Qual é o melhor tratamento para o seu caso?

Clínica de Pele
CRM 5276961-4

(21) 3005-3193

Como aplicar o protetor solar

Homem usando protetor solar

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO:

Você provavelmente sabe que precisa aplicar protetor solar enquanto estiver deitado na praia. No entanto, os dermatologistas recomendam que você use protetor solar sempre que estiver em ambiente aberto por mais de 20 minutos, mesmo no inverno.[1] Você deve usar protetor solar, mesmo quando estiver nublado ou na sombra. Os raios UV (ultravioleta) do sol podem começar a causar danos à pele em apenas 15 minutos![2] Este dano pode até levar ao câncer de pele. Prevenir uma queimadura solar é sempre preferível a tratar uma queimadura solar. A melhor maneira de fazer isso é aplicar protetor solar de forma abundante sempre que estiver em ambiente aberto durante o dia.

Como escolher um protetor solar

vitrine protetor solar artigo

1 – Observe o número do FPS. O “FPS” refere-se ao “fator de proteção solar” de um protetor solar, ou a eficácia com que ele bloqueia os raios UVB. O número do FPS indica quanto tempo leva para nos queimarmos ao sol com protetor solar versus sem protetor solar.[3]

  • Por exemplo, um FPS 30 significa que você pode passar 30 vezes mais tempo exposto aos raios solares antes de se queimar do que se não estivesse com proteção nenhuma. Então, se você normalmente começa a se queimar após 5 minutos debaixo do sol, um FPS 30 teoricamente permitiria que você passasse 150 minutos (30 x 5) exposto aos raios solares antes de se queimar. No entanto, seu tipo de pele, suas atividades e a intensidade do sol causam variações na eficácia do protetor solar, então você pode precisar usar mais do que outras pessoas.
  • O número de FPS pode ser complicado, porque sua proteção não aumenta proporcionalmente. Assim, o FPS 60 não é duas vezes melhor que o FPS 30. O FPS 15 bloqueia cerca de 94% dos raios UVB, o FPS 30 bloqueia cerca de 97% e o FPS 45 bloqueia cerca de 98%. Nenhum protetor solar bloqueia 100% dos raios UVB. [4]
  • A Academia Americana de Dermatologia recomenda um FPS 30 ou superior.[5] A diferença entre FPS extremamente elevados é muitas vezes insignificante e não vale o custo extra.
  • Se você for nadar ou suar, use protetor solar com FPS 50.[6]

2 – Escolha um protetor solar de “amplo espectro”. O FPS refere-se apenas à capacidade de bloquear os raios UVB, que causam queimaduras solares. No entanto, o sol também emite raios UVA. Os raios UVA causam danos à pele, como sinais de envelhecimento, rugas e manchas escuras ou claras.[7] Ambos aumentam o risco de câncer de pele. [8] Um protetor solar de amplo espectro fornece proteção contra os raios UVA e UVB.[9]

  • Alguns protetores solares podem não vir escrito “amplo espectro” na embalagem. No entanto, eles devem sempre indicar se protegem contra os raios UVB e UVA.
  • A maioria dos protetores solares de amplo espectro contém componentes “inorgânicos”, como dióxido de titânio ou óxido de zinco, bem como componentes de protetores solares “orgânicos”, como avobenzona, cinoxato, oxibenzona ou octil metoxicinnamato.[10]

3 – Procure por um protetor solar resistente à água. Como seu corpo expele água através do suor, você deve procurar um protetor solar resistente à água. Isso é especialmente importante se você fizer atividades como correr ou caminhar, ou se for ter contato com a água.

  • Nenhum protetor solar é “à prova d’água” ou “à prova de suor”. Nos EUA, os protetores solares não podem ser comercializados como “à prova d’água”.[11]
  • Mesmo com protetor solar resistente à água, reaplique a cada 40-80 minutos ou conforme indicado no rótulo.

4 – Decida o que você gosta. Algumas pessoas preferem protetores solares em spray, enquanto outros preferem cremes ou géis espessos. Seja o que for que você decidir, certifique-se de aplicar uma camada espessa e uniforme. A aplicação é tão importante quanto o FPS e outros fatores: se você não aplicá-lo corretamente, o protetor solar não fará o seu trabalho.[12]

  • Os sprays podem ser melhores para áreas com pelo, ao passo que os cremes são geralmente melhores para a pele seca.[13] Protetores solares com álcool ou gel são bons para a pele oleosa.[14]
  • Você também pode comprar protetor solar em bastão de cera, que são bons para aplicar perto dos olhos. Geralmente esta é uma boa opção para as crianças, uma vez que evita a entrada de protetor solar nos olhos. Eles também têm a vantagem de não derramar (como em uma bolsa) e podem ser aplicados sem deixar creme nas suas mãos.
  • Protetores solares “tipo esportivo” resistentes à água costumam ser pegajosos, portanto, não são boas opções para aplicação sob a maquiagem.[15]
  • Os indivíduos propensos à acne, devem tomar cuidado ao selecionar seu protetor solar. Procure por aqueles que são desenvolvidos especificamente para o seu tipo de pele e não obstruem os poros. Estes geralmente têm FPS mais alto (15 ou superior) e são menos propensos a obstruir os poros ou aumentar o aparecimento de espinhas e cravos no rosto.
    • Muitos indivíduos propensos a acne acham que os protetores solares à base de óxido de zinco tendem a funcionar melhor.
    • Procure “não comedogênico”, “não obstrui os poros”, “para pele sensível” ou “para pele propensa à acne” nos rótulos.

