Descubra o tratamento mais indicado para você em nosso TESTE ON-LINE

O que causa estria? [Spoiler: hábitos de vida]

Explicação de 3 minutos do Dr. Szerman 

[cta_zendesk]O que causa estria?[/cta_zendesk] não existe apenas uma causa para esse problema de pele.

Quando a pele se estira além do que pode suportar, então há um rompimento das fibras elásticas e colágenas.

Tais fibras são responsáveis por proporcionar firmeza para a pele. Mas antes do rompimento dessas fibras acontece ainda uma inflamação na pele.

 

O que são as estrias?

estrias

Antes mesmo de saber o que causa estria ou se tem como eliminar estrias, é importante saber do que exatamente se trata este problema.

De modo geral, as estrias resultam de um estiramento (distensão) da pele além do que ela é capaz de suportar. Com essa distensão, as fibras da pele acabam se rompendo e formando linhas em relevo, que podem surgir na cor avermelhada ou branca, caracterizando as estrias.

depoimentos

[depoimento imagem=”https://res.cloudinary.com/dl90vy3xw/image/upload/v1617736280/Depoimentos%20dos%20Pacientes/Fotos%20dos%20Pacientes/depoimento_debora_vgn4fi.jpg” tratamento=”Estrias” textoaudio=”Um excelente tratamento para estrias, com muitos cuidados e um resultado muito eficaz. Realizei duas sessões e tinham muitas estrias, depois dessas duas sessões elas estão quase imperceptíveis. Já realizei diversos tratamentos e nenhum foi tão eficaz quanto este, vale muito a pena o procedimento.” audio=”https://res.cloudinary.com/dl90vy3xw/video/upload/v1625754080/Depoimentos%20dos%20Pacientes/%C3%81udios/estrias-laser-co2-debora_n14zqu.ogg” nome=”D.P”]

 

Como surgem as estrias?

As estrias surgem do rompimento das fibras elásticas e colágenas, no começo são cicatrizes rosadas e quase imperceptíveis, mas que com o tempo (e se não for realizado o devido tratamento) podem ficar arroxeadas e depois esbranquiçadas e, nesse último caso, são mais difíceis de tratar.

Essas cicatrizes surgem em áreas com mais chances de estiramento da pele, tais como coxas, glúteos, mamas, barriga e etc.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), as estrias acometem mais as mulheres. Se encontram entre os principais problemas de pele em todo o mundo. Mas a SBD ainda relata que cerca de 70% do público afetado por esse problema são adolescentes e mulheres.

O que causa estria: quando aparecem?

Quando o assunto é o que causa estria, como mencionado, não existe apenas uma, mas várias casuas.

Há casos em que as estrias surgem devido à gravidez (sendo um dos casos mais comuns), outros por conta da pessoa perder ou ganhar peso muito rápido. O excesso de exercícios também causa estria, assim como o ressecamento da pele, etc.

Existem casos, ainda, onde as estrias acometem adolescentes devido à fase de crescimento.

Outros casos menos comuns do surgimento de estrias é no caso de próteses ou da colocação de expansores sob a pele.

Por fim, tem-se ainda como o que causa estrias ser o uso de alguns medicamentos ou, ainda, doenças.

Saber a causa da estria é importante para que o especialista consiga definir o tratamento adequado, bem como, para que se possa definir a quantidade de sessões de um determinado tratamento que serão necessárias.

Como prevenir?

Sim, existem alguns cuidados que podem ser tomados para se prevenir o surgimento de estrias.

Dentre esses procedimentos podemos citar a esfoliação. A esfoliação atua estimulando a renovação celular. Cabe aqui alertar que a esfoliação não trata estrias, mas é apenas um tratamento preventivo.

Outras medidas são usar cremes hidratantes, evitar ganho de peso e consumir bastante água para se manter hidratado.

Mas é importante que você esteja sempre acompanhado por um especialista em dermatologia. Esse profissional, além de te orientar quanto às medidas para prevenir estrias, ainda te orientará quanto aos produtos adequados para o seu tipo de pele, obtendo, assim, os melhores resultados.

Aqui na Clínica de Pele a gente passa toda essa orientação aos nossos pacientes. Seja para prevenir problemas de pele, antes de um tratamento, durante e após o mesmo. Desse modo o paciente fica tranquilo.

Tipos: estrias vermelhas e estrias brancas

Nós falamos que existem dois tipos de estrias: as rosadas (ou avermelhadas) e as brancas.

Estrias rosadas são aquelas que surgem a princípio e, por tanto, são mais fáceis de serem tratadas.

Mas por que estrias vermelhas ou rosadas? Essas indicam que que ainda existe circulação no local e que o tecido não foi totalmente comprometido. Por isso que essas são mais fáceis de tratar e conferem em resultados muito melhores no aspecto da pele afetada.

Há ainda as estrias arroxeadas que indicam que o processo se encontra mais avançado. Podemos dizer que elas são intermediárias entre as rosadas e as seguintes (as brancas).

 

O que são as estrias brancas?

As brancas são estrias mais velhas. Nesse caso, a circulação no local fora comprometida. Por serem estrias mais antigas, logo, são mais difíceis de serem tratadas.

Contudo, tanto as estrias brancas como as estrias vermelhas ou arroxeadas podem ter resultados eficazes no tratamento com o Laser de CO2 (falaremos sobre ele a seguir).

Tem como eliminar estrias definitivamente?

Uma das dúvidas mais comuns de quem sofre com esse problema na pele é se tem como eliminar estrias.

Embora até o momento não haja uma solução 100% eficaz de como eliminar estrias, existem tratamentos que ajudam a reduzir significativamente as estrias. Ou seja, atualmente existem alguns métodos capazes de atenuar a aparência das estrias na pele, sendo que em alguns casos elas ficam com um aspecto praticamente imperceptível.

O mais indicado para saber como tratar estrias com segurança é procurar um dermatologista para que este profissional possa avaliar seu quadro e, com base nisso, possa definir o melhor tratamento para diminuir as estrias no seu corpo.

A seguir mostraremos alguns dos tratamentos mais recomendados para tratar estrias. Confira!

Quais os tratamentos para estrias?

Dentre os tratamentos para estrias disponíveis hoje no mercado, o tratamento por Laser é o mais recomendado. Ele é também o que confere em resultados mais satisfatórios.

https://www.youtube.com/watch?v=RaA8pPaPyUc

Mas há ainda o uso do peeling como uma espécie de complemento ao Laser.

No entanto, o uso ou não do peeling ficará a critério do dermatologista. É por isso que você fazer uma consulta com esse especialista antes de iniciar quaisquer tratamentos.

Existem tratamentos com dermoabrasão e dermaroller, mas os resultados não são tão efetivos. E no caso das estrias brancas, elas não surtem bons resultados. Há pacientes que não obtiveram nenhuma resposta com outros tratamentos que não o Laser.

Aqui na Clínica de Pele nós usamos o Laser de CO2 fracionado que confere resultados ótimos.

Como funciona o Laser de CO2 para tratar estrias?

O Laser de CO2 atua com os feixes de luz adentrando a pele e estimulando a produção de colágeno, é um aparelho de alta tecnologia na estética.

Outra vantagem, no caso do Laser de CO2 fracionado usado na Clínica, da marca italiana Deka, é que usamos um modelo que não queima a sua pele, mas estimula a produção de colágeno através de calor. Assim, oferecemos um tratamento seguro e menos incômodo.

Esse tratamento é eficaz tanto em [cta_zendesk]estrias vermelhas[/cta_zendesk] quanto nas brancas. No caso das brancas, que, reiterando, são as mais difíceis de serem tratadas, esse tratamento confere numa melhora do aspecto da pele em até 80%.

Quantas sessões são necessárias?

A média de sessões recomendada é de 5, mas, como dito aqui, isso varia segundo a gravidade do problema. E varia também segundo a resposta que o paciente possuir.

Cabe aqui dizer que muitos homens também sofrem com esse problema de pele. Logo, eles podem também se beneficiar do tratamento com o Laser ou da união de peeling e Laser.

FAQ

O Laser dói?

O procedimento costuma ser muito bem tolerado. Por ter a tecnologia pulsada, o Laser Deka penetra gradualmente nas camadas profundas da pele, sem causar a agressão que a maioria dos outros Lasers causam. Além disso, utilizamos um creme anestésico potente e um resfriador de pele (Freddo) que emite um jato de ar gelado à menos 30 graus o que torna o procedimento extremamente confortável para a maioria dos pacientes.

Precisa de algum preparo da pele?

O paciente deve evitar sol em excesso durante o tratamento e suspender tratamentos com ácidos e hidroquinona 3 dias antes da sessão.

Regiões que podem ser tratadas?

Pode ser realizado em qualquer parte do corpo. Regiões mais comuns são braços, mamas, culotes, coxas, quadris e nádegas.

Tratamento para estrias: Antes e Depois

Veja a seguir a evolução de pacientes que realizaram o tratamento para estrias na Clínica de Pele:

Venha conhecer a Clínica de Pele

Independente de saber o que causa estria, o tratamento com laser é muito eficaz.

Se você quiser realizar esse procedimento conosco, saiba que trataremos seu caso da melhor maneira possível.

Nossa clínica atua há mais de 50 anos com dermatologia e medicina estética, assim, temos o conhecimento e experiência necessários para que você se sinta seguro e tenha os melhores resultados.

A Clínica de Pele Dr. Szerman localiza-se no Centro do Rio de Janeiro e Copacabana – RJ. Venha nos fazer uma visita.

Veja os artigos mais recentes:

 

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
×