Vasinhos nas pernas: tratamento para microvarizes

Vasinhos nas pernas: tratamento para microvarizes

Os vasinhos nas pernas são veias tortuosas que medem cerca de 1 mm de diâmetro.

Esses vasos sanguíneos, visíveis a olho nu (conhecidos também como microvarizes, telangiectasia ou aranhas vasculares), são mais comuns nas mulheres e em quem tenha a pele clara. Eles são linhas numa coloração vermelha mais fraca, mas há ainda aqueles num aspecto com saliência e mais arroxeadas, como cachos de uvas.

O fato é que esse é um problema incômodo do ponto de vista estético e, ainda, que causa outros incômodos como coceira.

Hoje aqui, esclarecemos algumas coisas sobre esse problema de pele, falaremos sobre as principais causas e sobre o tratamento para vasinhos nas pernas.

Tratamento para microvarizes em 3 minutos. Dr Szerman Explica:

Qual a diferença entre vasinhos e varizes?

vasinhos nas pernas

É comum que algumas pessoas confundam os vasinhos nas pernas com varizes, pois se tratam do mesmo problema.

O que difere as varizes dos vasinhos é o tamanho. Enquanto as varizes são maiores que 3 mm (e afetam vasos mais profundos), os vasinhos chegam a medir, em média, 1 mm (podendo, em casos raros, chegar a 3 mm) e são mais superficiais.

Uma pessoa pode ter sim varizes e microvarizes ao mesmo tempo, mas o que não pode acontecer é um vasinho na perna virar uma variz. E isso porque a veia onde se forma o vasinho e a veia onde se forma a variz dá-se em locais distintos e através de estruturas diferentes.

Os vasinhos surgem apenas nas pernas?

Não, os vasinhos podem surgir nas pernas e também no rosto, especialmente em áreas como pescoço, nariz e nas extremidades inferiores e superiores, por exemplo.

Mas quando esses vasinhos surgem em outras áreas do corpo, como no colo ou na face, então podem estar relacionados à exposição excessiva ao sol, por exemplo. Mas há ainda aqueles que surgem em outras áreas e são resultado de alguma doença cardiovascular grave ou doenças reumáticas como osteoartrite, fibromialgia, osteoporose, etc.

Quais as principais causas dos vasinhos?

Existem muitas causas para o surgimento dos vasinhos, porém o fator genético é a causa mais comum. Se uma mãe já teve esse problema, por exemplo, então há consideráveis chances da filha também. Assim, a predisposição familiar é a maior causa.

Mas outros fatores que desencadeiam esse problema são a idade avançada, o excesso de peso, ficar por muito tempo de pé ou sentado, o sedentarismo, há ainda uma maior predisposição para quem é do sexo feminino, trombose, doenças como insuficiência cardíaca e doença no fígado que aumentam a pressão na região do abdômen, etc.

Outras causas dos vasinhos são:

Permanecer de pé por muito tempo numa mesma posição;

  • Uso de anticoncepcional ou de algum outro tipo de hormônio para evitar gravidez;
  • Consumir álcool;
  • Gravidez: na gravidez há um aumento do volume na área da barriga e, por conta disso, há uma diminuição do retorno venoso nas pernas e isso pode desencadear microvarizes.

Existem outras causas, mas essas são as mais comuns.

Qual o tratamento para os vasinhos nas pernas?

Muitas pessoas pesquisam : "vasinhos nas pernas tratamento preço" . Vamos falar um pouco sobre estas questões:

É importante que você seja avaliado por um especialista para identificar se trata-se de vasinhos ou varizes. O tratamento precoce é a melhor opção.

Mas devido as microvarizes serem mais uma condição genética, não é possível evitá-las sempre. Mas é possível sim retardar o seu surgimento ou atuar na prevenção.

O recomendado é que se tenha uma vida saudável, pratique atividades físicas (a fim de estimular o fluxo sanguíneo) e evite fumo e excesso de álcool.

Ter esses hábitos saudáveis ajuda a prevenir hipertensão e diabetes, que são dois problemas que também influenciam no surgimento das microvarizes.

Já na questão do tratamento, atualmente o método muito eficaz para os vasinhos nas pernas é o Laser Harmony Nd: Yag 1064nm. Esse tratamento é reconhecido em todo o mundo e pode tanto ser feito nas pernas quanto no rosto.

Muitas pessoas perguntam : O tratamento de varizes a laser quanto custa? O valor do tratamento depende do método utilizado e da área a ser tratada. É muito variável e individualizado. Na consulta com o médico, o valor será informado.

O tratamento de varizes com Laser Harmony Nd: Yag 1064nm chega como alternativa melhor ao antigo método de escleroterapia com agulhas. Sendo esse muito mais eficaz e seguro. Mas é importante relatar que ele não é indicado em peles negras ou bronzeadas ou para tratar varizes.

Algumas pessoas perguntam sobre tratamentos como caneta laser para varizes funciona? Não há como comparar tratamentos realizados por médicos e com equipamentos a laser reconhecidos com Caneta laser para varizes. Não faria sentido um consultório fazer um investimento tão elevado se os tratamentos tivessem resultados semelhantes.

Como o Laser Harmony Nd: Yag 1064nm funciona?

O Laser Harmony é indicado especialmente para as microvarizes tipo teia de aranha. Esse tratamento é aprovado pelo F.D.A e pela ANVISA.

Do seu funcionamento: ele atinge os vasos dilatados os destruindo por meio do calor.

Mas acontece tanto dos vasos serem destruídos como também deles diminuírem até que se suavizem.

Para resultados mais satisfatórios, o recomendado é que o paciente faça uma média de 8 sessões com intervalos de 30 dias entre elas. Mas isso é apenas uma média, pois como sempre reiteramos aqui: cada caso é um caso e cada organismo reage de um modo.

Como é o procedimento? Como ele atua contra as microvarizes?

É aplicado um gel gelado na área com microvarizes e em seguida faz-se uso do Laser que tem sua ponteira direcionada para essa área, atingindo cada uma das varizes com os disparos. Mas a ponteira vai pegando individualmente cada vaso dilatado e assim se segue até o final delas.

A luz do Laser vai até as camadas profundas da pele e é imediatamente absorvida pela hemoglobina presente ali. E essa luz converte-se em calor que coagula o sangue e destrói ou atenua os vasinhos.

Conforme você for realizando as sessões, então os resultados ficam muito mais nítidos. É por isso que em apenas uma sessão não é possível obter os melhores resultados.

O tratamento geralmente é bem tolerado pelos pacientes, mas pode ser prescrito um anestésico creme para ser usado antes das sessões a fim de que o paciente tenha mais conforto.

Aqui na Clínica de Pele - Dr. Szerman nós ainda utilizamos um resfriador de pele (Freddo) que é um ar gelado específico para diminuir o desconforto durante os tratamentos estéticos. Com isso, o que você sentirá é apenas um pouco de calor na região tratada.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre esse problema e sobre o tratamento, entre em contato com a gente.

Como prevenir o aparecimento de vasinhos?

Uma vez que os vasinhos surgem nas pernas, o tratamento que se mostra mais eficiente no seu tratamento é o realizado com Laser Harmony Nd. Mas, para quem ainda não sofre com este problema, saiba que existem formas de prevenir o aparecimento dos vasinhos.

Alguns fatores como idade, gênero e hereditariedade tornam o surgimento desse problema algo bem comum. Mas, com dedicação é possível evitar que os vasinhos acabem aparecendo na pele. Entre as práticas que você pode adotar para prevenir o aparecimento dos vasinhos, estão:

  • Evitar o uso de cigarro ou bebidas alcoólicas;
  • Manter uma alimentação nutritiva e saudável;
  • Praticar exercícios físicos regularmente;
  • Não ficar muito tempo em pé ou sentado.

Quanto custa o tratamento para vasinhos nas pernas?

Geralmente, o valor do tratamento para vasinhos nas pernas costuma variar de região para região, assim como em função das tecnologias aplicadas no tratamento. Além disso, outros fatores como extensão da área a ser tratamento e número de sessões, também influencia no valor do tratamento.

Por isso, o mais indicado é fazer uma avaliação médica para diagnosticar a melhor de como tratar vasinhos nas percas e, assim, definir com precisão o orçamento para este serviço.

Como o tratamento evolui?

Alguns vasos já podem desaparecer imediatamente durante a sessão e outros vão sendo destruídos de forma progressiva ao longo do tratamento (a potência do Laser vai aumentando ao longo das sessões e com isso mais vasos vão sendo atingidos). Os resultados continuam a evoluir por até alguns meses após o fim do tratamento.

O Laser dói?

Costuma ser muito bem tolerado pelos pacientes. Para um maior conforto, utilizamos um resfriador de pele (Freddo) que emite um jato de ar gelado à menos 30 graus e prescrevemos um anestésico creme para ser usado uma hora antes da sessão. Todo esse preparo faz com que a maioria dos pacientes refira apenas um leve calor no local.

Precisa de algum preparo da pele?

O paciente deve evitar sol em excesso durante o tratamento e utilizar o protetor solar na região tratada. Prescrevemos, frequentemente, um creme clareador da pele durante o tratamento (quanto mais clara a pele, melhor para o Laser).

Se quiser agendar uma visita em nossa clínica, basta acessar aqui e será direcionado ao nosso contato por WhatsApp. Você também pode clicar no botão abaixo.

Veja os artigos mais recentes:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *