DESCUBRA O TRATAMENTO MAIS INDICADO PARA VOCÊ!
Os peelings melhoram já nas primeiras sessões o aspecto da pele.
Os peelings são verdadeiros amigos da pele e você sabe por quê? Os peelings melhoram muito a pele em relação a textura, brilho e manchas e atuam de forma segura, rápida e eficaz. São utilizados em diversos tratamentos de pele, sendo conhecidos como peelings físic dos ou peelings químicos. Confira os tipos de peelings, indicações, assim como os benefícios do peeling para a pele.
Os peelings são procedimentos que tem inúmeras finalidades como no tratamento da acne e pele oleosa, estrias, manchas e rejuvenescimento. É um dos tratamentos mais procurados no Brasil devido seu potencial em renovar as células de forma não invasiva e segura. Existem dois tipos de peelings utilizados:
Peeling físico: mais conhecido como peeling de cristal, a micro-dermoabrasão promove uma esfoliação controlada da pele e tem como função fazer uma limpeza de cravos, pigmentos e células mortas, sendo fundamentais para renovar a pele e deixá-la mais permeável para receber outros procedimentos, como o peeling químico.
Peelings químicos: são realizados com a aplicação de agentes químicos, como os ácidos salicílico e retinóico, jessner e acnelan (indicados para acne), como também os modernos melanesse, cosmelan e dermamelan (indicados para manchas e melasma). Eles funcionam como um remédio, penetrando nas células e corrigindo os erros do nosso DNA, promovendo assim uma renovação celular e rejuvenescimento da pele.
Os peelings modernos não queimam e nem ardem na pele. Após a aplicação do peeling pelo médico, o paciente deve permanecer com o produto na região por algumas horas (podendo ir para casa ou trabalho).
Existem no mercado diversas marcas e tipos de peelings que vão ser avaliados por um Dermatologista para serem utilizados de acordo com a necessidade de cada paciente.
No tratamento de manchas e melasma, a Clinica de Pele | Dr.Szerman utiliza os peelings de melanesse, cosmelan e dermamelan (importados – espanhóis), que são considerados há muitos anos um dos melhores para o tratamento. Podem ser aplicados imediatamente após o peeling de cristal.
Muitas vezes já nota-se uma melhora na pele após a primeira semana e o tratamento evolui gradativamente num período de 10 sessões com intervalo de 15 dias. Os peelings podem ser utilizados tanto no rosto como no corpo.
Os modernos peelings de cosmelan, dermamelan e melanesse Plus inibem a ação da enzima tirosinase e consequentemente o processo da melanogênese. Essa enzima é responsável por converter a tirosina em melanina que posteriormente é exportada para os queratinócitos (camada córnea ou externa da pele) dando origem às manchas.
Outros tipos de peelings como o peeling de ácido retinóico (um derivado da vitamina-A) e o moderno acnelan são indicados também no tratamento da acne ativa, sendo também muito eficazes no controle do brilho e da oleosidade. Atuam como um remédio e devem permanecer no rosto por algumas horas depois de aplicado. Podem ser feitos logo após o peeling de cristal.
Além de auxiliar no clareamento de manchas e acne, os benefícios do peeling se estendem a outros tratamentos, como das estrias, olheiras e da rosácea. Além de ser ótimos clareadores, os peelings funcionam como potencializadores de diversos procedimentos (como a Luz Pulsada e o Laser de CO2) já que tornam a pele mais permeável e preparada.
Veja também: como os peelings são aplicados.
Os peelings renovam a pele (química ou fisicamente), o tecido velho é removido e a produção de colágeno é estimulada, acarretando na melhora do aspecto da pele. Dessa maneira, após aplicação do peeling, a pele passa por um processo de descamação leve que pode variar entre 2 a 4 dias de duração, dependendo do produto utilizado e da pele de cada paciente. Passado o período de descamação, o paciente já consegue notar uma melhora da pele, com a redução de manchas, melhora da acne e mudanças de textura.
Existem alguns cuidados que devem ser tomados durante as sessões, para potencializar os benefícios do peeling:
O paciente deve evitar exposição solar intensa e o procedimento deve ser evitado em pele ferida ou sensibilizada. Também é contraindicado em gestantes e durante a amamentação.
Todos os peelings são aprovados pelo Conselho Americano de Saúde (F.D.A) e Brasileiro (ANVISA).
O procedimento conhecido como peeling de cristal é executado por um equipamento específico que exerce, ao mesmo tempo, pressão negativa e positiva sobre a pele, além de lançar micropartículas de óxido de alumínio na região.
O peeling de cristal é indicado para os casos em que a pele precisa de uma esfoliação mais profunda e o fechamento de poros mais dilatados. A textura da pele apresenta uma melhora instantânea por meio de uma descamação suave e quase imperceptível.
O peeling de diamante é realizado por meio de um equipamento cujas ponteiras são revestidas por diamantes.
Cada ponteira é utilizada de acordo com a situação da pele que será tratada, pois possuem graus de abrasividade diferentes, ou seja, cada área e tipo de pele demandam uma ponteira específica. O peeling de diamante atinge a epiderme causando uma microdermoabrasão.
DESCUBRA O TRATAMENTO MAIS INDICADO PARA VOCÊ!