Sim. Qualquer método que visa tratar ou arrancar o pelo pode gerar em intensidades variáveis de sensação de desconforto.
A depilação a laser é um método cada vez mais popular para se livrar dos pelos indesejados. Mas, antes de optar por esse procedimento, é importante saber se ele realmente funciona e, principalmente, entender se existe alguma dor que possa levar dúvida à qualidade do procedimento.
Como é a dor da depilação a laser?
A dor é muito individual. A sensação relatada pela maioria dos pacientes seria de uma picadinha.
Felizmente, para a imensa maioria dos pacientes os tratamentos a laser são muito bem tolerados, e ainda assim temos alguns segredinhos para gerar mais conforto ao paciente no procedimento.
O desconforto não se torna um impeditivo para que o paciente continue o tratamento, que por si só gera um grande benefício.
O que dói mais a cera ou laser?
A grande maioria dos pacientes consideram o lazer mais confortável. Temos um maior controle em controlar o desconforto do laser. Podemos fazer pomada anestésica e compressa de gelo.
O laser ainda tem uma grande vantagem de oferecer um resultado e economia a longo prazo, além de tratar vários problemas relacionados aos métodos tradicionais.
O que causa a dor?
É importante entendermos como o laser age na eliminação dos pelos. O processo se dá por cauterização das células germinativas do bulbo capilar, que são responsáveis pelo crescimento do pelo.
Neste vídeo de 3 minutos explicamos quais são as reações do tratamento:
A Melanina do pelo atrai o laser, este percorre a haste do pelo até o bulbo capilar. Neste processo, ocorre algum grau de desconforto, já que existem terminações nervosas na pele através da qual o laser irá transmitir uma sensação de calor.
Quais fatores interferem na dor?
Três basicamente. A experiência do profissional, o tipo de equipamento usado e a sensibilidade individual de cada paciente.
Como amenizar a dor da depilação a laser?
No consultório fazemos a preparação do paciente com pomada anestésica e gelo local.
Trabalhamos com o Laser LightSheer, que já tem uma ponteira resfriada para gerar conforto e segurança extra.
Ainda temos possibilidade de usar anestésico de uso médico que é mais forte, além de equipamento que gera jato de ar frio.
Qual a depilação a laser menos dolorida?
Não temos uma resposta exata para esta pergunta. O desconforto está atrelado a experiência do profissional e a tecnologia do equipamento usado. Dependendo da potência, o procedimento pode doer mais ou menos.
Existem equipamentos mais fracos, que podem doer menos, mas que por outro lado são pouco eficientes.
Por outro lado, equipamento como o Light Sheer que tem a ponteira resfriada, auxilia no controle da dor e gera mais segurança, mesmo sendo um equipamento mais forte e eficiente.
Sem sombra de dúvida vale muito a pena procurar um bom médico, que trabalhe com equipamento moderno para fazer o tratamento de depilação a laser.