Confira nesse artigo algumas das principais perguntas sobre olheiras e esclareça suas dúvidas a respeito desse problema que afeta o bem estar e autoestima de homens e mulheres!
Olheiras representa um problema que faz parte da vida de muitas pessoas. Elas surgem por conta da elevada concentração de melanina na região abaixo dos olhos ou ainda devido ao acúmulo de vasos capilares na área em torno dos olhos.
Podemos observar este problema em qualquer fase da vida, inclusive nas crianças. E mesmo que a princípio ter olheiras parece algo inofensivo e sem tanta importância, saiba que o problema pode se agravar, sobretudo quando não recebe a atenção e o tratamento adequado.
1. O que são olheiras?
Esta é uma das perguntas sobre olheiras mais comuns. As olheiras são manchas escuras ou acastanhadas ao redor dos olhos e podem ser de origem genética ou então decorrente de fatores adquiridos ao longo da vida. Além de incomodar, prejudicam a autoestima de quem convive com este problema
Embora não haja estatísticas claras sobre o problema, sabe-se que o problema ocorre com muito mais frequência do que se imagina. Qualquer pessoa está suscetível a ter olheiras, independentemente do gênero ou idade.
2. Perguntas sobre olheiras – Qual é a causa das olheiras?
Existem alguns fatores que promovem o aparecimento da olheira. Porém, a predisposição genética está associada a este tipo de problema.
Alguns dos fatores mais comuns são: insônia, stress, rinite e sinusite, exposição solar, tabagismo, acúmulo de vasinhos na área, dentre outros
Segundo estudo publicado na RevistaSurgical&CosmeticDermatol, a presença de olheiras em familiares foi de 63,7%, sendo que o grau de parentesco mais citado foi os pais, com 52,5%. A rinite foi observada em 44,7% e o ronco à noite em 48,4% dos participantes.
3. Quais os tipos de olheiras?
As olheiras podem ser basicamente de três tipos: vasculares, provenientes da dilatação dos vasos; pigmentares, que aparecem pelo excesso de melanina; e as bolsas profundas ou sulcos palpebrais, quando a pessoa acumula líquido ou gordura abaixo dos olhos.
Elas podem ainda ser momentâneas, decorrentes de horas insuficientes de sono, ou crônicas, sempre presentes. A primeira vai embora com um bom descanso, por outro lado, a olheira crônica depende de tratamento adequado
Existe um quarto tipo de olheira. As Olheiras Profundas ocorrem pela falta de volume na região dos olhos, os famosos “olhos fundos” caracterizados pelo globo ocular mais fundo, que pode ser genético ou mesmo por perda de volume na região causada por fatores do envelhecimento ou perda de peso excessiva.
4. Perguntas sobre olheiras – O que fazer para eliminar as olheiras?
Na verdade, precisamos lembrar que as olheiras estão associadas não só aos fatores que citei, mas também a uma tendência. Assim, de uma forma geral os tratamentos dependem do tipo da olheira e tem por objetivo controlar e amenizar o problema.
O peeling atua como um remédio, tratando e despigmentando a pele de dentro para fora de forma gradativa e segura. São recomendadas, em média, de 5 a 10 sessões, com intervalos quinzenais.
A Luz Pulsada e o Laser atuam destruindo fisicamente os pigmentos escuros das olheiras.
O procedimento costuma ser muito bem tolerado. A Luz Pulsada penetra gradualmente nas camadas profundas da pele, sem causar a agressão que a maioria dos outros Lasers causam. É considerada o padrão ouro de tratamento.
O preenchimento é feito com ácido hialurônico, que é uma substância produzida pelo nosso próprio organismo e quando aplicada na região dos olhos, corrige as olheiras profundas. Além de devolver o volume na área , estimula a produção de colágeno e melhora a qualidade da pele.
Tratamento para olheiras Antes e Depois
Veja a seguir algumas fotos do Antes e Depois de pacientes que realizaram tratamento para olheiras na Clinica de Pele no Rio de Janeiro:
5. Perguntas sobre olheiras – Como prevenir as olheiras?
1. Procure melhorar a qualidade do sono
Noites mal dormidas tendem a piorar a região, deixando o olhar cansado e evidenciando a tonalidade escura da área dos olhos. Portanto, busque dormir pelo menos 7 a 8 horas por dia e tenha um ambiente adequado para o descanso.
2. Evite se expor ao sol de forma excessiva e hidrate a pele
Outro fator que tende a escurecer a região abaixo dos olhos e prejudicar a pele é a exposição ao sol de forma excessiva, principalmente quando a pele não está bem hidratada e protegida contra os raios UV.
3. Uma boa dieta e exercícios físicos
Manter uma boa alimentação, consumo de alimentos saudáveis que façam bem ao organismo é essencial para o corpo. Acrescente à rotina diária os exercícios físicos, sejam quais forem, pois a atividade física ajuda a equilibrar o organismo e melhora a circulação sanguínea beneficiando os vasinhos na região ocular.
4. Reduza o estresse físico e mental
Um dos grandes fatores que geram olheiras e outros vários males ao corpo e a mente é o estresse. Busque maneiras de relaxar e amenizar o estresse, fazendo algo que goste, como por exemplo ler um livro, ouvir uma boa música ou até mesmo praticar meditação.
5- Trate de forma adequada outras doenças que possam estimular a piora da olheira.
Um exemplo comum desta situação é a rinite alérgica, que deve ser controlada com tratamento e controle do ambiente.
Veja também os artigos mais recentes:
9 Mitos e Verdades sobre Olheiras