Manchas e melasma: existe tratamento?

Escute o áudio do tratamento | Dr. Szerman explica em 3 minutos 

 

Manchas e melasma: Sabia que exposição ao sol sem proteção pode ocasionar o aparecimento das manchas e melasma. A pele do rosto é extremamente sensível e fatores como exposição solar sem proteção e a presença de acnes, assim como a gravidez, podem desencadear o surgimento de manchas. 
 
Um dos tratamentos existentes para minimizá-las é a combinação do Laser de Co2 e o conjunto de peelings que atuam na renovação celular da pele. Há também o uso da luz pulsada como tratamento, já que dependendo da origem da mancha, outros procedimentos poderão ser indicados. 
 

Saiba como as manchas podem ser classificadas e quais são os tratamentos utilizados na Clinica de Pele | Dr.Szerman. Descubra mais sobre tratamento de manchas e melasma: clique aqui.

 manchas e melasma

Como as manchas aparecem?

As manchas são classificadas como solares, senis ou melasma e tem diferentes causas e tratamentos. 

O surgimento das manchas solares acontece, por exemplo, devido à exposição ao sol e geralmente são escuras. 

Essa coloração é uma reação que a pele tem ao tentar proteger nosso DNA da exposição aos raios nocivos, aumentando a atividade dos melanócitos (células que fabricam o pigmento melanina, que dá cor à nossa pele) para formar uma barreira de proteção.

A exposição solar sem proteção também é a causa do aparecimento das manchas senis. 

Surgindo em média depois dos 40 anos, esse tipo de mancha se dá pelo efeito cumulativo do sol na pele, aparecendo no rosto, no colo, nos ombros, nos braços e no dorso das mãos.

Contato via WhatsApp Fale agora! (21) 98086-2370 

 

 

Tratamento para melasma Rio de Janeiro – Clínica de Pele

Dentro desse quadro de hiperpigmentação, também aparecem no consultório pacientes com manchas típicas do melasma. 

As manchas dessa condição acometem em maior número as mulheres e afeta, em média, 10% dos homens.

O melasma pode surgir ou piorar na gravidez, devido ao uso de anticoncepcionais femininos e principalmente pela exposição ao sol. A predisposição genética e alguns fatores hormonais também contribuem para o surgimento do melasma, que pode aparecer não somente no rosto, mas também nos braços, pescoço e colo. 

 

Utilize protetor solar todos os dias para prevenir as manchas

Para evitar que as manchas apareçam é recomendado o uso do protetor solar diário a fim de proteger a pele dos raios ultravioleta. Fique atento quanto a utilização ao fator de proteção adequado para seu fototipo, pois cada tipo de pele vai necessitar de um cuidado mais específico. As pessoas de pele com coloração mais escura, por exemplo, apresentam uma barreira natural (melanina) mais presente do que outras de pele mais clara. Mas, ainda que você se proteja e tenha cuidado com a sua pele, as manchas solares, senis e de melasma podem aparecer. E agora, como tratá-las?

 

O tratamento das manchas senis e do melasma são diferentes

O melhor tratamento para as manchas será sempre indicado por um dermatologista que vai avaliar qual é a classificação da pigmentação e o procedimento a ser realizado. Entre as estratégias existentes para tratar as indesejáveis manchas solares, senis e melasma, temos:

 

Manchas solares e senis:

  • Peeling (Cosmelan, Dermamelan e Melanesse)
  • Luz Intensa Pulsada
  • Laser frio de Co2 (Fracionado + Pulsado – Deka & Deka Touch)

Manchas do tipo Melasma:

  • Peeling de Cosmelan
  • Peeling de Dermamelan
  • Peeling de Melanesse
  • Laser frio de Co2 (Fracionado + Pulsado – Deka & Deka Touch)

 Veja também: como os peelings atuam na pele, clique aqui.

 

Como os peelings podem ajudar

As manchas se formam devido a uma produção celular desregulada de melanina dentro das nossas células, em um processo chamado de melanogênese (produção de melanina). Depois de fabricada, a melanina é exportada para os queratinócitos (camada córnea ou externa da pele).

Os modernos peelings de melanesse, cosmelan e dermamelan tem como função inibir justamente a ação dessa enzima tirosinase e consequentemente o processo de melanogênese (que produz de forma desregulada a melanina). A enzima inibida pelos peelings químicos é a responsável por converter a substância tirosina em melanina que dá origem ao pigmento escuro (melanina) das manchas e do melasma.

A atuação dos peelings é comum aos tratamentos de todos os tipos de manchas devido a sua função em promover a renovação celular e consequentemente o clareamento, de forma rápida e segura. Na Clinica de Pele | Dr.Szerman, utilizamos o peeling melanesse (nacional) e os peelings dermamelan e cosmelan (espanhóis).

Esses peelings podem ser aplicados imediatamente após o peeling de cristal e também são indicados com o objetivo de tornar a pele mais permeável e receptiva a outros procedimentos como o Laser de Co2 DEKA e a Luz Intensa Pulsada (IPL) Harmony AFT 540.

 

O Laser de Co2 DEKA e a Luz Intensa Pulsada (IPL) Harmony AFT 540 são grandes aliados

 

Há diferenças no tratamento para cada tipo de mancha. No tratamento para melasma, a utilização do Laser Fracionado + pulsado (Co2) Smartxide Deka Touch é aprovada pela ANVISA e pelo F.D.A (conselho americano de sáude). Isso porque esse Laser é frio (não gera nenhum calor) e penetra gradualmente nas camadas profundas da pele, sem causar a agressão (calor) que a maioria dos outros Lasers de Co2 produzem. 

Sua tecnologia avançada emite pulsos de Laser frio (tecnologia Smart Pulse) e destrói a melanina através de um scanner que não gera calor, protegendo a pele do temido “efeito rebote” do melasma.

No tratamento de manchas de sol e da idade, além dos peelings e do Laser de CO2, podemos incluir também a Luz Pulsada. A Luz Intensa Pulsada (IPL) Harmony AFT 540 é um sistema de emissão de luz não coerente na faixa de 500 a 1200nm em que cada comprimento de onda possui uma finalidade terapêutica. Para tratar as manchas, o HarmonyXL usa filtros em uma faixa de luz compatível com a melanina (540 nm), atuando assim com grande eficácia na pigmentação escura da pele (melanina).

 Dúvidas: Acesse nosso F.A.Q – clique aqui

 

Consulte um Dermatologista

Somente um profissional adequado pode ajudar no tratamento das manchas e do melasma de maneira segura e eficaz. A Clinica de Pele | Dr.Szerman tem mais de 50 anos de experiência clínica e mais de 20 anos em tratamentos e procedimentos com Laser. Com milhares de pacientes atendidos ao longo de muitos anos, o Dr. Szerman tem o orgulho de lecionar cursos de Laser para médicos iniciantes. 

Saiba mais informações com os médicos da Clinica de Pele | Dr.Szerman, agende uma consulta. Tratamento para melasma Rio de Janeiro. 

F.A.Q

Os tipos mais comuns são: manchas de sol, melasma, vitiligo, manchas de acne e micose (pano branco).

As manchas marrons na pele podem estar ligadas ao sol ou queimaduras por componentes químicos. 

Sabemos que manchas incomodam, por isso procure um Dermatologista médico capaz de avaliar e tratar manchas de pele. Tratamentos com peeling, Luz Pulsada e Laser são oferecidos pelos dermatologistas, geralmente com sucesso. (Conheça nosso tratamento, clique aqui)

As manchas podem ser causadas por fatores externos como sol, envelhecimento precoce e falta de cuidados com a pele. Mas também são causadas por fatores internos como genética e hormônios. 

Matérias

Fotos

Fotos

Fotos de antes e depois da aplicação do tratamento de Manchas e Melasma…
Vídeos

Vídeos

Vídeos com explicação sobre o tratamento de Manchas e Melasma…
Tratamento a Laser para melasma: Saiba tudo sobre!

Tratamento a Laser para melasma: Saiba tudo sobre!

O melasma é caracterizado pelo surgimento de uma mancha escura…

Cuidados pós Laser CO2 e a importância de segui-los

O Laser de CO2 faz parte de diversos tratamentos dermatológicos para rejuvenescer a…