Qual é o melhor tratamento para o seu caso?

Clínica de Pele
CRM 5276961-4

(21) 3005-3193

Tipos de rugas: Conheça o tipo de ruga que você tem

tipos de rugas

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO:

As rugas surgem com o passar do tempo, são linhas marcadas na pele e outras mais profundas. Existem vários tipos de rugas e isso acontece porque o corpo perde colágeno, elastina e o ácido hialurônico. 

Existem dois tipos de rugas e os locais mais frequentes para as rugas aparecerem são: próxima aos olhos, abaixo do nariz, testa e ao redor da boca.

Uma pergunta comum no tratamento para diversos tipos de rugas ou sobre o envelhecimento é “Qual tipo de ruga eu tenho”? Outra pergunta frequente é “Como é o tratamento para rugas?Como eliminar rugas na testa entre os olhos? Creme para ruga na testa funciona?

Nesse artigo da Clínica de Pele | Dr. Szerman esclareceremos essas duas questões principais: o tipo de ruga ou tipos de rugas que você tem e qual o tratamento indicado. 

[cta_qrcode]

O que são rugas? 

A marca de expressão (ruga) é um sinal do envelhecimento da pele, isso acontece porque o corpo perde colágeno, a principal substância responsável por sustentação da pele. A perda de elastina também é associada ao envelhecimento, pois quando perdemos a elastina, a flacidez cutânea aumenta. 

Outra substância responsável pelo envelhecimento é o ácido hialurônico, pois ele faz o preenchimento da pele. Por isso, o tratamento com ácido hialurônico ajuda a tratar diversos tipos de rugas, dentre elas, as linhas de expressão e as rugas faciais, pois ele é um elemento natural do nosso corpo e que pode ser resposto entre as células para garantir a sustentação da pele.

Veja também: preenchimento facial com ácido hialurônico

A ruga na testa e a ruga ao redor do olhos (famoso pé de galinha) podem estar associadas com a repetição das expressões faciais ao longo dos anos, alguns exemplos são: 

  • Espremer muito os olhos 
  • Franzir a testa 
  • Sorrir demais 

As expressões faciais não são as únicas responsáveis pelas rugas do rosto, mas a tendência é que, com a repetição dos movimentos, as marcas apareçam. Isso ocorre, pois esses músculos vão, de certa forma, vincando a pele que está logo acima deles. E nesse casos, surgem as famosas rugas dinâmicas ou linhas de expressão.  

As linhas de expressão se acentuam com o passar do tempo e viram o que chamamos de: “pé de galinha”, “ruga na testa”, “marcas no canto boca”, “linhas no pescoço”. 

Quais são os tipos de rugas?  

De acordo com os dermatologistas da Clínica de Pele, as rugas de expressão são classificadas em dois tipos:  

  • Rugas dinâmicas: são rugas iniciais e que visíveis apenas quando há a contração do músculo (mímica facial). Ou seja, elas não aparecem com o rosto em repouso.
  • Rugas estáticas: são rugas geralmente mais profundas e já são visíveis mesmo com o rosto em repouso. Geralmente as rugas estáticas são frequentes em um rosto mais maduro.  

Uma das diferenças entre as rugas dinâmicas e as rugas estáticas é a profundidade, que também é influenciada por fatores genéticos, espessura da pele e a quantidade de exposição solar de cada pessoa.

Fale agora por WhatsApp, clicando em: Quero saber mais sobre o tratamento de rugas

Tipos de rugas  

 Abaixo todos os tipos de rugas existentes, identifique qual você tem. 

Bigode chinês

é um tipo de ruga que se estende do nariz até a boca. O bigode chinês deixa o rosto da pessoa com um aspecto mais envelhecido. Esse é o nome popular para as pessoas, mas os dermatologistas o conhecem como sulco nasogeniano. 

Geralmente o bigode chinês é muito comum em mulheres. Por vezes o bigode chinês surge por predisposição genética, falta de elasticidade da pele, flacidez dentre outros fatores.  

Os sulcos nasogenianos começam aparecer em torno dos 30 anos. Por causa da perda acentuada de gordura facial e colágeno a partir dessa idade.

Se isso te incomoda, marque uma avaliação com Dr. Szerman e conheça o tratamento para o bigode chinês no Rio de Janeiro (RJ).  

