Microvarizes: saiba as causas e os tratamentos

Escute o áudio do tratamento | Dr. Szerman explica em 3 minutos 

O tabagismo é um dos fatores que desencadeia o aparecimento de varizes.

Um problema tão comum entre os brasileiros, mas ainda pouco difundido. As microvarizes devem ser encaradas para além da estética. Afinal, elas indicam, normalmente, que algo não vai bem na circulação do sangue venoso (pobre em oxigênio, rico em dióxido de carbono).

Entre os fatores de risco, a falta de atividades físicas, o tabagismo e obesidade estão entre os principais desencadeadores do problema. 

Entenda como as microvarizes surgem e o tratamento utilizado pelos dermatologistas da Clinica de Pele | Dr.Szerman. Conheça nosso tratamento para varizes, clique aqui. 

 

 

Quais sinais indicam o surgimento das microvarizes?

As telangiectasias, também chamadas de microvarizes, são pequenas veias emaranhadas em um formato de ‘’teia de aranha’’ que surgem em qualquer idade e em qualquer região do corpo (ainda que sejam mais comuns nos membros inferiores). Elas podem aparecer principalmente ao longo das pernas e causar dor e inchaço. Para entender como esse problema ocorre, é preciso conhecer o funcionamento da circulação do sangue no nosso corpo.

As veias localizadas nas pernas são responsáveis por levar o sangue venoso, ou seja, o sangue que circulou pelo nosso corpo, de volta para o coração e dali para os pulmões. E para que tudo ocorra bem, existem pequenas válvulas que direcionam o sangue venoso, abrindo para que este suba e fechando para impedir que desça, quando a pessoa fica em pé, por exemplo. 

O problema ocorre quando as válvulas se desgastam e deixam escapar o sangue que deveria voltar para o coração. Dessa maneira, a pressão das veias das pernas aumentam e as famosas microvarizes aparecem.

Tratamento a Laser para varizes no Rio de Janeiro

Contato via WhatsApp Fale agora! (21) 98086-2370 

Microvarizes x Varizes

Ainda que as microvarizes e varizes sejam oriundas do mesmo problema, elas possuem algumas diferenças. As microvarizes são vasinhos que aparecem nas camadas mais superficiais da pele e costumam ser menores que as varizes (vasos dilatados de calibre maior). É importante ficar atento às microvarizes pois elas podem ser a causa do surgimento das varizes!

 

Como prevenir e tratar as microvarizes

Nos primeiros indicativos do aparecimento das microvarizes, é importante procurar um médico para avaliar o problema e retardar o quanto antes esse processo. Afinal, além da predisposição genética, fatores hormonais, idade e estilo de vida podem influenciar no surgimento de varizes.

As recomendações principais para evitar essa disfunção das veias é estimular o fluxo sanguíneo praticando atividades físicas e consumindo alimentos de forma saudável. Essas ações evitam o surgimento de doenças como pressão alta e diabetes que influenciam diretamente na dilatação das veias.

Veja também: tratamento para varizes

Um dos possíveis tratamentos para microvarizes, reconhecido e aprovado mundialmente, é o Laser Harmony Nd: Yag 1064nm. O tratamento atua nas microvarizes (do tipo teia de aranha) do rosto e das pernas, método seguro e eficaz que veio a ser a moderna alternativa à antiga escleroterapia com agulhas.

Como funciona o tratamento com o Laser Harmony Nd: Yag 1064nm

O Laser destrói os vasos dilatados através do calor nas camadas profundas da pele. Ao longo das sessões, parte dos vasos vão sendo gradualmente eliminados e outros vão diminuindo até que fiquem bem mais claros e suaves. São necessárias, em média, 8 sessões a cada 30 dias, mas esse número pode variar de acordo com a quantidade de vasos e com a resposta individual de cada paciente. A sessão pode ser realizada mesmo nos pacientes que têm um grande número de vasos.

