Descubra o tratamento mais indicado para você em nosso TESTE ON-LINE

Proporção Áurea: Entenda a matemática por trás da beleza

“Se você dividir a sua altura total pela altura do seu umbigo vai obter o número 1,618,  explica o Dr. Szerman, da Clínica de Pele.

Esse cálculo, descrito por Leonardo da Vinci, nos leva a um número mágico, chamado de PHI. 

Ele é tão importante que os antigos acreditavam  ser uma criação divina e não uma mera casualidade e que pode ser encontrado em diversos outros exemplos.

A proporção áurea é uma constante matemática empregada para representar estética, beleza e harmonia. 

Foi descrita pela primeira vez por Euclides há mais de 2.000 anos na obra “os Elementos” e sua proporção pode ser encontrada na arte, música, arquitetura, design, natureza e no corpo humano.

Sua harmonia é tão extraordinária e agradável aos olhos humanos que a sua aplicação vai desde a criação de um logotipo no photoshop até sua presença em obras primas como:

Monalisa de Leonardo da Vinci, Parthenon na Grécia,  Taj Mahal na Índia e na catedral de Notre Dame .

A importância da proporção áurea durante os séculos não se perdeu e ainda é utilizada nos cálculos de simetria e nos padrões de beleza da atualidade.

Ou seja, é uma proporção harmônica e garante um padrão esteticamente aceito pelo nosso cérebro. É esse ideal que fundamenta técnicas como a harmonização facial no tratamento dermatológico.

O que é a Proporção Áurea? 

Proporção Áurea é uma equação matemática constante e irracional, ela é resultado da divisão de uma reta em dois segmentos. Onde o segmento mais longo dessa reta é dividido pelo segmento menor da reta.  

Essa divisão das duas retas, deve ser igual a reta completa dividida pelo segmento longo. Sendo que o valor da proporção áurea será 1,6180339887… Mas é arredondado por 1,6180, esse valor é chamado de número de ouro.

Essa equação, descrita por pelo arquiteto e matemático Phideas (daí o número PHI), nos levou a famosa sequencia de Fibonacci que a distribuiu em quadrados geométricos em uma forma que ficou conhecida como retângulo de ouro.

A imagem abaixo ilustra o que descrevemos: 

o que é proporção áurea? entenda melhor
O que é proporção áurea? entenda melhor como funciona

Quanto maior o número de ouro, maior é considerada a simetria e proporcionalidade. Mas nunca existirá algo que se encaixe 100% no número de ouro. Porém a proporção ainda é considerada divina para muitos estudiosos.   

whats

Proporção áurea na face

 

Não é nenhuma surpresa que as regras da proporção áurea também se aplicam a face. Esteticamente, um rosto simétrico e harmônico é aquele que se enquadra na proporção áurea, sendo considerado então um padrão de beleza.

E esse é o caso da Angelina Jolie na foto abaixo.   

 

Proporção áurea na harmonização facial - proporção áurea no rosto de angelina jolie
Proporção áurea no rosto de Angelina Jolie

Veja que na a distância entre o queixo e a base do nariz possui uma linha, essa mesma distância é igual entre a base do nariz e a parte inferior da testa.  

A proporção é aplicada em outras regiões, como: no tamanho da testa, orelhas e olhos.

De modo geral, o rosto da Angelina Jolie nessa foto é totalmente simétrico e harmonioso

Essa análise da proporção áurea no rosto é realizada facilmente pelo método Marquardt. A avaliação pelo Marquardt é feito através de fotos, onde a face da pessoa se encaixa na máscara criada da proporção áurea. O objetivo é analisar as qualidades estéticas da face.

Sendo que um rosto assimétrico e com anomalias faciais é considerado desequilibrado esteticamente. Assim o método de Marquardt visa a avaliar a expressão perfeita da face.  

A razão áurea ajudou a estabelecer uma referência de beleza e isso funciona como guia para os profissionais que trabalham com a harmonização facial.

As imperfeições estéticas podem sim ser trabalhadas a favor do paciente.  

Como calcular?

simetria facial - proporção áurea para face

Para quem não tem acesso a máscara facial e quiser calcular a proporção áurea, isso é possível com auxílio de uma régua. A medida para o rosto perfeito deve ser: 

  • Na proporção vertical ideal: Canto externo da boca até o queixo medirá X, então o mesmo valor do canto externo da boca até a linha inferior aos olhos é 1,618 X.  

  • Proporção do queixo: Se a medida da base do nariz até a linha do queixo for X, a mesma medida da base do nariz até a linha do cabelo é 1,618 X. 

  • Proporção transversal ideal: Se a medida da largura do nariz é X, a medida da largura da boca é 1,618 X.

  • A largura entre os 2 cantos externos dos olhos são X e a mesma largura será de 1,618X para as têmporas.

Quer saber mais sobre o harmonização facial?

whats

Assista esse vídeo  sobre o tratamento com harmonização e preenchimento facial.  

 

 

 Outros exemplos da proporção

  • Animais: caracóis 
  • Pétalas de flores  
  • Teto da capela Sistina 
  • Ossos do corpo humano 

 

Atualmente a proporção áurea é uma ferramenta para designers, digamos que ela é o ideal por trás da beleza no mundo. 

A proporção é considerada divina e não se limita a matemática e aos desenhos artísticos. É abrangente e universal, acontece no corpo humano de forma natural, através da organização do sistema esquelético, ramificações de artérias, veias e nervos.  

Mas existem controvérsias, pelo menos no mundo artístico. Isso porque o psicólogo Adolf Zeising no século 19 quis fundamentar a proporção áurea como padrão de beleza para natureza e na arte.

Mas, Zeising empregava o padrão sem sentindo lógico, enxergava linhas onde não existiam e por isso os estudiosos da época questionaram a veracidade da razão áurea.  

 

Conclusão

Por fim, a beleza é uma questão de ponto de vista e nem sempre o formato simétrico é esteticamente agradável para algumas pessoas.

Nada no mundo se encaixa perfeitamente nessa constante irracional.

Por exemplo, é matematicamente impossível existir um círculo perfeito na natureza. Ou seja, sempre que aplicarmos a proporção em uma figura, ela sempre ficará fora da medida de ouro.

Mas ainda sim, continua sendo um conceito de beleza a ser considerado. 

Compartilhe esse artigo com um amigo e não deixe de fazer uma avaliação

whats
Fale conosco

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
×