Você sabe a diferença entre Laser CO2 Preenchimento e Toxina Botulínica e suas principais indicações? Se não, confira esse artigo na íntegra e entenda como diferenciar cada um desses procedimentos voltados para o rejuvenescimento da face.
Quem Somos?
O Dr. Waldemar H. Szerman é dermatologista e uma referência no Rio de Janeiro quando se trata de cuidados com a pele. Com mais de meio século de atuação na dermatologia, formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o Dr. Szerman possui uma carreira sólida e respeitada, tendo sido ex-chefe do serviço de dermatologia da aeronáutica.
Em 1969, fundou a Clínica de Pele, unindo sua vasta experiência médica à tecnologia de ponta para oferecer tratamentos dermatológicos com excelência no Rio de Janeiro. Desde então, a clínica se tornou sinônimo de tradição, inovação e confiança, sendo reconhecida como uma das melhores do estado.
Na Clínica de Pele, todos os procedimentos são realizados exclusivamente por médicos, com formação especializada em instituições reconhecidas.
Acreditamos que os melhores resultados vêm da união entre ética, produtos de alta qualidade, capacitação técnica e experiência dos profissionais que irão realizar o tratamento.
Em tempos em que os procedimentos estéticos têm sido amplamente banalizados, reforçamos nosso compromisso com a segurança, o conhecimento médico e a ética profissional.
Os Drs. Guilherme Szerman e Ronaldo Szerman são médicos com mais de 20 anos de experiência, formados pela conceituada Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), consistentemente reconhecida entre as melhores faculdades de medicina do Brasil.
Somos uma clínica dermatológica no Rio de Janeiro, com mais de 50 anos de tradição e certamente uma das melhores nesse tratamento.
Teremos um imenso prazer em atendê-lo!
Laser CO2 Preenchimento e Toxina Botulínica: Existe diferença?
Sim. Quando se trata de rejuvenescimento facial, mais especificamente em relação ao terço superior do rosto, normalmente a recomendação é o uso da toxina botulínica como abordagem terapêutica.
Por exemplo, quando o paciente faz cara de bravo, a força muscular que existe nessa região quando você faz cara de bravo, cara de espanto, ou de um sorriso forte, gera marcas de expressão e só tem um tratamento que consegue atenuar, que é a toxina botulínica.
A toxina botulínica vai bloquear esses músculos e diminuir a força para que esse músculo não se contraia tanto e não forme, com o passar do tempo, os vincos. Se a gente não faz a toxina, a tendência é formar os vincos na pele, que uma vez formados, o tratamento a ser feito será outro, com o laser.
Então, quando a pessoa faz essas caretas e vê que a pele está vincando de forma forte, a toxina botulínica passa a ser indicada até em pacientes jovens.
Agora, uma confusão que existe muito grande entre vários pacientes, é em relação à diferença quando o paciente tem indicação de Laser CO2 Preenchimento e Toxina Botulínica.
O que acontece? Por que existe essa diferença de indicação?
Normalmente, quando a gente fala em flacidez, perda de colágeno, o laser de CO2 é o tratamento padrão ouro de rejuvenescimento, e não o preenchimento como muitos acham. Mas, como podemos descobrir isso?
Basta fazer um teste simples. Ao abaixar o rosto, você fazendo um movimento suave com a mão, consegue verificar se a pele se apresenta flácida. Se sim, o tratamento é com laser de CO2. O laser é o melhor tratamento, é o padrão ouro de rejuvenescimento, principalmente para flacidez, quando a gente quer dar firmeza a essa região toda.
O que eu costumo ver muito em nosso consultório é pacientes que dizem ter recebido indicação para fazer preenchimento na parte superior para corrigir essa flacidez inferior, mas que possivelmente está sendo indicado de forma errada.
