As manchas escuras na pele, mais conhecidas como Melasma, é um problema que ocorre com mais frequência do que se imagina e acaba prejudicando a autoestima de homens e mulheres. Tanto que muitos com esse problema de pele vivem buscando meios de como tirar melasma do rosto.
Apesar de não haver cura para o melasma, existem métodos que ajudam a suavizar essas manchas. Entenda melhor o que é, como tirar melasma do rosto rapidamente e quais os tratamentos mais eficazes nesse caso.
O que é Melasma?
O Melasma consiste em um problema de pele caracterizado por manchas escuras na pele. Essas manchas aparecem normalmente em regiões expostas ao sol como a pele do rosto, mas também podem surgir em outras partes do corpo.
Os raios ultravioletas são a principal causa do escurecimento da pele, mas outras luzes como de celular ou computador podem contribuir para o escurecimento das manchas.
Os hormônios também estão relacionados ao aparecimento do Melasma, assim como a gravidez, o uso de anticoncepcional oral e a disfunção da glândula tireoide. Desta forma, podemos observar uma incidência maior da doença no sexo feminino.
O que faz piorar o melasma?
No geral, existem algumas condições e fatores que podem piorar o Melasma e induzem as pessoas a buscar por formas de tirar melasma do rosto, tais como:
- Exposição ao sol de forma excessiva e sem proteção contra os raios-UV.
- Exposição excessiva a luzes artificiais como lâmpadas, celulares, computadores, tablets e luzes LEDs.
- Não usar protetor solar ou fazer o uso incorreto não retocando o produto ao longo do dia.
- Exposição ao calor como uso de secadores muito quentes, proximidade a forno quente e outras situações que expõem a pele a altas temperaturas.
- Procedimentos locais intensos.
- Alterações hormonais como uso de anticoncepcionais ou mesmo a gravidez.
- Estresse.
Qual o melhor produto para tirar melasma?
Existem diversos remédios e receitas caseiras na internet que prometem ensinar como tirar melasma do rosto. No entanto essas receitas podem acabar piorando o problema e não são eficazes.
O mais recomendado é procurar um profissional dermatologista para avaliar o problema de forma individualizada e indicar o melhor tratamento para o caso específico.
Existem inúmeros produtos que podem ser usados no tratamento para o Melasma. Porém, o que percebemos é que estes produtos acabam por serem usados complementando os procedimentos que são mais eficientes.
Como tirar melasma do rosto?
Como o Melasma não tem cura, dizer que tem como tirar melasma do rosto seria um erro. Mas,há diversos métodos que podem clarear, suavizar e deixar manchas na pele quase que imperceptíveis. Veja abaixo algumas delas:
Cremes clareadores para tratar Melasma
Existem alguns cremes dermatológicos para Melasma que oferecem bons resultados no tratamento de melasma. Principalmente os que contém em sua composição alguns componentes como:
- Hidroquinona
- Retinoides (Tretinoína, Adapaleno e Tazaroteno)
- Corticóide tópico
- Ácido Azeláico
- Ácido Kójico
- Ácido Glicólico
- Ácido Salicílico
Mas atenção! É importante seguir um tratamento correto com quantidade e uso em tempo recomendado por um dermatologista. Sobretudo porque alguns cremes quando usados em excesso podem causar irritações, descamações, coceira, entre outras reações adversas na pele e prejudicar ao invés de ajudar no tratamento de melasma.
Desta forma, a rotina de skincare deve ser planejada de forma adequada.
Tratamentos estéticos para tratar Melasma
Alguns tratamentos estéticos oferecem resultados mais rápidos e melhores que os cremes e também são indicados no tratamento de Melasma já que agem na camada superficial da pele. Entre os mais recomendados, estão:
- Peeling químico – Feitos com substancias em concentrações maiores que os cremes e ativados para remover a camada mais superficial da pele tratando tanto melasma leve como o mais profundo. Os peelings mais eficientes são de uso exclusivo médico e são os procedimentos mais seguros. Devemos ter atenção para a marca do produto que será usado.
- Microdermoabrasão – ou peeling de cristal, é um peeling que esfolia e remove a camada superficial da pele renovando seu aspecto. Pode ser usado como um coadjuvante na ação dos peelings químicos, e desta forma, podem ser feitos antes da aplicação do mesmo.
- Microagulhamento – é feito através de microagulhas que perfuram a pele estimulando o colágeno e a circulação do sangue auxiliando na suavização das manchas, rugas e flacidez. Porém, já e considerado um método mais profundo e com um risco maior dos que os citados acima.
Dependendo do tratamento escolhido podem ser necessárias mais sessões ou menos.