Pés de galinha

são um tipo de ruga que surge ao redor dos olhos, também chamada de região periocular pelos dermatologistas. Segundo o dermatologista da Clínica de Pele, Dr. Szerman:  

Os pés de galinha aparecem devido a atividade muscular associada aos movimentos da face. Os pés de galinha também estão associados ao processo de flacidez e envelhecimento da pele. Eles aparecem no canto externo do olho e perto da bochecha. Recebem esse nome, porque esse tipo de ruga se assemelha a um pé de galinha.

Linhas de Marionete

as linhas de marionete são rugas bem nítidas, elas aparecem no canto da boca, por isso são popularmente conhecidas como linhas de marionete ou marionette lines.  

Os dermatologistas conhecem as linhas de marionete pelo nome de sulcos labiomentoniano. Esse tipo de ruga surge também por conta do envelhecimento da pele, falta de proteção solar, maus hábitos alimentares e tabagismo.

Outro tipo de ruga são as linhas de expressão, e como já dito antes, as rugas de expressão aparecem por causa dos movimentos repetitivos e devido a contração em excesso dos músculos faciais. 

Saiba que, com o passar dos anos, maior é a tendência em a pele apresentar as linhas de expressão. Peles mais jovens, com menos de 20 anos de idade, não possuem essa tendência a ter linhas de expressão, pois possuem um elevado teor de colágeno.

Algumas pessoas chamam as linhas de expressão ao redor dos lábios de código de barra, pois são linhas finas. Elas surgem perto do lábio superior e, nesse caso, elas costumam estar associadas ao tabagismo. Veja a foto:

Sulcos faciais  

Os sulcos faciais são rugas mais profundas e os mais conhecidos são o bigode chinês e as linhas de marionete. Esses dois tipos de rugas são sinais de que existem uma perda intensa de colágeno, elastina e ácido hialurônico na pele. Mas também são causadas por características genéticas.  

Causa das rugas  

Os diversos tipos de rugas tem como padrão linhas que marcam a pele e as linhas de expressão percebidas pelo movimento, como: gestos, expressões faciais ou até mesmo em repouso, como no caso das rugas mais profundas.  

Fale agora por WhatsApp, clicando em: Quero saber mais sobre o tratamento de rugas

As causas para diversos tipos de rugas são?  

A falta de colágeno, que é considerado o “cimento da nossa pele”. Outros fatores que causam diversos tipos de rugas são: 

  • Exposição solar 
  • Estresse 
  • Poluição 
  • Tabagismo 
  • Maus hábitos alimentares 
  • Consumo em excesso de Açúcar

Como prevenir rugas?  

As rugas podem ser evitadas ou remediadas, como diz o Dr. Guilherme Szerman. É importante que você trate a sua pele de forma correta e que tenha alguns cuidados, como, por exemplo:  

Manter a pele bem hidratada, usar protetor solar e incluir ativos antioxidantes na alimentação como, por exemplo vitamina C, ácido ferúlico e extrato de Blueberry podem auxiliar nesse processo.

Um dermatologista deve sempre te orientar nos melhores cuidados com a pele e na sua rotina anti-rugas. Sabemos que a avaliação médica é muito importante para obter resultados seguros, pois o que funcionou com uma pessoa pode não funcionar com você.

Outro tratamento importante é o Botox preventivo. Sabemos que a aplicação do Botox atua de forma preventiva e é considerado um forte aliado na prevenção de marcas de expressão no terço superior do rosto.

pele oleosa
Tratamentos atuam de forma preventiva para diversos tipos de rugas

Outro fator de prevenção importante é manter uma alimentação saudável, evitando o consumo em excesso de sal e açúcar, pois eles estão associados com o surgimento das rugas.  

Outra recomendação para sua rotina é ter uma vida mais tranquila. Seja ativo, deixe o sedentarismo de lado. Esses cuidados ajudam a prevenir rugas precoces, mas sabemos que o aparecimento das rugas aumenta com o passar da idade. 

[cta_com_logo]

Qual o tratamento para rugas?  

Uma das melhores formas de tratar rugas é ser avaliado por um dermatologista. O dermatologista é o profissional especializado em avaliar e tratar as rugas. O primeiro passo é definir o tipo de ruga que você tem, dinâmica ou estática. Talvez você conheça os nomes populares: bigode chinês, linhas de expressão e linhas de marionete, mas o dermatologista é o profissional que irá classificá-las como dinâmicas ou estáticas.  

