O que é foliculite? Aprenda tudo sobre essa doença

O que é foliculite? Aprenda tudo sobre essa doença

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia a foliculite é considerada uma infecção nos folículos pilosos.  

A foliculite é desencadeada por uma infecção fúngica ou bacteriana, mas em alguns casos a foliculite pode ser causada por vírus.

Essa doença também pode ser desencadeada por uma inflamação dos pelos encravados. Continue lendo e saiba mais sobre a foliculite!

Como saber se estou com foliculite? 

A foliculite tem um aspecto de uma espinha, são bolinhas vermelhas com ponta branca (pus). Essas bolinhas vermelhas ficam em torno dos folículos pilosos em diversas regiões do corpo.  

Certamente o médico dermatologista é o profissional que você deve procurar para tratar lesões da pele.

Geralmente a foliculite acontece superficialmente e os sintomas mais comuns são: dor e coceira. A inflamação se cura sozinha, mas em casos mais graves, a foliculite pode deixar a pele da pessoa marcada. 

foliculite - depilação a laser

A foliculite merece toda a atenção de um médico dermatologista. Pois em algumas regiões o pelo costuma encravar, ela pode causar cicatrizes e provocar desconforto ao paciente. 

É comum sofrer com foliculite na região da área do biquíni ou virilha, essa é a região que mais incomoda os pacientes. Uma das soluções para tratar a foliculite é escolher o tratamento de depilação a Laser. Continue lendo para saber mais sobre a Depilação a Laser e a foliculite.

Sintomas da foliculite  

A foliculite é mais comum superficialmente, mas pode acontecer na derme. A superficial atinge somente a parte superior do folículo piloso e os sintomas são: 

  • Bolinha vermelha na pele, com ou sem pus 
  • Coceira 
  • Inflamação 
  • Sensibilidade 
  • Dor 

Quando ela atinge áreas mais profundas da pele, pode acontecer a formação de furúnculos.  Os sintomas são:  

  • Lesões com pus amarelado no meio  
  • Partes da pele vermelha  
  • Dor  
  • Desconforto na pele  

A chance de desenvolver cicatrizes em foliculites são maiores no caso da foliculite profunda.   

Qualquer pessoa pode desenvolver foliculite. Mas algumas pessoas estão mais propensas a desenvolver e essas são: 

  • Diabéticos  
  • Qualquer pessoa com baixa imunidade  
  • Pessoas que se depilam com lâmina 

Causas comuns

Em alguns casos quem utiliza antibiótico por um longo prazo pode vir a desenvolver foliculite. Mas as causas mais comuns da foliculite são: 

  • A fricção ao se depilar ou barbear  
  • Utilizar roupas apertadas que propiciam suor na região 

Observação: a foliculite pode surgir em caso de feridas na pele como ferida cirúrgica ou arranhões. 

Foliculite Estafilocócica 

O staphylococcus aureus é uma bactéria que causa coceira, vermelhidão e pus na região. Esse tipo de foliculite surge em qualquer região onde possua pelos  

A bactéria staphylococcus está na pele o tempo todo, por isso em casos de corte ou ferimento da pele como pequenos arranhões você pode estar suscetível a desenvolver foliculite nesse local. Essa foliculite é classificada como superficial. 

Foliculite Pseudomonas 

A foliculite por pseudomonas é causada por bactérias chamadas pseudomonas aeruginosa. A pseudomonas aeruginosa se encontra em banheiras ou locais aquáticos.

As bactérias pseudomonas aeruginosa se proliferam em ambientes aquáticos. Ambientes nos quais não existem regulação do nível do cloro e pH. Isso é comum em banheiras quentes como: banheiras de hidromassagem ou piscinas aquecidas.  

Esse tipo de infecção aparece entre 8 a 5 dias depois da exposição a bactéria no ambiente aquático. A foliculite por pseudomonas gera vermelhidão, coceira, bolinhas com pus.

Geralmente as áreas que ficam mais úmidas por mais tempo tendem a estar mais propensas a esse tipo de foliculite. São as áreas cobertas pela roupa de banho por exemplo. Esse tipo de foliculite também é considerado superficial. 

Entre em contato

Pseudofoliculite  

 Depilação a laser - foliculite
foliculite na barba

Geralmente os pelos raspados voltam a crescer e encravar na região da barba. Ou seja, voltam para o interior da pele.

Esse tipo de foliculite acontece geralmente em homens. Na face e pescoço. Também afetam pessoas que fazem depilação na área do biquíni.  

Tanto na barba como na região da virilha, a pseudofoliculite pode levar a inflamação e gerar algumas cicatrizes.  

Foliculite Ptirospórica 

A foliculite ptirospórica é muito comum em adultos e adolescentes, esse tipo é causado por um fungo. 

A ptirospórica se assemelha a uma espinha e os sintomas mais comuns da são: pápula vermelha e a coceira. Geralmente esse tipo de foliculite ocorre no: tórax, pescoço, ombros braços e face.  

Prevenção 

A prevenção da foliculite Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia incluí: 

  • Limpeza de pele 
  • Hidratação 
  • Evitar lavagens antissépticas rotineiras, pois retiram as bactérias protetoras da pele e propiciam um ambiente para proliferação das bactérias da foliculite 
  • No caso da foliculite na barba, alguns especialistas recomendam barbeador elétrico.  

Também evite cortes na região ao se depilar. Essas dicas acima são para prevenção, mas sabemos que mesmo com todas essas medidas é possível desenvolver a foliculite. Por isso, recorra a um tratamento.

Qual o tratamento para foliculite? 

Um dos melhores tratamentos para foliculite é a depilação a Laser. A Clínica de Pele tem mais 20 anos de experiência no Laser. 

É importante comparar as tecnologias no mercado, o Laser utilizado na Clínica de Pele é o Laser de diodo LightSheer e possui o comprimento adequado de onda para depilação a Laser. 

O LightSheer é um dos Lasers mais conceituados no Brasil e do mundo. Também é considerado padrão ouro no mercado. Esse tipo de Laser pode ser realizado em qualquer tipo de pele mediante a avaliação dermatológica.  

A depilação a Laser é o tratamento indicado para foliculite, pelos encravados e redução de pelo. O Laser é extremamente eficiente, pois quando o raio Laser atinge o pelo na fase anágena (fase ideal para depilação), o folículo piloso é destruído de forma eficaz. 

Quantas sessões de Laser? 

Geralmente são recomendadas de 8 a 10 sessões, com intervalo de 30 dias entre elas. Com o passar das sessões o paciente vai observando uma redução progressiva dos pelos. 

Como acontece a Depilação a Laser? 

O mecanismo de destruição do pelo é chamado “Fototermólise Seletiva”. A Fototermólise Seletiva é o processo no qual a energia luminosa do Laser é disparada sobre o folículo piloso durante o seu ciclo de crescimento.  

É importante que o Laser seja disparado no pelo durante a fase anagena do ciclo do pelo. Pois assim, conseguimos destruir totalmente folículo piloso, pois na fase anágena é quando o pelo está mais próximo ao folículo piloso.  

A Clínica de Pele Dr. Szerman está localizada no Centro do Rio de Janeiro RJ e em Copacabana RJ e trata a foliculite, entre em contato clicando no botão abaixo.

Entre em contato