Qual é o melhor tratamento para o seu caso?

Clínica de Pele
CRM 5276961-4

(21) 3005-3193

Os tipos de peeling: conheça todos

tipos de peeling

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO:

Hoje falaremos sobre os principais tipos de peeling e suas aplicações. Também mostraremos qual o melhor [cta_zendesk]peeling[/cta_zendesk], quantas sessões são necessárias, entre outras coisas.

Saiba tudo nessa matéria e boa leitura!

O que é peeling?

O peeling é um tratamento estético que atua no rejuvenescimento da pele.

Ele é um dos tratamentos mais buscados na medicina estética atualmente por ser não invasivo na sua grande maioria e por tratar diferentes problemas como: acne, poros abertos, manchas, cicatrizes de acne, linhas de expressão, rugas, etc.

Mas além disso, após um tratamento com peeling, sua pele também fica com mais brilho e uma melhor textura. E os resultados com esse tratamento podem ser observados já nas primeiras sessões.

Como o peeling funciona?

Ele é um tratamento que estimula a renovação da pele por meio de ação física e química. É comum ocorrer uma descamação controlada  gerada pelas substâncias químicas aplicadas sobre a pele .

Mas esse é um procedimento que deve ser feito apenas por um especialista médico, com equipamentos e produtos específicos.

Quais são os três principais tipos de peeling?

Existem dois diferentes tipos de peeling, os quais se classificam em químico (onde é aplicado um produto) ou mecânicos (com o uso de equipamentos). Mais adiante explicaremos sobre ambos.

Hoje em dia, os dois principais tipos de peeling são:

  • Peeling Químico: mas o que é peeling químico? Esse se classifica com o uso de produtos químicos como o ácido retinoico. É um procedimento não invasivo e que pode ser feito de maneira mais profunda (para tratar linhas de expressão mais profundas ou manchas mais difíceis), média ou superficial;
  • Peeling de Cristal: esse é um dos tipos de peeling que se classifica como fazendo o uso de processo mecânico, através de microdermoabrasão. Esse peeling utiliza cristais de óxido de alumínio e trata flacidez, cicatrizes, estrias, etc.;

Qual o melhor tipo de peeling?

Na realidade, a pergunta ideal seria: qual o melhor tipo de peeling para o meu problema e minha pele?

Como vimos, existem diferentes tipos de peeling e cada um deles sendo mais indicado para determinado problema de pele.

Cada pele possui suas características, há peles oleosas, secas, etc. Converse com um dermatologista para que ele identifique o seu tipo de pele e recomende o melhor peeling para o seu caso.

Quantas sessões de peeling para tirar manchas?

Isso dependerá do tipo de mancha e também do seu tipo de pele. Reiteramos que é imprescindível uma consulta prévia com um dermatologista para uma avaliação.

Quais os tipos de peeling mecânico?

Existem três diferentes tipos de peeling mecânico que são:

  • Dermoabrasão: esse tipo de peeling mecânico faz uso de lixas de alta rotatividade para a esfoliação da pele. Ele é indicado para atenuar ascicatrizes de acne e outras;
  • Microdermoabrasão: aqui o especialista realiza uma esfoliação da pele com microcristais de óxido de alumínio. Assim é possível reduzir rugas, linhas de expressão, melhorar o brilho e textura da pele, etc.;

Por fim, temos ainda o método que usa o Laser: feixes curtos são enviados para a pele promovendo a estimulação da produção do colágeno e, consequentemente, a produção de pele nova.

Quais são os benefícios do peeling de cristal?

Dentre os benefícios do peeling de cristal, podemos citar o fato de promover uma limpeza e esfoliação eficiente da pele, sendo um tratamento indolor. Mas há ainda o fato desse tratamento deixar sua pele mais bonita , homogenea e ajudar nos tratamentos de acne, manchas , estrias ,etc.

Quais regiões o peeling pode ser feito?

Ainda que seja mais comum o tratamento ser realizado na região do rosto, o peeling pode ser feito em outras áreas. E isso vale para qualquer tipo de peeling. Por exemplo: pode ser feito nas coxas, no colo ou nos braços para amenizar rugas, manchas ou outros sinais do envelhecimento.

Quais são as indicações e contraindicações?

O peeling é especialmente indicado para o caso de acne , pele oleosa, poros abertos,  manchas e melasma. Mas ele é também muito eficaz contra o fotoenvelhecimento, rugas, cicatrizes, etc.

Ele pode ser o tratamento principal ou, ainda, usado como complemento a outros tratamentos como o Laser de CO2 .

Mas o peeling não deve ser realizado por grávidas, exceto se for o peeling de cristal. Como o peeling de cristal atua por meio de dermoabrasão, como explicamos, então ele não causa nenhum tipo de dano para as gestantes.

Quantas sessões são necessárias?

Cada tipo de pele reage de uma maneira ao tratamento, sem contar que para cada problema há uma quantidade de sessões específicas. Logo, não há como definir aqui quantas sessões de peeling são necessárias.

Aqui cabe uma consulta com um dermatologista para que ele faça uma avaliação e, assim, diga quantas sessões você precisará. Mas a média recomendada é de 10 sessões, com intervalos de 15 dias entre elas.

Quais são os cuidados antes de realizar o procedimento?

tipos de peeling que existem
Woman making beauty procedures at a beauty salon

Os peelings que são realizados no consultório são bastante seguros e eficazes. 

Não há uma preparação específica para realizar estes procedimentos.

Os cuidados que os pacientes devem ter são os cuidados do dia-dia, como não abusar do sol, usar protetor solar, seguir a prescrição médica ,  etc.

 Mas aqui em nosso consultório sempre passamos todas as orientações sobre como preparar a pele antes do tratamento. Gostamos de manter o paciente a par de tudo para que ele realize o tratamento com mais conforto e segurança.

Como é o pós-peeling?

Dr. Szerman explica o pós do Peeling

É comum que após o provimento a pele descamar de forma discreta e por poucos dias. Isto depende do tipo de peeling e de fatores individuais de cada paciente. Eventualmente, a pele pode ficar avermelhada e esta situação melhora rapidamente.  Após o tratamento, evite a exposição excessiva ao sol e use sempre protetor solar. Também, use hidratante e evite tocar na área que foi tratada. Siga a receita médica .

Recomendamos também alguns produtos que o paciente pode e deve aplicar sobre a região.

Ainda com dúvidas? Você pode falar diretamente conosco através do WhatsApp.

Você também pode gostar destes conteúdos

Descubra o tratamento mais indicado para você

Faça o nosso TESTE ON-LINE e descubra o tratamento mais indicado para o seu caso, valores e formas de pagamento!

Duração: 1 minuto

Fale no WhatsApp
Fale no WhatsApp
Escanear o código
Olá 👋
Como podemos te ajudar?