Descubra o tratamento mais indicado para você em nosso TESTE ON-LINE

Prevenção e tratamento para cicatrizes de acne

As cicatrizes de acne representam um problema sério que afeta e não só compromete a saúde da pele, mas principalmente o bem-estar e autoestima de homens e mulheres de qualquer idade, em especial os adolescentes. Por isso, buscar um tratamento para cicatrizes de acne quando este problema surge é fundamental.

Diferentemente do que muitos imaginam, as cicatrizes de acne não surgem apenas quando alguém espreme ou “cutuca” as espinhas e cravos na pele. Esta condição pode acometer pessoas que tenham problemas de pele no histórico familiar, assim como aquelas que apresentam problemas inflamatórios severos.

Além disso, as cicatrizes de acne também podem ocorrer por diferentes razões. Sabendo disso, nós da Clínica de Pele, preparamos esse guia completo com tudo o que precisa saber para prevenir e tratar cicatrizes de acne.

Quer saber mais sobre tratamento para cicatrizes de acne ou como prevenir esse problema? Então continue sua leitura e aproveite para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Dr. Szerman explica sobre cicatrizes de acne:

O que é a acne?

cicatrizes de acne

Segundo definição da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) acne é o resultado de um “processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos”.

Ou seja, a acne nada mais é do que uma inflamação cutânea gerada pelo aumento na produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Além disso, a obstrução dos folículos capilares pela oleosidade da pele, por células mortas ou então queratina presente nas glândulas sebáceas também provocam o surgimento de espinhas.

Esta é uma condição que afeta mais jovens e adolescentes, mas pode se estender até a vida adulta.

As lesões de acne causam problemas sérios como as cicatrizes, que podem ser mais superficiais até as mais profundas (caso não haja um tratamento adequado).

É importante falar que as cicatrizes de acne podem ser tratadas. Mas, você sabe qual o melhor tratamento para cicatrizes de acne? Sabia que existem tratamentos ultrapassados e menos eficientes, mas existem tratamentos modernos e mais eficientes.

Pensando nisso, falaremos mais adiante sobre os melhores tratamentos para cicatrizes de acne, incluindo os tratamentos que utilizamos em nossa Clínica.

Mas antes, para que entenda melhor o problema e suas causas, explicaremos em detalhes o que são e como se formam as cicatrizes de acne. Confira!

O que são e como se formam as cicatrizes de acne?

https://www.youtube.com/watch?v=xEs5e770DNA&t=7s

As cicatrizes de acne são marcas ou manchas indesejadas que se formam na pele em razão do não tratamento ou manipulação indevida da acne.

Considerada uma das condições mais incômodas na pele, especialmente para jovens e adolescentes, as cicatrizes de acne surgem devido ao ato de espremer as espinhas, sol demasiado e graus elevados de acne.

É comum que as marcas apareçam na região da bochecha. Contudo elas podem acometer a testa e o queixo. Esse é um problema que afeta negativamente a autoestima de quem sofre com as cicatrizes de acne.

A boa notícia é que existe um tratamento eficiente para as cicatrizes de acne. Desde cremes, tratamentos com peeling, Laser e entre outros.

Ouça o depoimento do Gabriel sobre o tratamento das cicatrizes de acne com o Laser CO2:

Depoimento do tratamento com o Laser de CO2

Como muitas vezes as cicatrizes de acne se apresentam com manchas ou bem profundas, é fundamental realizar uma avaliação inicial para estabelecer um planejamento e definir a melhor abordagem terapêutica em cada caso. Somente dessa forma é possível um resultado mais satisfatório no tratamento para cicatrizes de acne.

Principais causas das cicatrizes de acne

As cicatrizes de acne costumam ocorrer com mais frequência em pessoas com pele oleosa. Mas, esta não representa a única causa para ocorrência desse tipo de problema.

A causa principal para o surgimento das cicatrizes de acne é a presença de cravos e espinhas na pele. Quando não tratados corretamente, eles se transformam em cistos inflamados sob a pele. E são estes cistos que apresentam uma probabilidade maior de se tornar uma possível cicatriz no futuro.

Além disso, a exposição excessiva ao sol sem uso de protetor solar e a manipulação indevida das lesões de acne também são consideradas causas possíveis para o aparecimento de cicatrizes de acne.

Tipos de cicatrizes de acne

Basicamente, as cicatrizes de acne podem ser de três tipos: as atróficas, distróficas e as hipertróficas.

