Qual é o melhor tratamento para o seu caso?

Clínica de Pele
CRM 5276961-4

(21) 3005-3193

Cicatriz de acne, qual é o melhor tratamento?

tratamento para acne

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO:

Existem mais de 10 tratamentos para atenuar as cicatrizes de acne, você sabia? Incrível, não é mesmo?!

Com tantas opções no mercado é normal que haja dúvida de qual é realmente o melhor tratamento para cada caso.

Pensando nisso, a Clínica de Pele listou os 12 melhores tratamentos para cicatriz de acne, para que você possa saber tudo o que precisa na hora de escolher o seu.

Uma boa leitura e não pare de ler até entender sobre todos os tratamentos!

Quais os tipos de cicatrizes de acne?

Para entender qual é o melhor tratamento para cada caso, devemos conhecer os 4 principais tipos de cicatrizes de acne. O primeiro passo é identificar corretamente os tipos de cicatrizes de acne. Isso é feito pelo dermatologista e é fundamental para um tratamento bem sucedido.

cicatriz de acne
4 principais tipos de cicatrizes de acne

Perceba que a cicatriz de acne têm 4 formatos diferentes e por isso merecem tratamentos distintos para obtermos um resultado de sucesso.

Cicatriz de acne – O que são?

As cicatrizes de acne são uma das coisas mais incômodas na pele, especialmente para jovens e adolescentes. Surgem devido ao ato de espremer as espinhas, sol demasiado e graus elevados da acne.

Para quem não sabe, a acne, segundo definição da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) é o resultado de um “processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos”.

É comum que as marcas apareçam na região da bochecha, contudo elas podem acometer testa e queixo. Esse é um problema que afeta negativamente a autoestima de quem sofre com a cicatriz de acne.

A boa notícia é que existem tratamentos eficientes para as cicatrizes de acne. Desde cremes, tratamentos com peeling, Laser, cirúrgicos e entre outros.

Entre em contato por WhatsApp
Entre em contato por WhatsApp

Quais os Tratamentos para Cicatriz de Acne?

1- Remédios em casa:

O uso do protetor solar, aliado com o ácido retinóico e o ácido azeláico podem ajudar na melhora da coloração e textura da pele. Os remédios devem ser sempre prescritos pelo médico dermatologista.

2- Dermoabrasão:

Esse procedimento normalmente é indicado para cicatrizes de acne mais severas e é realizada com uma lixa giratória manual ou automática, que remove as camadas da pele de forma progressiva.
Cicatrizes de acne superficiais podem sumir e outras mais profundas podem amenizar. 

Trata-se de um procedimento bem mais agressivo, que podem incorrer em infecções e descolorações da pele. Deve ser realizado apenas com um cirurgião plástico ou dermatologista experiente.

3- Injeção de corticóides

Podem ser indicadas nos casos de cicatrizes hipertróficas, ou seja, quando estão mais elevadas do que a pele normal.

4- Laser de CO2 Fracionado

O ressurfacing a Laser é atualmente o procedimento mais escolhido pelos pacientes, devido ao equilíbrio entre segurança e eficácia do mesmo. Trata-se de um procedimento ablativo (faz pequenos furinhos na pele) e que gera muito calor na derme superficial e profunda. É considerado o melhor procedimento para tratar as cicatrizes de acne pela literatura médica. Pele negra ou com tendência a queloide devem ser tratadas com cuidado, por um profissional experiente. [saiba mais]

5- Micro-agulhamento

Oferecem resultados muito discretos para pacientes com cicatriz de acne de grau muito leve. Normalmente são recomendadas muitas sessões para se perceber algum resultado.

6- Peelings químicos

Podem ser superficiais, médios ou profundos. Os peelings químicos mais seguros atuam estimulando o rejuvenescimento da pele de dentro para fora e os mais conhecidos são o ácido retinóico, jessner e peeling de cimel.

O peeling de fenol trata-se de um procedimento mais profundo e normalmente é indicado para cicatriz de acne mais graves. Deve ser feito com muita cautela para evitar infecções e alterações na cor da pele.

