A Depilação a Laser é, segundo a SBD, um dos procedimentos para remoção de pelos mais seguros da atualidade. Ele atua através de uma reação conhecida como fototermólise, por meio da cauterização dos pelos.
A onda de luz produzida pelo Laser se transforma em energia térmica, atingindo e danificando a raiz dos pelos. Como resultado, o bulbo capilar é danificado, fazendo com que os pelos não cresçam mais.
Em outras palavras, é como se o pelo atuasse como o pavio de uma pólvora. O Laser é atraído pela melanina, pigmento escuro do pelo, e o calor gerado faz com que haja a cauterização da raiz.
O fato de que ocorre a atração do Laser pela melanina explica o porquê determinadas características do paciente possam interferir na resposta ao tratamento.
Para uma melhor compreensão, quanto mais Melanina o pelo tiver, mais ele irá captar a energia do Laser e consequentemente, será removido de forma mais rápida.
Assim, podemos dizer que quanto mais grosso e escuro os pelos, mais fácil é o tratamento. Além disso, quanto mais clara estiver a pele do paciente na sessão, maior é a penetração e eficiência do Laser na remoção dos pelos. Desta forma, podemos dizer que quanto maior o contraste da cor do pelo em relação a pele, melhor.
Vale lembrar, que em um país com alta miscigenação como o nosso, é importante salientar que a tecnologia dos equipamentos tem grande importância e faz diferença na eficiência e segurança.
O Light Sheer, aparelho que trabalhamos é aprovado para tratar pacientes de pele negra e bronzeada. A preparação da pele pelo médico também é importante neste processo. Normalmente são prescritos cremes de clareamento da pele à base de hidroquinona.
Se faz necessário repetir mensalmente as sessões para que possamos atuar em fases distintas de crescimento dos pelos. Desta forma, ao longo das sessões, o paciente observa uma eliminação progressiva dos pelos da área tratada.
Depilação a laser – Dr. Szerman explica:
Depilação a Laser resultados primeira sessão?
A maioria das pessoas já observam uma redução de 10 a 15% dos pelos desde a primeira sessão. Esse resultado ocorre dentro de 15 a 20 dias do primeiro tratamento.
É importante lembrar que para um tratamento completo de Depilação a Laser a mulher necessita, em média, de 8 sessões e o homem, aproximadamente 10 sessões.
A Depilação a Laser faz mal ou tem algum efeito adverso ?
A Depilação a Laser não faz mal à saúde, sendo este um dos mitos que é importante desmistificar. Mas, ele pode sim ter efeitos colaterais.
É importante lembrar que Laser é luz e não radiação eletromagnética, como um raio X, por exemplo. Essa característica já traz muita segurança ao tratamento, mas, nem por isso, ele é isento de riscos.
Os efeitos colaterais mais indesejados de qualquer Laser são as queimaduras.
Essas podem ser prevenidas com a preparação adequada da pele, através do clareamento com ácidos ou hidroquinona durante todo o tratamento. Na verdade, esse é um protocolo internacional de tratamento, altamente recomendado.
Além disso, o uso de Lasers com tecnologia de resfriamento minimiza as chances desses efeitos colaterais. Esse é o caso do Laser Light Sheer, que tem uma ponteira de cristal saphira gelada na temperatura de 4 graus Celsius, protegendo a pele do calor gerado pelo Laser.
Após a sessão de Depilação a Laser é normal e até desejável que haja uma certa vermelhidão e uma discreta inflamação ao redor do pelo.
Além disso, pode ocorrer a carbonização do pelo, que nada mais é quando ele fica estourado em cima da pele. Isso é o que chamamos na dermatologia de eritema e edema perifolicular. Esses efeitos são normais e até positivos, demonstrando que os pelos foram efetivamente atingidos pelo Laser.
A Depilação a Laser na virilha tem bom resultado?
Sim, tem ótimos resultados. Isso porque a virilha possui pelos mais escuros e mais grossos do que a maioria das outras regiões do nosso corpo.
Entendendo como funciona o tratamento, podemos dizer que uma das áreas mais feitas e com melhor resultado na Depilação a Laser é a virilha.
Outras áreas também têm grande procura e excelentes resultados, tais como axila, perna, rosto, tórax, abdome, costas dentre outras .
Depilação a Laser antes e depois?
A Depilação a Laser é aprovada pelo conselho americano de saúde (F.D.A) com até 89% de redução dos pelos no caso do Laser de Diodo Light Sheer. Sendo assim, a Depilação a Laser também é conhecida como depilação permanente ou depilação definitiva.
Vale lembrar que, ao longo da vida, as pessoas podem produzir ou perder pelos e por isso podem ser necessárias sessões de reforço.
O resultado final sempre depende de fatores individuais de cada pessoa, além do profissional que fará o tratamento e o equipamento usado.
De uma forma geral, sendo o tratamento feito de forma adequada o paciente espera uma imensa eliminação dos pelos, melhora da foliculite, irritação e melhora da qualidade da pele. Veja a seguir algumas imagens do antes e depois de depilação a laser:
Como funciona a Depilação a Laser na virilha?
O resultado da Depilação a Laser na virilha é muito gratificante, já que esta área apresenta as melhores características para se ter um bom resultado.
Normalmente, a virilha apresenta pelo mais escuros e grossos, e com isto também aparecem mais os problemas de foliculite e escurecimento da área. Desta forma, o resultado é bastante interessante .
Depilação a Laser quanto custa
O valor médio de um tratamento de Depilação a Laser pode variar entre R$1.500 até R$10.000.
Os valores dependem de vários fatores, sendo os principais deles o profissional que aplica o Laser e o tipo de equipamento usado. O número de sessões previstas e a extensão das áreas a serem realizadas também interferem no valor final.
Por fim, é importante lembrar que a segurança do procedimento deve estar sempre em primeiro lugar. Por isso, as clínicas dermatológicas são as mais indicadas na Depilação a Laser.
É muito importante que você procure uma clínica experiente e que tenha confiança no profissional responsável pelo seu tratamento, para que seja o mais eficiente e seguro possível.
Veja também os artigos mais recentes:
A depilação a laser é definitiva?