Seu dermatologista poderá recomendar também dermocosméticos, peelings químicos e até sugerir uma mudança de hábitos e alimentação. É importante que ele também entenda as causas das rugas para indicar os melhores tratamentos para você.  

Toxina botulínica  (Botox)

A aplicação da toxina botulínica (Botox) é o tratamento responsável por inibir ou reduzir a ação dos músculos e, assim, se torna ideal para tratar as rugas dinâmicas. Aquelas rugas que aparecem ao redor dos olhos, na testa e entre as sobrancelhas.  

Outro tratamento eficiente para rugas é o MD Codes. O MD Codes é uma técnica de preenchimento realizado aqui na Clínica de Pele para tratar as rugas estáticas e gravitacionais.  

Esse procedimento devolve o volume perdido com a idade. Esse preenchimento é realizado com ácido hialurônico, um elemento natural da pele. O preenchimento com o ácido hialurônico também é conhecido como procedimento de harmonização facial.  

Os pacientes costumam tolerar bem, os dois procedimentos para rugas. Pois, é realizada uma analgesia local (anestésico creme) antes da aplicação. Por isso, o tratamento se torna ainda mais confortável para a maioria dos pacientes  

No site pode ser vista foto de toxina botulínica antes e depois .

Preenchimento Facial Rio de Janeiro (RJ)

Escute esse áudio do Dr. Szerman explicando sobre o procedimento, são apenas 3 minutos. Escute:

Reações

Depois de algumas horas da aplicação pode ocorrer em algumas pessoas, uma leve dor de cabeça, pequeno inchaço no local e alguns hematomas que facilmente podem ser disfarçados com maquiagem. Mas raramente isso costuma acontecer.  

Os resultados da toxina botulínica para o  tratamentos para as rugas dinâmicas já começam a aparecer em alguns dias (entre 3 e 5), chegando ao máximo de efeito entre 1 e 2 semanas após a aplicação da toxina. A duração média desse tratamento para rugas fica entre 4 a 6 meses. 

Quanto ao resultado do preenchimento com o ácido hialurônico para as rugas estáticas (md codes), já podem ser vistos logo após a aplicação. Seus benefícios atingem o ponto máximo entre 2 e 3 meses após o tratamento e duram de meses até anos (dependendo do tipo de preenchedor utilizado pelo seu médico dermatologista).

Após várias aplicações os resultados costumam ser mais duradouros. Atenção é importante que você faça o procedimento de preenchimento e de aplicação da toxina botulínica em clínicas de confiança e com médicos capacitados. Pesquise sempre.  

Clínica de pele – Dermatologia Rio de Janeiro (RJ) 

Sabia que a clínica de pele trabalha com dermatologia avançada há mais de 50 anos. São mais de 45.000 pacientes cadastrados no site da clínica de pele. A Clínica Pele Dr. Szerman no Rio de Janeiro (RJ) tem uma vasta experiência em dermatologia e medicina estética.  

Os médicos possuem vasta experiência e por isso entendem como as rugas de expressão podem incomodar seus pacientes. Todos os tratamentos da Clínica de Pele oferecem as melhores tecnologias do mercado, independente da classe social, condição financeira, gênero etc. O importante é o seu tratamento ser bem sucedido e com resultados naturais!   

E todo tratamento deve ser personalizado,  não existe uma receita de bolo, o médico deve te avaliar e determinar qual o melhor tratamento para você, assim como a quantidade de sessões, etc.

O importante é que cada paciente saía satisfeito e tratado. É importante frisar que o tratamento de rugas não é só uma questão estética, o tratamento ajuda na melhora da qualidade de vida e na autoestima dos pacientes. E os médicos da Clínica de Pele Dr. Szerman compreendem isso. Venha fazer uma avaliação em Copacabana Rio de Janeiro ou no Centro do Rio de Janeiro.

[cta_sem_logo]

Fale agora por WhatsApp, clicando em: Quero saber mais sobre o tratamento de rugas

tags: dermatologia em Copacabana, dermatologista rio de janeiro rj, tratamento para rugas centro do rio de janeiro

Você também pode gostar destes conteúdos

Descubra o tratamento mais indicado para você

Faça o nosso TESTE ON-LINE e descubra o tratamento mais indicado para o seu caso, valores e formas de pagamento!

Duração: 1 minuto

Fale no WhatsApp
Fale no WhatsApp
Escanear o código
Olá 👋
Como podemos te ajudar?