Descubra o tratamento mais indicado para você em nosso TESTE ON-LINE

Toxina botulínica: Entenda como funciona o procedimento

Escute o áudio do tratamento | Dr. Szerman explica em 3 minutos

A toxina botulínica é um dos recursos mais procurados na atualidade por seus resultados rápidos e seguros. Devido aos mitos que surgiram nos últimos anos em volta da toxina botulínica tipo A, a Clinica de Pele | Dr.Szerman esclarece as principais dúvidas sobre o tema para você. Confira!

Você sabia que existe um momento ideal para aplicar a toxina botulínica?

Entenda como funciona esse procedimento e quando ele deve ser uma opção para você. Confira essa matéria até o final! 

Como funciona a toxina botulínica?

toxina botulinica-mulher
Resultado da aplicação da toxina botulinica

 

A toxina botulínica é uma substância que atua em diversas frentes na área da medicina. Ela é indicada para os tratamentos de hiperidrose (sudorese excessiva), correção de estrabismo, distonia (contrações involuntárias) e para o rejuvenescimento da pele 

Assim a toxina botulínica, quando atua nas rugas e linhas de expressão da pele, é aplicada de maneira preventiva, ou seja, antes da formação de vincos e linhas na nossa pele. Explicando de maneira simples, quando aplicamos a toxina botulinica em determinados pontos do rosto, ela bloqueia as células nervosas que liberam a acetilcolina, substância responsável pela contração muscular. 

Dessa forma, quando enviamos mensagens elétricas a nossos músculos (para que contraiam e se mexam), a ação é bloqueada ou minimizada, prevenindo o aparecimento de rugas e linhas de expressão em determinada região.

aplicação-toxina-toxina-botulinica

 

Quando realizar o procedimento?

O início do tratamento é definido em uma conversa com o Dermatologista e o paciente, já que a indicação pode variar de pessoa para pessoa. No geral, a aplicação da toxina botulínica é indicada quando o paciente identifica o surgimento das rugas, em média aos 30 anos. A partir desse momento, investir na técnica é uma opção para desacelerar a evolução do processo.

Consulte Dermatologia em Copacabana RJ – Agende agora por whatsapp: Clique Aqui

toxina-botulinica-mulher

 

Rugas e a toxina botulínica tipo A

A toxina botulínica é responsável por tratar as rugas dinâmicas, que aparecem apenas quando nos expressamos (quando sorrimos, fazemos cara de bravo ou de espanto) e não são visíveis no rosto em repouso. Elas aparecem ao redor dos olhos (pés de galinha), na região da testa e entre as sobrancelhas (glabela).

Já as rugas estáticas são aquelas visíveis mesmo sem movimentos faciais, ou seja, já foram formadas e podem ser suavizadas através de tratamentos específicos, como o preenchimento com ácido hialurônico e o MD codes. Ainda existem também as rugas gravitacionais, que diferentemente das rugas causadas pelas expressões faciais musculares, têm suas causas na gravidade e na perda de volume facial, como o bigode-chinês e as linhas de marionete.

 

depoimento-toxina-botulinica

 

Como fazer o procedimento durar mais?

Os resultados da toxina botulínica já podem ser vistos a partir de alguns dias após a aplicação, quando seus benefícios atingem o ponto máximo, entre uma e duas semanas após o procedimento. Mas, o que nem todo mundo sabe, é que esses resultados podem ser prolongados. Pois existem alguns fatores que determinam a sua duração. São eles:

 

  • Início do procedimento: Sabia que o momento que você inicia o procedimento determina a qualidade do resultado, já que a toxina atua na prevenção, e não em rugas e vincos já estabelecidos. Quanto antes for observada a necessidade da toxina botulínica, e assim for realizado o procedimento, melhor será o resultado. Se a expressão facial já estiver um pouco marcada, a toxina botulínica neste caso não atua de forma preventiva. Mas a fim de evitar que essa marca se agrave ainda mais
 
  • Constância do procedimento: A função da toxina botulínica em paralisar o músculo e evitar a formação de linhas de expressão dura aproximadamente de quatro a seis meses, sendo necessárias novas aplicações depois desse período. Com aplicações em intervalos regulares, pode ocorrer de o músculo enfraquecer e, dessa forma, as aplicações passarem a durar mais tempo.
 
  • Cuidados no dia do procedimento: Logo após aplicação da toxina botulínica, é indicado ao paciente não usar maquiagem, mexer na região ou deitar-se por 6 horas, para não deslocar o produto para outra região. As atividades físicas podem ser retomadas no dia seguinte.
 
  • Rotina do paciente: Nossos hábitos definem nossas expressões e o quanto as estimulamos. Usar óculos de sol no verão, evita o franzimento da testa. Assim como usar óculos de grau, de acordo com sua necessidade, também. A Alimentação saudável também deve ser uma preocupação. Isso porque além de manter sua saúde em dia, você evita o aparecimento de rugas. O consumo exagerado de açúcar afeta o funcionamento do colágeno responsável pela firmeza da pele. Dê preferência a alimentos que possuem vitamina A, C e E, além de produtos com gorduras boas, como oleaginosas (castanhas e nozes), peixes e atum.

[depoimento imagem=”https://res.cloudinary.com/dl90vy3xw/image/upload/v1616181032/depoimento_mariana_w3wei6.jpg” tratamento=”Botox” textoaudio=”Meu tratamento mais recente na clínica do Dr. Szerman foi a aplicação de botox em algumas partes do rosto. A aplicação é extremamente rápida e praticamente indolor. E o que me deixou mais satisfeita foi a naturalidade do resultado da aplicação do botox.” audio=”https://res.cloudinary.com/dl90vy3xw/video/upload/v1614180525/Mariana_botox_qk60bi.mp4″ nome=”M.L”]

 

whatsapp-contato
 

Consulte um Dermatologista

Somente um profissional adequado pode ajudar no rejuvenescimento da pele de maneira segura e eficaz. A Clinica de Pele | Dr.Szerman tem mais de 50 anos de experiência clínica com experientes profissionais na área da dermatologia. 

 

 

 

 

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
×