CRM 5276961-4
Pesquisar
Close this search box.
Clínica de Pele | Dermatologia, Laser & Estética|Rugas estáticas e Rugas Dinâmicas: Entenda as diferenças!

Rugas estáticas e Rugas Dinâmicas: Entenda a diferença​

Rugas estáticas e rugas dinâmicas…A aplicação da toxina botulínica é o procedimento cosmético mais realizado no mundo.

Suas rugas te incomodam? Não fique preocupado, pois existem modernos tratamentos que podem te ajudar a preveni-las: a toxina botulínica e o preenchimento. 

O primeiro passo é saber a diferença entre as rugas que vai determinar o tratamento adequado! Saiba se elas são rugas dinâmicas, estáticas ou gravitacionais. Entenda!

Rugas estáticas e rugas dinâmicas – Como as rugas se formam

“As rugas conhecidas como pés de galinha se desenvolvem pela atividade muscular da região dos olhos”.  Dr. Guilherme Szerman.

As rugas faciais podem ser de três tipos: dinâmicas, estáticas e gravitacionais e aparecem principalmente por dois motivos:

  1. Quando a pele é repetidamente “dobrada” ou “quebrada” devido às contrações musculares diárias, desencadeando o aparecimento das linhas faciais ou marcas de expressão;
  2. Quando o rosto perde o volume e a pele fica menos elástica à medida que envelhecemos.

Saiba mais sobre o tratamento para rugas de expressão  – clique aqui

Escute o áudio do tratamento | Dr.Szerman

Clínica de Pele | Dermatologia, Laser & Estética|Rugas estáticas e Rugas Dinâmicas: Entenda as diferenças!
Resultados

Veja as fotos de antes e depois do Tratamento para Rugas de Expressão

Rugas Dinâmicas

As rugas dinâmicas são rugas que aparecem apenas quando nos expressamos (quando sorrimos, fazemos cara de bravo ou de espanto) e não são visíveis no rosto em repouso.

Geralmente, começam a aparecer entre 30 e 40 anos de idade e podem ser prevenidas com a aplicação da toxina botulínica. São elas:

Os pés de galinha (ao redor dos olhos ao sorrirmos), as rugas na região superior da testa (quando fazemos cara de espanto) e entre as sobrancelhas (quando ficamos bravos).

Rugas Estáticas

“Uma ruga estática já foi uma ruga dinâmica algum dia”, explica o Dr. Guilherme Szerman.

Costumam aparecer após os 40 anos de idade e evoluem a partir de rugas dinâmicas que não foram tratadas preventivamente com toxina botulínica. O movimento muscular repetido “quebra” a pele, formando as linhas horizontais e verticais na testa e ao redor dos olhos.

Desse modo, as rugas estáticas são visíveis mesmo com o rosto em repouso (inclusive dormindo). Quando as rugas são mais profundas, a aplicação de toxina botulínica pode ser associada a outros procedimentos como o Laser de CO2 para que se alcancem os melhores resultados de rejuvenescimento

Outros fatores que contribuem são o envelhecimento intrínseco (genético e inevitável) e extrínseco (trabalho, exposição solar, qualidade do sono, poluição, estresse e etc), já que a rotina diária pode favorecer a perda de ácido hialurônico e colágeno, importantes para manter a estrutura e elasticidade da pele.

Rugas Gravitacionais

Diferentemente das rugas causadas pelas expressões faciais musculares, o bigode-chinês e as linhas de marionete tem suas causas na gravidade e na perda de volume facial.

Com a ação da gravidade, nossa pele é “puxada para baixo” diariamente e com o passar da idade nossas estruturas faciais (ossos, músculos e gordura) vão diminuindo, acarretando a perda de volume e da sustentação do rosto.

Essa redução pode ser notada frequentemente no terço médio do rosto (observe a diferença entre o volume das maçãs do rosto de uma criança, de uma pessoa com meia-idade e de um idoso). Note que, com o envelhecimento, nosso rosto vai “afundando”, o que chamamos na dermatologia de “melting of the face” ou “derretimento facial”.

Por incrível que pareça, essa perda se inicia a partir dos 25 anos de idade e aumenta gradualmente ao longo da vida. Por esse motivo, algumas pessoas, mesmo jovens, já podem ser beneficiadas com a reposição de volume no rosto com o ácido hialurônico.

“O importante é que o volume a ser preenchido seja adequado a idade e ao rosto de cada paciente, para que o resultado fique suave e natural. Respeitando a anatomia e as proporções faciais os resultados são muito satisfatórios”, explica o Dr. Guilherme Szerman.

rugas de expressão

O que você precisa saber sobre os tratamentos para Rugas estáticas e rugas dinâmicas

O primeiro passo (e fundamental) é você conversar com seu dermatologista sobre seus incômodos e suas expectativas de resultados. Após esse momento, é  definido que tipo de procedimento poderá ser realizado, de acordo com a classificação do problema e seus objetivos.

Nos casos em que a toxina botulínica é utilizada, a função do procedimento é bloquear as células nervosas que liberam a acetilcolina, substância responsável pela contração muscular.

Dessa forma, quando enviamos mensagens elétricas a nossos músculos (para que contraiam e se mexam) a ação é bloqueada ou minimizada, prevenindo o aparecimento de rugas e linhas de expressão em determinada região.

Quando o caso do paciente apresenta perda de forma e contorno faciais, a função da aplicação de ácido hialurônico é devolver o volume facial perdido com o passar da idade.

Essa substância é natural do nosso próprio organismo e é responsável por preencher os espaços entre as células, além de estar presente nos ossos e articulações.

Toxina Botulínica x Preenchimento

Algumas dúvidas surgem quando o assunto é rejuvenescimento. Afinal, como dito anteriormente, existem alguns fatores que indicam a escolha dos tratamentos, já que cada ruga exige uma ação específica.

Entender as principais diferenças entre a toxina botulínica e preenchimento é importante antes de decidir fazer um procedimento.

Para reforçar, a toxina botulínica é utilizada principalmente para prevenir o aparecimento das rugas de expressão. Quando os pacientes já apresentam rugas estáticas, ou seja, que já formaram vincos, a associação de toxina e Laser de CO2 pode ser a mais indicada.

Fale Conosco

Cuide da sua pele com mais conforto e segurança na Clínica de Pele

Perguntas frequentes

O que causa as rugas no rosto?
Dentre as principais causas de rugas no rosto estão o processo natural de envelhecimento e a exposição ao sol sem o uso de protetor solar. Mas há ainda aquelas rugas causadas por problemas hormonais, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, perda de colágeno, estresse, má alimentação, consumo de açúcar em excesso, entre outros fatores
Com o passar da idade é inevitável que a pessoa desenvolva rugas no rosto, assim como também é comum as pessoas pesquisarem por “o que é bom para tirar rugas do rosto”. A clínica de pele acredita que um bom tratamento para rugas precisa de: Médicos experientes + tratamentos modernos + pacientes bem orientados.
Os tratamentos caseiros para rugas não são tratamentos eficientes. Procure sempre um dermatologista para avaliar e tratar suas rugas.
O tempo de resposta do tratamento varia conforme a idade, tipo de pele, profundidade das marcas entre outros fatores. Já se percebe uma melhora no brilho e na qualidade da pele 14 dias após a aplicação do Laser CO2. Normalmente, a melhora das cicatrizes de acne começam a surgir entre 30 e 45 dias após a sessão , pois esse é o tempo em que o organismo chega no ápice da produção de colágeno após a realização do Laser. É comprovado por estudos que os resultados progridem de forma contínua por 6 meses, podendo inclusive se estender por até 1 ano após a sessão, relato comum entre os pacientes.
A toxina botulínica é o tratamento mais reconhecido para rugas de expressão. Ressaltamos a importância do paciente conhecer e entender as principais diferenças entre as marcas de toxinas e sobre os profissionais especializados existentes no mercado. As escolhas corretas são fundamentais para a segurança e obtenção dos melhores resultados no seu tratamento.
Normalmente, nosso cérebro envia mensagens elétricas aos nossos músculos (para que contraiam e se mexam) por meio de uma substância chamada acetilcolina. A toxina botulínica utilizada nos tratamentos age bloqueando a liberação pelas células nervosas da acetilcolina, substância responsável pela contração muscular. Ao interferir seletivamente com a capacidade de contração dos músculos, as linhas de expressão são suavizadas (testa, pés de galinha, região das sobrancelhas; também promove a elevação da ponta do nariz) e, em muitos casos, ficam praticamente invisíveis em uma semana. Já o preenchimento trata as rugas estáticas associadas comumente ao modo de viver (trabalho, exposição solar, qualidade do sono e etc). Com a perda de elementos naturais da pele como o ácido hialurônico, a pele perde a capacidade de manter a estrutura e sua elasticidade propiciando o aparecimento das rugas. Para mais esclarecimentos sobre o tratamento, fale conosco pelo WhatsApp.
A toxina botulínica é indicada quando a contração muscular é a principal causadora das rugas. A toxina é aplicada nas rugas da testa, ao redor dos olhos (que formam os pés-de-galinha) e na glabela (linhas verticais entre as sobrancelhas).
Não. Pode-se usar um anestésico creme 1 hora antes da sessão. Após a aplicação da toxina é indicado não usar maquiagem, mexer na região ou deitar-se por 6 horas. Pode-se retornar às atividades físicas já no dia seguinte ao tratamento. Para mais esclarecimentos sobre o tratamento, fale conosco pelo WhatsApp.
Os pacientes costumam tolerar muito bem o tratamento. É utilizada uma pomada anestésica local antes da aplicação, o que torna o procedimento mais confortável para a maioria dos pacientes.
O valor do tratamento para rugas de expressão varia de acordo com a intensidade das rugas e quantidade de substância a ser aplicada. Por isso, o ideal é que o médico faça uma avaliação inicial da necessidade do paciente para definir o preço adequado pelo tratamento. Para mais esclarecimentos sobre o tratamento, fale conosco pelo WhatsApp.
É necessária apenas uma aplicação de toxina botulínica no rosto. São aplicadas, em média, de 50 a 80 unidades de toxina botulínica para tratar o terço superior do rosto. A quantidade depende do grau de força muscular de cada paciente. Deve-se retornar 15 dias após o procedimento para uma reavaliação. Para mais esclarecimentos sobre o tratamento, fale conosco pelo WhatsApp.
Os resultados da Toxina botulínica já podem ser vistos a partir de alguns dias após a aplicação. Seus benefícios atingem o ponto máximo entre uma e duas semanas após a aplicação. A duração do tratamento é de aproximadamente entre 4 e 6 meses. Para manter os resultados sugere-se uma nova aplicação após esse período. Após repetidas aplicações, os resultados costumam ser mais duradouros, de forma progressiva.
Para definir o melhor procedimento para seu caso é fundamental fazer uma pesquisa prévia. Afinal, pesquisar, comparar e entender as diferenças entre os diversos tipos de tratamentos é o melhor caminho para garantir um resultado seguro e eficaz em relação ao procedimento desejado. Além disso, é importante conhecer e entender as principais diferenças dos tipos e marcas de toxina botulínica existentes no mercado. As escolhas corretas são fundamentais para a segurança e obtenção dos melhores resultados no tratamento. Lembre-se que um tratamento seguro deve ser sempre realizado por médicos experientes em medicina estética e/ou membros da Sociedade Brasileira de Dermatologia e/ou Laser. Confira nossa página de Dúvidas e aproveite para ficar por dentro de tudo sobre Rugas de Expressão.
Dermatologia, Laser & Estética

BAIXE O NOSSO E-BOOK
e descubra agora como prevenir e tratar!

Fale no WhatsApp
Fale no WhatsApp
Escanear o código
Olá 👋
Como podemos te ajudar?