Como tirar manchas do rosto – Tratamento a laser
Entre as opções já citadas, o tratamento que oferece os melhores resultados para quem deseja saber como tirar melasma do rosto é o tratamento a laser.
Nesse tratamento, libera-se ondas de calor que atinge as camadas mais profundas da pele destruindo o pigmento de melanina, sem provocar queimaduras. Devido a sua eficácia, o tratamento a laser para melasma é o mais indicado para manchas profundas.
O laser de Co2 Deca Toucht é o laser mais indicado para tratar Melasma, manchas de sol, mancha pós inflamatória, dentre outras.
A tecnologia pode ser usada em associação ao peeling, tornando o objetivo mais fácil de clarear manchas no rosto como citado anteriormente.
O que causa melasma?
Ainda não é possível definir todas as causas do melasma, mas as principais são: genética, sol, gravidez e o uso de pílula anticoncepcional. Os principais sintomas do melasma são:
- manchas escuras ou marrons que começam a surgir no rosto. Principalmente na maçã, testa e nariz.
Além disso o melasma pode ocorrer em outros locais do corpo, aparecendo geralmente no pescoço, no braço e nas pernas.
As manchas tipo melasma não possuem um formato regular, mas são bem definidos nos dois lados do corpo.
Quais são as classificações do Melasma?
O melasma pode ser classificado como: dérmico, epidérmico ou misto.
Para saber como tirar melasma do rosto é fundamental saber a sua profundidade na pele.
O melasma epidérmico ocorre quando a formação da melanina extra se deposita apenas na epiderme. Ou seja na primeira camada da pele.
Outra classificação do melasma é o melasma dérmico, a derme é uma camada mais profunda da sua pele. Essa camada está localizada abaixo da epiderme e acima da hipoderme. O melasma dérmico é um pouco mais difícil de ser tratado, por isso.
A última classificação do melasma, é o melasma misto, esse tipo ocorre quando o melasma acontece na epiderme e na derme. Ou seja, acomete as duas camadas da pele, uma profunda e uma superficial.
Quais são os fatores de risco
Existem vários fatores que podem elevar o risco de uma pessoa vir a ter melasma e, então buscar meios de eliminar melasma do rosto. Entre os principais, podemos citar:
- Gênero – Mulheres tem maior propensão a apresentar melasma que homens
- Altas temperaturas – A exposição a altas temperaturas pode aumentar o risco
- Gestantes – Alterações hormonais comuns durante a gestação também favorecem o surgimento de melasma
- Pele escura – pele mais escura são mais propensas a contrair melasma por apresentar uma quantidade maior de melanócitos ativos.
- Histórico familiar – algum familiar direito que já tenha tido melasma também é um sinal de alerta
Outros fatores que podem contribuir para o melasma segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia são:
- hormônio típicos da gravidez: Alguns estudos apontam que a ação de alguns hormônios na gravidez estimulam o hormônio melanotrófico, que estimulam a pigmentação da pele.
Quando o melasma acontece na gravidez ele é chamado de cloasma gravídico. Essa condição acontece principalmente por causa do aumento da concentração dos hormônios estrogênio e progesterona na mulher grávida.
Outra condição capaz de causa melasma é a pílula anticoncepcional. Algumas mulheres relatam que as manchas amarronzadas, ou seja, o melasma surgiram após tomarem a pílula. Como tirar melasma do rosto – continue lendo!
Antes de tomarem a pílula anticoncepcional, elas não tinham a pele manchada. Por isso é importante que o médico prescreva a pílula anticoncepcional para mulher.
Tomar a pílula sem recomendação médica é arriscado e pode comprometer a integridade da sua pele, como no caso das manchas tipo melasma.
Cuidados com a pele: Proteção solar
Sabia que a exposição solar sem nenhum tipo de proteção está envolvida no surgimento do melasma? Exato.
Como tirar melasma do rosto – protetor solar é o primeiro passo!
Ainda não sabemos a causa do melasma, mas sabemos que o excesso de raios solares pode aumentar a produção da melanina na pele e consequentemente piorar a manchas tipo melasma. Por isso utilize protetor solar no rosto.
Pílula anticoncepcional causa melasma?
A pílula anticoncepcional pode influenciar o corpo da mulher como um todo e não exclusivamente acarretar O melasma. É por isso que a pílula deve ser sempre indicada por um médico ginecologista.
Nós sabemos que os efeitos colaterais do anticoncepcional, são os problemas na pele, inclusive o melasma.
Por isso nunca tome anticoncepcional por conta própria e sem uma recomendação médica. Você deve tomar as dosagens indicadas e usar o medicamento recomendado por um especialista.
Luz e melasma
A luz também pode ser um dos fatores desencadeantes do melasma no rosto, assim como outras doenças de pele também podem sofrer interferência da luz.
