Laser de CO2 fracionado: conheça os benefícios do Laser na pele

Escute o áudio do tratamento | Dr. Szerman explica em 3 minutos

 

O primeiro Laser de CO2 foi criado em 1964, por Kumar Patel da Bell Labs e desde então é considerado o Laser de onda contínua de maior potência entre todos os Lasers e o que oferece os melhores resultados para os tratamentos que visam o rejuvenescimento da pele.

O Laser de CO2 possui diversas aplicações na dermatologia, mas é principalmente indicado para tratar: cicatrizes de acne, estrias, flacidez, manchas e melasma.

Nessa matéria explicaremos como a tecnologia evoluiu de um Laser CO2 não fracionado (1964), para o Laser CO2 fracionado (2004). E como chegou até o moderno Laser de CO2 fracionado e pulsado, considerado hoje o padrão-ouro nos tratamentos da pele. Confira, pois vale a pena!

 

Quanto custa uma sessão de laser co2? - Laser de CO2 Fracionado

O que é um Laser de CO2?

O Laser de CO2 é um Laser a gás e é considerado o padrão-ouro nos tratamento de pele há mais de 30 anos, baseado na literatura médica e em estudos comparativos anualmente.

Laser (light amplification by stimulated emission of radiation) é a amplificação da luz através da emissão estimulada da radiação. O Laser foi inicialmente descrito como um conceito teórico por Albert Einstein em 1917.

O Laser é um dispositivo que produz radiação eletromagnética com características muito especiais: ela é monocromática (possui comprimento de onda muito bem definido), coerente (todos os fótons que compõem o feixe emitido estão em fase) e colimada (propaga-se como um feixe de ondas praticamente paralelas).

 

O que é fundamental você saber?

Quando pensamos em Laser de CO2 o primeiro passo é entendermos que o calor é o maior estímulo para a produção de novo colágeno e isso é desejado nos tratamentos de cicatrizes de acne, estrias e flacidez.

Por outro lado, manchas e melasma devem ter seus pigmentos destruídos com o mínimo de calor possível, pois o aquecimento da pele pode provocar o efeito rebote.

Resumidamente eu poderia dizer que o melhor Laser de CO2 é aquele que conseguir entregar com segurança o máximo de calor na pele quando desejamos produzir colágeno e o mínimo de calor possível quando queremos tratar manchas e melasma. Explica o Dr. Guilherme Szerman que possui mais de 20 anos de experiência e milhares de pacientes atendidos em seu consultório (Clínica de Pele).

 

Histórico do Laser de CO2

O primeiro Laser de uso médico foi criado em 1960 pelo dermatologista Dr. Leon Goldman da Hughes Aircraft Company. O Laser de CO2 é um Laser a gás e foi criado em 1964 pelo engenheiro elétrico Kumar Patel, da Bell Labs.

 

Veja o histórico dos Lasers e sua evolução abaixo:

  • Laser CO2 Não fracionados (1980):

Foram os primeiros Lasers de CO2 utilizados, sem mecanismos de proteção da pele. Rejuvenescem por queimadura, agredindo extremamente a pele.

  • Laser CO2 Fracionados (2004):

Foi a segunda geração dos Lasers de CO2, oferece uma proteção inicial da pele. Rejuvenescem por queimadura, agredindo menos a pele. A queimadura se dá em pequenas frações e não na pele inteira atingida pelo Laser.

Trata-se da mais nova geração de Laser de CO2, oferecendo proteção máxima a pele. Rejuvenesce através do calor controlado (melhor estímulo de colágeno) e não por queimadura. Também é aprovado no tratamento das manchas e do melasma. Pois, pode ser calibrado para não gerar nenhum calor na pele e evitar o rebote das manchas (Laser  frio).

 

Contato via WhatsApp Fale agora! (21) 98086-2370 

 

Diferenças entre o Laser não fracionado e o Laser fracionado

O Laser Fracionado surgiu como uma moderna opção ao Laser não fracionado (ablativo). Enquanto o Laser não fracionado (ablativo) promove uma queimadura integral da pele.

O Laser fracionado promove uma queimadura em pequenas frações (por isso o nome fracionado), com as seguintes vantagens:

  • menos dor
  • menor risco de infecção (pele sã recupera pele morta)
  • redução dos efeitos colaterais
  • melhor recuperação após o procedimentoQuanto custa uma sessão de laser co2?

Em resumo, um Laser fracionado funciona como se colocássemos uma tela quadriculada na frente dele e com isso evitamos que ele atinja toda a extensão da pele tratada.

A vantagem é que a pele sã, não atingida pelo Laser, está íntegra e auxilia na recuperação da pele que foi exposta ao Laser - Explica o Dr. Guilherme Szerman que trabalha com Lasers desde 2004.

O Laser de CO2 fracionado atinge apenas algumas frações da pele, deixando as outras regiões completamente íntegras, o que auxilia na cicatrização mais rápida da pele.

Diferenças entre o Laser (só) fracionado e o Laser fracionado & pulsado

Uma das principais vantagens do Laser de CO2 italiano Deka é que além de ser fracionado, o sistema  possui a tecnologia pulsada.

Através de um moderno sistema chamado SmartPulse esse Laser emite sucessivos pulsos de luz (de 1 à 5) na região da pele a ser tratada.

Os outros Laser de CO2 fracionados atingem a pele com toda sua energia de uma só vez , o Laser pulsado penetra de forma suave e gradual, protegendo a pele e entregando o calor de forma mais equilibrada e eficiente.

Veja a diferença de como fica a pele após o procedimento de um Laser apenas fracionado em comparação a um Laser fracionado e pulsado

Explicação do Dr. Szerman: Para o paciente entender melhor as diferença entres os Lasers de CO2 eu comparo o Laser não fracionado a uma chapa quente, o Laser fracionado a uma grelha e o Laser pulsado a um forno. Se eu desejo expor a pele dele ao calor para produzir novo colágeno, qual é a opção mais segura? O forno, certamente!

Vantagem

O Dr. Szerman explica a grande vantagem do Laser de CO2 fracionado e pulsado é que nele conseguimos entregar esse calor devagarinho, na temperatura e profundidade exata que desejo.

O Laser de CO2 fracionado e pulsado é recomendado nos tratamentos:

O aparelho é considerado uma referência no rejuvenescimento facial e corporal, pois atua através da emissão controlada de calor na pele. Entenda:

Quando queremos estimular a produção de pele nova queremos sempre produzir calor, pois o calor é o melhor estímulo para produzir pele nova (colágeno e elastina). Seja no tratamento das estrias, cicatrizes de acne, flacidez ou no rejuvenescimento. Isso porque o calor desencadeia um processo inflamatório controlado importante para a renovação da pele, traz firmeza e viço.

Já no tratamento a Laser para manchas de sol ou do melasma calibramos o Laser de forma a não produzir nenhum calor. Isso porque o calor ativa o processo inflamatório e o rebote das manchas, pois a pele do melasma tem mais vasos e é mais sensível . Esclarece o Dr. Guilherme Szerman, referenciado pela empresa italiana Deka no Brasil e com vários vídeos publicados na Europa. Assista:

 

 

Por que usar o Laser de CO2 DEKA?

O diferencial do Laser de CO2 Deka é possuir duas tecnologias (fracionada e pulsada) que protegem a pele gerando mais ou menos calor nas camadas mais profundas, diferentemente de outros Lasers, que machucam e provocam queimaduras superficiais.

Sendo assim, a calibragem correta do Laser para gerar ou não esse calor é fundamental no sucesso do tratamento e exige, além da tecnologia, muita experiência do médico.

 

Quanto custa uma sessão de laser co2?

Uma das principais características do Laser de CO2 Deka é o moderno sistema chamado SmartPulse, que emite sucessivos pulsos de luz (de 1 à 5) na região da pele a ser tratada. A luz emitida pelo aparelho é absorvida pela água, que se transforma em energia térmica com o aquecimento e ebulição dos líquidos intra e extracelulares.

Esse efeito aumenta a pressão intracelular pelos vapores e consequentemente a ruptura celular. Assim, o Laser de CO2 Deka estimula a produção de colágeno e elastina de forma controlada.

As vantagens do Laser são inúmeras e observadas durante o tratamento. Sua tecnologia avançada promove sessões bem toleradas pelos pacientes. Já que as frações do Laser atinge as camadas mais profundas da pele, sem causar muitas agressões, como a maioria dos outros Lasers de CO2. A pele saudável fica mais protegida, tornando a cicatrização mais rápida.

 

O Laser é indicado para o rejuvenescimento da pele

Em alguns procedimentos, o Laser de CO2 atua ao lado de um conjunto de peelings que potencializam seu resultado. Os peelings químicos como o melanesse, cosmelan e dermamelan penetram nas células e corrigem os erros do nosso DNA, promovendo a renovação celular e consequente rejuvenescimento da pele.

Sendo que nas primeira sessões, o Laser de CO2 Deka promove uma mudança no aspecto da pele, atendendo às necessidades do tratamento.

 

O Laser de CO2 pode ser usado no Melasma?

Sim, o Laser de CO2 frio Deka touch é recomendado para o melasma por não gerar calor e nem efeito rebote. Entendendo de maneira simples, o Laser de CO2 Deka pode ser absolutamente frio. Isso porque ele possui duas tecnologias de proteção (fracionado e pulsado).

Pode ser calibrado para entregar pulsos de forma muito lenta que não geram nenhum calor ao atingir as camadas profundas da pele. O Laser quebra os pigmentos de melanina (manchas) de forma física (mecânica). Pois isso promove um clareamento progressivo e eficaz da pele na grande maioria dos casos.

Para realizar um tratamento seguro é fundamental uma avaliação médica detalhada e específica da pele de cada paciente, de modo a se diferenciar o tipo de mancha que estamos tratando (senil ou melasma). Entendendo o quadro, o dermatologista irá avaliar a necessidade ou não do uso de Laser de CO2 frio como tratamento.

Dessa forma, quando as sessões de Laser fracionado são indicadas, geralmente é entendido que a hiperpigmentação da pele está localizada nas camadas mais profundas, com pigmentos mais escuros (melanina). Sendo necessárias não somente as aplicações de peeling superficiais, como também as sessões do Laser.

 

Por que utilizar o Laser de CO2 frio no melasma?

O Laser de CO2 DEKA é aprovado pelo F.D.A e ANVISA para o tratamento do melasma, pois pode ser calibrado para ser totalmente frio. Isso porque ele possui uma tecnologia chamada ‘’HighPulse’’ que emite o Laser em vários pulsos e protegem a pele do temido “efeito rebote” do melasma, sendo um dos poucos Lasers aprovados para tal tratamento.

Quanto custa uma sessão de laser co2?

É importante lembrar que há alguns anos não existia nenhum Laser de CO2 aprovado para tratar o melasma, pois todos geravam calor e processo inflamatório.

Os pacientes que têm tendência a manchas e melasma têm uma pele muito sensível. Se o Laser utilizado no tratamento gerar calor haverá certamente um aumento da produção de melanina (pigmento escuro) e o efeito rebote das manchas, explica o Dr. Guilherme Szerman da Clinica de Pele, que foi um dos pioneiros nos tratamentos a Laser no Brasil, desde 2002.

 

 

Como obter bons resultados nos tratamentos com o Laser de CO2?

O Dermatologista é responsável por identificar o melhor tratamento para o seu caso. Após a avaliação do médico, pesquise e tire suas dúvidas a respeito da clínica e do Laser que será utilizado: esse é o melhor caminho para os pacientes obterem um resultado seguro e eficaz para o tratamento desejado.

Outra atenção que o paciente deve ter, é ficar atento em conhecer o profissional que irá aplicar as sessões de Laser. Somente profissionais capacitados podem realizar esse tipo de procedimento, são eles: médicos experientes em medicina estética e/ou membros da Sociedade Brasileira de Dermatologia e/ou Laser.

Além das recomendações acima, ressaltamos a importância do paciente conhecer e entender as principais diferenças dos tipos e marcas de Laser existentes no mercado. As escolhas corretas são fundamentais para a segurança e obtenção dos melhores resultados no tratamento.

Nos tratamentos a Laser, é fundamental que associado ao uso do aparelho, o paciente evite a exposição ao sol. Isso porque o Laser, pode ser feito em peles morenas, tem uma melhor performance em peles mais claras, com menos pigmentação. É comum o dermatologista prescrever antes de qualquer procedimento a Laser. O uso de cremes clareadores à base de hidroquinona ou similares que tornam a pele mais permeável e preparada para receber o tratamento.

 

Sobre a nossa Clínica

A Clínica de Pele | Dr.Szerman tem mais de 50 anos de experiência clínica e mais de 20 anos em tratamentos e procedimentos com Laser. Com milhares de pacientes atendidos ao longo de muitos anos, o Dr. Szerman tem o orgulho de lecionar cursos de Laser para médicos iniciantes e ser referenciado na Europa pela empresa Deka Itália.

Saiba mais informações com os médicos da Clínica de Pele | Dr.Szerman e sobre os tratamentos com o Laser de CO2 no RJ, agende uma consulta clicando aqui.

 

F.A.Q Laser CO2 Fracionado e Pulsado

Quanto custa uma sessão de laser co2?

O valor do Laser de CO2 fracionado no Rio de Janeiro (RJ) varia de R$800 até R$2200 reais. Os preços das sessões de Laser CO2 dependem dos seguintes fatores: profissional que irá executar o procedimento, tecnologia do Laser (apenas fracionado ou fracionado + pulsado), tratamento escolhido (cicatriz de acne, estrias, flacidez, manchas, melasma, olheiras ou rejuvenescimento), tamanho da região (localizada ou extensa)

Quantas sessões de laser co2 são necessárias?

São necessárias em média de 4 a 6 sessões de Laser CO2, com intervalo de 30 dias.

Como fica o rosto depois do laser co2 fracionado?

Com o Laser de CO2 DEKA que utilizamos, sua pele sairá “rosada”e um pouco “edemaciada” porque conseguimos controlar a distribuição do calor nesse Laser.

Para que serve o laser de co2?

O Laser de co2 serve para o rejuvenescimento da pele. Quanto maior o calor gerado pelo Laser, MELHOR é o estímulo para a produção de colágeno. Quando o Laser é aplicado em manchas, calibramos o Laser para não gerar calor. O Laser de co2 fracionado e pulsado é um tratamento mais moderno e menos agressivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *