Queda de cabelo: quais as causas e tratamento

Queda de cabelo: quais as causas e tratamento

A queda de cabelo pode possuir diferentes causas, sendo assim, não deve ser tratada de forma generalizada.

A queda de cabelo também pode ser um sintoma referente a um problema que afeta apenas o couro cabeludo ou que afete outras áreas do corpo.

Queda de cabelo em 3 minutos. Dr. Szerman explica:

Quando a queda de cabelo é algo normal?

queda de cabelo

Em épocas do ano como outono e inverno, onde o clima está mais frio, é normal haver queda de fios, mas uma queda razoável.

Ou seja, em dias mais frios caem alguns fios a mais do que cairiam durante o verão, mas isso, a princípio, não é motivo para alarde.

Como há falta de sol e as pessoas costumam tomar banhos mais quentes e demorados, isso pode favorecer a queda. Mas caso caiam fios em excesso, então é hora de procurar um especialista.

Ainda, pode haver queda dos fios durante o verão devido ao contato com piscina, mar e o sol, gerando agressão do couro cabeludo.

Hoje aqui, com esse artigo, queremos esclarecer algumas dúvidas de pessoas que sofrem de queda de cabelo. E, ainda, apresentaremos as principais formas de tratamento disponíveis hoje no mercado.

Quais as causas da queda de cabelo?

Boa parte das quedas de cabelo são devido ao processo de envelhecimento ou a genética (se um pai sofre com queda, então há grandes chances do filho também sofrer com isso). Mas nem por isso significa que você deve menosprezar o problema.

Há muitas soluções para quem sofre de alopecia hereditária ou com queda devido ao envelhecimento.

Mas o fato é que, além dessas duas, existem muitas outras causas para a queda de cabelo que é algo que acomete homens e mulheres também. Confira a seguir algumas das principais causas.

Estresse

O estresse é uma das principais causas da queda de cabelo e ainda pode piorar a queda, se por acaso ela existia por outra razão. Lembrando que o estresse causador da queda pode ser tanto físico quanto mental.

É importante, nesse caso, buscar por soluções para levar uma vida mais leve e tranquila.

Gravidez

Por conta de alterações hormonais, as mulheres grávidas podem perder muito cabelo. Mas isso é algo raro, sendo que os casos mais comuns são de queda de cabelo após o parto.

Tudo isso acontece devido a alterações hormonais que podem afetar os fios e deixá-los mais fracos. É importante conversar com um dermatologista sobre isso.

Hipotireoidismo

A tireoide é um uma glândula importantíssima para a produção de hormônios essenciais para o funcionamento de alguns órgãos.

Quando há um problema com essa glândula, então esses hormônios não são produzidos em quantidades suficientes e, como resultado, há carência daqueles que são fundamentais para o crescimento e saúde dos fios.

O que acontece a seguir, infelizmente, é a queda do cabelo.

Uso de medicamentos

Outra das causas da queda de cabelo é o uso de medicamentos como antidepressivos ou os para regular a pressão. Sempre que for usar algum tipo de medicamento leia a bula, um dos efeitos colaterais pode ser a queda de cabelo.

Anticoagulantes e alguns tipos de anti-inflamatórios como o ibuprofeno, por exemplo, também podem causar queda. E, ainda, o uso de anticoncepcionais também contribui para desenvolver ou agravar esse problema capilar.

Alterações hormonais

Veja que falamos que as alterações hormonais após e durante a gravidez podem afetar os fios e acontece o mesmo quando se há alterações hormonais por um e outro motivo. Consulte sempre um dermatologista se apresentar uma queda severa de cabelo.

Cigarro

Sim, além dos diversos malefícios do cigarro para a saúde, ele ainda pode trazer danos ao cabelo. Homens que fumam tem muito mais chances de terem essa rarefação.

O cigarro possui substâncias tóxicas que são altamente prejudiciais aos cabelos também. Acontece que essas substâncias fazem com que os vasinhos que enviam nutrientes essenciais até a raiz dos cabelos se estreitam, impedindo o processo e, como consequência, enfraquecendo e causando a queda dos fios.

Mas o que você fazer? Quais os tratamentos mais recomendados para a queda?

Há quem sofra com queda de cabelo devido a estresse, outros por fatores genéticos, problemas de saúde, algum tipo de fungo, etc. O fato é que um especialista precisa identificar a causa e passar o tratamento mais adequado.

Logo, o primeiro passo aqui é uma avaliação em consultório com um dermatologista. Ele fará todas as análises para chegar a raiz do problema.

Há, por exemplo, soluções como o transplante capilar, implante ou, ainda, o uso do Laser Capilar (conhecido também como Laser de Baixa Potência).

Aqui na Clínica de Pele - Dr. Szerman, o paciente passa por uma avaliação antes de se prescrever quaisquer tratamentos. O procedimento é realizado pelo próprio Dr. Waldemar Szerman (CRM 5213366-9) que possui mais de 50 anos de experiência em dermatologia, foi dermatologista chefe da aeronáutica por vários anos, especializando-se em alopecia (queda de cabelo).

Um dos tratamentos mais recomendados para a queda de cabelos é justamente o Laser Capilar. Esse tratamento é recomendado no mundo inteiro para esse problema, sem a necessidade de procedimentos cirúrgicos.

Tratamento com Laser Capilar - O que é?

O tratamento com laser capilar consiste em um procedimento que utiliza luz de baixa intensidade para estimular o fluxo sanguíneo na região e auxiliar no fortalecimento dos fios capilares.

Este tratamento é considerado um excelente recurso terapêutico contra calvície e queda de cabelo.

Como o tratamento com o Laser Capilar funciona?

Aqui na clínica, o procedimento com o Laser Capilar é realizado com o uso de um capacete que emite 69 feixes direcionados.

Esses feixes atuam na região do couro cabeludo aumentando o fluxo sanguíneo e trazendo os nutrientes essenciais para a região. Como resultado, o paciente tem o fortalecimento dos fios e a estimulação do crescimento naquele local.

Mas esse Laser ainda oferece outro benefício que é ajudar a evitar que os fios saudáveis caiam.

O procedimento é indolor e os pacientes notam os resultados já com 2 ou 3 meses de tratamento. Para resultados satisfatórios é recomendado que se façam de 6 a 12 sessões com o Laser Capilar com intervalos de 15 dias.

Indicações e benefícios do tratamento com Laser Capilar

Basicamente, o tratamento com laser capilar é uma abordagem indicada para quem deseja tratar a queda capilar. Além disso, este procedimento também é recomendado para reduzir progressivamente a calvície, tanto masculina, quanto feminina. Isso porque o tratamento a laser ajuda a interromper a queda dos fios, sem comprometer a estrutura dos cabelos presentes na cabeça.

Como este tratamento também proporciona uma cicatrização rápida, ele também é indicado no pós-operatório de pessoas que se submeteram a transplante capilar.

Vale ressaltar ainda que o tratamento com laser capilar também serve para auxiliar no tratamento de problemas como dermatite seborreica, por exemplo.

Queda de cabelo: Antes e Depois

Veja a seguir a evolução de pacientes que realizaram tratamento para queda de cabelo em nossa clínica:

FAQ

Quais resultados devo esperar com o tratamento para queda de cabelo?

O paciente observa, respectivamente, a redução da queda capilar, o espessamento dos fios e o crescimento de novos fios de cabelo. O nosso acompanhamento dermatológico é oferecido durante todo o tratamento e os resultados têm sido bem satisfatórios.

E como o couro cabeludo fica após o Laser?

Normal, o Laser não causa nenhuma reação ou efeito colateral.

Como o tratamento evolui?

Após uma avaliação sobre a causa e a origem da alopecia através de uma avaliação médica dermatológica, será desenvolvido um plano de tratamento e a prescrição específica de medicamentos e o uso do Laser Capilar serão recomendados de acordo com cada caso. Portanto, o tratamento é diferenciado para cada paciente, mas sempre com o objetivo de prolongar a vida dos folículos pilosos.
Pode ser feito através do uso tópico (local) de remédios no couro cabeludo (como por exemplo: o minoxidil) ou através de medicamento por via oral (como a finasterida ou a dutasterida) além das sessões de Laser 69 beams.
No uso de Lasers, existem duas fases de tratamento: intensiva e de manutenção. Na fase inicial são recomendadas, idealmente, 1 ou 2 sessões semanais por um período de 2 a 3 meses.

Caso queira saber mais sobre tratamento com laser capilar ou mesmo marcar uma visita em uma de nossas clínicas, entre em contato conosco pelo WhatsApp.

Veja os artigos mais recentes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *