CRM 5276961-4
Pesquisar
Close this search box.
Olheiras_1

Preenchimento? Laser de Co2? Luz Pulsada? Saiba como tratar os diferentes tipos de olheiras

As olheiras são um problema muito comum que reflete de maneira visível a rotina que vivemos, os cuidados que temos com a nossa pele e até revelam características genéticas do nosso corpo. Também podem afetar a autoimagem das pessoas que apresentam um semblante cansado. 

Mas a boa notícia é que existem modernos tratamentos para minimizá-las: com peelings, Luz Intensa Pulsada (LIP), Laser de Co2 Deka e o preenchimento com ácido hialurônico. A Clinica de Pele | Dr.Szerman esclarece as principais dúvidas sobre o assunto. Clique em: Conheça mais sobre tratamento para olheiras e veja mais sobre o assunto.

Escute o áudio do tratamento | Dr.Szerman

Como identificar os tipos de olheiras

Os diferentes tipos olheiras que uma pessoa pode ter geralmente estão localizadas na região inferior dos olhos e podem aparecer de maneiras diferentes, nas cores (amarronzadas, esverdeadas, arroxeadas) e na profundidade, condição determinada pela origem do problema. 

Os tipos de olheiras são classificadas como:

Vasculares: provenientes da dilatação dos vasos, as olheiras vasculares, no geral, tem uma coloração rosa ou arroxeada.

Pigmentares: aparecem pelo excesso de melanina na região, alteração de cor que varia nos tons de marrom. Podem ser constitucionais de pessoas de origem indiana, árabe, asiática ou residual de um processo inflamatório como nas alergias.

Bolsas profundas ou sulcos palpebrais: ocorrem quando a pessoa acumula líquido ou gordura abaixo dos olhos. Essa característica da olheira cria um desnível na região e a área mais funda cria uma sombra escura.

Ainda existem as olheiras momentâneas, causadas por situações de estresse ou noites mal dormidas, e as crônicas, sempre presentes. Entender os diferentes tipos de olheiras é o primeiro passo para esclarecer qual é o melhor tratamento para minimizá-las. Mas ainda é preciso conhecer a fundo a origem do problema.

Quais são as causas do aparecimento dos tipos de olheiras?

  • Racial ou Genética: esse tipo de causa é característico de olheiras que formam uma sombra abaixo dos olhos, causada pela pigmentação excessiva do local. Elas aparecem cedo, surgem às vezes na infância e são associadas à predisposição genética e significam um excesso de vasinhos na região abaixo dos olhos, bem como deposição de melanina (pigmentação)
  • Stress e Cansaço: é a olheira circunstancial, produzida por noites mal dormidas ou fraqueza nutricional, mas que pode ser cronificar se as causas não forem corrigidas. Cigarro, excesso de bebidas alcoólicas, café e até mesmo o período menstrual pioram o quadro, pois estimulam o fluxo sangüíneo e dilatam os vasos da região.
  • Acúmulo de gordura: são as tradicionais bolsas empapuçadas que surgem devido à retenção de líquidos ou ao acúmulo de gordura nas pálpebras inferiores, formando uma saliência na pele e dando a impressão de olheiras. É a olheira da idade madura, pois as bolsas se agravam com o tempo. Aliada à frouxidão da musculatura palpebral, dá uma aparência de envelhecimento precoce.

Veja como funciona o tratamento

Os peelings atuam como um remédio, promovendo a renovação das células, clareando as olheiras e aumentando a permeabilidade da região (potencializa os tratamentos que virão em sequência). Por isso, são fundamentais no tratamento das olheiras escuras que são tratadas com o uso de Laser de Co2 Deka ou a Luz intensa pulsada (LIP), responsáveis por destruir os pigmentos de melanina.

O Laser de Co2 Deka é um dos procedimentos que podem ser utilizados para minimizar as olheiras. Ele ajuda a destruir os pigmentos de melanina e promove o desenvolvimento de novo colágeno na derme e epiderme (aumentando a espessura e a firmeza da região)

Devido à tecnologia SmartPulse, o laser italiano Deka emite sucessivos pulsos de luz (de 1 à 5) na região da pele a ser tratada, atingindo as camadas mais profundas. 

A vantagem desse tratamento é a segurança e eficácia no processo de renovação da pele, já que sua ação se dá através do efeito térmico (calor), assegurando a produção de colágeno e elastina de forma controlada. 

O tratamento com o Laser de Co2 Deka é bem tolerado e já mostra resultados após as três primeiras sessões. É recomendado, em média, 3 a 6 sessões com intervalos mensais.

Utilizada há anos como um dos mais eficazes tratamentos, a Luz Intensa Pulsada Harmony (LIP) possui uma tecnologia avançada que atinge tanto as manchas como os vasos das olheiras em várias profundidades de pele. 

Os pulsos de luz emitidos pelo aparelho são absorvidos pelos pigmentos escuros da olheiras (e dessa forma vão sendo degradados), tratando a hiperpigmentação de maneira bem localizada. O resultado é rápido e não doloroso, satisfatório no tratamento das olheiras escuras. Geralmente, são recomendadas 5 sessões, realizadas a cada 30 dias.

Já nos tipos de olheiras profundas, as quais formam sulcos abaixo dos olhos, o tratamento indicado é o preenchimento. 

Nesse procedimento, o ácido hialurônico é cuidadosamente aplicado na região das olheiras a fim de trazer sustentação na região que perdeu o seu volume. Algumas pessoas já possuem esse tipo de olheira desde a adolescência, devido a anatomia do rosto e por fatores genéticos.

Fale Conosco

Cuide da sua pele com mais conforto e segurança na Clínica de Pele

Perguntas frequentes

O que é Olheira?
A hiperpigmentação suborbital, popularmente conhecida como olheira, é um problema cosmético comum. Sendo uma queixa tão frequente que, na lista das preocupações dos consumidores de cosméticos sobre o envelhecimento da face, fica atrás apenas das rugas.
As principais causas: genética, stress e cansaço e acúmulo de gordura sob as pálpebras.
As olheiras podem ser de três tipos: vasculares, provenientes da dilatação dos vasos; pigmentares, que aparecem pelo excesso de melanina; e as bolsas profundas ou sulcos palpebrais, quando a pessoa acumula líquido ou gordura abaixo dos olhos. Elas podem ainda ser momentâneas, decorrentes de horas insuficientes de sono, ou crônicas, sempre presentes. A primeira vai embora com um bom descanso, por outro lado, a olheira crônica depende de tratamento adequado. Para mais esclarecimentos sobre o tratamento, fale conosco pelo WhatsApp.
As olheiras são visíveis e geralmente possuem tons arroxeados, mantendo a pele escura abaixo dos olhos. Em alguns casos elas são profundas e produzem sombra no rosto. Para mais esclarecimentos sobre o tratamento, fale conosco pelo WhatsApp.
Atualmente recomendamos a combinação do moderno Peeling de Melanesse Plus com a Luz Intensa Pulsada (IPL) Harmony AFT 540 no tratamento das olheiras. O peeling atua como um remédio, tratando e despigmentando a pele de dentro para fora, sem ardência ou desconforto. São recomendadas, em média, de 5 a 10 sessões, com intervalos quinzenais. A Luz Pulsada e o Laser atuam destruindo fisicamente os pigmentos escuros das olheiras. Para mais esclarecimentos sobre o tratamento, fale conosco pelo WhatsApp.
O procedimento costuma ser muito bem tolerado. O procedimento com Luz Pulsada penetra gradualmente nas camadas profundas da pele, sem causar a agressão que a maioria dos outros Lasers causam. Além disso, utilizamos um creme anestésico potente para o maior conforto dos pacientes.
São recomendadas, em média, 10 sessões de Peeling quinzenais e 5 sessões de Luz Intensa Pulsada, a cada 30 dias. O preenchimento com ácido hialurônico é feito em 1 sessão e oferece um resultado de 1 ano ou mais
O paciente deve evitar sol em excesso durante o tratamento e suspender tratamentos com ácidos e hidroquinona 3 dias antes da sessão. Para mais esclarecimentos sobre o tratamento, fale conosco pelo WhatsApp.
Após o peeling pode haver uma leve descamação. Na Luz Pulsada (LIP) pode haver uma vermelhidão discreta e mais raramente uma leve crosta. O preenchimento pode causar hematoma e edema, temporários.
Para definir o melhor tratamento para seu caso é fundamental fazer uma pesquisa prévia. Afinal, pesquisar, comparar e entender as diferenças entre os diversos tipos de tratamentos é o melhor caminho para garantir um resultado seguro e eficaz em relação ao tratamento desejado. Além disso, é importante conhecer e entender as principais diferenças dos tipos e marcas de Laser existentes no mercado. As escolhas corretas são fundamentais para a segurança e obtenção dos melhores resultados no tratamento. Lembre-se que um tratamento seguro deve ser sempre realizado por médicos experientes em medicina estética e/ou membros da Sociedade Brasileira de Dermatologia e/ou Laser. Confira nossa página de Dúvidas e aproveite para ficar por dentro de tudo sobre Tratamento para Olheiras.
Dermatologia, Laser & Estética

BAIXE O NOSSO E-BOOK
e descubra agora como prevenir e tratar!

Fale no WhatsApp
Fale no WhatsApp
Escanear o código
Olá 👋
Como podemos te ajudar?