O que é hiperidrose? Entenda tudo sobre a doença

O que é hiperidrose? Entenda tudo sobre a doença

O que é hiperidrose? a Hiperidrose é o nome dado a uma condição que provoca o suor excessivo. Alguns pacientes relatam transpirar até mesmo na fase de repouso. Ou seja, quando estão parados.  

É comum as pessoas pesquisarem por "o que é hiperidrose" e encontrarem respostas que levam ao suor excessivo. Antes de determinar se o suor é excessivo, você precisa saber que o suor é considerado uma situação comum no nosso corpo, pois ajuda a manter a temperatura.

É normal suar quando está calor, durante uma atividade física e em situações específicas, como: raiva, nervosismo e medo. Porém, quando a pessoa sua demais, essa não é uma condição normal, e é conhecida como hiperidrose.

Explicações do Dr. Szerman

Com a presença dos mesmos fatores que causam um suor moderado, uma pessoa com hiperidrose sua, só que em excesso. “Sabemos que essa situação pode ser extremamente desconfortável para o paciente”, explica o Dr. Szerman. 

O que é hiperidrose, explicações do Dr. Szerman

Ao longo de 50 anos de experiência clínica, a Clínica de Pele Dr. Szerman, localizada no Rio de Janeiro RJ, já atendeu mais de 125.000 pacientes somente nos últimos 15 anos. Dentre esses pacientes foram atendidas pessoas que sofreram com hiperidrose axilar

O que acontece na hiperidrose?  

O suor excessivo acontece por causa de uma hipersecreção das glândulas sudoríparas do paciente. As glândulas sudoríparas são responsáveis pelo suor, mas estão hiperfuncionantes nesse paciente.  

A hiperidrose, geralmente, também é associada a fatores emocionais, hereditários e outras doenças. As regiões mais acometidas são: 

  • Palma das mãos  
  • Rosto 
  • Planta dos pés  
  • Axilas (hiperidrose axilar)
  • Cabeça 

Constrangimento ao Suar  

Compreendemos que o suor em excesso pode  gerar uma situação desconfortável para o paciente. Por isso, a hiperidrose é associada a situações constrangedoras e chega a limitar uma pessoa a fazer suas atividades de rotina, atrapalhando relacionamentos e até mesmo carreiras. 

O que é hiperidrose
O que é hiperidrose

Para muitas pessoas, a hiperidrose é um problema relacionado ao lado emocional e afeta principalmente a autoestima. Uma pessoa com autoestima baixa, possui uma autoimagem negativa.

Ou seja, essa pessoa não consegue enxergar valor nela e nem mesmo buscar um tratamento para hiperidrose. O primeiro passo para tratar o suor excessivo é buscar sobre o que é a hiperidrose. E pesquisar sobre os tratamentos sugeridos pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

Sintomas da hiperidrose  

Seja em qualquer área do corpo: axila, mãos, rosto ou nos pés, existem dois tipos de hiperidrose que você precisa conhecer. 

É importante entender a diferença entre os dois tipos, veja: 

  • Hiperidrose primária: Conhecida como a hiperidrose focal, aparece geralmente na adolescência e na infância. Esse tipo afeta 2% a 3% da população. No entanto 40% dos pacientes que sofrem com a hiperidrose primária, não procuram um médico dermatologista para um tratamento adequado.  

As regiões mais acometidas pela hiperidrose primária são: axilas, rosto, pés e mãos.  

O que é hiperidrose - Sintomas
  • Hiperidrose secundária generalizada: A hiperidrose secundária generalizada geralmente é causada por efeito colateral de algum medicamento. Quando comparamos a secundária com a primária, observamos que: “ na hiperidrose secundária é mais comum o suor por todas as áreas do corpo ou em regiões incomuns”.  

Outra diferença entre a hiperidrose primária focal e a secundária generalizada é que as pessoas com a hiperidrose secundária podem transpirar até mesmo dormindo ou sem nenhum esforço físico considerável.  

Entre em contato

Geralmente a hiperidrose atinge as pessoas na fase adulta e o dermatologista fará testes para descobrir a área específica da sua hiperidrose. Continue lendo e saiba mais sobre o que é hiperidrose e seu tratamento. 

