Qual é o melhor tratamento para o seu caso?

Clínica de Pele
CRM 5276961-4

(21) 3005-3193

As manchas de acne podem ser removidas?

Redução de cicatrizes de acne

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO:

As manchas de acne podem parecer um castigo duplo – primeiro você teve que lidar com as espinhas, agora restaram as marcas como lembrança.

As lesões de acne (espinhas) ocorrem quando os folículos pilosos (ou “poros”) na pele ficam obstruídos com óleo e células mortas da pele. Um folículo obstruído é o ambiente perfeito para as bactérias proliferarem e causarem edemas (inchaços) avermelhados e edemas avermelhados cheios de pus conhecidos como espinhas.

Confira a seguir mais detalhes e descubra se as manchas de acne podem ser removidas e qual o melhor tratamento para esse problema de pele.

Como as manchas de acne se manifestam

manchas de acne

A acne se manifesta em diferentes formas:

  • Manchas de Acne leve: essas são as espinhas ou cravos que a maioria de nós já teve em algum momento da vida.
  • Manchas de Acne moderada: esse tipo pode causar espinhas vermelhas e inflamadas (chamadas pápulas) e espinhas vermelhas com centros brancos (chamadas pústulas).
  • Manchas de Acne grave: esse tipo causa cistos ou caroços dolorosos e cheios de pus (chamados nódulos) sob a pele.

As manchas de acne mais graves são causadas pelas formas mais severas de acne, com nódulos mais propensos a deixar cicatrizes permanentes do que outros tipos de acne.

A melhor abordagem é fazer o tratamento para a acne assim que ela parece para evitar o surgimento adicional da acne grave e mais cicatrizes. Se aparecerem nódulos, consulte o seu médico ou dermatologista sobre tratamento.

Na maioria das vezes, aquelas marcas avermelhadas ou acastanhadas de acne que ficam depois que as espinhas somem, desaparecerão sem necessidade de tratamento. No entanto, espremer espinhas pode aumentar o risco de cicatrizes na pele.

As manchas de acne assumem duas formas:

  1. cicatrizes com um afundamento ou depressão gradual (às vezes chamadas de cicatrizes do tipo “rolling” que dão aparência ondulante a pele)
  2. cicatrizes profundas e estreitas

Manchas de acne leves em comparação as graves

Os tratamentos dependem da gravidade das cicatrizes. Em alguns casos, um médico ou dermatologista pode sugerir um peeling químico, ou microdermoabrasão para ajudar a melhorar a aparência das áreas com cicatrizes. Esses tratamentos mais leves podem ser feitos diretamente no consultório.

Para cicatrizes mais graves de casos anteriores de acne, vários tipos de tratamento podem ajudar:

Resurfacing

Resurfacing a laser ou laserterapia é o procedimento não cirúrgico de rejuvenescimento facial a laser. Este procedimento pode ser feito no consultório do médico ou dermatologista. O laser remove a camada superior danificada da pele e enrijece a camada média, deixando a pele mais lisa. Pode levar de alguns minutos a uma hora. O médico tentará diminuir qualquer dor, primeiro aplicando na pele um gel anestésico local. Geralmente, leva entre 3 e 10 dias para a pele cicatrizar completamente.

Dermoabrasão

Este tratamento utiliza uma escova rotativa de aço ou um instrumento diamantado giratório para remover ou lixar as camadas superiores da pele. À medida que a pele cicatriza, uma nova camada mais lisa substitui a pele raspada. Pode demorar um pouco mais para a pele cicatrizar com a dermoabrasão – geralmente entre 10 dias e 3 semanas.

Laser fracionado

Este tipo de tratamento trabalha com uma tecnologia mais segura do que o resurfacing a laser ou dermoabrasão. Como a terapia com laser fracionado não machuca de forma integral a camada superior da pele, o tempo de cicatrização é muito menor. Alguém que se submeteu a este tipo de tratamento pode apenas parecer um pouco queimado de sol por alguns dias.

Algo que você não deve fazer ao lidar com cicatrizes de acne é encher o rosto de máscaras ou produtos extravagantes – eles não ajudarão e podem irritar ainda mais a pele, tornando as cicatrizes vermelhas e ainda mais perceptíveis.

Se você tem uma marca vermelha ou acastanhada no seu rosto que apareceu após uma espinha feia, ela deve eventualmente desaparecer. No entanto, pode demorar 12 meses ou mais. Se as cicatrizes de acne estão te incomodando, fale com o seu médico. Ele pode te aconselhar sobre o melhor tratamento para você.

Fale conosco no Whatsapp

Você também pode gostar destes conteúdos

Descubra o tratamento mais indicado para você

Faça o nosso TESTE ON-LINE e descubra o tratamento mais indicado para o seu caso, valores e formas de pagamento!

Duração: 1 minuto

Fale no WhatsApp
Fale no WhatsApp
Escanear o código
Olá 👋
Como podemos te ajudar?