5 – Vá para casa e teste uma pequena porção no pulso. Se notar qualquer reação alérgica ou problema de pele, compre um protetor solar diferente. Repita o processo até encontrar o protetor solar certo ou converse com seu médico sobre as marcas recomendadas se você tiver pele sensível ou alergias.

  • Coceira, vermelhidão, queimação ou bolhas são sinais de uma reação alérgica. O dióxido de titânio e o óxido de zinco são menos propensos a causar reações alérgicas na pele.

Como aplicar o protetor solar

Homem usando protetor solar

1 – Verifique a data de validade. A FDA exige que o protetor solar mantenha seu poder de proteção por pelo menos três anos a partir da data de fabricação. No entanto, você deve sempre observar as datas de validade. Se passou da validade, jogue fora o frasco vencido e compre um protetor solar novo.

  • Se o seu produto não tiver data de validade no momento da compra, use um marcador ou uma etiqueta para escrever a data de compra no frasco. Desta forma, você saberá há quanto tempo tem o produto.
  • Mudanças óbvias no produto, como alteração de cor, separação ou consistência desigual, são sinais de que o protetor solar está vencido.

2 – Aplique antes de sair ao sol. Os produtos químicos no protetor solar levam tempo para aderir à pele e efetuar sua ação protetora. Aplique o protetor solar antes de sair.[16]

  • O protetor solar deve ser aplicado na pele 30 minutos antes de se expor ao sol. O protetor solar labial deve ser aplicado 45-60 minutos antes de se expor ao sol.[17]
  • O protetor solar precisa: “ser absorvido” pela pele para ser totalmente eficaz. Isto é especialmente importante no fator de resistência à água. Se você colocar protetor solar e pular na piscina 5 minutos depois, grande parte da sua proteção se perderá.
  • Isso também é muito importante no cuidado com as crianças. As crianças são geralmente agitadas e impacientes, ainda mais quando ficam animadas com uma aventura ao ar livre; afinal, quem pode ficar parado quando o mar está logo ali na sua frente? Em vez disso, tente usar protetor solar antes de sair de casa, no estacionamento ou esperar pelo ônibus.

3 – Use o suficiente. Um dos maiores erros no uso de protetor solar é não usar o suficiente. Os adultos geralmente precisam de cerca de 28 gramas – uma mão cheia, ou cerca de um copo cheio – de protetor solar para cobrir a pele exposta.[18]

  • Para aplicar creme ou protetor solar em gel, esprema um bocado na palma da mão. Espalhe por toda a pele que será exposta ao sol. Esfregue o protetor solar na sua pele até que você não possa mais ver o creme branco.
  • Para aplicar protetor solar em spray, segure o frasco na posição vertical e mova-o para frente e para trás sobre toda a pele. Aplique uma camada uniforme e generosa. Certifique-se de que o vento não sopre o protetor solar antes que ele entre em contato com a sua pele. Não inale protetor solar em spray. Tenha cuidado ao aplicar protetor solar em spray no rosto, especialmente em crianças.

4 – Aplique protetor solar em toda a pele. Lembre-se de áreas como orelhas, pescoço, peito dos pés e mãos; até mesmo nas áreas com pelo. Toda pele que será exposta à luz solar deve ser coberta com protetor solar.

  • Pode ser difícil cobrir totalmente áreas difíceis de alcançar, como as costas. Peça ajuda de alguém para a aplicar protetor solar nessas áreas.
  • Roupas finas frequentemente não oferecem muita proteção solar. Por exemplo, uma camiseta branca tem um FPS de apenas 7. Use roupas projetadas para bloquear os raios UV ou use protetor solar sob as roupas.[19]

5 – Não se esqueça do seu rosto. Seu rosto precisa de ainda mais protetor solar do que o resto do corpo, pois muitos cânceres de pele ocorrem no rosto, especialmente no nariz ou ao redor dele. Alguns cosméticos ou loções podem conter protetor solar. No entanto, se você estiver em ambiente aberto por mais de 20 minutos (no total, não de uma vez), é recomendável aplicar protetor solar facial.

  • Muitos protetores solares faciais vêm em forma de creme ou loção. Se você usar um protetor solar em spray, pulverize-o primeiro nas mãos e depois aplique-o no rosto. É melhor evitar o uso de protetores solares em spray no rosto, se possível.
  • A Skin Cancer Foundation tem uma lista pesquisável de protetores solares faciais recomendados.[20]
  • Use um bálsamo labial ou protetor solar labial com um FPS de no mínimo 15 para seus lábios.
  • Se você é calvo ou tem cabelos finos, lembre-se de aplicar protetor solar na cabeça também. Você também pode usar um chapéu para ajudar a proteger contra os danos do sol.[21]

6 – Reaplique após 15-30 minutos. Estudos mostraram que reaplicar o protetor solar cerca de 15 a 30 minutos depois de se expor ao sol oferece mais proteção do que esperar 2 horas.[22]

  • Depois de fazer essa reaplicação inicial, reaplique o protetor solar a cada 2 horas ou conforme indicado no rótulo.

