CRM 5276961-4
Pesquisar
Close this search box.

Quais as causas das erupções cutâneas?

Erupções cutâneas são doenças comuns com muitas prováveis causas. O pulso é um local comum para erupções cutâneas por a pele ser sensível e exposta aos elementos.

Erupções cutâneas no pulso podem ocorrer como resultado de infecção, fatores genéticos ou contato com alguma substância que cause irritação, ou reação alérgica.

Erupções cutâneas podem aparecer em quase qualquer parte do corpo. As pessoas muitas vezes podem determinar as causas das erupções cutâneas, olhando para os seus sintomas específicos.

Causas das erupções cutâneas

causas das erupções cutâneas

Dependendo da causa, a irritação cutânea que aparecem no pulso pode apresentar vários sintomas.

Muitas vezes é possível determinar as causa das erupções cutâneas com base em seus sintomas específicos e no tempo que ela leva para se desenvolver. Algumas erupções levam dias para se desenvolver, enquanto outras aparecem muito rapidamente. Mas, seja qual for a intensidade do problema é importante procurar um dermatologista para avaliar o problema.

Erupções cutâneas normalmente apresentam algumas das seguintes características:

  • cor vermelha
  • coceira
  • ondulações
  • dor
  • inflamação
  • bolhas
  • inchaço
  • pintinhas
  • cheia de líquido ou exsudação

Continue a ler para ver erupções cutâneas fotos comuns que ocorrem no pulso, juntamente com seus sintomas, causas e tratamentos.

Erupções cutâneas fotos

Scabies Vs Bed Bugs Identification and Treatment
Erupções cutâneas fotos

As causas das erupções cutâneas mais comuns no pulso são as seguintes:

Uma reação alérgica

Erupções cutâneas são efeitos comuns de reações alérgicas. Uma erupção cutânea no pulso pode aparecer devido a uma reação alérgica a certos materiais que uma pessoa está usando, incluindo:

  • relógios
  • pulseiras
  • zípers
  • pulseiras de rastreamento de atividades físicas
  • Quando uma reação alérgica da pele é causada por substâncias ou materiais externos, ela é chamada de dermatite de contato alérgica.

Esta reação alérgica causa irritação da pele e inchaços rosa-avermelhados, ou bolhas que normalmente aparecem dentro de 2 a 3 dias após a pele ter contato com o alérgeno.

Uma das causas mais comuns da dermatite de contato alérgica é o níquel. Os pesquisadores acreditam que pelo menos 10% da população adulta é alérgica ao níquel.

Outros gatilhos comuns para a dermatite de contato incluem:

  • detergentes e sabões
  • hera venenosa ou carvalho venenoso
  • lanolina, presente na fórmula de muitos produtos cosméticos
  • formaldeído (formol), presente em muitos tecidos, especialmente roupas impermeáveis
  • látex, presente em balões e luvas de borracha
Entre em contato por WhatsApp
Entre em contato por WhatsApp

Eczema

Eczema, também conhecido como dermatite atópica, refere-se a uma série de condições semelhantes que causam irritação da pele. Mais de 30 milhões de pessoas nos Estados Unidos sofrem com eczema.

O eczema causa manchas distintas de pele seca, vermelha e rachada que às vezes podem inchar, ter corrimentos ou sangrar.

Esta condição da pele pode afetar qualquer parte do corpo, mas é mais comum em locais onde a pele tem dobras ou entra em contato com substâncias, como ao redor das mãos e do rosto.

Em um estudo, os pesquisadores descobriram que o eczema frequentemente causava erupções cutâneas graves nos pulsos e tornozelos, especialmente em crianças, e que os tratamentos convencionais não pareciam tão eficazes nesses locais.

Reações a medicamentos

Uma pessoa alérgica a medicamentos pode notar erupções cutâneas com coceira, rosa ou vermelha aparecendo no corpo. Esta é uma erupção medicamentosa ou erupção cutânea.

As erupções medicamentosas podem se espalhar ou afetar apenas uma parte do corpo, que pode ser um braço ou pulso.

Medicamentos comuns que causam reações alérgicas incluem penicilina, outros antibióticos e sulfa. Qualquer pessoa que suspeite de uma alergia a medicamentos deve entrar em contato com seu médico imediatamente, pois os sintomas podem se agravar sem o devido tratamento.

