Acne vulgar, juvenil ou espinha

Acne vulgar, juvenil ou espinha

Acne é uma doença frequente surgindo na puberdade em quase todos os jovens de ambos os sexos.

Em alguns as lesões são mínimas e assim permanecem durante toda a adolescência. Em outros, as lesões são extensas interferindo na qualidade de vida e acarretando sérios problemas emocionais.

Devido ao tratamento inadequado, a acne pode acarretar cicatrizes inestéticas e indeléveis, afetando de forma significativa a auto estima com sérias repercussões na área profissional.

O que é a acne?

A acne é uma afecção dos folículos pilossebáceos e se localiza na face e na fase anterior e posterior do tronco.

Herança

Existe o fator hereditário na acne quando os pais possuem acne, a possibilidade de aparecimento da acne é de 50%, com gravidade variável. Na nossa Clínica de Pele constatamos uma percentagem considerada de acne em apenas um dos pais.

Ação hormonal

Na puberdade sobre a ação hormonal a glândula sebácea e também por fatores genéticos constitucionais, está em grande atividade e sob a ação de bactérias metabolizam, digerem o excesso de gordura na pele provocando entupimento dos poros e inflamação dos mais variáveis graus.

Fatores emocionais

Fatores emocionais podem agravar a acne por ação hormonal. No período menstrual pode ocorrer também uma piora.

Chocolate

Em relação a alimentos é citado na literatura chocolate, em alguns casos leite e derivados por conter hormônios utilizados na engorda do gado.

O exame dermatológico apurado pode identificar estabelecer a conduta terapêutica em relação aos vários tipos de cosméticos:

  • Uso excessivo de sabões
  • Manipulação profissional de produtos agrícolas
  • Graxas minerais.

Constatamos na nossa Clínica de Pele que muitos pacientes utilizam uma gama de medicamentos entre eles complexo B esteroides e outros hormônios utilizados para fortalecimento muscular.

Entre em contato

Tratamentos para acne

O excesso de produção de sebo pelas glândulas sebáceas entope os poros impedindo a eliminação de gordura. Por isso ocorre a inflamação em vários graus. Nestes casos, nós utilizamos além do tratamento adequado peeling físico, químico e em muitos casos Laser CO2 equipamento muito utilizado em lesões cicatriciais.

acne

Na acne a barreira cutânea fica alterada, com o aumento da perda de água a hidratação está diminuída bem como altera a permeabilidade, razão pela qual o dermatologista indicará um hidratante adequado, específico para a pele oleosa.

Quanto a higiene da face é recomendado lavar poucas vezes, duas a três vezes por dia, pois a lavagem excessiva aumenta a oleosidade. O uso do foto protetor específico é também muito importante.   

Importância do dermatologista

Cabe exclusivamente ao dermatologista orientar, instituir o tratamento apropriado para cada caso, cada forma de acne, para cada paciente, deste a instalação das primeiras lesões.

Cabe portanto ao profissional orientar ao paciente quanto ao uso de sabonetes, bem como outros produtos tópicos e em alguns casos antibióticos.

Em outras situações são indicadas outras substâncias que exigem rigoroso acompanhamento médico face importantes efeitos colaterais que provocam.

O controle laboratorial no decurso do tratamento é de fundamental importância.

Escrito por: Dr. Waldemar Szerman - CRM 5213366-9

Entre em contato