Sabe aquelas manchas com tons mais escuros na pele que surgem normalmente no rosto? Essas manchinhas incomodas são chamadas de melasmas. Apesar de ser um problema comum, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como identificar o problema ou como tratar melasma. Sabendo disso, preparamos esse artigo com tudo sobre Melasma visando esclarecer estas e outras dúvidas. Confira!
Melasma – Dr. Szerman Explica:
tudo sobre melasma
O que é Melasma da pele?
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o Melasma é uma alteração na pele que afeta sua pigmentação, relacionada diretamente a melanina. Ela pode ser epidérmica, dérmica ou então mista.
As manchas costumam surgir em áreas expostas ao sol como rosto, braços e pescoço e acontece por conta do aumento na atividade de melanócitos.
Como saber se a mancha é melasma?
As manchas amarronzadas sem que tenham formas definidas em áreas expostas ao sol podem ser Melasmas. Agora, se as manchas forem mais escuras e tiverem tamanho pequenos podem se tratar de melanose solar.
O mais indicado para garantir uma identificação correta e não colocar sua saúde em risco é buscar uma clínica dermatológica RJ. Somente com a avaliação de um dermatologista, será possível diagnosticar corretamente o problema e dizer se a mancha trata-se ou não um melasma. Leia tudo sobre melasma!
7 coisas que você deveria saber sobre Melasma
Veja agora tudo sobre Melasma que você precisa saber e compreenda melhor o que é e como tratar esse problema de pele:
1. Uma boa avaliação e diagnóstico é essencial
Um bom diagnóstico e uma consulta em um especialista se faz necessária ao identificar o Melasma. Isso porque só um médico dermatologista poderá checar se a mancha é realmente um melasma, quais foram suas e indicar o melhor tratamento para o Melasma.
2. O Melasma e a gravidez
Muitas pessoas têm o hábito de relacionar a gravidez ao surgimento de melasmas na pele. Mas, vale destacar que a gestação, por si só, não é responsável pelo aparecimento das manchas.
Na gestação, os hormônios produzidos pela placenta acabam estimulando a hiperpigmentação na pele. Em razão disso, quase 70% das mulheres grávidas com predisposição genética ao Melasma acabam apresentando as manchas nessa fase.
3. O inverno e a piora no quadro
Por conta da alta incidência dos raios solares, muitas pessoas costumam adotar cuidados maiores com a pele durante o verão. Mas, no inverno esta incidência não desaparece, apenas fica menor, o que também representa um risco para o surgimento do melasma.
Portanto, é comum que quadros de Melasmas surjam ou piorem durante o inverno. Mas, a prevenção e os cuidados com a pele devem ser feitos em qualquer estação do ano. Veja tudo sobre melasma!
4. Emoções e manchas
Sim, as emoções podem estar diretamente relacionadas ao surgimento do Melasma. Isso acontece porque os estados de tensão geram um certo estresse oxidativo no organismo gerando maiores radicais livres e favorecendo a incidência das manchas.
Portanto, é bom controlas as emoções e buscar viver uma vida mais tranquila, relaxar mais e evitar que os radicais livres prejudiquem não só com surgimento de manchas pelo corpo, mas em outras áreas do organismo. Continue lendo e saiba tudo tudo sobre melasma!
5. Não há cura para Melasma
Não há cura para o melasma, mas existem tratamentos que se mostram muito eficazes. Com o tratamento adequado, é possível controlar sua aparência, evitar aparecimento e diminuir as consequências estéticas, mas não se livrar totalmente do melasma.
Veja abaixo mais detalhes sobre como funciona o tratamento para Melasma:
6. Os tratamentos para Melasma
Protetor solar é a medida mais importante de prevenção e inclusive agravamento do Melasma. Mas, quando o problema já está instalado, saiba que existem tratamentos que atenuam essas manchas, como o laser de co2 fracionado e pulsado. Saiba mais detalhes sobre esse tratamento nesse artigo completo sobre laser de co2 que preparamos! Veja tudo sobre melasma!
7. Receitas caseiras são úteis?
É comum procurarmos soluções caseiras para resolver os problemas de Melasma quando começam a incomodar. Seja aquela famosa ideia de que limão clareia a pele ou seja o que for.
Mas saiba que na busca de amenizar as manchas de Melasma, com receitas caseiras, você pode acabar agravando ainda mais o problema. Nesse caso, a melhor opção é consultar um dermatologista e não expor a pele a “tratamentos” que podem piorar o quadro ao invés de amenizar.
Agora que você já sabe tudo sobre Melasma, ao menor sinal de aparecimento de manchas na pele, marque uma consulta com um dermatologista para garantir um diagnostico e o tratamento adequado para o seu problema.
Quer saber mais sobre os tratamentos indicados para Melasma ou manchas na pele? Entre em contato com a Clinica de Pele que indicaremos o melhor tratamento para o seu caso! saiba tudo tudo sobre melasma!
Veja também os artigos mais recentes:
Prevenção e Tratamento para Melasma na Clínica de Pele
Três métodos de tratar melasma
Como tirar melasma do rosto de forma rápida