7- Preenchimento com Ácido Hialurônico

Trata-se de um procedimento aonde o médico injeta o ácido hialurônico nas cicatrizes atróficas, ou seja, aquelas que são mais deprimidas. O objetivo é dar volume aonde as cicatrizes deixaram uma depressão (buraquinho) É um procedimento temporário, porém é muito seguro pois não corre o risco de discromias.

8- Cirurgias Dermatológicas

Através de uma pequena cirurgia dermatológica chamada de PUNCH é feito um procedimento aonde pode-se cortar as cicatrizes mais aparentes e fazer uma sutura de forma que fiquem menos visíveis. 

A subcisão é uma técnica onde o médico insere uma agulha na derme profunda para soltar as fibras debaixo das cicatrizes atróficas (deprimidas). Com isso, as cicatrizes de acne podem subir para a camada mais superficial da pele.

9- Luz Pulsada

No caso da cicatriz de acne, a luz intensa pulsada teria a função de gerar calor nas camadas mais profundas da pele para estimular a formação de um novo colágeno. Hoje em dia essa técnica não é muito utilizada, pois o Laser fracionado consegue um resultado bem mais importante.

10- RadioFrequencia

Assim como a luz pulsada, o objetivo da radiofrequência seria de entregar calor e produzir colágeno novo nas cicatrizes. Os resultados são limitados.

11- Toxina Botulínica

O uso da toxina botulínica para cicatrizes de acne tem como objetivo diminuir as rugas que podem ocorrer ao redor das cicatrizes mais profundas. É uma técnica não muito usada, pois é temporária e deve ser repetida após alguns meses.

Na Clínica de Pele indicamos principalmente 2 tratamentos que são considerados os melhores e mais eficientes: o Laser de CO2 e o Peeling.

12- Bio Estimuladores de Colágeno

Os bioestimuladores de colágeno, como o sculptra e radiesse, são produtos injetáveis que tem como objetivo estimular quimicamente a produção de colágeno, de dentro para fora e melhorar a textura da pele com a cicatriz de acne. Também contribuem para um efeito lifting na face, para quem deseja um rejuvenescimento.

Entre em contato por WhatsApp
Entre em contato por WhatsApp

O Dr. Szerman explicar melhor nesse vídeo como funciona o tratamento para cicatrizes de acne, veja:

Quais os resultados do tratamento?

A cicatriz de acne é uma condição que afeta mais jovens e adolescentes, mas pode se estender até a vida adulta.

As lesões de acne causam problemas sérios como as cicatrizes, que podem ser mais superficiais até as mais profundas (caso não haja um tratamento adequado).

É importante falar que as cicatrizes de acne podem ser tratadas, olha esse exemplo de uma paciente:

Duas imagens, a primeira, antes, mostra uma mulher com cicatriz de acne. A segunda, depois, uma mulher após o resultado do tratamento.
Duas imagens, a primeira, antes, mostra uma mulher com cicatrizes de acne. A segunda, depois, uma mulher após o resultado do tratamento.

O problema da acne é que se a cicatriz de acne mais superficial não for tratada adequadamente, evoluirá para um quadro grave.

Por isso dizemos sempre que o tipo de tratamento varia segundo o grau da acne, o tipo de pele, a resposta do paciente e etc. Existem muitos fatores que precisam ser avaliados por um médico experiente em acne e cicatrizes.

É indispensável que se faça uma avaliação com um especialista em dermatologia. Apenas esse profissional indicará o melhor tratamento para o seu caso. Também fará todo um acompanhamento para que você tenha bons resultados (com segurança).

Tratamento de peeling para cicatriz de acne

Vamos falar agora um pouco sobre o tratamento com peeling para as cicatrizes de acne.

O peeling trata-se de um tratamento químico, no caso da acne deve ser aplicado por todo o rosto.

Esse procedimento atua fazendo o clareamento das cicatrizes de acne e das manchas. Existem outros benefícios para sua pele como o controle da oleosidade, prevenção de espinhas e de cravos.

Como funciona o peeling químico?

Os peelings químicos são feitos com a aplicação de ácidos como: Ácido Salicílico, por exemplo. A atuação do peeling é de dentro para fora.

Basicamente, o peeling remove as camadas superficiais da pele e faz com que a pele se regenere, produzindo uma nova camada. É por isso que esse tratamento, além de cicatrizes de acne, é altamente eficaz para os casos de rugas e linhas de expressão.

Mas, é necessário que você se consulte um especialista para saber quantas sessões deverá fazer de peeling. Um médico experiente em cicatrizes de acne avaliará o seu caso e te orientará sobre o pós-procedimento de peeling, valores e cuidados.

Explicação sobre pós-tratamento de peeling

Tratamento com Laser de CO2 para cicatriz de acne

O tratamento com Laser de CO2 atua por meio do calor e pode ser aplicado apenas na área afetada. Ou seja, diferente do tratamento com peeling, em que se deve aplicar por todo o rosto. O Laser é aplicado apenas na área onde se encontram as cicatrizes.

Veja um exemplo da sessão de Laser de CO2 em cicatriz de acne:

O Laser de CO2 da Deka atua com calor para estimular a produção do colágeno e não por queimadura. Assim, você tem sua pele renovada por meio de um procedimento que gera pouco desconforto.

O Laser da Clínica de Pele é diferente dos outros disponíveis no mercado, pois é fracionado e pulsado quer ver um exemplo da diferença do nosso Laser para outros??? Veja como fica a pele do paciente com o Laser de CO2 apenas fracionado:

cicatriz de acne

A maioria dos Lasers hoje disponíveis no mercado é apenas fracionado, mas o que usamos em nossa clínica é pulsado e fracionado. Percebe como é importante você estar aqui aprendendo sobre esse tratamento?

Isso significa que o nosso Laser é capaz de enviar calor para a camada mais profunda da pele de maneira eficaz. Com isso, há aumento na produção de colágeno e a melhora na aparência da pele. Não precisamos queimar sua pele!!

No caso das cicatrizes da acne e da acne ativa, o Laser de CO2 é um dos melhores tratamentos.

Pacientes de cicatriz de acne

A maioria dos pacientes que chega até nossa clínica para realizar esse tratamento o tolera bem. Ou seja, não haverá um desconforto grande durante cada sessão.

Antes de realizar o tratamento para cicatriz de acne com peeling, você deve antes passar por um dermatologista. O médico verá se no seu caso é recomendado o uso do Laser de CO2.

Como funciona o pós-procedimento?

Tão importante quanto realizar um procedimento com profissionais com experiência, como aqui na Clínica de Pele onde atuamos há mais de 50 anos. Também é importante seguir corretamente as orientações após o tratamento.

O cuidado aqui é redobrado se você deseja bons resultados. Por isso, começamos com uma pomada cicatrizante para sua pele, veja:

O período após um procedimento é crucial para se ter resultados mais efetivos. Escute esse áudio de 3 minutos do Dr. Szerman explicando sobre o pós-procedimento do Laser de CO2 para cicatriz de acne:

Se você gostou de saber mais sobre o tratamento para cicatriz de acne e quer fazer esse procedimento conosco basta entrar em contato. Clique no banner abaixo.

Entre em contato por WhatsApp
Entre em contato por WhatsApp

Você pode ainda fazer uma visita em uma de nossas clínicas que ficam localizadas em Copacabana e Centro do Rio de Janeiro.

Veja também os artigos mais recentes:

Mitos e Verdades sobre Cicatriz de Acne

As cicatrizes de acne podem ser removidas?

Cicatriz de Acne: Tratamento com Laser CO2 Fracionado

Você também pode gostar destes conteúdos

Descubra o tratamento mais indicado para você

Faça o nosso TESTE ON-LINE e descubra o tratamento mais indicado para o seu caso, valores e formas de pagamento!

Duração: 1 minuto

Fale no WhatsApp
Fale no WhatsApp
Escanear o código
Olá 👋
Como podemos te ajudar?