Acne é uma doença frequente surgindo na puberdade em quase todos os jovens de ambos os sexos.
Em alguns as lesões são mínimas e assim permanecem durante toda a adolescência. Em outros, as lesões são extensas interferindo na qualidade de vida e acarretando sérios problemas emocionais.
Devido ao tratamento inadequado, a acne pode acarretar cicatrizes inestéticas e indeléveis, afetando de forma significativa a auto estima com sérias repercussões na área profissional.
Acompanhe esse artigo e entenda mais sobre o que é acne e a diferença entre acne vulgar, juvenil ou espinha.
O que é a acne?
A acne é uma afecção dos folículos pilossebáceos e se localiza na face e na fase anterior e posterior do tronco.
De modo geral, estima-se que mais de 85% dos adolescentes sofram com esse problema de pele em diferentes graus. E mesmo sendo comum na adolescência, esse problema de pele também pode afetar pessoas adultas ou com mais de 50 anos.
Embora não cause grandes complicações à saúde, a presença de acne na pele quase sempre prejudica a autoestima das pessoas. Além disso, a falta de um tratamento adequado para o problema também pode gerar cicatrizes muitas vezes difíceis de remover.
O que causa a acne?
Existem vários fatores que podem favorecer o aparecimento desse problema no rosto. Entre os principais, estão:
Herança
Existe o fator hereditário na acne quando os pais possuem acne, a possibilidade de aparecimento da acne é de 50%, com gravidade variável. Na nossa Clínica de Pele na cidade do Rio de Janeiro, constatamos uma percentagem considerada de acne em apenas um dos pais.
Ação hormonal
Na puberdade sobre a ação hormonal a glândula sebácea e também por fatores genéticos constitucionais, está em grande atividade e sob a ação de bactérias metabolizam, digerem o excesso de gordura na pele provocando entupimento dos poros e inflamação dos mais variáveis graus.
Fatores emocionais
Fatores emocionais podem agravar o problema por ação hormonal. No período menstrual pode ocorrer também uma piora.
Chocolate
Em relação a alimentos é citado na literatura chocolate, em alguns casos leite e derivados por conter hormônios utilizados na engorda do gado.
O exame dermatológico apurado pode identificar estabelecer a conduta terapêutica em relação aos vários tipos de cosméticos:
- Uso excessivo de sabões
- Manipulação profissional de produtos agrícolas
- Graxas minerais.
Constatamos na nossa Clínica de Pele que muitos pacientes utilizam uma gama de medicamentos entre eles complexo B esteroides e outros hormônios utilizados para fortalecimento muscular.
Faça agora mesmo nosso TESTE ONLINE GRÁTIS e descubra o melhor tratamento para o seu caso!
Tem como prevenir?
Para você que tem dúvidas sobre a possibilidade de prevenção da acne, saiba que é possível sim evitar que esse problema apareça e acabe com sua autoestima. Tudo o que precisa saber é apenas adotar algumas medidas básicas como:
- Evitar a exposição excessiva ao sol, sobretudo sem uso de protetor solar
- Não utilizar maquiagem em excesso e nem dormir com maquiagem no rosto
- Manter uma higienização diária do rosto usando produtos específicos para essa parte do corpo
- Sempre tomar banho após a realização de atividade física
Tratamentos
O excesso de produção de sebo pelas glândulas sebáceas entope os poros impedindo a eliminação de gordura. Por isso ocorre a inflamação em vários graus. Nestes casos, nós utilizamos além do tratamento adequado peeling físico, químico e em muitos casos Laser CO2 equipamento muito utilizado em lesões cicatriciais.
Na acne a barreira cutânea fica alterada, com o aumento da perda de água a hidratação está diminuída bem como altera a permeabilidade, razão pela qual o dermatologista indicará um hidratante adequado, específico para a pele oleosa.
Quanto a higiene da face é recomendado lavar poucas vezes, duas a três vezes por dia, pois a lavagem excessiva aumenta a oleosidade. O uso do foto protetor específico é também muito importante.
Importância do dermatologista
Cabe exclusivamente ao dermatologista orientar, instituir o tratamento apropriado para cada caso, cada forma de acne, para cada paciente, deste a instalação das primeiras lesões.
Cabe portanto ao profissional orientar ao paciente quanto ao uso de sabonetes, bem como outros produtos tópicos e em alguns casos antibióticos.
Em outras situações são indicadas outras substâncias que exigem rigoroso acompanhamento médico face importantes efeitos colaterais que provocam.
O controle laboratorial no decurso do tratamento é de fundamental importância.
Tratamento de acne Antes e Depois
Escrito por: Dr. Waldemar Szerman – CRM 5213366-9
Veja também os artigos mais recentes:
- Depilação a laser: Vídeo Explicativo com as 10 perguntas mais feitas e uma dica de ouro!
- Depilação a Laser em Promoção: Aproveite as melhores ofertas!
- Preço do Botox: Confira todos os Valores!
- Sculptra: Procedimento, Benefícios e Cuidados Pós-Tratamento
- Antes e Depois do Radiesse: Resultados Reais e Duradouros