Diagnóstico da hiperidrose 

O teste mais famoso para identificar a hiperidrose é o teste do amido-iodo, esse teste consiste em aplicar uma solução de iodo na área onde o paciente se queixa.

E após secar, o médico aplica o amido sobre área. A combinação do amido com iodo provoca uma cor azul escura na região da hiperhidrose, caso a pessoa esteja com suor excessivo.

Portanto se o resultado do teste de amido-iodo for uma cor azul escura, o teste é positivo para hiperidrose

Outro teste para identificar a hiperidrose realizado por dermatologistas é colocar um papel sobre a área afetada ou avaliada. A ideia é que esse papel absorva o suor, posteriormente o suor é pesado. Quanto mais pesado, mais suor acumulado. O dermatologista conseguirá identificar se a quantidade acumulada é excessiva ou não.  

Tratamento hiperidrose 

Existe tratamento para hiperidrose, no caso da hiperidrose primária. Alguns tratamentos indicados são os medicamentosos, antitranspirantes e toxina botulínica tipo A.  

Um dos tratamentos mais indicados para hiperidrose é com toxina botulínica tipo A. A toxina botulínica é injetada para bloquear temporariamente a sudorese, sendo esse tratamento um dos mais indicados pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia). 

Para tratar a hiperidrose definitivamente, existe a opção de retirar as glândulas sudoríparas, mas esse é um procedimento cirúrgico, mais agressivo e só é indicado em alguns casos.   

Tratamento para hiperidrose axilar

No tratamento da hiperidrose axilar utilizamos a toxina botulínica. A toxina botulínica tipo A é responsável por inibir a glândula sudorípara.

É importante ressaltar que esse procedimento não causa nenhum dano ao sistema nervoso.  Lembrando que a hiperidrose ou suor excessivo devem ser tratados através de um médico dermatologista. 

Aplicação da toxina  

Sobre a aplicação da toxina, saiba que os resultados são rápidos e seguros. Após alguns dias da aplicação da toxina os efeitos do tratamento já começam a ser observados. 

Esse tratamento dura em média de 6 a 10 meses, a duração depende de uma resposta individual e do grau da sudorese do paciente.  A toxina botulínica é um procedimento temporário e que requer reaplicação após o período citado.  

Mas com base na prática clínica dos médicos da Clínica de Pele Dr. Szerman no Rio de Janeiro, após repetidas aplicações os resultados costumam ser mais duradouros. Ou seja, são resultados progressivos. 

Entre em contato

Toxina botulínica doí? 

O procedimento da toxina botulínica não costuma ser doloroso, mas pode ser um incômodo para algumas pessoas. Por isso, em alguns casos é aplicado uma pomada anestésica no local para que o procedimento seja ainda mais confortável para o paciente.  

Resultado progressivo 

A toxina botulínica consegue interromper o estímulo nervoso que libera o suor durante muitos meses após a sua aplicação. Porém, após certo tempo o próprio organismo restaura as terminações nervosos bloqueadas e é necessária uma nova aplicação da toxina botulínica.

Vantagens  

  • O tratamento não exige internação. É feito na clínica ou consultório do médico dermatologista.  
  • O risco é mínimo para o paciente se comparado a um tratamento cirúrgico.  
  • O paciente consegue um retorno rápido às suas atividades diárias.  

Por fim, esperamos que você tenha entendido sobre o que é hiperidrose e seu tratamento. Não deixe de compartilhar esse artigo com pessoas que tenham suor excessivo, ou que você suspeita que tenham mas ainda não buscaram um tratamento, pois certamente você irá ajudá-las.

A Clínica de Pele Dr. Szerman fica localizada em Copacabana e Centro do Rio de Janeiro RJ.  

Qual o médico que cuida da hiperidrose?

O dermatologista é o médico que avalia e trata a hiperidrose. Somente alguns casos cirúrgicos necessitam de um médico cirurgião. Saiba mais clicando.

Como diagnosticar hiperidrose?

Através do teste do amido-iodo ou o teste que mensura o suor do paciente. Ambos realizados por um médico dermatologista.

Qual o procedimento para parar de suar?

Na hiperidrose axilar utilizamos a toxina botulínica.