Antes de iniciar o procedimento, aplica-se um gel gelado na área com vasos. A ponteira do laser é direcionada especificamente em cada vaso e os disparos vão sendo feitos sucessivamente, um ao lado do outro, ao longo do trajeto dos vasos.

A energia luminosa produzida pelo laser penetra na pele da região a ser tratada, sendo absorvida pela hemoglobina ( pigmento que dá cor ao sangue ) do vaso. Esta energia luminosa é convertida em calor, coagulando o sangue e destruindo as paredes dos vasos. Ao longo do tempo e com o acúmulo de sessões, o vaso vai sendo reabsorvido pelo organismo, seu calibre vai diminuindo até que ele desapareça ou fique bem menos visível.

O tratamento com o LASER Harmony é mundialmente reconhecido e aprovado pelo F.D.A e pela ANVISACostuma ser bem tolerado pelos pacientes. Para um maior conforto, na Clinica de Pele | Dr.Szerman utilizamos um resfriador de pele (Freddo) que emite um jato de ar gelado à menos 30 graus e prescrevemos um anestésico creme para ser usado uma hora antes da sessão. Todo esse preparo faz com que a maioria dos pacientes sinta apenas um leve calor no local.

Observações: O Laser não é indicado para pele negra, bronzeada ou para vasos de grande calibre.

Dúvidas? Acesse nosso F.A.Q clicando aqui

 

Consulte um dermatologista

Somente um profissional adequado pode ajudar a cuidar do seu corpo de maneira correta e segura. O Dermatologista é o profissional capacitado para identificar e encontrar soluções para o seu problema com as microvarizes.

A Clinica de Pele | Dr.Szerman tem mais de 50 anos de experiência clínica e mais de 20 anos em tratamentos e procedimentos com Laser. Com milhares de pacientes atendidos ao longo de muitos anos, o Dr. Szerman tem o orgulho de lecionar cursos de Laser para médicos iniciantes.

Saiba mais informações com os médicos da Clinica de Pele | Dr.Szerman, agende uma consulta. Tratamento a Laser para varizes no Rio de Janeiro.

F.A.Q

O Laser Harmony Nd YAG 1064 nm é a grande novidade para o tratamento das varizes. Um método rápido, seguro e eficaz que veio a ser a moderna alternativa à antiga escleroterapia com agulhas.

A energia luminosa produzida pelo Laser penetra na pele da região a ser tratada, sendo absorvida pela hemoglobina (pigmento que dá cor ao sangue ) do vaso. Esta energia luminosa é convertida em calor, coagulando o sangue e destruindo as paredes dos vasos.

O Laser Harmony Nd YAG 1064 nm possui uma tecnologia de ponta eficaz no tratamento de varizes. A energia luminosa produzida pelo Laser penetra na pele da região a ser tratada, sendo absorvida pela hemoglobina (pigmento que dá cor ao sangue) do vaso.

O Laser é o melhor tratamento dermatológico para as microvarizes (vasinhos pequenos tipo teia de aranha nas pernas e no rosto), pois quando os vasos são muito finos a técnica de escleroterapia se torna mais difícil de se penetrar no interior dos vasos. Os vasos pequenos absorvem a luz emitida pelo Laser e são gradualmente destruídos ao longo das sessões.

A aplicação do Laser custa a partir de R$329 reais.

Observação: Os valores aqui informados são “a partir de”, sendo apenas uma base de referência, pois os valores final só podem ser devidamente informados após a avaliação médica.

Matérias

Fotos

Fotos

Fotos de antes e depois da aplicação do tratamento de Varizes a Laser…
Vídeos

Vídeos

Vídeos com explicação sobre o tratamento de Varizes a Laser…
Varizes: Entenda o que são e como tratar varizes

Varizes: Entenda o que são e como tratar varizes

Você já se perguntou como tratar varizes? Sabia que esse…
Microvarizes: Entenda o que são microvarizes

Microvarizes: Entenda o que são microvarizes

O que são as Microvarizes?  Ainda pouco faladas, as microvarizes,…