CRM 5276961-4
Pesquisar
Close this search box.

Cicatrizes de Acne: qual é o melhor tratamento?

Qual é o melhor tratamento para cicatrizes de acne?

As cicatrizes de acne são difíceis de tratar, e nenhum tratamento único é adequado para todos. Dependendo do seu tipo de cicatriz, tipo de pele e da gravidade da cicatriz, um dos métodos seguintes ou uma combinação dos mesmos pode melhorar a aparência da sua pele.

  • Cuidados com a pele em casa. O uso de protetor solar pode ajudar a reduzir o contraste entre a pele com e sem cicatriz. Cremes medicamentosos contendo ácido azelaico ou ácidos hidroxílicos também podem ajudar.

  • Preenchimento de tecidos moles. O colágeno, gordura ou outras substâncias injetadas sob a pele podem preencher a pele sobre as cicatrizes perfuradas. O objetivo é tornar as cicatrizes menos perceptíveis. Como os efeitos são apenas temporários, é necessário repetir os tratamentos para manter o efeito. Este método representa pouco risco de alteração da cor da pele.

  • Injeção de esteróides. Injetar esteróides em alguns tipos de cicatrizes em relevo pode melhorar a aparência de sua pele.

  • Resurfacing a laser. Este método está se tornando mais popular, e é freqüentemente utilizado em cicatrizes que antes eram tratadas com dermoabrasão. Esta técnica tem um risco maior de efeitos colaterais para pessoas com pele mais escura ou com um histórico de queloides.

  • Outros procedimentos a base de energia. Fontes de luz pulsada e dispositivos de radiofrequência ajudam a tornar as cicatrizes menos perceptíveis sem danificar a camada externa da pele. Os resultados são sutis, e você poderá precisar de tratamentos adicionais.

  • Dermoabrasão. Este procedimento é geralmente reservado para cicatrizes mais graves. Seu médico remove a camada superior da pele com uma escova metálica ou outro instrumento de rotação rápida. As cicatrizes superficiais podem ser completamente removidas, e cicatrizes mais profundas de acne podem aparecer menos perceptíveis. Os possíveis efeitos colaterais graves incluem cicatrizes e alterações na cor da pele.

  • Peeling químico. Seu médico aplica uma solução química na pele com cicatrizes a fim de remover a camada superior da pele e suavizar o aspecto de cicatrizes mais profundas. Para manter os resultados, você pode repetir peelings leves e médios. Você pode fazer apenas um peeling profundo. Os possíveis efeitos colaterais incluem mudanças na cor da pele, especialmente com peelings profundos feitos em pele escura.

  • Microagulhamento da pele. Seu médico passa um pequeno rolo acoplado com microagulhas sobre a pele para estimular a produção de colágeno no tecido por baixo. Esta é uma técnica simples, segura e potencialmente eficaz para as cicatrizes de acne. Ela representa um risco mínimo de descoloração da pele. Os resultados são sutis, e você pode precisar de tratamentos adicionais.

  • Cirurgia. Através de um procedimento mínimo chamado excisão por punção, o médico remove cicatrizes individuais de acne e repara a lesão com pontos ou um enxerto de pele. Com uma técnica chamada subcisão, o médico insere agulhas sob a pele para soltar as fibras abaixo de uma cicatriz.

  • OnabotulinumtoxinA (Botox). Às vezes, a pele ao redor das cicatrizes de acne pode ficar franzida. A injeção de Botox relaxa a pele ao redor, o que pode melhorar a aparência de uma cicatriz de acne. Como os efeitos são apenas temporários, é necessário repetir os tratamentos para manter o efeito.

É possível remover completamente as cicatrizes de acne?

Para você que está buscando como eliminar totalmente as cicatrizes de acne, saiba que não é possível um resultado com a remoção de 100% das cicatrizes, porém é possível suavizar consideravelmente estas marcas da pele, tornando-as quase imperceptíveis.

De modo geral, os procedimentos realizados para tratar cicatrizes de acne no rosto oferecem excelentes resultados. Até mesmo pacientes com cicatrizes de acne mais graves conseguem responder bem ao tratamento. Mas, o grau de resposta ao tratamento vai depender de cada caso.

Hoje, existe o avançado tratamento para as cicatrizes de acne no rosto que se baseia em um conjunto de procedimentos com sessões de Laser e aplicações de modernos peelings que atuam no clareamento e redução das manchas — e um deles é o Laser de CO2 fracionado.


Por Clínica de Pele Dr. Szerman

Tratamento de cicatrizes na Clínica de Pele Dr. Szerman
Clínica especializada em dermatologia, tratamentos com Laser e estéticos desde 1696 no Rio de Janeiro.

Marque uma consulta na Clínica de Pele Dr. Szerman

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO:

Você também pode gostar destes conteúdos

Dermatologia, Laser & Estética

BAIXE O NOSSO E-BOOK
e descubra agora como prevenir e tratar!

Fale no WhatsApp
Fale no WhatsApp
Escanear o código
Olá 👋
Como podemos te ajudar?