Qual é o melhor tratamento para o seu caso?

Clínica de Pele
CRM 5276961-4

(21) 3005-3193

Preenchimentos faciais – Principais tipos

Preenchimentos com ácido hialurônico

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO:

Os preenchimentos faciais são substâncias injetadas na pele para atenuar rugas e torná-las menos perceptíveis. A injeção de um preenchimento facial é geralmente um procedimento ambulatorial feito sob anestesia local. O procedimento leva até uma hora.

Você pode ter um leve desconforto, hematomas e inchaço por até uma semana. Após o inchaço diminuir, talvez seja necessária uma injeção de retoque para obter melhores resultados. O tempo de duração do efeito vai depender do tipo de rugas e do preenchedor, entre outros fatores.

Os preenchimentos faciais, ou preenchimentos dérmicos, normalmente não são usados em pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos ou naquelas que tomam remédios para afinar o sangue (anticoagulantes).

Veja a seguir quais são os principais tipos de preenchedores faciais, assim como os riscos envolvidos e o que há de avanço envolvendo esse procedimento estético.

Tipos de preenchimentos faciais

preenchimentos faciais

Os preenchimentos faciais incluem:

  • Ácido hialurónico (Restylane, Juvederm, outros). Este componente natural do tecido conjuntivo da pele é o preenchimento mais comum usado para rugas. Os efeitos duram geralmente de 6 a 12 meses.
  • Hidroxilapatita de cálcio (Radiesse). Este preenchimento é usado para tratar rugas mais profundas e dobras da pele, assim como para contornar a linha da mandíbula e acrescentar volume às bochechas. Quando usados para contorno, os efeitos duram até um ano, e quando usados para preencher rugas, duram até três anos.
  • Lipoenxertia. Usando esta técnica, a lipoaspiração é utilizada para remover gordura da parte inferior do abdômen ou de outra região. Em seguida é injetado na bochecha, têmpora, lábios ou testa usando uma pequena incisão. Os efeitos podem ser permanentes. Entretanto, como parte da gordura é reabsorvida pelo corpo, obter os resultados desejados normalmente requer mais de uma sessão, bem como encher o local em excesso.
  • Preenchimento dérmico permanente (Bellafill). Este preenchimento é usado para atenuar rugas profundas ao redor da boca. Este tipo de preenchimento não precisa ser reinjetado porque o corpo não consegue absorvê-lo. O preenchimento dérmico permanente normalmente não é aconselhado para um primeiro procedimento de preenchimento facial.
  • Ácido poli-L-láctico (Sculptra). Este produto é utilizado para restaurar o volume facial perdido como resultado de envelhecimento ou doença. Normalmente são necessárias duas ou três sessões. Os efeitos duram até dois anos.

Riscos do preenchimento facial

Como em qualquer procedimento, o uso de injeções de preenchimento facial para reduzir as rugas traz alguns riscos, como por exemplo:

  • Reação alérgica no local da injeção ou em todo o corpo
  • Inchaço e inflamação
  • Mudanças na cor da pele (hiperpigmentação pós-inflamatória) em pessoas com pele morena ou negra
  • Dor leve
  • Sangramento ou hematoma no local da injeção
  • Infecção
  • Cicatrizes
  • Irregularidades na superfície, contornos e firmeza da pele
  • Em casos raros, danos nos vasos sanguíneos

Avanços em relação aos preenchimentos faciais

Aqui estão alguns dos avanços mais notáveis no preenchimento facial:

  • Novos preenchedores: os preenchedores faciais estão disponíveis em uma ampla variedade de tipos e consistências, cada um adequado para diferentes áreas do rosto. Os preenchedores mais recentes são feitos de substâncias mais avançadas, como ácido hialurônico, hidroxiapatita de cálcio e polilático, e podem ser usados para restaurar a plenitude da pele e suavizar linhas finas e rugas.
  • Técnicas de injeção: Os médicos agora usam técnicas mais avançadas de injeção para preencher a pele de forma mais precisa e uniforme. A técnica de microcânulas, por exemplo, envolve o uso de agulhas mais finas que podem penetrar na pele com menos trauma e reduzir o risco de hematomas.
  • Abordagens personalizadas: Em vez de uma abordagem “tamanho único”, os médicos agora personalizam o preenchimento facial de acordo com as necessidades e desejos individuais do paciente. Isso permite uma aparência mais natural e personalizada.
  • Redução de riscos: Novas técnicas e materiais de preenchimento facial ajudaram a reduzir os riscos de complicações, como infecção e reação alérgica. Os médicos também estão mais conscientes dos possíveis efeitos colaterais e trabalham para minimizar esses riscos.

No geral, os avanços no preenchimento facial tornaram o procedimento mais seguro, eficaz e personalizado, ajudando as pessoas a alcançar a aparência desejada sem ter que recorrer à cirurgia.


Por Clínica de Pele Dr. Szerman

Preenchimentos faciais na Clínica de Pele Dr. Szerman
Clínica especializada em dermatologia, tratamentos com Laser e estéticos desde 1696 no Rio de Janeiro.

Marque uma consulta na Clínica de Pele Dr. Szerman

Entre em contato por WhatsApp
Entre em contato por WhatsApp

Você também pode gostar destes conteúdos

Descubra o tratamento mais indicado para você

Faça o nosso TESTE ON-LINE e descubra o tratamento mais indicado para o seu caso, valores e formas de pagamento!

Duração: 1 minuto

Fale no WhatsApp
Fale no WhatsApp
Escanear o código
Olá 👋
Como podemos te ajudar?