toda a extensão da pele, o moderno sistema SmartPulse utilizado no LASER de CO2 Fracionado, trabalha com a nova tecnologia de micropontos, permitindo o controle mais preciso e seguro da área tratada. Através de um scanner que fraciona a emissão do LASER, protege o tecido sadio adjacente.o que permite uma rápida cicatrização e rejuvenescimento da pele tratada.
O príncipio do LASER Fracionado é a criação de “colunas térmicas” (microzonas térmicas) de energia que atravessam a pele, deixando entre essas colunas porções de pele não acometidas, possibilitando uma cicatrização mais rápida a partir da pele saudável intacta e consequentemente uma recuperação mais segura e melhor da pele tratada.
No LASER CO2, a luz é absorvida pela água que se transforma em energia térmica com o aquecimento e ebulição dos líquidos intra e extracelulares. Há o aumento da pressão intracelular pelos vapores e consequentemente a ruptura celular. A função SmartStack emite uma sequência de pulsos sucessivos (de 1 à 5) no mesmo ponto (DOT) e foi desenvolvida de modo a controlar precisamente a profundidade da vaporização e da ação térmica (calor) da pele que se deseja tratar de forma segura e eficaz.
Existem tratamentos que o uso do Laser de CO2 deve ser seja utilizado de outra maneira. A tecnologia “HighPulse’’ emite um pulso de Laser frio, o que protege a pele do temido “efeito rebote” do melasma, causado pela maioria dos outros Lasers que geram calor e agressão na pele. O tratamento é muito bem tolerado e com rápida recuperação.

Como evoluiu a tecnologia do Laser de CO2?

Entenda como esse tipo de Laser funciona e as diferenças entre outros Lasers existentes no mercado:
Laser CO2 Não fracionados (1980):
Rejuvenescem por queimadura, agredindo extremamente a pele.
Laser CO2 Fracionados (2004):
Rejuvenescem por queimadura, agredindo muito a pele.
Laser CO2 Fracionados + Pulsados (2014 Deka SmartXide):
Rejuvenesce por calor, protegendo a pele.
Laser CO2 Fracionados + Pulsados + Radio-Frequencia (2016 Deka Touch RF): Rejuvenesce por calor + RF, protegendo a pele.

Rugas e linhas de expressão 

Para as rugas e as linhas de expressão por ação muscular é imprescindível entender a força e a ação muscular responsável por aquela ruga. 

A partir de uma avaliação é possível diminuir a tensão muscular de forma estratégica no rosto do paciente. Um dos aliados para diminuir a tensão é o tratamento com a toxina botulínica. A Clínica de Pele, Dr. Szerman localizada no Rio de Janeiro, RJ, realiza aplicações de toxina botulínica, saiba mais pelo WhatsApp. 

rejuvenescimento da pele

Veja os artigos mais recentes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *