Hiperhidrose

A hiperhidrose é uma doença que provoca uma sudorese excessiva, e pode se manifestar em uma ou mais áreas, como axilas, palma das mãos, rosto, cabeça, sola dos pés e virilha. A doença tem um impacto profundo na vida do paciente, e pode levar ao isloamento social e à depressão. Embora a hiperhidrose atinja 176 milhões de pessoas no mundo e ofereça diversas possibilidades de tratamento – como injeções de toxina botulínica, iontoforese e medicamentos orais – a falta de informação ainda é um importante obstáculo a ser superado, pois a população em geral desconhece a doença.

Como se manifesta?

As áreas mais atingidas pela hiperhidrose são mãos, planta dos pés, axilas, região inguinal e perineal. Quando afeta a planta do pé, pode favorecer o desenvolvimento de micoses.

Em geral, o suor não tem cheiro desagradável, mas frequentemente, a hiperhidrose cursa com bromidrose (odor desagradável), por causa da proliferação de bactérias que utilizam os componentes do suor e restos celulares como substrato alimentar. Pessoas acometidas pela hiperhidrose podem padecer de sofrimento e constrangimento intensos por causa do suor excessivo, e enfrentar enormes dificuldades na vida profissional e pessoal, com risco de evoluir para um quadro depressivo.

Como tratar?
A maioria dos pacientes consegue sucesso no tratamento com soluções tópicas. Os demais casos podem ser conduzidos por meio do emprego da toxina botulínica, da iontoforese, da aspiração das glândulas e da cirurgia dos nervos (simpatectomia). Veja algumas opções:

  • Iontoforese – terapia que usa um aparelho elétrico (a bateria) que procura neutralizar as glândulas sudoríparas por meio de correntes iônicas. O paciente deve colocar o aparelho no local afetado (palma, planta ou axila) uma a duas vezes ao dia por tempo médio de 15 a 30 minutos.
  • Toxina botulínica – excelente método, porém transitório. Consiste em aplicar a toxina nos locais afetados, por meio de injeções. A área a ser tratada é previamente anestesiada. A toxina age bloqueando os estímulos nervosos para as glândulas.
  • Cirurgia dos nervos simpáticos (simpatectomia) – reservada para casos rebeldes a outras formas de tratamento. Consiste na corte de alguns nervos simpático para reduzir a atividade das glândulas.
  • Aspiração das glândulas – excelente técnica cirúrgica para o tratamento da hiperidrose axilar. É um procedimento realizado com anestesia local e com desconforto pequeno. O sucesso chega a 80-90% dos pacientes e o resultado começa a ser verificado entre dois e oito meses.

fonte: sbcd.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Hiperhidrose

Hiperhidrose

Para o tratamento da hiperhidrose axilar (suor excessivo) utilizamos a toxina botulínica. 

A toxina interrompe a transmissão nervosa da glândula sudorípara, inibindo a passagem do estímulo de suor sem causar dano a glândula ou ao nervo.

Explicação de 3 minutos do Dr. Szerman

Regiões

Realizamos o tratamento da hiperidrose apenas na região axilar. Não fazemos a toxina em mãos, pés e cabeça.

Como é feito

O tratamento é realizado pelos próprios Drs. Szerman, com mais de 20 anos de experiência em Lasers e medicina estética, graduados pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Tempo

O efeito da toxina dura aproximadamente de 6 a 10 meses. O tratamento não é definitivo e para manter os resultados sugere-se uma nova aplicação após esse período.

Vantagens

O procedimento é realizado sem internação, no ambiente do consultório médico, e o paciente pode retornar às suas atividades normais no mesmo dia. A vantagem e a segurança da Toxina Botulínica é o fato de apresentar mínimo riscos ao paciente, e ser um procedimento não cirúrgico.

Sobre o Tratamento

Fotos

Vídeos

Dúvidas

Realizamos o tratamento da hiperhidrose apenas na região axilar. Não fazemos a toxina em mãos, pés e cabeça.

A aplicação da toxina botulínica deixa o nervo íntegro e a glândula de suor também, logo, após um período de tempo, que depende do local onde a Toxina Botulínica foi aplicada no corpo, ocorre uma religação do nervo na glândula, e o estímulo nervoso volta a agir e o suor retorna. Então, o tratamento pode ser reaplicado que o desaparecimento da Hiperhidrose vai novamente ocorrer.

Os pacientes costumam tolerar muito bem o tratamento. É utilizada uma pomada anestésica local antes da aplicação, o que torna o procedimento mais confortável para a maioria dos pacientes.

Não. Pode-se usar um anestésico creme 1 hora antes da sessão.

Pode haver leve vermelhidão ou pequenos hematomas.
Após 6 horas da aplicação pode-se retornar às atividades normais.

Os resultados costumam ser muito bons, com grande redução de suor e alto grau de satisfação dos pacientes. Muitos pacientes costumam se sentir “protegidos” com a aplicação da toxina e com isso diminuir o gatilho emocional que contribui para o aumento da sudorese. Assim, muitos pacientes só necessitam retornar ao tratamento após 10 meses ou quase 1 ano para uma nova aplicação.

Trabalhamos com dermatologia avançada há mais de 50 anos! Nosso site é visitado em 91 países e temos mais de 45.000 pacientes cadastrados.

Nossos avançados tratamentos são aprovados pela ANVISA e/ou F.D.A. Temos orgulho de informar que a nossa experiência em dermatologia e medicina estética é amplamente reconhecida, o que nos levou a oferecer cursos e treinamentos a outros profissionais da área.

Ao longo de muitos anos de prática, sabemos o quanto a hiperhidrose pode incomodar o paciente. Sabemos da nossa responsabilidade dia-após-dia em oferecer a melhor tecnologia, assim como usar de toda a nossa experiência para ajudar ao máximo cada paciente de uma forma personalizada a fim de obter os melhores resultados possíveis.

Cada paciente tratado e feliz com os resultados nos traz uma satisfação pessoal inexplicável. Justifica e recompensa todos os nossos estudos e dedicação ao longo de muitos anos de medicina. É muito gratificante ouvir: “estou muito feliz com o resultado” e ler os depoimentos onde relatam o quanto melhorou as suas qualidades de vida e auto-estima.

Acreditamos que três fatores são necessários para um tratamento bem sucedido: médicos experientes + tratamentos modernos + pacientes bem orientados.

Dessa forma, procurando sempre excelência no atendimento, trabalhamos com Lasers que possuem tecnologia de ponta capaz de proporcionar um tratamento menos invasivo.

Nós utilizamos a toxina botulínica tipo -A que mais se adequa ao resultado esperado pois atua efetivamente no problema sem dor.

É fundamental que o paciente pesquise o tratamento que está buscando. Apesar de ser trabalhoso, podemos afirmar que pesquisar, comparar e entender as diferenças entre os diversos tipos tratamentos é o melhor caminho para os pacientes obterem um resultado seguro e eficaz para o tratamento desejado.

Ressaltamos a importância do paciente conhecer e entender as principais diferenças entre as marcas de toxina e dos profissionais existentes no mercado. As escolhas corretas são fundamentais para a segurança e obtenção dos melhores resultados no tratamento.

Lembre-se que um tratamento seguro deve ser sempre realizado por médicos experientes em medicina estética e/ou membros da Sociedade Brasileira de Dermatologia e/ou Laser.

Últimos posts

Tratamentos estéticos: quais os valores de cada um?

Tratamentos estéticos: quais os valores de cada um?

Os valores dos tratamentos estéticos variam segundo uma série de…
Dermatologista no Rio de Janeiro

Dermatologista no Rio de Janeiro

Procurando um dermatologista no Rio de Janeiro? Na Clínica de…
O que é hiperidrose? Entenda tudo sobre a doença

O que é hiperidrose? Entenda tudo sobre a doença

O que é hiperidrose? a Hiperidrose é o nome dado…
Tratamento para Hiperidrose: Existe Cura para a Hiperidrose?

Tratamento para Hiperidrose: Existe Cura para a Hiperidrose?

A Hiperidrose é uma disfunção do nosso corpo que ocasiona…

Agendamento Online

Escolha uma de nossas unidades,
Centro ou Copacabana, e agende a sua consulta médica.

Inscreva-se para saber como prevenir e tratar hiperidrose

Depoimento

"O site é incrível e o atendimento também. Parabéns pelo trabalho. Meus resultados estão ótimos e quero fazer mais tratamentos!"
S.L.