Rugas estáticas e Rugas Dinâmicas: Entenda as diferenças!

Escute o áudio do tratamento | Dr. Szerman explica em 3 minutos

Rugas estáticas e rugas dinâmicas…A aplicação da toxina botulínica é o procedimento cosmético mais realizado no mundo.

Suas rugas te incomodam? Não fique preocupado, pois existem modernos tratamentos que podem te ajudar a preveni-las: a toxina botulínica e o preenchimento. 

O primeiro passo é saber a diferença entre as rugas que vai determinar o tratamento adequado! Saiba se elas são rugas dinâmicas, estáticas ou gravitacionais. Entenda!

 

Rugas estáticas e rugas dinâmicas – Como as rugas se formam

 

As rugas conhecidas como pés de galinha se desenvolvem pela atividade muscular da região dos olhos.

As rugas faciais podem ser de três tipos: dinâmicas, estáticas e gravitacionais e aparecem principalmente por dois motivos: 1- quando a pele é repetidamente “dobrada” ou “quebrada” devido às contrações musculares diárias, desencadeando o aparecimento das linhas faciais ou marcas de expressão; 2- quando o rosto perde o volume e a pele fica menos elástica à medida que envelhecemos.

Saiba mais sobre o tratamento para rugas de expressão – clique aqui

 

Rugas dinâmicas

As rugas dinâmicas são rugas que aparecem apenas quando nos expressamos (quando sorrimos, fazemos cara de bravo ou de espanto) e não são visíveis no rosto em repouso.

Geralmente, começam a aparecer entre 30 e 40 anos de idade e podem ser prevenidas com a aplicação da toxina botulínica. São elas:

Os pés de galinha (ao redor dos olhos ao sorrirmos), as rugas na região superior da testa (quando fazemos cara de espanto) e entre as sobrancelhas (quando ficamos bravos).

 

Rugas estáticas

“Uma ruga estática já foi uma ruga dinâmica algum dia”, explica o Dr. Guilherme Szerman.

Costumam aparecer após os 40 anos de idade e evoluem a partir de rugas dinâmicas que não foram tratadas preventivamente com toxina botulínica. O movimento muscular repetido “quebra” a pele, formando as linhas horizontais e verticais na testa e ao redor dos olhos. 

Desse modo, as rugas estáticas são visíveis mesmo com o rosto em repouso (inclusive dormindo). Quando as rugas são mais profundas, a aplicação de toxina botulínica pode ser associada a outros procedimentos como o Laser de CO2 para que se alcancem os melhores resultados de rejuvenescimento

Outros fatores que contribuem são o envelhecimento intrínseco (genético e inevitável) e extrínseco (trabalho, exposição solar, qualidade do sono, poluição, estresse e etc), já que a rotina diária pode favorecer a perda de ácido hialurônico e colágeno, importantes para manter a estrutura e elasticidade da pele.

Contato via WhatsApp Fale agora! (21) 98086-2370 

 

Rugas gravitacionais

Diferentemente das rugas causadas pelas expressões faciais musculares, o bigode-chinês e as linhas de marionete tem suas causas na gravidade e na perda de volume facial. 

Com a ação da gravidade, nossa pele é “puxada para baixo” diariamente e com o passar da idade nossas estruturas faciais (ossos, músculos e gordura) vão diminuindo, acarretando a perda de volume e da sustentação do rosto.

Essa redução pode ser notada frequentemente no terço médio do rosto (observe a diferença entre o volume das maçãs do rosto de uma criança, de uma pessoa com meia-idade e de um idoso). Note que, com o envelhecimento, nosso rosto vai “afundando”, o que chamamos na dermatologia de “melting of the face” ou “derretimento facial”.

Por incrível que pareça, essa perda se inicia a partir dos 25 anos de idade e aumenta gradualmente ao longo da vida. Por esse motivo, algumas pessoas, mesmo jovens, já podem ser beneficiadas com a reposição de volume no rosto com o ácido hialurônico.

“O importante é que o volume a ser preenchido seja adequado a idade e ao rosto de cada paciente, para que o resultado fique suave e natural. Respeitando a anatomia e as proporções faciais os resultados são muito satisfatórios”, explica o Dr. Guilherme Szerman.

 

Explicação do tratamento de rugas

O que você precisa saber sobre os tratamentos para Rugas estáticas e rugas dinâmicas

O primeiro passo (e fundamental) é você conversar com seu dermatologista sobre seus incômodos e suas expectativas de resultados. Após esse momento, é  definido que tipo de procedimento poderá ser realizado, de acordo com a classificação do problema e seus objetivos.

Nos casos em que a toxina botulínica é utilizada, a função do procedimento é bloquear as células nervosas que liberam a acetilcolina, substância responsável pela contração muscular. 