As cicatrizes de acne atróficas, também conhecidas como cicatrizes rebaixadas, são aquelas que formam uma espécie de “pequenos buracos ou furos” na pele. Enquanto isso, as cicatrizes hipertróficas ou elevadas, são aquelas que parecem estar inchadas, chegando inclusive a se sobressair na pele.

Existem ainda as cicatrizes distróficas, que são cicatrizes com fundo branco e limites irregulares. Elas podem apresentar nódulos fibróticos contendo secreção purulenta (pus) ou sebo em seu interior.

Quando a cicatriz de acne mais superficial não é tratada adequadamente, ela pode evoluir para um quadro grave.

Por isso dizemos sempre que o tipo de tratamento varia segundo o grau da acne, o tipo de pele, a resposta do paciente e etc. Existem muitos fatores que precisam ser avaliados por um médico experiente em acne e cicatrizes.

É indispensável que se faça uma avaliação com um especialista em dermatologia. Apenas esse profissional indicará o melhor tratamento para o seu caso. Também fará todo um acompanhamento para que você tenha bons resultados (com segurança).

Tratamento para cicatrizes de acne

Basicamente, existem dois tipos de tratamentos considerados mais eficazes quando o assunto é cicatrizes de acne: o tratamento com peeling e o feito com Laser de CO2. Abaixo, detalharemos sobre cada um deles. Confira!

https://www.youtube.com/watch?v=p1sTuIx-VLw

Tratamento para cicatrizes de acne com peeling

O peeling é um dos tratamentos mais buscados na medicina estética atualmente por ser não invasivo na sua grande maioria.

Mas, além disso, após um tratamento com peeling, sua pele também fica com mais brilho e uma melhor textura. E os resultados com esse tratamento podem ser observados já nas primeiras sessões.

No caso da acne, o peeling é um tratamento químico que deve ser aplicado por todo o rosto.

Como funciona o tratamento para cicatrizes de acne com peeling?

Esse procedimento atua fazendo o clareamento das cicatrizes de acne (e também de manchas). Esse tratamento para acne ainda confere outros benefícios para sua pele como o controle da oleosidade e a prevenção de espinhas e de cravos.

Basicamente, o peeling remove as camadas superficiais da pele e faz com que essa pele se regenere, produzindo pele nova. É por isso que esse tipo de tratamento, além de clarear as manchas de cicatrizes de acne, pode ajudar nos casos de rugas e linhas de expressão.

Tipos de peeling

Existem dois diferentes tipos de peeling, os quais se classificam em químico (onde é aplicado um produto) ou mecânicos (com o uso de equipamentos). Mais adiante explicaremos sobre ambos.

Peeling Químico: Mas o que é peeling químico? Esse se classifica com o uso de produtos químicos como o ácido retinóico. É um procedimento não invasivo e que pode ser feito de maneira mais profunda (para tratar linhas de expressão mais profundas ou manchas mais difíceis), média ou superficial. O peeling químico é feito com a aplicação de ácidos como o Ácido Salicílico ou Ácido Retinóico, por exemplo. E a sua atuação é de dentro para fora.

Peeling de Cristal: também conhecido como peeling de diamante, esse é um dos tipos de peeling que se classifica como fazendo o uso de processo mecânico, através de microdermoabrasão. Esse peeling utiliza cristais de óxido de alumínio e trata flacidez, cicatrizes, estrias, etc.

Além do peeling químico e o de cristal, há ainda o de Dermoabrasão. Este é um tipo de peeling mecânico que faz uso de lixas de alta rotatividade para a esfoliação da pele. Ele é indicado para atenuar as cicatrizes de acne e outras.

Para definir o tipo de peeling mais indicado para seu caso é necessário que você se consulte com um especialista para saber o tipo e quantas sessões deverá fazer. Ele avaliará o seu caso e te orientará quanto a isso e a outros procedimentos essenciais antes, durante e após o tratamento com peeling.

Quais regiões o peeling pode ser feito?

Ainda que seja mais comum o tratamento ser realizado na região do rosto, o peeling pode ser feito em outras áreas. Por isso, havendo cicatrizes de acne em outras áreas além da face, este é um tipo de tratamento que pode ser feito para atenuar o problema. E isso vale para qualquer tipo de peeling.

