CRM 5276961-4
Pesquisar
Close this search box.
Clínica de Pele | Dermatologia, Laser & Estética|Hiperidrose tem cura? Conheça as causas e tratamentos

A Hiperidrose tem cura? Conheça as causas e tratamentos

Talvez você não saiba, mas pode ter uma disfunção que provoca suor excessivo. Afinal, a hiperidrose acomete cerca de 2% a 3% da população e, no entanto, menos de 40% procura tratamento. 

A hiperidrose é uma disfunção da sudorese, condição normal do nosso corpo que ajuda a manter a temperatura. A hiperidrose pode decorrer de diferentes causas, como fatores emocionais, hereditários ou doenças, sendo necessário investigações clínicas para entender o problema. 

A Clinica de Pele | Dr.Szerman explica as principais características da sudorese e como funciona um dos tratamentos que inibem esse problema temporariamente: a toxina botulínica. Descubra como funciona o tratamento: clique aqui.

Como identificar a hiperidrose?

A sudorese está diretamente ligada ao controle da temperatura corporal. Estímulos emocionais ou uma maior sensibilidade dos centros reguladores de temperatura podem desencadear o processo.

A hipersecreção das glândulas écrinas é a principal causa das alterações observadas. Existem de 2 a 5 milhões de glândulas écrinas distribuídas por todo o corpo e elas têm importante papel na termorregulação.

Atividades físicas, calor e nervosismo são situações em que a sudorese pode aparecer, por exemplo. Mas acontece que a hiperidrose (sudorese excessiva) surge independentemente dessas situações e até mesmo quando estamos em repouso, aparecendo por todo o corpo ou em áreas específicas, como palma das mãos, axilas, cabeça, planta dos pés, virilha e rosto. 

Veja como funciona o tratamento

Existem dois tipos de hiperidrose:

Hiperidrose primária focal: Normalmente, há uma pessoa da família com o mesmo problema. Aparece na infância ou adolescência, geralmente nas mãos, pés, axilas, cabeça ou rosto.

Hiperidrose secundária generalizada: A diferença fundamental entre primária é que a sudorese excessiva pode ocorrer durante o sono e acomete todo o corpo ou em regiões incomuns. Esse tipo de condição geralmente aparece na fase adulta causada por uma condição médica ou pelo efeito colateral de uma medicação.

Como tratar a hiperidrose com a toxina botulínica

A hiperidrose é um quadro que deve ser analisado por um médico dermatologista para identificar a área acometida e avaliar sobre os possíveis tratamentos. Um deles, muito comum para tratar o problema, é utilizar a toxina botulínica que bloqueia temporariamente a sudorese. A aplicação é o procedimento cosmético de maior crescimento do mundo de acordo com a American Society for Aesthetic Plastic Surgery (ASAPS). Por seus resultados rápidos e seguros, tornou-se um dos recursos mais procurados na atualidade.

É necessária apenas uma aplicação e os resultados já começam a aparecer em alguns dias, chegando ao efeito máximo duas semanas após o procedimento. O efeito da toxina na hiperhidrose dura aproximadamente de 4 a 10 meses, dependendo de uma resposta individual e do grau de sudorese.

O tratamento não é definitivo e para manter os resultados sugere-se uma nova aplicação após esse período. Depois de repetidas aplicações, os resultados costumam ser mais duradouros, de forma progressiva.

Para tornar o procedimento mais confortável, pode ser aplicada uma pomada anestésica local antes da aplicação da toxina botulínica -A.

Porque é necessário reaplicar a toxina botulínica?

Quando aplicado na pele, a toxina botulínica inibe o nervo da glândula sudorípara. O nervo fica absolutamente normal e a glândula de suor também, mas não há passagem do estímulo que provoca o suor. Como a hiperidrose é apenas uma abundância de suor, a toxina botulínica é capaz de abolir temporariamente a hiperidrose.

Como o nervo fica íntegro e a glândula de suor, também ocorre, após alguns meses, uma religação do nervo na glândula e o estímulo nervoso volta a agir e o suor retorna. Mas a toxina botulínica pode ser reaplicada e o tratamento da hiperidrose vai ocorrer novamente.

Vantagens do procedimento

O uso da toxina botulínica como tratamento da hiperidrose possui benefícios importantes a serem considerados. O procedimento não exige internação, por exemplo, já que é feito no consultório médico.

Outra vantagem da aplicação da toxina botulínica é o mínimo risco que ela traz ao paciente, por ser um procedimento não cirúrgico. Além disso, a pessoa que passa por esse tipo de tratamento pode voltar ao trabalho no mesmo dia da aplicação.

Recomenda-se aguardar 24 horas para retornar as atividades físicas e evitar calor após a sessão.

Saiba mais informações com os médicos da Clinica de Pele | Dr.Szerman, agende uma consulta. Tratamento para hiperhidrose Rio de Janeiro.

Fale Conosco

Cuide da sua pele com mais conforto e segurança na Clínica de Pele

Perguntas frequentes

O que é a Hiperidrose Axilar?
A Hiperidrose axilar é uma doença que causa a produção excessiva do suor. Localizada principalmente nas axilas (hiperidrose axilar), mãos, planta dos pés, cabeça e palma das mãos. Ela também pode ser generalizada. Ou seja, ocorre em várias áreas do corpo.
A toxina botulínica é considerada um dos procedimentos alternativos à cirurgia mais eficientes no tratamento para Hiperidrose Axilar por atuar diretamente na causa do problema. Sua ação inibe a acetilcolina, neurotransmissor que regula a produção de suor. Com isso, ao injetar a toxina botulínica na região da axila, há uma interrupção temporária da produção de suor na região, eliminando aquela sensação desagradável de transpiração excessiva na região. Para mais esclarecimentos sobre o tratamento, fale conosco pelo WhatsApp.
Realizamos o tratamento da Hiperidrose apenas na região axilar. Não fazemos a toxina em mãos, pés e cabeça.
Os pacientes costumam tolerar muito bem o tratamento da hiperidrose axilar É utilizada uma pomada anestésica local antes da aplicação, o que torna o procedimento mais confortável para a maioria dos pacientes. Para mais esclarecimentos sobre o tratamento, fale conosco pelo WhatsApp.
A aplicação da toxina botulínica deixa o nervo íntegro e a glândula de suor também, logo, após um período de tempo, que depende do local onde a Toxina Botulínica foi aplicada no corpo, ocorre uma religação do nervo na glândula, e o estímulo nervoso volta a agir e o suor retorna. Então, o tratamento pode ser reaplicado que o desaparecimento da Hiperidrose vai novamente ocorrer
Os resultados do tratamento de hiperidrose axilar costumam ser muito bons, com grande redução do suor e alto grau de satisfação dos pacientes. Muitos pacientes costumam se sentir “protegidos” com a aplicação da toxina e com isso diminuir o gatilho emocional que contribui para o aumento da sudorese. Assim, muitos pacientes só necessitam retornar ao tratamento após 10 meses ou quase 1 ano para uma nova aplicação.
Pode haver leve vermelhidão ou pequenos hematomas que são mais raros de acontecer. Após 6 horas da aplicação pode-se retornar às atividades normais.
Não. Para este procedimento não é necessário nenhum preparo em específico. A limpeza do local, assim como o uso do anestésico tópico é feito pelo médico responsável pelo procedimento momentos antes da aplicação da toxina botulínica. Para mais esclarecimentos sobre o tratamento, fale conosco pelo WhatsApp.
A aplicação dessa substância não é recomendada em pessoas com histórico de alergia a bactéria usada no procedimento. Também não é recomendado sua aplicação em pele com sinais de inflamação. Para mais esclarecimentos sobre o tratamento, fale conosco pelo WhatsApp.
Para definir o melhor procedimento para seu caso é fundamental fazer uma pesquisa prévia. Afinal, pesquisar, comparar e entender as diferenças entre os diversos tipos de tratamentos é o melhor caminho para garantir um resultado seguro e eficaz em relação ao procedimento desejado. Além disso, é importante conhecer e entender as principais diferenças dos tipos e marcas de Toxina Botulínica existentes no mercado. As escolhas corretas são fundamentais para a segurança e obtenção dos melhores resultados no tratamento. Lembre-se que um tratamento seguro deve ser sempre realizado por médicos experientes em medicina estética e/ou membros da Sociedade Brasileira de Dermatologia e/ou Laser. Confira nossa página de Dúvidas e aproveite para ficar por dentro de tudo sobre Hiperidrose.
Dermatologia, Laser & Estética

BAIXE O NOSSO E-BOOK
e descubra agora como prevenir e tratar!

Fale no WhatsApp
Fale no WhatsApp
Escanear o código
Olá 👋
Como podemos te ajudar?