Dessa forma, quando enviamos mensagens elétricas a nossos músculos (para que contraiam e se mexam) a ação é bloqueada ou minimizada, prevenindo o aparecimento de rugas e linhas de expressão em determinada região.

Quando o caso do paciente apresenta perda de forma e contorno faciais, a função da aplicação de ácido hialurônico é devolver o volume facial perdido com o passar da idade. 

Essa substância é natural do nosso próprio organismo e é responsável por preencher os espaços entre as células, além de estar presente nos ossos e articulações.

 

Toxina Botulínica x Preenchimento

Algumas dúvidas surgem quando o assunto é rejuvenescimento. Afinal, como dito anteriormente, existem alguns fatores que indicam a escolha dos tratamentos, já que cada ruga exige uma ação específica. 

Entender as principais diferenças entre a toxina botulínica e preenchimento é importante antes de decidir fazer um procedimento.

Para reforçar, a toxina botulínica é utilizada principalmente para prevenir o aparecimento das rugas de expressão. Quando os pacientes já apresentam rugas estáticas, ou seja, que já formaram vincos, a associação de toxina e Laser de CO2 pode ser a mais indicada. 

 

Dúvidas? Acesse nosso F.A.Q clicando aqui 

 

No geral, a toxina é comumente utilizado nas marcas de expressão do terço superior da face (ao redor dos olhos, testa e glabela – entre as sobrancelhas).

Já o preenchimento com ácido hialurônico tem como função preencher os espaços criados pela perda de volume (afundamento da região malar – maçãs do rosto) e oferecer sustentação ao rosto. A duração da toxina e do preenchimento é diferente e também pode variar de pessoa para a pessoa. A toxina botulínica tem, em média, duração de 4 a 6 meses. Já no preenchimento, a duração é mais longa, podendo durar de 1,2,3 ou até muitos anos (dependendo do produto utilizado).

 

Consulte um Dermatologista

O Dermatologista é o profissional responsável por identificar e buscar soluções para os problemas relacionados à pele, unhas e cabelos. 

Recomendamos que cada paciente esclareça todas as dúvidas com seu médico sobre o tipo do material que será utilizado (dependendo da marca, variam muito de duração), como será feito o procedimento, as expectativas e os resultados que podem ser alcançados. Dessa forma, os pacientes podem obter resultados naturais, seguros e satisfatórios

 

Saiba mais informações com os médicos da Clinica de Pele | Dr.Szerman, agende uma consulta. Tratamento para rugas de expressão Rio de Janeiro.

F.A.Q

Quando rimos, ficamos bravos ou expressamos espanto ou dúvida, os músculos da face se contraem e formam as chamadas “linhas ou marcas de expressão” (rugas dinâmicas). Com o passar do tempo, estas linhas são acentuadas e ficam mais visíveis, formando os famosos pés-de-galinha, rugas da testa, vinco entre as sobrancelhas ou marcas na boca e pescoço.

A toxina botulínica utilizada nos tratamentos age bloqueando a liberação pelas células nervosas da acetilcolina, substância responsável pela contração muscular.  O Laser de Co2 fracionado trata as rugas que já estão formadas.

A toxina botulínica é o padrão-ouro na prevenção e tratamento das rugas de expressão dinâmicas. O Laser de Co2 fracionado trata as rugas que já estão formadas.

Acreditamos que três fatores são necessários para um tratamento bem sucedido:
médicos experientes + tratamentos modernos + pacientes bem orientados.

Dessa forma, procurando sempre excelência no atendimento, trabalhamos com os melhores equipamentos, possuem tecnologia de ponta.

A toxina botulínica é o padrão-ouro na prevenção e tratamento das rugas de expressão dinâmicas. O preenchimento à base de ácido hialurônico é o mais indicado para o tratamento das rugas estáticas e gravitacionais.  O Laser de Co2 fracionado trata as rugas que já estão formadas.

É fundamental que o paciente pesquise o tratamento que está buscando. Apesar de ser trabalhoso, podemos afirmar que pesquisar, comparar e entender as diferenças entre os diversos tipos tratamentos é o melhor caminho para os pacientes obterem um resultado seguro e eficaz para o tratamento desejado.

É importante que o paciente conheça e entenda as principais diferenças dos tipos de tratamento existentes no mercado. As escolhas corretas são fundamentais para a segurança e obtenção dos melhores resultados no tratamento

Matérias

Fotos

Fotos

Fotos de antes e depois da aplicação do tratamento de Rugas de Expressão…
Vídeos

Vídeos

Vídeos com explicação sobre o tratamento de Rugas de Expressão…
O que é bigode chinês?  

O que é bigode chinês?  

Você já se olhou no espelho sorriu e viu o…
Tipos de rugas: Conheça o tipo de ruga que você tem

Tipos de rugas: Conheça o tipo de ruga que você tem

As rugas surgem com o passar do tempo, são linhas…