Descubra o tratamento mais indicado para você em nosso TESTE ON-LINE

Tipos de cicatrizes de acne: Veja como se formam, os 3 tipos e qual o melhor tratamento!

A acne surge no início da adolescência e pode incomodar por longos períodos na vida deixando marcas e cicatrizes que podem agravar se não tratadas corretamente. Nesse artigo, explicaremos sobre os diferentes tipos de cicatrizes de acne e como fazer para tratar de maneira adequada esse problema que afeta tanto a autoestima das pessoas.

Cicatrizes de acne – Dr. Szerman Explica:

O que são cicatrizes de acne e como elas se formam?

tipos de cicatrizes de acne
Cicatrizes de acne

Os diferentes tipos de cicatrizes de acne se formam pela falta de tratamento ou manipulação adequada no processo de cura das acnes na pele. Por exemplo quando você espreme uma espinha, isso intensifica ainda mais o processo inflamatório, causando as cicatrizes de acne.

Uma acne ou espinha acontece quando os folículos capilares ficam obstruídos por oleosidade, células mortas e queratina presente principalmente nas áreas onde as glândulas sebáceas são mais ativas.

A acne é o processo inflamatório dessas glândulas sebáceas e desses folículos e ocorre muito pela participação de hormônios envolvidos principalmente na adolescência, mas pode ocorrer também em adultos.

Tipos de acne

Existem várias formas de acne divididas em dois tipos: lesões não inflamadas que são os famosos cravos e lesões inflamadas que se dividem em acne pústula, pápulas, nódulos e cistos.

  • Pápulas – São sólidas e arredondadas, endurecidas e mais avermelhadas, consideradas de grau II.
  • Pústulas – São lesões com pus consideradas de grau III.
  • Nódulos – São lesões que se expandem nas camadas mais profundas da pele e podem destruir tecidos causando as cicatrizes consideradas de grau IV.
  • Cistos – São maiores que as pústulas e se expandem nas camadas mais profundas da pele sendo bem dolorosas e deixando cicatrizes consideradas de grau IV.

As cicatrizes costumam ocorrer em processos inflamatórios de acne grau III e grau IV. Mas podem se formar em acnes de grau II quando houver hábito de espremer a espinha pois tende a piorar o caso.

whats
Fale conosco

Quais são os principais tipos de cicatrizes de acne?

Basicamente, as cicatrizes de acne estão classificadas em 3 tipos. São elas:

1.      Cicatrizes elevadas

As cicatrizes elevadas são marcas que podem surgir acima da superfície cutânea, no limite da lesão, sendo chamadas por isso de hipertróficas. Elas também podem surgir em forma de queloide, com aspecto papuloso ou fibroso.

2.      Cicatrizes distróficas

Enquanto isso, as cicatrizes distróficas são caracterizadas por marcas com limites irregulares, muitas vezes com forma estrelada, fundo branco a atrófico podendo apresentar nódulo fibrótico que tenha retenção sebácea e purulenta.

3.      Cicatrizes rebaixadas

Esse é um dos tipos de cicatrizes de acne que se caracterizam pela presença de depressões na pele e podem ser distensíveis, quando se observa melhora na cicatriz ao esticar a pele ou não distensíveis, quando não há melhora mesmo com a retração da pele.

Correção das lesões de acne é possível?

Muitas pessoas que sofrem com cicatrizes de acne vivem se perguntando se é possível corrigir ou se tem como remover cicatrizes de acne do rosto. A resposta é que isso depende muito do caso.

Existem pacientes onde a melhora no aspecto geral da cicatriz é consideravelmente satisfatória. Enquanto em outras demora um pouco mais ou ainda a pele não responde bem ao tratamento. Existem fatores como a idade, tipo de pele e gravidade das lesões que interferem e, portanto, não se pode dizer que o resultado é o mesmo para todos.

Desse modo, gostamos de afirmar que os tratamentos para cicatriz de acne, sobretudo os tratamentos a laser melhoram significativamente o aspecto da cicatriz, mas não removem por completo.

Em todo caso, se você está com cicatriz de acne no rosto e busca pelo melhor tratamento, o ideal é que procure um dermatologista para uma avaliação inicial.

Como tratar os diferentes tipos de cicatriz de acne

Tratamento cicatrizes de acne dermatologia Rio de Janeiro

Agora que já conhece os diferentes tipos de cicatrizes de acne, deve estar se perguntando qual o melhor tratamento para cicatrizes de acne, certo?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, existem tratamentos para cicatrizes de acne que são considerados eficazes. Nesse caso, o tratamento vai depender do tipo de cicatriz apresentado pelo paciente. Para as cicatrizes elevadas, por exemplo, o tratamento com Laser de CO2 Fracionado e Pulsado é considerado padrão-ouro para esse tipo de problema.

Enquanto isso, as cicatrizes mais superficiais respondem de forma positiva a tratamentos como peelings químicos, lasers ablativos fracionados e não fracionados, ou então luz intensa pulsada, por exemplo.

Em cicatrizes de acne profundas os tratamentos são mais complexos podendo ter combinação de dois ou mais. No entanto, a maioria dos tratamentos depende de características da pele como graus de oleosidade, envelhecimento, cor e até mesmo idade do paciente.

Aproveite para fazer o teste online gratuito e descubra qual o melhor tratamento para o seu caso!

TESTE ONLINE 2
Veja se o tratamento funciona para o seu caso.

FAQ

É possível remover cicatrizes de acne?

Os tratamentos para cicatrizes de acne, da mais superficial à mais profunda, não eliminam por completo as cicatrizes. Eles visam atenuar as marcas na pele, deixando-as o mais imperceptível possível.

Qual remédio é bom para cicatrizes de acne?

No geral, existem alguns cremes e géis dermatológicos indicados para regenerar e prevenir o aparecimento de cravos e espinhas que podem levar a cicatrizes de acne. No entanto, os tratamentos mais indicados para esse tipo de problema são os tratamentos com laser e peeling. O ideal é que faça uma avaliação junto ao dermatologista para que este profissional faça uma análise e indique o melhor tratamento para seu caso.

Quanto custa o tratamento de cicatrizes de acne?

O valor do tratamento para cicatrizes de acne vai depender do método utilizado, extensão do problema, entre outros aspectos. Por isso, o mais indicado é que faça uma avaliação inicial em clinica de dermatologia para ter uma noção real do valor deste tratamento.

Conhecer os tipos de cicatrizes de acne é essencial para encontrar o melhor tratamento e obter resultados mais eficazes. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e descubra qual é o tratamento mais indicado para o seu caso.

whats
Fale conosco

Veja os artigos mais recentes:

Dr. Ronaldo Szerman
CRM 5213366-9

Dr. Guilherme Szerman
CRM 5276961-4

Dr. Waldemar Szerman
CRM 5270032-0

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
×