Os preenchimentos faciais são substâncias injetadas na pele para atenuar rugas e torná-las menos perceptíveis. A injeção de um preenchimento facial é geralmente um procedimento ambulatorial feito sob anestesia local. O procedimento leva até uma hora.
Você pode ter um leve desconforto, hematomas e inchaço por até uma semana. Após o inchaço diminuir, talvez seja necessária uma injeção de retoque para obter melhores resultados. O tempo de duração do efeito vai depender do tipo de rugas e do preenchedor, entre outros fatores.
Os preenchimentos faciais, ou preenchimentos dérmicos, normalmente não são usados em pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos ou naquelas que tomam remédios para afinar o sangue (anticoagulantes).
Veja a seguir quais são os principais tipos de preenchedores faciais, assim como os riscos envolvidos e o que há de avanço envolvendo esse procedimento estético.
Tipos de preenchimentos faciais
Os preenchimentos faciais incluem:
- Ácido hialurónico (Restylane, Juvederm, outros). Este componente natural do tecido conjuntivo da pele é o preenchimento mais comum usado para rugas. Os efeitos duram geralmente de 6 a 12 meses.
- Hidroxilapatita de cálcio (Radiesse). Este preenchimento é usado para tratar rugas mais profundas e dobras da pele, assim como para contornar a linha da mandíbula e acrescentar volume às bochechas. Quando usados para contorno, os efeitos duram até um ano, e quando usados para preencher rugas, duram até três anos.
- Lipoenxertia. Usando esta técnica, a lipoaspiração é utilizada para remover gordura da parte inferior do abdômen ou de outra região. Em seguida é injetado na bochecha, têmpora, lábios ou testa usando uma pequena incisão. Os efeitos podem ser permanentes. Entretanto, como parte da gordura é reabsorvida pelo corpo, obter os resultados desejados normalmente requer mais de uma sessão, bem como encher o local em excesso.
- Preenchimento dérmico permanente (Bellafill). Este preenchimento é usado para atenuar rugas profundas ao redor da boca. Este tipo de preenchimento não precisa ser reinjetado porque o corpo não consegue absorvê-lo. O preenchimento dérmico permanente normalmente não é aconselhado para um primeiro procedimento de preenchimento facial.
- Ácido poli-L-láctico (Sculptra). Este produto é utilizado para restaurar o volume facial perdido como resultado de envelhecimento ou doença. Normalmente são necessárias duas ou três sessões. Os efeitos duram até dois anos.
Riscos do preenchimento facial
Como em qualquer procedimento, o uso de injeções de preenchimento facial para reduzir as rugas traz alguns riscos, como por exemplo:
- Reação alérgica no local da injeção ou em todo o corpo
- Inchaço e inflamação
- Mudanças na cor da pele (hiperpigmentação pós-inflamatória) em pessoas com pele morena ou negra
- Dor leve
- Sangramento ou hematoma no local da injeção
- Infecção
- Cicatrizes
- Irregularidades na superfície, contornos e firmeza da pele
- Em casos raros, danos nos vasos sanguíneos
Avanços em relação aos preenchimentos faciais
Aqui estão alguns dos avanços mais notáveis no preenchimento facial:
- Novos preenchedores: os preenchedores faciais estão disponíveis em uma ampla variedade de tipos e consistências, cada um adequado para diferentes áreas do rosto. Os preenchedores mais recentes são feitos de substâncias mais avançadas, como ácido hialurônico, hidroxiapatita de cálcio e polilático, e podem ser usados para restaurar a plenitude da pele e suavizar linhas finas e rugas.
- Técnicas de injeção: Os médicos agora usam técnicas mais avançadas de injeção para preencher a pele de forma mais precisa e uniforme. A técnica de microcânulas, por exemplo, envolve o uso de agulhas mais finas que podem penetrar na pele com menos trauma e reduzir o risco de hematomas.
- Abordagens personalizadas: Em vez de uma abordagem “tamanho único”, os médicos agora personalizam o preenchimento facial de acordo com as necessidades e desejos individuais do paciente. Isso permite uma aparência mais natural e personalizada.
- Redução de riscos: Novas técnicas e materiais de preenchimento facial ajudaram a reduzir os riscos de complicações, como infecção e reação alérgica. Os médicos também estão mais conscientes dos possíveis efeitos colaterais e trabalham para minimizar esses riscos.
No geral, os avanços no preenchimento facial tornaram o procedimento mais seguro, eficaz e personalizado, ajudando as pessoas a alcançar a aparência desejada sem ter que recorrer à cirurgia.
Por Clínica de Pele Dr. Szerman
Preenchimentos faciais na Clínica de Pele Dr. Szerman
Clínica especializada em dermatologia, tratamentos com Laser e estéticos desde 1696 no Rio de Janeiro.
Marque uma consulta na Clínica de Pele Dr. Szerman