CRM 5276961-4
Pesquisar
Close this search box.

Rosto Ozempic : tudo o que você precisa saber!

Rosto Ozempic” é um termo para os efeitos secundários comuns do medicamento para a diabetes tipo 2 semaglutide (Ozempic).

Pode causar flacidez e envelhecimento da pele facial.

Um médico pode recomendar modificações no estilo de vida, Laser de Co2 ou preenchimentos faciais para tratar estes efeitos.

A Novo Nordisk fabrica Ozempic como um medicamento para tratar a diabetes tipo 2 em adultos.

Também tem a aprovação da Food and Drug Administration (FDA)  para o controlo de peso crónico em pessoas com excesso de peso ou que vivem com obesidade.

Ozempic está disponível como uma caneta injetável.

Os especialistas em saúde recomendam injetá-lo sob a pele da coxa, braço ou abdómen uma vez por semana, sempre no mesmo dia. No entanto, muitas pessoas tomam-no sem receita médica para tentar atingir o peso corporal desejado. A alta demanda entre as pessoas que o usam off-label está causando um fornecimento limitado nos Estados Unidos.

Este artigo irá explicar o termo “rosto Ozempic”, incluindo como o Ozempic afeta o rosto, outros possíveis efeitos secundários do medicamento e como evitar os efeitos no rosto de Ozempic.

Como o Ozempic afeta o rosto?

rosto ozempic

Semaglutide, o nome genérico do Ozempic, faz parte de uma classe de medicamentos conhecidos como miméticos da incretina. Estes asseguram que o pâncreas liberta insulina suficiente quando o nível de glucose no sangue é elevado.

Além disso, o Ozempic atua como um agonista eficaz e de longa duração do receptor do péptido-1 semelhante ao glucagon. Isto significa que faz com que a pessoa se sinta mais cheia e atrasa o esvaziamento gástrico para que possa consumir menos calorias.

Embora Ozempic seja seguro para uso com a recomendação de um médico, pode causar uma rápida perda de peso que é frequentemente mais pronunciada no rosto, causando o “Rosto de Ozempic”.

A gordura facial tem uma função protetora e afeta a estética e a elasticidade do rosto.

A perda de peso pode causar alterações dermatológicas e retração porque a gordura que estica e amortece a pele já não está no lugar.

A pele do rosto perde também a sua capacidade de se retrair após um episódio de perda de peso rápida devido à redução dos níveis de elastina e colagénio, essenciais para a integridade estrutural.

Como resultado, as pessoas que tomam Ozempic podem reportar os seguintes sintomas faciais, relatados como “Rosto Ozempic“:

 

O que é “efeito Ozempic”?

É o aumento dos sinais de envelhecimento facial, tais como mais linhas e rugas, perda de gordura, que pode fazer com que a pele fique solta e flácida.

O “efeito Ozempic” é descrito como uma aparência oca e lipo-distrófica na face, pois pode afetar a forma fisiológica de como o corpo acumula e armazena gordura.

Esses, são característicos do “Rosto Ozempic”.

Entre em contato por WhatsApp

“efeito Ozempic”

 

Efeitos secundários possíveis do Ozempic

Embora o Ozempic seja seguro, os seus efeitos secundários podem variar de ligeiros a graves. Estes podem incluir:

  • náuseas
  • vómitos
  • diarreia
  • flatulência
  • prisão de ventre
  • dores de estômago
  • dor abdominal
  • fadiga
  • reações no local da injeção

Em casos raros, as pessoas podem também sentir efeitos adversos graves, incluindo:

  • alterações da visão
  • problemas renais
  • doença da vesícula biliar
  • reações alérgicas graves
  • um aumento do risco de cancro da tireóide
  • baixo nível de açúcar no sangue, também conhecido como hipoglicemia
  • inflamação do pâncreas, também conhecida como pancreatite

 

O que acontece depois de parar o Ozempic?

Um estudo de 2022 Trusted Source explorou as alterações no peso corporal e nos fatores de risco metabólicos entre 1.961 participantes 1 ano após o tratamento com semaglutide.

Os autores descobriram que parar pode fazer com que uma pessoa recupere o peso perdido. Leia mais sobre “Rosto Ozempic”.

Depois de parar, uma pessoa também pode notar o seguinte:

  • aumento dos desejos
  • ausência de efeitos secundários
  • picos de açúcar no sangue

 

Rosto Ozempic – Prevenção dos efeitos secundários faciais

rosto ozempic
rosto ozempic

Se uma pessoa tomar Ozempic como medicamento sujeito a receita médica, poderá não ser capaz de prevenir os efeitos secundários faciais, chamados de “Rosto Ozempic”.

No entanto, se estes forem motivo de preocupação, o médico pode recomendar qualquer uma das seguintes medidas:

  • reduzir a dosagem
  • mudar para um medicamento diferente
  • beber 1-2 litros de água todos os dias
  • melhorar o consumo de proteínas através de uma dieta rica em proteínas
  • utilização de preenchimentos dermatológicos
  • modificações no estilo de vida para manter um peso saudável
  • Se uma pessoa decidir parar de tomar Ozempic, pode demorar cerca de 5 semanas desde a última dose para que o medicamento seja eliminado do seu sistema.

 

Quando contatar um médico?

Uma pessoa terá de contatar um médico se sentir quaisquer efeitos secundários graves ao tomar Ozempic. A pessoa pode documentar os seus sintomas e partilhá-los com o médico.

As pessoas devem estar cientes de que Ozempic tem um aviso na caixa para o risco de cancro da tiróide. Embora a investigação indique que causou cancro da tiróide em ensaios com animais, os cientistas não têm a certeza se aumenta o risco em humanos.

Ainda assim, uma pessoa deve falar com o médico se sentir algum dos seguintes sintomas depois de tomar Ozempic:

  • dificuldade em engolir
  • um caroço ou dor no pescoço
  • pieira
  • falta de ar
  • voz rouca que piora com o tempo

 

Resumo

Ozempic é uma opção de tratamento para pessoas com diabetes tipo 2. Os médicos podem também prescrevê-lo para o controlo crónico do peso em pessoas com excesso de peso ou obesidade. Pode causar uma rápida perda de peso e efeitos secundários faciais associados, a que alguns chamam “Rosto Ozempic.

Os especialistas em saúde recomendam que as pessoas utilizem Ozempic apenas como recomendado por um médico.

Se alguém sentir efeitos secundários graves ao tomar Ozempic, o seu médico pode deixar de prescrever o medicamento e recomendar mudanças no estilo de vida.

Quando uma pessoa deixa de tomar Ozempic, pode sentir um aumento do desejo de comer, uma ausência de efeitos secundários e picos de açúcar no sangue. Podem também recuperar o peso que perderam enquanto estavam a tomar o medicamento.

 

O que saber sobre o “Rosto Ozempic”

A principal causa do “Rosto Ozempic” é a perda de peso extrema.

“A perda de tecido adiposo do rosto é muito comum com qualquer perda de peso, especialmente quando é significativa (15 ou > 20% do peso corporal)”, disse a Dra. Silvana Obici, Chefe da Divisão de Endocrinologia e Metabolismo da Stony Brook Medicine. “Assim, as pessoas que perdem peso podem parecer mais enrugadas e envelhecidas”.

Uma forma de combater essa perda de plenitude são os preenchimentos faciais, de acordo com a American Academy of Dermatology Association. Há uma variedade de tipos diferentes de preenchimentos, alguns que duram alguns meses e outros que são permanentes. Se achar que o seu rosto está flácido ou parece mais magro depois de perder peso, os preenchimentos podem ser uma opção para contrariar esse facto.

 

“Rosto Ozempic”: O que é e o que se pode fazer?

O medicamento Ozempic pode causar uma perda de gordura no rosto e, para algumas pessoas, resulta num aspecto envelhecido e enrugado, conhecido como “rosto Ozempic”.

Os riscos de tomar este medicamento incluem problemas gastrointestinais, erupções cutâneas e comichão.

Quando se para de tomar Ozempic, é possível voltar a ganhar peso.

Embora o Ozempic seja um medicamento para adultos com diabetes tipo 2, prescrito para ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, há muitas outras pessoas que utilizam este medicamento pela sua capacidade de promover a perda de peso.

Recentemente a ganhar atenção nos media, a hashtag “Rosto Ozempic” foi vista 450 milhões de vezes no TikTok. No entanto, um dos efeitos secundários relatados pelos utilizadores é o “Rosto Ozempic”.

O termo “Rosto Ozempic” refere-se ao aumento do enrugamento ou da cavidade do rosto quando as pessoas perdem peso, quando tomam o medicamento Ozempic. A perda de volume no rosto pode fazer com que os traços faciais pareçam mais pronunciados e pode criar uma aparência de magreza.

O medicamento é tomado semanalmente por injeção na coxa, estômago ou braço.

A Clínica de Pele Dr. Szerman é referência em dermatologia desde 1969 e oferece o tratamento de Harmonização Facial no Rio de Janeiro.

Entre em contato por WhatsApp

Veja também os artigos mais recentes:

O que é Subcisão de Cicatrizes de Acne?

Desarmonização facial: Entenda o procedimento!

Preenchimentos faciais

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO:

Você também pode gostar destes conteúdos

Dermatologia, Laser & Estética

BAIXE O NOSSO E-BOOK
e descubra agora como prevenir e tratar!

Fale no WhatsApp
Fale no WhatsApp
Escanear o código
Olá 👋
Como podemos te ajudar?