Como se proteger do sol

Como se proteger do sol 1

1 – Fique na sombra. Mesmo usando protetor solar, você ainda estará exposto à poderosa radiação solar. Ficar na sombra ou usar um guarda-sol ajudará você a se proteger dos danos do sol.[23]

  • Evite os “horários de pico”. O sol é mais forte entre 10h e 14h. Se puder, evite a exposição ao sol durante esse período. Procure uma sombra se você estiver em ambiente aberto durante esse período.

2 – Use roupas de proteção. Nem todas as roupas são criadas iguais. No entanto, camisas de manga comprida e calças compridas podem ajudar a proteger sua pele dos danos causados pelo sol. Use um chapéu para oferecer mais sombra ao rosto e proteger o couro cabeludo.[24]

  • Procure por tecidos espessos e cores escuras, que oferecem a maior proteção. Para as pessoas que são muito ativas ao ar livre, há roupas com proteção solar confeccionadas com tecido especial, disponíveis em lojas especializadas ou on-line.
  • Lembre-se daqueles óculos de sol! Os raios UV do sol podem causar catarata, então compre um par que bloqueie os raios UVB e UVA.

3 – Mantenha as crianças pequenas longe do sol. A exposição ao sol, especialmente durante o horário de “pico” entre 10h e 14h, é especialmente nociva para crianças pequenas. Procure protetores solares feitos especificamente para crianças e bebês. Consulte o seu pediatra para determinar o que é seguro para o seu filho.

  • Bebês com menos de 6 meses de idade não devem usar protetor solar ou ser expostos à luz solar direta. A pele dos bebês ainda não está madura, então eles podem absorver mais produtos químicos do protetor solar. Se você precisar levar bebês para um ambiente aberto, mantenha-os na sombra.[25]
  • Se o seu bebê tiver mais de 6 meses, use protetor solar de amplo espectro com um FPS de pelo menos 30. Tenha cuidado ao aplicar protetor solar perto dos olhos.[26]
  • Vista as crianças pequenas com roupas que protejam do sol, como chapéus, camisas de mangas compridas ou calças compridas leves.[27]
  • Compre óculos de sol com proteção UV para o seu filho.[28]

Dicas

  • Mesmo se você aplicar protetor solar, evite se expor demais ao sol.
  • Compre um protetor solar especial para o seu rosto. Se você tem pele oleosa ou tende a ficar com os poros entupidos, procure protetores solares “sem óleo” ou “não comedogênicos”. Fórmulas especiais estão disponíveis para peles sensíveis.
  • Reaplique o protetor solar depois de se molhar, a cada 2 horas, ou conforme indicado no rótulo. O protetor solar não é um produto de uso “único”.

Avisos

Não existe tal coisa como um bronzeado “seguro”. A luz UV das camas de bronzeamento e a luz solar natural causam câncer de pele. Um bronzeado dourado pode parecer ótimo, mas não vale a sua vida. Considere alternativas, como um spray bronzeador.

Resumo do artigo

Aplique o protetor solar pelo menos 30 minutos antes de se expor ao sol para garantir que ele tenha tempo de aderir à sua pele. Para adultos, use cerca de um copo dosador cheio (30ml) de protetor solar para garantir uma cobertura adequada. Esfregue uma camada espessa de protetor solar em qualquer área que será exposta ao sol. Se o seu protetor solar vier em forma de spray, mova o frasco para frente e para trás enquanto pulveriza para garantir uma cobertura uniforme. Se você precisar, peça a alguém para te ajudar a aplicar o protetor solar em áreas de difícil acesso, como as costas. Continue lendo para dicas do nosso consultor médico sobre como escolher o protetor solar certo!

Sobre este artigo

Este artigo foi escrito em parceria com Kelly Chu. Kelly é a principal maquiadora e educadora da equipe Soyi Makeup and Hair, com sede na área da baía de São Francisco. A Soyi Makeup and Hair é especializada em maquiagem e penteados para casamentos e eventos. Nos últimos 5 anos, a equipe criou looks de noiva para mais de 800 noivas nos EUA, Ásia e Europa.

Escrito em parceria com Kelly Chu
Maquiadora Profissional
Título original: How to Apply Sunscreen: 14 Steps (with Pictures)

Você também pode gostar destes conteúdos

Descubra o tratamento mais indicado para você

Faça o nosso TESTE ON-LINE e descubra o tratamento mais indicado para o seu caso, valores e formas de pagamento!

Duração: 1 minuto

Fale no WhatsApp
Fale no WhatsApp
Escanear o código
Olá 👋
Como podemos te ajudar?