O conceito de beleza do Século XXI têm influências de civilizações da Grécia Antiga. O que pode ser considerado belo? Se você já pensou nessa pergunta, saiba que a mesma fazia parte dos questionamentos e reflexões dos filósofos da Grécia Antiga.
Ainda sobre o conceito de beleza existe a tentativa de alcançar o entendimento sobre a estética e a beleza das coisas, alguns pensadores também buscavam conceituar de forma clara seu significado. A Clínica de Pele | Dr.Szerman retoma um pouco da história da cultura ocidental e mostra como ela se cruza com as noções sobre estética e beleza nos dias de hoje. Confira!
Quem Somos?
O Dr. Waldemar H. Szerman é dermatologista e uma referência no Rio de Janeiro quando se trata de cuidados com a pele. Com mais de meio século de atuação na dermatologia, formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o Dr. Szerman possui uma carreira sólida e respeitada, tendo sido ex-chefe do serviço de dermatologia da aeronáutica.
Em 1969, fundou a Clínica de Pele, unindo sua vasta experiência médica à tecnologia de ponta para oferecer tratamentos dermatológicos com excelência no Rio de Janeiro. Desde então, a clínica se tornou sinônimo de tradição, inovação e confiança, sendo reconhecida como uma das melhores do estado.
Na Clínica de Pele, todos os procedimentos são realizados exclusivamente por médicos, com formação especializada em instituições reconhecidas.
Acreditamos que os melhores resultados vêm da união entre ética, produtos de alta qualidade, capacitação técnica e experiência dos profissionais que irão realizar o tratamento.
Em tempos em que os procedimentos estéticos têm sido amplamente banalizados, reforçamos nosso compromisso com a segurança, o conhecimento médico e a ética profissional.
Os Drs. Guilherme Szerman e Ronaldo Szerman são médicos com mais de 20 anos de experiência, formados pela conceituada Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), consistentemente reconhecida entre as melhores faculdades de medicina do Brasil.
Somos uma clínica dermatológica no Rio de Janeiro, com mais de 50 anos de tradição e certamente uma das melhores nesse tratamento.
Teremos um imenso prazer em atendê-lo!
Conceito de beleza vem do Grego
Para refletir sobre o conceito de beleza, retomamos a concepção de belo na filosofia grega. Os gregos entendiam que o equilíbrio das formas, pensado de uma maneira matemática, era sinônimo de perfeição e seria considerado algo esteticamente belo.
O belo se tornava uma questão para Aristóteles, Platão, Sócrates e outros pensadores, que entendiam que a vida e arte eram regidas pelo:
- Equilíbrio
- Simetria
- Harmonia
- Proporcionalidade
Agende agora uma sessão, fale por WhatsApp com a Clínica de Pele – Clique Aqui.
Esse conceito de beleza até hoje regem as noções sobre o tema. A arte era uma das maneiras de representação desse imaginário que se criava sobre a beleza na Grécia Antiga. As famosas pinturas gregas e a arte cerâmica indicavam essa preocupação com a forma.
A escultura grega Vênus de Milo, representava o conceito de beleza clássico (proporção áurea)
Proporção áurea
A Proporção áurea definiria a forma exata do belo, do conceito de beleza. O conceito clássico criado pelos gregos, representa de forma numérica o que eles consideravam ser figuras harmoniosas. A conta era simples e o valor era de aproximadamente 1.6180. Esse número era obtido quando o resultado da divisão de A por B seja igual ao resultado da divisão da linha inteira (A+B) pela parte maior (A).
A proporção áurea pode ser encontrada em diferentes elementos na natureza e indicava para os gregos quanto uma pessoa era bela, o quanto seu conceito de beleza era superior.
Essa forma clássica de perceber o conceito de beleza aparece nas questões estéticas no período Renascentista entre meados do século XIV e o fim do século XVI. Naquele momento, o padrão estético greco-romano voltava a definir a construção do humano, que se tornava cada vez mais uma figura bela, boa, poderosa e objeto de estudo da época.
Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci (1452 – 1519), representa o ideal clássico do equilíbrio, da beleza, da harmonia e da perfeição das proporções do corpo humano.
Não há só uma concepção do que é belo
No livro A história da Beleza (2004), o autor Umberto Eco fala sobre os percursos do significado do conceito de beleza na história da arte no ocidente. Nas passagens de sua obra, o autor pontua que as influências culturais e transformações da sociedade são fatores que alteraram a noção de belo.
Durante o Romantismo
No período do Romantismo, os padrões clássicos do que é beleza foram rompidos e o indivíduo tinha mais liberdade para criar e expressar a sua arte. Já nos estilos artísticos que apareciam na Arte Moderna (cubismo, impressionismo, futurismo…), as expressões artísticas do belo, do que é se sentir bem consigo mesmo, se destacavam ainda mais de concepções anteriores e os artistas procuraram novas formas de expressão nas cores e formas.
Ainda para Umberto Eco, o senso estético pode ser entendido como construções históricas que criaram preconceitos. Como exemplo, o autor fala sobre às Bruxas, que foram perseguidas pelo motivo de serem consideradas feias, com aspecto desagradáveis. As bruxas eram entendidas como inimigas a serem combatidas, porque tudo que era feio, as pessoas não deveriam gostar. Por muitos anos, o belo e o bem foram associados.
A beleza está nos olhos de quem vê?
Para outros autores que discutiam essa problemática, como David Hume, a beleza se encontrava nas condições de recepção do sujeito. O filósofo escocês empirista acreditava que a experiência das pessoas determinavam como elas entendiam a beleza. Partindo dessa ideia, cada cultura, cada povo, cada contexto, cada vivência é diferente, assim, o conceito de belo pode variar, inclusive para a saúde física.
O filósofo ainda concluiu que a beleza não é uma qualidade das próprias coisas. Ela existe apenas no espírito que as contempla e cada espírito percebe uma beleza diferente.
Por fim, observando esse olhar de Hume, podemos considerar que não existe uma beleza única. Na atualidade, ainda que seja um desafio olhar o belo por uma ótica plural, cada vez mais existem questionamentos acerca desse tema.
Para você, o que é belo? Deixe um comentário! Conheça também nossa Clínica de Dermatologia em Copacabana Rio de Janeiro e no Centro. Dúvidas? entre em contato conosco clicando aqui: WhatsApp!