Líquen Plano

O Líquen plano é uma patologia não contagiosa comum que pode ser uma doença autoimune. Esta patologia afeta principalmente a pele, mas também pode afetar as unhas, o couro cabeludo e o interior da boca.

O Líquen plano pode se desenvolver em qualquer parte do corpo, incluindo os pulsos, a região lombar e os tornozelos.

Isso provoca o aparecimento de pequenas saliências roxo-avermelhadas na pele, brilhantes e firmes ao toque. As protuberâncias podem ter pequenas linhas brancas sobre elas.

Sarna Humana

A sarna humana ou escabiose é uma doença altamente contagiosa que as pessoas contraem quando o ácaro Sarcoptes scabiei penetra na pele, causando uma erupção cutânea muito pruriginosa.

Uma erupção cutânea causada pela sarna tem a aparência de pequenas protuberâncias rosadas. Também pode haver marcas de túneis, pequenas linhas que mostram onde os ácaros se enterraram.

A erupção cutânea é mais comum em áreas onde a pele tem dobras, como ente os dedos, ao redor dos pulsos e nos cotovelos e joelhos.

A sarna é uma doença parasitária que causa uma reação alérgica de hipersensibilidade tipo IV, ou reação alérgica de hipersensibilidade tardia, o que significa que pode levar algum tempo para se manifestar.

A primeira vez que uma pessoa contrai sarna, pode levar de 2 a 6 semanas de infestação antes de apresentar sintomas. Os sintomas aparecem muito mais rapidamente se a pessoa já teve sarna antes.

A forma comum de contrair sarna é por meio do contato físico na casa de alguém que tem sarna ou través do uso da mesma cama que essa pessoa. É mais comum quando as pessoas vivem em locais próximos e aglomerados.

Infecção viral ou bacteriana

Muitas infecções diferentes podem causar uma erupção cutânea no pulso. Geralmente, a erupção desaparece quando a infecção passa.

No entanto, se a erupção cutânea vier acompanhada de febre, há a possibilidade de que a infecção seja grave e a pessoa deve falar com seu médico.

Febre maculosa das Montanhas Rochosas

A febre maculosa das Montanhas Rochosas é uma doença infecciosa transmitida pela picada de um carrapato.

Esta doença pode causar uma erupção com manchas branqueadas ou marrom-arroxeadas em qualquer parte do corpo, incluindo braços e pulsos.

A erupção cutânea pode aparecer de 2 a 4 dias após uma pessoa ficar febril, mas às vezes pode não aparecer. Outros sintomas incluem dor de cabeça, náuseas, dores musculares e perda de apetite.

Após passar um tempo ao ar livre, as pessoas devem sempre verificar se há carrapatos, especialmente nas crianças. Sem tratamento, a febre maculosa das Montanhas Rochosas pode causar graves complicações de saúde e progredir rapidamente para uma doença com risco de vida.

Diagnóstico das erupções cutâneas

erupções cutâneas diagnóstico

Para determinar as causas de erupções cutâneas no pulso, o médico realizará um exame físico detalhado, obterá o histórico médico da pessoa e fará várias perguntas sobre quando e como o surto ocorreu.

O médico irá procurar por:

  • sinais de bolhas
  • mudanças de comportamento, como usar uma marca de sabão em pó diferente ou uma nova peça de joalheria, que possa ter desencadeado uma reação alérgica
  • atividades ao ar livre recentes em que uma pessoa possa ter entrado em contato com hera venenosa, carvalho venenoso ou carrapatos
  • uso de um novo medicamento

Os médicos poderão fazer testes de contato e biópsias de pele para identificar alergias ou outras doenças de pele que possam estar causando a erupção cutânea.

Eles também podem solicitar um exame de sangue para verificar se há alergias ou doenças como a febre maculosa das Montanhas Rochosas.

Quando consultar um médico

A maioria das erupções cutâneas desaparece por si só em alguns dias. Uma erupção no pulso pode ser um sinal de alergia ou doença, portanto, se não apresentar sinais de melhora após alguns dias, a pessoa deve procurar orientação médica.

As pessoas também devem consultar seu médico se suspeitarem de sarna. Esta doença não melhora sem tratamento médico, e um médico pode prescrever um escabicida para tratar a condição.

Além disso, é melhor consultar um médico se estes sintomas aparecerem:

  • febre
  • a erupção se espalha por todo o corpo
  • a erupção se desenvolve rapidamente
  • desenvolvimento de feridas abertas ou bolhas
  • sensibilidade dentro da boca ou ao redor dos órgãos genitais
  • náuseas, dores musculares e outros sintomas de febre maculosa das Montanhas Rochosas
  • a erupção mostra sinais de infecção, incluindo inchaço, desenvolvimento de uma casca, produção de pus amarelo-esverdeado ou uma faixa vermelha irradiando dela

A febre maculosa das Montanhas Rochosas pode ser fatal, portanto, pessoas com sintomas que possam ter entrado em contato com carrapatos devem procurar atendimento médico imediatamente.

Também é essencial procurar atendimento médico de emergência se aparecer uma erupção cutânea repentina e a pessoa também estiver com dificuldade para respirar.

Tratamento para irritação cutânea

Embora os sintomas de diferentes tipos de erupção cutânea possam ser muito semelhantes, encontrar o melhor tratamento para uma erupção cutânea no pulso depende inteiramente do que está causando o surto específico.

Por exemplo, se um indivíduo é alérgico ao níquel e desenvolve uma erupção cutânea no pulso após usar uma nova pulseira por alguns dias, o melhor tratamento seria deixar de usar essa pulseira.

Da mesma forma, as pessoas que desenvolvem uma erupção cutânea após iniciar um novo medicamento podem precisar parar de tomá-lo, mas apenas sob a orientação médica.

Os tratamentos de cuidado pessoal para erupções cutâneas não muito graves incluem:

  • lavar com água fria
  • aplicação de compressas frias
  • aplicação de loção de calamina
  • limitar o contato com alérgenos comuns
  • tomar um banho de aveia ou bicarbonato de sódio

Quando uma erupção cutânea ocorre como resultado de uma reação alérgica, as pessoas podem tomar um anti-histamínico de venda livre para ajudar a reduzir o inchaço, a vermelhidão, a coceira e a dor. Muitos anti-histamínicos são vendidos em farmácias físicas e online.

Se a erupção no pulso for grave ou se espalhar para outras partes do corpo, ou se houver sintomas preocupantes, como febre, os indivíduos devem consultar um médico para receber um tratamento mais completo.

Um médico pode prescrever:

  • anti-histamínicos sob prescrição
  • cremes e loções com corticoides para a pele
  • pomadas antibióticas para infecção
  • corticoides orais
  • fototerapia com luz ultravioleta
  • terapia com medicamentos biológicos ou outros imunossupressores

O antibiótico doxiciclina é o tratamento recomendado para a Febre Maculosa das Montanhas Rochosas, e uma pessoa afetada deve começar a tomá-lo o mais rápido possível para tratar essa doença grave e com risco de vida.

Prognóstico para erupções cutâneas

A maioria das erupções cutâneas tende a desaparecer, mas para indivíduos com problemas crônicos de pele, aprender a lidar com uma erupção cutânea no pulso é um processo contínuo.

O autocuidado consistente por meio de higiene e hidratação cuidadosas pode ajudar as pessoas a controlar sua pele sensível.

Se ocorrer uma erupção cutânea devido a um medicamento, o surto deve terminar após a suspensão do medicamento. No entanto, o organismo pode levar pelo menos alguns dias para começar a sanar a erupção cutânea.

O líquen plano pode durar 2 anos antes de desaparecer, embora algumas pessoas tenham surtos recorrentes. Pode deixar manchas marrons na pele, mas elas podem desaparecer sozinhas com o tempo.

Após o tratamento para sarna, que geralmente resolve o problema, uma pessoa pode prevenir a reinfestação lavando todas as roupas, roupas de cama e toalhas em água quente e secando-as em uma secadora quente. Elas também devem aspirar todos os tapetes e estofados e limpar as máquinas de lavar e secar após o uso.

Entre em contato por WhatsApp
Entre em contato por WhatsApp

Veja também os artigos mais recentes:

Guia de Rejuvenescimento da Pele

Rosto Ozempic : tudo o que você precisa saber!

COMPARTILHE ESTE CONTEÚDO:

Você também pode gostar destes conteúdos

Dermatologia, Laser & Estética

BAIXE O NOSSO E-BOOK
e descubra agora como prevenir e tratar!

Fale no WhatsApp
Fale no WhatsApp
Escanear o código
Olá 👋
Como podemos te ajudar?