Melasma na gravidez
O melasma na gravidez chama-se cloasma gravídico. Esse melasma é causado pelo aumento da progesterona e do estrogênio na mulher grávida, como falamos anteriormente.
Esses dois hormônios recebem ajuda do melanotrófico. Os melanotróficos são responsáveis por ativar ou aumentar a produção de melanina no corpo. Esse mecanismo acaba desencadeando o melasma no rosto.
No caso do melasma na gravidez é possível notar algumas manchas escuras nas bochechas, nos olhos e escurecimento de outras regiões como: linha alba (barriga).
Saiba que o corpo da mulher grávida possui uma maior tendência as manchas nas seguintes regiões:
- axila
- virilha
- região mamária
- auréola
- Barriga (linha alba)
Também ocorre aumento de manchas e pintas no corpo da mulher como um todo. As alterações hormonais ocorrem geralmente após alguns meses dela descobrir a gravidez, mas posteriormente as manchas tendem a diminuir.
Os médicos dermatologistas recomendam sempre o uso de protetor solar para as grávidas. Por isso, passe sempre o protetor solar e reaplique quando for necessário, principalmente após o terceiro trimestre de gestação.
Seu dermatologista também pode recomendar o uso de vitamina C tópica, mas se você tiver melasma no rosto procure um especialista para tratamento de melasma.
Melasma em homens e mulheres
O melasma é mais comum nas mulheres, porém pode surgir em homens. Embora seja muito pequena a incidência em homens, ainda acontece. O sexo masculino representa 10% dos casos de melasma.
E alguns fatores associados com melasma nos homens, são geralmente os fatores genéticos, exposição solar em excesso e exposição a luz visível.
Todos os fatores acima também são comuns nas mulheres. Por isso independente do sexo passe o protetor solar, esse é um mecanismo eficiente de prevenção contra o melasma no rosto e no corpo. Também pode evitar a piora da sua mancha.
Quando se trata de fatores hormonais no melasma, é difícil prevenir ou controlar. Como, por exemplo no caso da gravidez, por isso trate com profissional experiente nos tratamentos para melasma, principalmente se você desconfia de fatores hormonais.
Tratamento a laser melasma antes e depois
Veja a seguir a foto de antes e depois do tratamento de melas com laser e comprove por sí mesmo a eficácia desse procedimento:
Dúvidas frequentes sobre Melasma
Melasma tem cura?
Mito! Melasma é um tipo de mancha na qual o paciente apresenta uma tendência a produzir e acumular melanina (pigmento escuro) de forma descontrolada na pele. Diversos fatores ambientais podem estimular essa produção. Desta forma, o tratamento do Melasma tem por objetivo clarear e controlar esta situação.
Toda mulher gestante que produz mancha tem Melasma?
Não é verdade. A gestação é um período em que ocorrem alterações hormonais mais profundas e que fazem com que a mulher tenha uma maior tendência a escurecer determinadas áreas. Ao término da gestação, a grande maioria das mulheres reverte esta situação.
O Melasma acomete mais as mulheres?
Sim, é verdade. Apesar da doença acometer também homens, a sua prevalência em mulher é muito maior. Esta relação é explicada por conta do hormônios femininos que fazem interferência na produção de melanina.
O Melasma está relacionado a componente genético?
É verdade. Algumas pessoas possuem uma tendência genética a ter Melasma, e por isto observamos com certa frequência pessoas da mesma família tendo este problema. Vale lembrar que fatores ambientais irão interagir com esta tendência e provocar o desenvolvimento da mesma.
O melasma tem forte relação com a exposição solar?
Sim. O paciente que tem Melasma protege a área de forma bastante eficiente, já que a rdiaçao solar aumenta de forma significativa a produção de manchas. Existem também outros fatores como o calor , a luz branca, dentre outros.
Alguns tratamentos são eficientes para ter como tirar melasma do rosto?
De uma forma geral, a tendência associada a fatores ambientais, fazem com que a produção da mancha ocorra de forma individual em cada paciente. Os cuidados e o tratamento são contínuos para o controle da doença. Alguns tratamentos mostram ao longo do tempo um efeito pequeno sobre a mancha. Porém existem tratamentos mais específicos muito eficientes como alguns tipos de Peelings e o laser fracionado Deca toucht (laser frio) que oferecem excelentes resultados de clareamento e controle da mancha. Desta forma , o paciente volta a ter satisfação pessoal com a sua pele.
Agora você já sabe que não tem como tirar melasma do rosto em definitivo, mas que existem meios de tratar o problema da forma correta. Então, procure um profissional e comece já o tratamento mais indicado para o seu caso!