Toxina botulínica: Entenda como funciona o procedimento

Toxina botulínica: Entenda como funciona o procedimento

A toxina botulínica se tornou um dos recursos mais procurados na atualidade por seus resultados rápidos e seguros. Devido aos mitos que surgiram nos últimos anos em volta da toxina botulínica tipo A, a Clinica de Pele | Dr.Szerman esclarece as principais dúvidas sobre o tema para você. Confira!

Você sabia que existe um momento ideal para aplicar a toxina botulínica? Entenda como funciona esse procedimento e quando ele deve ser uma opção para você. Confira essa matéria até o final!

Como funciona a toxina botulínica?

A toxina botulínica é uma substância que atua em diversas frentes na área da medicina. Ela é indicada para os tratamentos de hiperidrose (sudorese excessiva), correção de estrabismo, distonia (contrações involuntárias) e para o rejuvenescimento da pele 

Assim a toxina botulínica, quando atua nas rugas e linhas de expressão da pele, é aplicada de maneira preventiva, ou seja, antes da formação de vincos e linhas na nossa pele. Explicando de maneira simples, quando aplicamos a toxina em determinados pontos do rosto, ela bloqueia as células nervosas que liberam a acetilcolina, substância responsável pela contração muscular. 

Dessa forma, quando enviamos mensagens elétricas a nossos músculos (para que contraiam e se mexam), a ação é bloqueada ou minimizada, prevenindo o aparecimento de rugas e linhas de expressão em determinada região.

Quando realizar o procedimento?

O início do tratamento é definido em uma conversa com o Dermatologista e o paciente, já que a indicação pode variar de pessoa para pessoa. No geral, a aplicação da toxina botulínica é indicada quando o paciente identifica o surgimento das rugas, em média aos 30 anos. A partir desse momento, investir na técnica é uma opção para desacelerar a evolução do processo.

Consulte Dermatologia em Copacabana RJ - Agende agora por whatsapp: Clique Aqui

Rugas e a toxina botulínica tipo A

Não. A toxina botulínica é responsável por tratar as rugas dinâmicas, que aparecem apenas quando nos expressamos (quando sorrimos, fazemos cara de bravo ou de espanto) e não são visíveis no rosto em repouso. Elas aparecem ao redor dos olhos (pés de galinha), na região da testa e entre as sobrancelhas (glabela).

Já as rugas estáticas são aquelas visíveis mesmo sem movimentos faciais, ou seja, já foram formadas e podem ser suavizadas através de tratamentos específicos, como o preenchimento com ácido hialurônico e o MD codes. Ainda existem também as rugas gravitacionais, que diferentemente das rugas causadas pelas expressões faciais musculares, têm suas causas na gravidade e na perda de volume facial, como o bigode-chinês e as linhas de marionete.

Como fazer o procedimento durar mais?

Os resultados da toxina botulínica já podem ser vistos a partir de alguns dias após a aplicação, quando seus benefícios atingem o ponto máximo, entre uma e duas semanas após o procedimento. Mas, o que nem todo mundo sabe, é que esses resultados podem ser prolongados. Pois existem alguns fatores que determinam a sua duração. São eles:

  • Início do procedimento: Sabia que o momento que você inicia o procedimento determina a qualidade do resultado, já que a toxina atua na prevenção, e não em rugas e vincos já estabelecidos. Quanto antes for observada a necessidade da toxina botulínica, e assim for realizado o procedimento, melhor será o resultado. Se a expressão facial já estiver um pouco marcada, a toxina botulínica neste caso não atua de forma preventiva. Mas a fim de evitar que essa marca se agrave ainda mais
  • Constância do procedimento: A função da toxina botulínica em paralisar o músculo e evitar a formação de linhas de expressão dura aproximadamente de quatro a seis meses, sendo necessárias novas aplicações depois desse período. Com aplicações em intervalos regulares, pode ocorrer de o músculo enfraquecer e, dessa forma, as aplicações passarem a durar mais tempo.
  • Cuidados no dia do procedimento: Logo após aplicação da toxina botulínica, é indicado ao paciente não usar maquiagem, mexer na região ou deitar-se por 6 horas, para não deslocar o produto para outra região. As atividades físicas podem ser retomadas no dia seguinte.
  • Rotina do paciente: Nossos hábitos definem nossas expressões e o quanto as estimulamos. Usar óculos de sol no verão, evita o franzimento da testa. Assim como usar óculos de grau, de acordo com sua necessidade, também. A Alimentação saudável também deve ser uma preocupação. Isso porque além de manter sua saúde em dia, você evita o aparecimento de rugas. O consumo exagerado de açúcar afeta o funcionamento do colágeno responsável pela firmeza da pele. Dê preferência a alimentos que possuem vitamina A, C e E, além de produtos com gorduras boas, como oleaginosas (castanhas e nozes), peixes e atum.

Consulte um Dermatologista

Somente um profissional adequado pode ajudar no rejuvenescimento da pele de maneira segura e eficaz. A Clinica de Pele | Dr.Szerman tem mais de 50 anos de experiência clínica com experientes profissionais na área da dermatologia. 

Saiba mais informações com os médicos da Clinica de Pele | Dr.Szerman, agende uma consulta no Centro do Rio de Janeiro ou em Copacabana.