Se você coloca muito preenchimento na parte superior, fica com um volume muito acentuado, fica artificial e você tenta corrigir um problema com uma solução não adequada. Então, cada tratamento tem que ser indicado de forma correta para a gente ter um resultado harmônico, natural e que não apareça nada artificial que ninguém quer. (3:22)
Quando é indicado o preenchimento?
O preenchimento é indicado quando falamos em perda de volume no rosto. A partir dos 30 anos de idade, é comum apresentar essas perdas, principalmente de osso, músculo e gordura.
Há uma diminuição geral do rosto, só que de forma mais acentuada na região malar e zigomática. Essa região vai afundando, então, se você tirar uma foto sua no espelho de lado, é capaz de ver parte desse afundamento.
Então, quando realizamos o preenchimento, normalmente o primeiro passo é devolver volume para essa região que vai perdendo esse volume ao longo dos anos. Se você chegar em casa, fizer esse movimento no espelho, devolver um pouquinho de volume nessa região, porque ela está afundada, e achar que o teu rosto está melhor, está para cima, provavelmente você é um paciente candidato ao preenchimento.
O preenchimento também é indicado para uso no terço superior. Normalmente, colocamos uns pontos de sustentação para puxar um pouquinho a pele para cima, mas de uma forma sutil. Não estamos falando de nada artificial, senão fica feio. Tem que ser sempre no limite que o rosto da (5:04) pessoa tolere, algo que fique natural, saudável.
Então, quando realizamos o preenchimento em nosso consultório, colocamos um pouco de preenchedor nessa região para fazer justamente esse movimento de sustentação. Esse é o primeiro passo.
Feito isso, tem que ser feita uma avaliação com cada paciente, mas dependendo do caso, também podemos colocar um pouquinho de preenchimento também no ângulo da mandíbula. Quando a gente dá essa estrutura, o realce do ângulo da mandíbula, principalmente para a mulher, é um sinal de juventude.
Onde pode ser feito o preenchimento?
![Clínica de Pele | Dermatologia & Estética | Laser CO2, Preenchimento e Toxina Botulínica [Como Escolher?] Preenchimento Facial 2](https://clinicadepele.com.br/wp-content/uploads/2024/06/Preenchimento-Facial-2.jpg)
Lembrando que o preenchimento pode ser feito em vários pontos do rosto, como no queixo, no bigode chinês, mas o conceito mudou um pouquinho ao longo dos anos. Antigamente, esse procedimento era feito mais no bigode chinês, agora a gente sempre pensa nessa estrutura da região malar, que é o MD-Code, para dar sustentação.
Algo que muitos pacientes confundem e muitas vezes tem uma indicação que, a meu ver, não é a ideal em outras clínicas é o uso do preenchimento para flacidez. Pegar uma paciente que tem flacidez e querer corrigir toda a flacidez dela colocando preenchimento é óbvio que o resultado não será bom, ficará desproporcional e artificial.
Em nosso consultório, combinamos uma série de técnicas, como Laser CO2 Preenchimento e Toxina botulinica para obtenção dos melhores resultados possíveis. O laser de CO2 é feito no rosto todo, ele melhora a qualidade da pele como um todo e promove muita firmeza, tanto dessa região aqui mandibular, quanto da região da pálpebra inferior.
Então a gente combina as técnicas, o laser para tratar a flacidez, o preenchimento para dar os pontos de sustentação que a gente precisa para harmonizar o rosto, e a toxina, para fazer o bloqueio dos músculos, melhorando além da flacidez, a qualidade da pele como um todo.
Contato:
A Clínica de Pele é especializada em tratamentos dermatológicos no Rio de Janeiro há mais de 60 anos, desde 1969. O Dr. Szerman possui mais de 20 anos de experiência e dá aulas para outros médicos.
![Clínica de Pele | Dermatologia & Estética | Laser CO2, Preenchimento e Toxina Botulínica [Como Escolher?] Laser CO2, Preenchimento e Toxina Botulínica](https://clinicadepele.com.br/wp-content/uploads/2025/06/image-16.png)