Indicações e contraindicações dos peeling

O peeling é especialmente indicado para tratamento de acne e cicatrizes de acne. Mas, este procedimento também pode ser feito para tratar pele oleosa, poros abertos, manchas e melasma. Além disso, ele é também muito eficaz contra o fotoenvelhecimento, rugas, cicatrizes, etc.

O peeling pode ser o tratamento principal ou, ainda, usado como complemento a outros tratamentos como o Laser de CO2.

Em relação às contraindicações, o tratamento para cicatrizes de acne com peeling não deve ser realizado por grávidas, exceto se for o peeling de cristal. Como o peeling de cristal atua por meio de dermoabrasão, como explicamos, então ele não causa nenhum tipo de dano para as gestantes.

Quantas sessões de peeling são necessárias?

Cada tipo de pele reage de uma maneira ao tratamento, sem contar que para cada problema há uma quantidade de sessões específicas. Logo, não há como definir aqui quantas sessões de peeling são necessárias.

Aqui cabe uma consulta com um dermatologista para que ele faça uma avaliação e, assim, diga quantas sessões você precisará. Mas a média recomendada é de 10 sessões, com intervalos de 15 dias entre elas.

Cuidados Pré e Pós-peeling

Os peelings que são realizados no consultório são bastante seguros e eficazes. Por isso, não há uma preparação específica para realizar estes procedimentos.

Os cuidados que os pacientes devem ter são os cuidados do dia-dia, como não abusar do sol, usar protetor solar, seguir a prescrição médica e etc.

Mas aqui em nosso consultório sempre passamos todas as orientações sobre como preparar a pele antes do tratamento. Gostamos de manter o paciente a par de tudo para que ele realize o tratamento com mais conforto e segurança.

Em relação aos cuidados pós-peeling, é comum que após o procedimento, a pele descame de forma discreta e por poucos dias. Isto depende do tipo de peeling e de fatores individuais de cada paciente. Eventualmente, a pele pode ficar avermelhada e esta situação melhora rapidamente. 

Então, após o tratamento, o ideal é que evite a exposição excessiva ao sol e use sempre protetor solar. Também, use hidratante e evite tocar na área que foi tratada. Recomendamos que siga sempre a receita médica.

Além disso, recomendamos também alguns produtos que o paciente pode e deve aplicar sobre a região. Veja abaixo um áudio, onde o Dr. Szerman explica o tratamento com Peeling:

https://clinicadepele.agenciaspin.ar/wp-content/uploads/2020/10/MVI_5285-peeling-V2.mp3

Tratamento com Laser de CO2

O tratamento para cicatrizes de acne com Laser de CO2 é um procedimento não invasivo considerado padrão ouro quando o assunto é tratar problemas de pele.

Este tratamento é moderno e não possui efeitos colaterais, considerado o mais seguro quando comparado a outros tratamentos da mesma categoria. Isso porque o Laser de CO2 que utilizamos em nossa clínica é: “pulsado + fracionado”, que oferece uma recuperação mais rápida da pele.

Como funciona o tratamento com Laser de CO2

O tratamento com Laser, por sua vez, atua por meio do calor e ele pode ser aplicado apenas na área afetada. Ou seja, diferente do tratamento com peeling, em que se deve aplicar por todo o rosto, aqui você aplica apenas na área onde se encontram as cicatrizes.

Esse Laser de CO2 da Deka atua com calor para estimular a produção do colágeno e não por queimadura. Assim, você tem sua pele renovada por meio de um procedimento que gera pouco desconforto.

https://youtu.be/EFTWNEG1Tx0

O Laser com o qual trabalhamos aqui na Clínica de Pele (modelo da empresa italiana Deka), diferente do que acontece com a maioria dos hoje disponíveis no mercado, faz esse procedimento sem queimar a sua pele.

O Laser que usamos para tratar as cicatrizes de acne atua por meio de luz pulsada e fracionada. E esse é outro diferencial.

A maioria dos Lasers disponíveis hoje no mercado é apenas fracionado, mas o que usamos em nossa clínica é tanto pulsado quanto fracionado. Isso quer dizer que além dele gerar calor e não agredir a pele, fazendo, assim, a produção de colágeno, ele ainda adentra a sua pele lentamente para evitar maiores danos e conferir resultados mais eficientes.

Isso significa que esse Laser é capaz de enviar calor para a camada mais profunda da pele de maneira eficaz. Com isso, há aumento na produção de colágeno e a melhora na aparência da pele.

Por isso que no caso tanto das cicatrizes da acne quanto da acne ativa o Laser de CO2 é a melhor indicação. Veja a diferença na pele do tratamento com Laser apenas fracionado e com Laser fracionado e pulsado:

Além disso, a maioria dos pacientes que chega até nossa clínica para realizar esse tratamento o tolera bem. Ou seja, não haverá um desconforto grande durante cada sessão.

Mas, do mesmo modo que o tratamento para cicatrizes de acne com peeling, você deve antes passar por um dermatologista. Ele verá se no seu caso é recomendado o uso do Laser de CO2.

Indicações e contraindicações do tratamento com Laser de CO2 fracionado

O tratamento com Laser de CO2 é especialmente indicado para tratar cicatrizes de acne devido aos efeitos incríveis que ele proporciona na pele, atenuando a cicatriz e devolvendo a autoestima para o paciente.

Mas, além deste problema, o Laser de CO2 também serve para suavizar os sinais da pele, tais como as rugas e linhas de expressão, tratar o melasma e as manchas escuras da pele, tratar flacidez e envelhecimento precoce, tratamentos corporais, como estrias e muito mais.

Quantas sessões são necessárias?

São necessárias de 3 a 6 sessões. Mas, essa quantidade pode variar de acordo com a gravidade e profundidade das lesões, assim como a resposta do paciente ao tratamento.

Cuidados Pré e Pós do tratamento para cicatriz de acne com Laser de CO2

Tão importante quanto realizar um procedimento com profissionais com experiência, como os aqui da Clínica de Pele que já atuam há mais de 50 anos com procedimentos estéticos e dermatológicos, é seguir corretamente as orientações após o mesmo. O cuidado aqui é redobrado se você deseja bons resultados. Por isso, começamos com uma pomada cicatrizante para sua pele, veja:

https://youtu.be/z3yUwI7yWX4

No geral, após o primeiro dia da sessão a Laser é comum que sua pele forme uma pequena casquinha, e que esteja com uma vermelhidão leve e um pouco edemaciada. Essa reação é comum, mas uma das recomendações pós Laser de CO2 utilizadas na Clínica é passar a pomada cicatrizante prescrita pelo Dr. Szerman.

Principalmente nas primeiras 48 horas após o Laser de CO2 é recomendado que você passe pelo menos 8 vezes ao dia a pomada cicatrizante. Essa pomada é para hidratar sua pele durante as primeiras 48 horas, mas existe outra pomada cicatrizante no protocolo pós Laser de CO2 recomenda para o terceiro dia após o Laser.

Outros cuidados pós-procedimentos também são recomendados, como:

·         Evite a exposição solar

·         Não lavar o rosto por 8 horas

·         Não lavar a pele com sabonetes comuns

·         Utilizar soluções de limpeza (sem sabão) por 5 dias

·         Evitar o uso de cosméticos nas 48 horas após o Laser

·         Aguardar a formação das casquinhas para fazer uso do protetor solar

·         Suspender os ácidos e clareadores até a recuperação total da pele.

Ainda com dúvidas? Então escute esse áudio de 3 minutos do Dr. Szerman explicando sobre o pós-procedimento do Laser de CO2:

É possível corrigir totalmente as cicatrizes de acne?

Para você que está buscando como eliminar totalmente as cicatrizes de acne, saiba que os procedimentos realizados para tratar cicatrizes de acne conseguem suavizar consideravelmente as marcas de acne na pele, embora não garantam sua remoção total. Até mesmo pacientes com cicatrizes de acne mais graves conseguem responder bem ao tratamento.

E mesmo que não exista uma forma de eliminar por completo as cicatrizes de acne, com os tratamentos corretos, é possível diminuir consideravelmente estas marcas da pele. Quanto mais cedo iniciar o tratamento, mais eficiente serão os resultados.

Tratamento para cicatrizes de acne: Antes e Depois

Veja a seguir a evolução de alguns de nossos pacientes que fizeram o tratamento para cicatrizes de acne conosco:

Depoimentos

https://res.cloudinary.com/dl90vy3xw/video/upload/v1626021185/Depoimentos%20dos%20Pacientes/Depoimentos%20compila%C3%A7%C3%A3o/v%C3%ADdeo_dos_depoimentos_yo4tzi.mp4

Tratamento para cicatrizes de acne preço

O valor do tratamento para cicatrizes de acne vai depender do tipo de tratamento, assim como da quantidade de sessões a serem aplicadas. Por isso, o mais indicado é que faça uma avaliação médica inicial para que o médico especialista analise seu quadro e defina o orçamento de maneira mais precisa para o seu caso.

Como prevenir as cicatrizes de acne

A maneira mais eficiente de prevenir as cicatrizes de acne é combatendo as lesões de acne. Isso porque, a presença de acnes e espinhas na pele podem resultar em inflamações e infecções bacterianas que só agravam o problema.

Para isso, é imprescindível adotar medidas que mantenham sua pele saudável e possam controlar o excesso de oleosidade, assim como os outros fatores que causam as cicatrizes. Portanto, entre as medidas indicadas para prevenir as cicatrizes de acne, estão:

·         Evitar a remoção de espinhas e cravos na pele com as mãos

·         Não remover a casquinha que aparece após o processo inflamatório

·         Usar filtro solar

·         Se hidratar regularmente

·         Realizar tratamentos dermatológicos para tratar espinhas e pústulas mais profundas na pele

Além disso, recomenda-se fazer uma consulta junto a um dermatologista para que este profissional possa avaliar o grau de oleosidade da pele, assim como a intensidade da acne e assim indicar os melhores produtos ou abordagem terapêutica mais adequada para prevenir as cicatrizes de acne com segurança.

FAQ

O Laser dói?

Por ter a tecnologia pulsada, o Laser Deka penetra gradualmente nas camadas profundas da pele, sem causar a agressão que a maioria dos outros Lasers causam. Além disso, utilizamos um creme anestésico potente e um resfriador de pele (Freddo) que emite um jato de ar gelado à menos 30 graus para o maior conforto dos pacientes, o que torna o procedimento extremamente confortável para a maioria dos pacientes. O Laser de CO2 Deka é ainda usado com enorme eficácia no tratamento de estrias e melasma.

Como a pele fica após o Laser?

Pode haver vermelhidão, edema e ardência leve ou moderada logo após o procedimento que costuma regredir rapidamente. Após 24 horas, forma-se uma leve crosta que cicatriza entre 4 até 6 dias (rosto) e 10 a 15 dias (corpo) com os remédios prescritos.
De forma a acelerar a recuperação e melhorar os resultados, disponibilizamos opcionalmente uma máscara importada pós-Laser. A máscara, composta de beta glucana e ácido hialurônico traz um grande conforto no pós procedimento além de potencializar o rejuvenescimento da pele. O paciente deve permanecer com ela aproximadamente 25 minutos.

Por que o tratamento é tão eficaz?

Acreditamos que três fatores são necessários para um tratamento bem sucedido:
médicos experientes + tratamentos modernos + pacientes bem orientados.
Dessa forma, procurando sempre excelência no atendimento, trabalhamos com Lasers que possuem tecnologia de ponta capaz de proporcionar um tratamento menos invasivo.
O Laser de CO2 italiano Deka (fracionado + pulsado) utilizado como tratamento rejuvenesce a pele através do seu efeito térmico (calor), eficaz no combate às cicatrizes pois assegura a produção de colágeno e elastina de forma controlada. Esse tipo de Laser difere dos Lasers fracionados não pulsados utilizados no mercado, que rejuvenescem a pele por queimadura.
A aplicação da máscara pós-Laser é feita a fim de auxiliar no processo de renovação e rejuvenescimento da pele. Pode ser aplicada logo após a sessão de Laser de CO2.
Também associado ao uso do Laser, utilizamos nos procedimentos o peeling de ácido retinóico (um derivado da vitamina-A) e o melanesse plus. Esses dois tipos de peeling são os mais indicados para o tratamento da acne ativa e das manchas de acne respectivamente, sendo eficazes no controle do brilho e da oleosidade. Atuam como um remédio e devem permanecer no rosto por aproximadamente 8 horas, depois de aplicado. Podem ser aplicados logo após o peeling de cristal.
Consulte-nos para saber informações sobre o Laser Pixel (Erbium Fracionado), que também pode ser utilizado nos tratamentos.

Se você gostou de saber mais sobre o tratamento para cicatrizes de acne e quer fazer esse procedimento conosco basta entrar em contato. Clique no banner abaixo.

rejuvenescimento da pele

Veja os artigos mais recentes:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
×