Protetor Solar: Conheça a história do melhor aliado da pele

Protetor Solar: Conheça a história do melhor aliado da pele

Os seres humanos precisam de proteção solar e essa não é uma preocupação recente. No Antigo Egito em 7.800 a.C existiram alternativas ao uso do protetor solar, por exemplo: eles utilizavam das folhas de mamona, extrato de magnólia e óleo de amêndoa para proteger a pele do sol.  

protetor solar foi improvisado na Grécia em 400 a.C durante os Jogos Olímpicos. Como os atletas ficavam expostos ao sol por muitas horas e dependendo da modalidade o corpo tinha pouca cobertura de roupas. Eles precisavam passar óleo de oliva para se proteger do sol e misturavam com areia em algumas ocasiões.

Quando surgiu o protetor solar? 

O protetor solar surgiu em grande escala comercial nos Estados Unidos, foi criado por Benjamin Greene em 1944. A necessidade de comercializar o filtro solar veio durante a 2° Guerra Mundial, onde Benjamin observou que os soldados tinham queimaduras severas na pele, por causa da exposição intensa ao sol durante a guerra. 

Ele criou o primeiro protetor solar corporal, que era feito a base de petróleo, era viscoso e possuía a cor avermelhada. A marca que produziu o primeiro protetor solar chamava Coppertone. Com o tempo os protetores solares foram aprimorados e os estudos na área de dermatologia contribuíram para criação de produtos específicos para cada tipo de pele. 

O que são raios UVA e UVB? 

Existem dois tipos de raios ultravioleta que danificam a nossa pele, eles são: UVA e UVB. O raio UVA é responsável pelo aspecto de bronzeamento, rugas e manchas de pele. O raio UVB produz a vermelhidão na pele, esse é o raio mais perigoso, pois esta associado com ao risco de câncer de pele. 

Quais os tipos de protetores solares existentes?   

Os protetores solares ou filtros solares são fabricados de acordo com os aspectos químicos e físicos, por exemplo: filtros solares químicos são capazes de absorver os raios ultravioletas. Já os protetores físicos são capazes de refletir os raios ultravioleta.

Para produzir um bom filtro solar e com FPS alto (Fator de Proteção Solar) é preciso misturar as propriedades químicas e físicas, assim é possível proteger-se contra os raios UVA e UVB.  Atualmente existe a necessidade estética de proteção de regiões específicas do corpo, é por isso que a indústria formulou produtos de acordo com as regiões, por exemplo existe: 

  • Protetor solar para o rosto   
  • Protetor na maquiagem 
  • Para as mãos 
  • Para os lábios  

A necessidade do consumidor em procurar produtos com texturas diferentes também existe, por isso encontramos o protetor solar spray, oil-free e creme. O protetor solar em creme é indicado para peles secas, pois possui ação hidratante associada. Já o protetor solar oil-free é indicado para peles oleosas, peles com acne ou peles mistas. O protetor em spray é para pessoas que gostam de praticidade e rapidez, porém a duração do produto é curta e requer reaplicação constante.  

Conheça todos os tratamento da Clínica de Pele - Clique Aqui

O que é FPS do protetor solar? 

FPS significa Fator de Proteção Solar, esse é um índice que avalia o tempo que a pele pode se expor ao sol sem produzir vermelhidão ou não oferecer nenhum risco. Assim o objetivo do FPS é avaliar os danos que o raio ultravioleta fazem a pele humana quando exposta ao sol.  

Sabemos que leva tempo para que a pele fique avermelhada, é por isso que os protetores solares usam o FPS como medida e orientação de proteção a exposição ao sol. Por exemplo: 

FPS 15 diz que você poderá se expor ao sol 15 vezes mais tempo. Ou seja, para cada 1 minuto no sol com seu protetor solar FPS 15, você estará 15 minutos mais protegido.   

protetor solar: aprenda tudo sobre o melhor aliado da pele

Essa mesma regra de proteção vale para os demais fatores de proteção solar, como por exemplo: FPS 30 e FPS 50. Assim o cálculo do fator solar considera o tempo de exposição ao sol, mas isso não garante o tempo que o protetor será reaplicado. Por isso multiplique o tempo dado em minutos que a pessoa ficará exposta ao sol vezes o FPS do filtro solar utilizado. O resultado dessa multiplicação será o tempo que sua pele ficará segura, após esse período reaplique o filtro. 

Atenção: O filtro solar deve obrigatoriamente proteger a sua pele contra o sol, se o seu filtro não evitar os danos da radiação solar, troque de produto ou escolha um filtro com FPS maior. 

Quando reaplicar o filtro solar? 

Quanto maior o FPS do protetor solar, maior o intervalo de reaplicação. Quando uma pessoa faz uso de um produto com FPS 15 deve aplica-lo 20 minutos antes da exposição ao sol. E reaplicar o filtro solar a cada 2 horas. Como explicamos existe o cálculo correto de acordo com cada FPS.  

reaplicação do filtro solar varia de acordo com fabricante e a margem de segurança sugerida por ele. Por isso consulte o rótulo do seu filtro solar.  

Contato via WhatsApp Fale agora! (21) 98086-2370 

Evolução dos protetores solares 

Durante o tempo os protetores solares evoluíram, como falamos existem diversas texturas e tipos específicos para cada pele, membros do corpo e idade. A tecnologia nesses produtos é o que mais impressiona, por exemplo: A Avon em 2013, empresa brasileira de cosméticos, lançou um protetor solar natural e resistente a água. A empresa inovou quando pensou na durabilidade desse produto associada ao banho de piscina ou mar.  

Qual o melhor protetor solar indicado por dermatólogistas?
O melhor protetor solar indicado por dermatologistas

Mas você sabe quais os melhores protetores solares indicados por demagogistas? As marcas abaixo  são TOP 5 dos produtos mais indicados.

  • Protetor solar da La Roche-Posay 
  • Vichy 
  • Neutrogena 
  • Nivea 
  • Mary Kay 

Todas essas marcas contam com protetores focados no cuidado da pele corporal, facial e infantil. Existem linhas de protetor solar somente para bebês. 

Conclusão 

Por fim, é importante ressaltar que todos devem usar protetor solar diariamente, isso evita o envelhecimento precoce, manchas de pele, câncer de pele, rugas e ressecamento.  

O produto certo para sua pele e rosto faz total diferença, por isso não deixe de perguntar qual o melhor protetor solar para você. Envie um comentário agora e tire sua dúvida clicando aqui.  

 


A Clinica de Pele | Dr.Szerman inicia sua história em 1969 na dermatologia clínica e atua desde 2002 em tratamentos estéticos avançados e procedimentos com Laser.
Somos médicos, dermatologistas, profissionais da medicina estética e apaixonados pelos cuidados com a pele!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *