Harmonização facial: como deixar o rosto natural e jovem

Harmonização facial: como deixar o rosto natural e jovem

A harmonização facial é um procedimento estético com o objetivo de melhorar a aparência do rosto. Por meio dele é possível alinhar as proporções do rosto sem uma intervenção cirúrgica.

E é isso o que torna esse procedimento tão popular atualmente: o fato dele ser uma solução sem cortes. Você pode, por exemplo, ter queixo protuberante, lábios carnudos, eliminar rugas da testa, afinar o nariz, etc.

Ou seja, pode-se tratar diversos pontos do rosto e tudo isso sem cirurgias.

De um tempo para cá ela acabou ganhando muita repercussão. Muitos famosos, inclusive, têm investido nesse procedimento para deixarem o rosto ainda mais bonito.

O fato é que existem algumas proporções que podem deixar seu rosto mais harmonioso, mais equilibrado, e a harmonização facial trata de identificar isso e fazer as correções e ajustes necessários. Em suma, há como acentuar a beleza no rosto e atenuar detalhes que incomodam o paciente.

Quer conhecer melhor esse procedimento? Então continue acompanhando esse artigo para conhecer seus benefícios.

Em que consiste a harmonização facial?

Basicamente é um tratamento para melhorar o formato do seu rosto, deixá-lo mais harmonioso. Tudo isso do modo mais natural possível.

Muitos acabam pensando que o procedimento de harmonização facial consiste apenas no preenchimento com a toxina botulínica, mas não é assim.

Essa toxina é sim um dos principais produtos usados na harmonização, mas ainda existem outras alternativas que podem ser aplicadas e que oferecem resultados tão excelentes quanto os dela.

Há, por exemplo, o uso do ácido hialurônico, microagulhamento, bioestimuladores, etc.

O fato é que a medicina estética avança com a ajuda da tecnologia e, assim, oferece novas soluções com excelentes resultados.

Aqui na Clínica de Pele - Dr. Szerman nós trabalhamos com o preenchimento com ácido hialurônico. Essa é uma solução amplamente utilizada no mercado e confere um efeito de longa duração, sem contar que é uma substância naturalmente encontrada no corpo humano.

Mas antes, faz-se necessária uma avaliação prévia a fim de identificar as proporções do rosto. Com isso, o especialista indicará quais áreas encontram-se em desarmonia e o que fazer para que o rosto fique equilibrado.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é zendesk-2.gif

Essa análise da face ajudará o especialista a realizar o procedimento respeitando ângulos e distâncias ali e ter um resultado final satisfatório. Ou seja, assim ele fará uma harmonização sem exageros, mas apenas respeitando a beleza natural do paciente.

Há quem utilize ainda outras técnicas como peeling, Laser, entre outras, com o intuito de potencializar os resultados na melhora da aparência do rosto. Desse modo, tem-se um efeito mais natural e duradouro.

Tudo dependerá do que o paciente deseja e precisa. E aqui cabe ao especialista decidir o que será preciso para cada caso e pesquisar o que é esperado pelo paciente.

Como é feita a harmonização?

Esse procedimento é realizado tendo como base na técnica MD CODES (abreviação de Medical Codes). Essa é uma técnica também recomendada para pacientes que desejem prevenir flacidez, atenuar rugas, melhorar a sustentação, melhorar o contorno da face, etc.

O que é o MD CODES?

Essa técnica consiste no preenchimento e harmonização facial de forma menos invasiva e feitos à base de ácido hialurônico.

A harmonização facial é promovida aqui respeitando o formato do rosto e suas características.

Então, faz-se uma consulta prévia com um dermatologista a fim de identificar o que o paciente deseja e precisa que seja trabalhado na harmonização e para também realizar uma avaliação do quadro de saúde dele e passar os devidos cuidados que devem ser tomados antes, durante e após o procedimento.  

Por exemplo: um paciente pode achar que o seu nariz é muito grande, mas na realidade o problema é o seu queixo. E isso apenas um especialista pode avaliar.

Como se trata de um procedimento não cirúrgico, geralmente ele é feito na própria clínica.

Uma coisa que é importante mencionar aqui é que esse é um procedimento personalizado. Assim, sendo feito segundo as necessidades do paciente, em cada situação são utilizadas técnicas complementares distintas com o propósito de se chegar ao resultado final desejado.

Mas esse procedimento também contribui fornecendo hidratação para sua pele e conferindo o contorno ideal para seu rosto.

Falando sobre as aplicações da harmonização facial

Abordamos brevemente sobre algumas aplicações da harmonização facial (também conhecida como harmonização orofacial), agora veremos outras situações em que ela oferece benefícios para deixar seu rosto mais equilibrado e bonito.

Por meio desse procedimento também é possível

  • Reduzir olheiras;
  • Realizar mudanças no nariz;
  • Diminuir ou aumentar a testa;
  • Reduzir rugas e marcas de expressão;
  • Reduzir a papada (gordura acumulada na região abaixo do queixo);
  • Aumentar ou reduzir as maçãs do rosto;
  • Realizar correções no ângulo entre os olhos e os supercílios;
  • Corrige a depressão que se forma por conta de um malar ou mandíbula muito proeminentes (Biomodelação malar);
  • Oferece aumento de volume no rosto, o que ajuda no rejuvenescimento;
  • Definir a mandibula, entre outros.

Exemplos mais práticos da aplicação do procedimento

harmonização facial
  • Pode-se aplicar o ácido hialurônico para repor o volume nas maçãs do rosto ou na área do queixo;
  • Para correção do formato e tamanho dos lábios (conseguindo mais volume ou deixando-os com mais simetria através de um remodelamento, por exemplo);
  • Há ainda como preencher o sulco nasolabial (o famoso “bigode chinês”), sendo que aqui o procedimento fará o nivelamento dos sulcos. Outro caso seria no tratamento de olheiras profundas onde a harmonização atuará na correção do desnível que há entre as bochechas e as pálpebras (responsáveis por essas olheiras profundas);
  • Aplicação para levantar as sobrancelhas e ainda para eliminar as linhas de expressão ao redor da boca, bem como para atenuar as rugas. Mas claro que a harmonização pode fazer ainda muito mais.

O procedimento é doloroso?

Uma das principais dúvidas sobre a harmonização facial é se o procedimento é doloroso.

Geralmente, os pacientes toleram muito bem o tratamento, mas, se for o caso, pode ser aplicada uma pomada anestésica local antes da realização do procedimento. Com isso, o paciente terá mais conforto. Trabalhamos desse modo aqui na clínica.

cta-mobile-show
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é whats-3.gif

Como é o período de recuperação após o procedimento?

Como dito, esse é um procedimento não cirúrgico, então a recuperação costuma ser bastante rápida.

E como utilizamos a técnica MD Codes, o procedimento geralmente não costuma apresentar efeitos colaterais.

Mas, cabe dizer que, devido ao uso de agulhas, poderá haver inchaço na região tratada, mas isso não interferirá no seu dia a dia, não sendo necessário parar com suas atividades.

Há pacientes que também podem apresentar um pouco de vermelhidão na região, mas isso também não interfere e logo a pele se recuperará.

Nós recomendamos que os paciente evite exposição excessiva ao sol, use protetor solar, evite massagear o rosto, etc. Caso contrário o produto terá seu efeito comprometido.  Mas tudo isso e mais é instruído ao paciente no consultório após o procedimento.

Quanto tempo dura?

Logo após o procedimento, o efeito é visto no mesmo dia. A duração tem uma média de dois anos.

Mas o procedimento realizado na Clínica de Pele possui longa duração, podendo chegar a durar até mesmo mais de três ou quatro anos.

Segundo o Dr. Guilherme Szerman, para que o procedimento tenha um efeito mais duradouro dependerá da técnica e do grau de reticulação empregados. E isso é porque a aplicação do ácido hialurônico em camadas profundas do rosto estimulará a produção dessa mesma substância pelo organismo, o que contribuirá para ampliar o tempo do efeito dele.

Alguns cuidados e precauções quanto a harmonização facial

Dr. Szerman explica o tratamento

Nós prezamos por sempre mantermos os pacientes devidamente informados quanto ao procedimento e o processo em si. E é de extrema importância que todo especialista que realizará esse procedimento também o faça.

Como primeira recomendação há evitar realizar a harmonização caso haja algum tipo de infecção na pele. Ainda, caso o paciente apresente algum problema de saúde não deverá realizar esse procedimento.

É recomendado também evitar quaisquer procedimentos invasivos na pele no dia anterior ao da realização da harmonização. Mulheres grávidas não devem realizar esse procedimento.

Por isso é muito importante passar por uma avaliação com um especialista médico antes de começar um procedimento desse tipo.

Se optar por realizar sua harmonização facial com a gente, você pode ficar tranquilo que nós te passaremos todas as orientações necessárias.

Efeito desejado de modo natural

O que leva algumas pessoas a terem receio da harmonização facial é terem um efeito artificial. Mas isso não tende a acontecer no caso do procedimento ser realizado com um profissional qualificado.

A Clínica de Pele - Dr. Szerman atua há mais de 50 anos com medicina estética, logo, pode garantir essa segurança para você.

Nós temos todo o cuidado de conversar com o paciente e entender suas necessidades, além de orientá-lo devidamente ao longo do processo. Se quiser conhecer melhor nossa clínica, você pode visitar uma das nossas unidades.

Você encontra uma Clínica de Pele no Centro do Rio de Janeiro e outra em Copacabana. Agente uma visita através do nosso WhatsApp aqui.

cta-mobile-show

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *