Qual é o melhor tratamento para o seu caso?

Clínica de Pele
CRM 5276961-4

(21) 3005-3193

Perguntas frequentes sobre queda de cabelos

Clínica de Pele | Dermatologia, Laser & Estética | Perguntas frequentes sobre queda de cabelos

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO:

A queda de cabelos é uma condição natural muito comum. Em média, uma pessoa costuma perder alguns fios por dia. No entanto, quando a queda do cabelo ocorre de forma excessiva é importante ficar atento.

Segundo a SBD, a alopecia androgenética, também conhecida como calvície, é um problema que pode levar à perda total ou parcial dos cabelos. Embora seja mais comum entre o sexo masculino ( estima-se que 80% dos homens com mais de 80 anos sofram do problema),  também pode afetar as mulheres.

Confira também alguns mitos e verdades sobre queda de cabelos:

1. O que causa queda de cabelos?

 Boa parte das quedas de cabelo são devido ao processo de envelhecimento ou à genética. Além dessas duas, existem muitas outras causas para a queda de cabelo como estresse, gravidez, hipotireoidismo, uso de medicamentos específicos, cigarro, alterações hormonais entre outras. 

 O ideal é fazer uma avaliação inicial, para identificar a possível causa e promover o tratamento mais adequado.

 2. Quais são os tipos de queda de cabelo?

queda de cabelos

 Basicamente, existem 3 tipos de queda de cabelos:

 Alopecia Androgenética é a mais frequente e recorrente entre homens e mulheres e geralmente afeta a parte superior e frontal do couro cabeludo.  

 A causa dessa queda de cabelos é uma condição fisiológica e que na maioria das vezes é consequente de uma herança genética. A Alopecia Androgenética deve ser cuidada e tratada o mais rápido possível, pois muitas vezes ela resulta em uma perda permanente do cabelo.

Alopecia de Areata tem sua causa diretamente relacionada  aos fatores emocionais, com ênfase no estresse.  Esta alopecia se apresenta com quedas repentinas e geralmente em áreas circulares e reduzidas. Ela é bastante recorrente na barba, cílios, sobrancelhas ou no couro cabeludo. 

Alopecia de Tração é muito frequente em mulheres, pois a causa é o uso constante de tranças ou penteados que “apertam”. As regiões majoritariamente afetadas são as laterais do couro cabeludo, franja, nuca e atrás das orelhas.

3. Quais são os tratamentos mais recomendados?

 O primeiro passo é procurar um dermatologista e fazer uma consulta inicial. A partir da avaliação da causa do problema será indicado o melhor tratamento para cada caso. Será prescrito um tratamento dermatológico e poderão ser indicados tratamentos complementares.

 Entre os tratamentos mais indicados para queda de cabelo estão o MMP Capilar e o Laser Capilar, por oferecer os melhores resultados, de forma rápida e segura para o paciente.

4. Como funciona o MMP capilar?

A Microinfusão de Medicamentos na Pele, ou MMP, é um procedimento clínico não cirúrgico considerado eficaz no tratamento da queda de cabelo. Por meio desse tratamento minimamente invasivo, é possível inserir medicamentos ativos na região a ser tratada. E, dessa forma, estimular o crescimento capilar

 O MMP capilar funciona realizando micro-infusão de medicamentos nas camadas mais superficiais do couro cabeludo na área afetada. Como resultado, observa-se um estímulo ao metabolismo e a melhora da oxigenação do couro cabeludo, fortalecendo o crescimento dos fios.

Entre em contato

 5. Como funciona o tratamento com o laser capilar?

 O tratamento com laser capilar consiste em um procedimento que utiliza luz de baixa intensidade para estimular o fluxo sanguíneo na região e auxiliar no fortalecimento dos fios capilares. Este tratamento é considerado um excelente recurso terapêutico contra calvície e queda de cabelo.

 Utilizamos o Laser capilar LLLT chamado de Low Level Laser Therapy.O procedimento com o Laser Capilar é realizado com o uso de um capacete que emite 69 feixes direcionados.

Esses feixes atuam na região do couro cabeludo aumentando o fluxo sanguíneo e trazendo os nutrientes essenciais para a região. Como resultado, o paciente tem o fortalecimento dos fios e a estimulação do crescimento naquele local.

6. Quais resultados esperar?

O paciente observa, respectivamente, a redução da queda capilar, o espessamento dos fios e o crescimento de novos fios de cabelo. O nosso acompanhamento dermatológico é oferecido durante todo o tratamento.

 Os resultados são satisfatórios e individuais. Temos que lembrar que existem várias causas para queda de cabelo. Alguns casos podemos reverter completamente  o problema e outros reverter parcialmente e controlar. 

7. Como prevenir a queda de cabelos?

Como citei,  além da  questão genética,existem  diversos fatores que interferem neste problema. Porém alguns fatores podem ser evitados ou amenizados:

  • Higiene adequada dos fios, já que esta é uma prerrogativa para um cabelo saudável. Cabelos lavados com pouca frequência acumulam sujeira, oleosidade e resquícios de poluição. Lavar em excesso também não faz bem. 
  • Deixar o  cabelo molhado o torna mais frágil, além de propiciar doenças do couro cabeludo. 
  • Deve-se evitar a fricção intensa com toalhas, pentes e escovas. Prefira pentes e escovas macias.
  • Evite os penteados que tracionam intensamente os cabelos, como “rabo de cavalo” e tranças. Se possível, alterne com os cabelos soltos, pois esses penteados podem provocar quedas.
  • Controle e trate  o Stress e a ansiedade. São considerados fatores importantes de queda de cabelo.

  Tome os devidos cuidados com os cabelos e previna-se da queda de cabelo precoce. Se perceber a perda aumentada do cabelo, procure um dermatologista. 

elementor-template id=”26538″

Entre em contato

Veja também os artigos mais recentes:

Prevenção e Tratamento de Queda de Cabelo

Tratamentos Dermatológicos para Queda de Cabelo

MMP capilar funciona? Saiba tudo

Você também pode gostar destes conteúdos

Descubra o tratamento mais indicado para você

Faça o nosso TESTE ON-LINE e descubra o tratamento mais indicado para o seu caso, valores e formas de pagamento!

Duração: 1 minuto

Fale no WhatsApp
Fale no WhatsApp
Escanear o código
Olá 👋
Como podemos te ajudar?