Qual é o melhor tratamento para o seu caso?

Clínica de Pele
CRM 5276961-4

(21) 3005-3193

Depilação a laser dói?

depilação a laser dói rio de janeiro rj

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO:

Sim. Qualquer método que visa tratar ou arrancar o pelo pode gerar em intensidades variáveis de sensação de desconforto, ou seja, depilação a laser dói. 

A depilação a laser é um método cada vez mais popular para se livrar dos pelos indesejados. Mas, antes de optar por esse procedimento, é importante saber se ele realmente funciona e, principalmente, entender se existe alguma dor que possa levar dúvida à qualidade do procedimento.

Como é a dor da depilação a laser?

A dor é muito individual. A sensação relatada pela maioria dos pacientes seria de uma picadinha. 

Felizmente, para a imensa maioria dos pacientes os tratamentos a laser são muito bem tolerados, e ainda assim temos alguns segredinhos para gerar mais conforto ao paciente no procedimento ao querer saber se depilação a laser dói.

O desconforto não se torna um impeditivo para que o paciente continue o tratamento, que por si só gera um grande benefício. 

depilação a laser dói
O procedimento de depilação a laser não costuma causar dor aos pacientes.

O que dói mais a cera ou laser?

A grande maioria dos pacientes consideram o lazer mais confortável. Temos um maior controle em controlar o desconforto do laser. Podemos fazer pomada anestésica e compressa de gelo. 

O laser ainda tem uma grande vantagem de oferecer um resultado e economia a longo prazo, além de tratar vários problemas relacionados aos métodos tradicionais em saber se depilação a laser dói. 

O que causa a dor?

É importante entendermos como o laser age na eliminação dos pelos. O processo se dá por cauterização das células germinativas do bulbo capilar, que são responsáveis pelo crescimento do pelo. 

Neste vídeo de 3 minutos explicamos quais são as reações do tratamento:

A Melanina do pelo atrai o laser, este percorre a haste do pelo até o bulbo capilar. Neste processo, ocorre algum grau de desconforto, já que existem terminações nervosas na pele através da qual o laser irá transmitir uma sensação de calor. 

Quanto dói a depilação a laser?

Embora muitos centros proclamem aos quatro ventos que a depilação a laser é completamente indolor, isso não é inteiramente verdade. Geralmente, a maioria dos pacientes sente um leve formigamento na pele, uma pequena picada ou leve beliscão ao querer saber se depilação a laser dói. No entanto, a intensidade dessas sensações depende do limiar e da tolerância à dor de cada um.

Por esse motivo, há pessoas que não sentem nenhum desconforto em nenhuma parte do corpo, enquanto outras percebem um leve desconforto. No entanto, em qualquer um dos casos, é totalmente suportável e não interfere na execução da sessão.

Quais áreas são mais dolorosas?

A intensidade da dor também depende da área do corpo onde o laser é realizado. Os que causam mais desconforto nos pacientes são a virilha, axilas e genitais . A principal razão é a presença de um maior número de terminações nervosas. Felizmente, em comparação com outras partes do corpo, essas áreas cobrem uma pequena área, então o desconforto dura apenas alguns minutos.

Dói o mesmo em mulheres e homens?

Sentir dor durante a depilação a laser não é influenciado pelo sexo do paciente. Como mencionamos, está na tolerância de cada um. Além disso, também pode ser afetada pelo tipo de pele. Em outras palavras, a pele com abundância de pelos de pigmentação escura é mais propensa a sentir desconforto porque a quantidade de melanina que o laser atrai é maior. Apesar disso, há um lado positivo. E é que, o tratamento é muito mais eficaz, então o número de sessões necessárias para que o cabelo desapareça completamente é menor que o de uma pessoa com cabelos mais claros.

Quais fatores interferem na dor? 

Três basicamente. A experiência do profissional, o tipo de equipamento usado e a sensibilidade individual de cada paciente.

Como amenizar a dor da depilação a laser?

No consultório fazemos a preparação do paciente com pomada anestésica e gelo local. 

Trabalhamos com o Laser LightSheer, que já tem uma ponteira resfriada para gerar conforto e segurança extra. 

Ainda temos possibilidade de usar anestésico de uso médico que é mais forte, além de equipamento que gera jato de ar frio. 

Qual a depilação a laser menos dolorida? 

Não temos uma resposta exata para esta pergunta. O desconforto está atrelado a experiência do profissional e a tecnologia do equipamento usado. Dependendo da potência, o procedimento pode doer mais ou menos. 

Existem equipamentos mais fracos, que podem doer menos, mas que por outro lado são pouco eficientes. 

Por outro lado, equipamento como o Light Sheer que tem a ponteira resfriada, auxilia no controle da dor e gera mais segurança, mesmo sendo um equipamento mais forte e eficiente. 

Sem sombra de dúvida vale muito a pena procurar um bom médico, que trabalhe com equipamento moderno para fazer o tratamento de depilação a laser.

Consulte sempre o site da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia)

Você também pode gostar destes conteúdos

Descubra o tratamento mais indicado para você

Faça o nosso TESTE ON-LINE e descubra o tratamento mais indicado para o seu caso, valores e formas de pagamento!

Duração: 1 minuto

Fale no WhatsApp
Fale no WhatsApp
Escanear o código
Olá 👋
Como podemos te ajudar?