Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, estudos mostram uma prevalência média de 38% na população geral brasileira, sendo encontrada em 30% dos homens e 45% das mulheres.
Quanto mais idoso maior a prevalência sendo que 70% das pessoas acima dos 70 anos podem ter varizes
Os maiores fatores de risco que levam muitas pessoas a buscar um tratamento de varizes a laser são predisposição familiar, sexo feminino (proporção de até 2,3 para 1 homem), idade (quanto mais idoso maior a prevalência), obesidade, número de gestações.
Veja a seguir algumas das perguntas mais frequentes sobre tratamento de varizes a laser e aproveite para esclarecer suas dúvidas sobre esse problema de pele tão comum.
Qual a diferença entre varizes e microvarizes?
O que difere as varizes dos vasinhos é o tamanho. Enquanto as varizes são maiores que 3 mm (e afetam vasos mais profundos), os vasinhos chegam a medir, em média, 1 mm e são mais superficiais.
Esses vasos sanguíneos, visíveis a olho nu (conhecidos também como microvarizes, telangiectasia ou aranhas vasculares podem ter desde uma coloração vermelha mais fraca, até um aspecto saliente e mais arroxeado, como cachos de uvas.
O fato é que esse é um problema não se resume somente a um incômodo do ponto de vista estético,mas também pode causar outros incômodos, como queimação, formigamento e coceira.
Qual o melhor tratamento para vasinhos laser ou aplicação?
De forma geral, o tratamento de Varizes a Laser tem melhor indicação para os pacientes que apresentam microvasos e pele mais clara. É bastante realizado em membros inferiores, mas também em vasinhos no rosto e nariz.
Desta forma, esta pergunta não tem uma resposta pré-definida. Depende de cada caso.
O paciente será avaliado pelo médico, que poderá lhe indicar o melhor tratamento ou até a combinação de tratamentos para obter o melhor resultado possível.
Tem como tirar varizes com laser?
Sim.
Trabalhamos no consultório com o Laser Harmony Nd YAG 1064 nm, que possui uma tecnologia de ponta no tratamento de microvarizes. A energia luminosa produzida pelo Laser penetra na pele é absorvida pela hemoglobina (pigmento que dá cor ao sangue) do vaso, gerando dano térmico a sua parede e consequentemente a destruição destes.
Obviamente, teremos dificuldades e resultados diferentes de acordo com as características individuais de cada paciente. Desta forma, observamos que determinadas características podem ajudar no tratamento. A exemplo delas, podemos citar a cor mais clara da pele e a cor mais pronunciada dos vasinhos.
Como é feito o tratamento de varizes a laser?
Preparamos o paciente que irá fazer a sessão com um gel gelado e utilizamos um equipamento que gera um jato de ar gelado durante a aplicação do laser. A partir daí, o laser tem sua ponteira direcionada a cada uma das varizes. A aplicação vai sendo feita individualmente a cada vaso dilatado e assim se segue até o final delas.
Conforme o paciente for realizando as sessões, os resultados ficam cada vez mais nítidos, e podemos observar um clareamento gradativo do vasinhos da região tratada.
Durante o tratamento de varizes com laser, preparamos a pele do paciente para que tenha o melhor resultado possível com mais segurança.
Quantas sessões são necessárias no tratamento de varizes com laser?
O número de sessões é variável de acordo com as características individuais, e para resultados mais satisfatórios ,o paciente faz em média entre 5 e 8 sessões, com intervalos de 30 dias entre elas.
O tratamento de varizes com laser dói?
O tratamento geralmente é bem tolerado pelos pacientes, mas pode ser prescrito um anestésico creme para ser usado antes das sessões a fim de que o paciente tenha mais conforto.
Aqui na Clínica de Pele – Dr. Szerman nós ainda utilizamos um resfriador de pele (Freddo) que é um ar gelado específico para diminuir o desconforto durante os tratamentos estéticos.
Quanto custa o tratamento de varizes a laser?
A aplicação do Laser custa a partir de R$ 329,00. O valor pode variar bastante de acordo com a extensão da área a ser tratada e os valores finais serão informados após avaliação médica.
O que fazer para evitar microvarizes?
Primeiramente, é necessário compreendermos os fatores de risco para a doença. Existem muitas causas para o surgimento dos vasinhos, porém o fator genético é a causa mais comum.
Outros fatores que desencadeiam esse problema são a idade avançada, o excesso de peso, ficar por muito tempo de pé ou sentado, o sedentarismo, trombose, doenças como insuficiência cardíaca e doença no fígado que aumentam a pressão na região do abdômen.
Outras causas dos vasinhos são:
- Uso de anticoncepcional ou de algum outro tipo de hormônio
- Consumo de álcool;
- Gravidez: na gravidez há um aumento do volume na área da barriga e, por conta disso, há uma diminuição do retorno venoso nas pernas e isso pode desencadear microvarizes.
Desta forma, o controle dos fatores de risco associado ao tratamento correto, auxiliam de forma importante no controle da doença.
Veja também os artigos mais recentes:
8 Mitos e Verdades sobre Vasinhos