Segundo a SBD, a rosácea é uma doença da pele que causa eritema facial (deixa o rosto avermelhado) que pode ser acompanhado de sensação de pinicação ou queimação. A rosácea também causa o aparecimento de pequenos vasos sanguíneos na face, chamados de telangiectasias, lesões acneicas (parecem espinhas), inflamações nos olhos e aumento do volume nasal com alterações na pele, denominado rinofima. Felizmente existem meios de como tratar rosácea.
Acompanhe esse artigo e fique por dentro de tudo sobre a rosácea, um problema de pele muito comum e que afeta o bem-estar e autoestima de homens e mulheres. Confira!
Rosácea – Dr. Szerman explica:
Como saber se é rosácea?
Algumas características são indicativos da presença de rosácea. Por exemplo, se você apresenta muita sensibilidade na pele e ela fica avermelhada durante o dia, ou mesmo se surgem pequenos vasos sanguíneos na pele, isto são indicativos de que você possui rosácea e deve buscar ajuda médica especializada.
A rosácea é uma doença mais comum em adultos, principalmente após os 30 anos de idade. Se manifesta muito mais em mulheres com pele branca. Por ser considerada uma doença crônica, a rosácea não tem cura, mas tem como tratar rosácea.
O que causa essa condição na pele ainda não é conhecido e, por esse motivo, existem muitos mitos e verdades sobre o assunto. Há quem associe as crises de rosácea com estresse, a exposição excessiva ao sol, a ambientes abafados, o que não está errado. No entanto, a predisposição genética ainda é um dos fatores mais relacionados ao aparecimento do problema.
Uma das formas de perceber a doença é em relação a posição dos pontos avermelhados, geralmente ficam na região do centro do rosto, como nariz, bochechas, queixo e testa. Inicialmente essa vermelhidão aparece às vezes, mas com o tempo e sem o tratamento adequado ela fica permanente.
Há pessoas que se confundem rosácea e acne, mas a principal diferença é que a pele com rosácea é sensível e sem cravos. Enquanto a pele acneica possui, além da sensibilidade, a presença de muitos cravos.
Quando não tratada, a rosácea pode evoluir e acabar causando edema na face. Para evitar quadros graves é fundamental procurar um especialista para encontrar as melhores alternativas de como tratar rosácea.
O diagnóstico da rosácea é feito clinicamente a partir de análise feita por médico dermatologista. Casos mais específicos, o médico solicita uma biópsia para verificar possível associação com outras doenças de pele. Mas, o mais comum é a avaliação da região em quadro agudo da doença.
O que piora a rosácea?
Como já citamos, a rosácea é uma doença crônica que pode aparecer em qualquer momento, mas existem alguns fatores que acabam favorecendo o surgimento desse problema de pele.
Por isso, antes mesmo de saber como tratar rosácea você precisa se conhecer e compreender o que aumenta o aparecimento do quadro inflamatório. Abaixo segue algumas coisas que despertam a doença:
- Alguns alimentos específicos como, bebidas quentes, vinho e bebidas alcoólicas em geral, café ou produtos à base de cafeína, alimentos muito temperados e picantes;
- Tipos de cosméticos, que possuem ácidos e até mesmo sabonetes abrasivos;
- Altos níveis de estresse e de ansiedade;
- Atividades físicas de grande intensidade, aumentam o desconforto em episódios de crise. Devido a atividade física acelerar a circulação sanguínea;
- Exposição solar intensa, sem uso de protetor com fator alto (acima de 50 FSP);
- Modificações e oscilações hormonais;
- Oscilações de temperatura, tanto o frio intenso demais, como o calor. Você deve tomar muito cuidado com ambientes que usam ar-condicionado no quente;
- Procedimentos abrasivos realizados em estética, tipo peeling, aumentam a sensibilidade da pele e podem desencadear um efeito rebote;
- Uso de água muito quente no banho ou para lavar o rosto, pode provocar desconforto na região;
- Uso de medicamentos sem orientação médica, também podem aumentar os sinais de vermelhidão, especialmente aqueles que possuem corticoide.
Principais sintomas
No geral, os sintomas de rosácea são muito variáveis e dependem do grau de evolução da doença. Quando ocorre o primeiro episódio, que se chama de pré-rosácea, há uma vermelhidão que não permanece, especialmente nas maçãs do rosto.
Conforme a doença vai evoluindo, começa a aparecer o eritema, uma mancha vermelha no centro do rosto que não diminui e gera bastante desconforto, assim como ardência. Os vasos sanguíneos ambém ficam mais evidentes, se assemelhando a teias de aranha.
Em alguns casos mais avançados, começam a surgir pústulas, que são lesões inflamatórias, semelhantes a acne e gera bastante coceira. Aproximadamente metade dos casos acabam desenvolvendo rosácea ocular, que é semelhante ao quadro de conjuntivite.
O estágio mais elevado da doença, aparecem nódulos de inflamação e a pele fica mais grossa na região.
Rosácea tem cura?
Apesar de muito se questionar como tratar rosácea é importante deixar claro, que por ser uma doença crônica, não possui cura. Entretanto, é possível manter o quadro inflamatório bem controlado.
Claro que para isso você deve ter um acompanhamento frequente com dermatologista e seguir todas as recomendações passadas por ele. Além disso, qualquer tipo de procedimento deve ser primeiro questionado com seu médico, para verificar se não altera o quadro da rosácea.
Tratamento para rosácea
Agora finalmente vamos te explicar como tratar rosácea, fique atento! De modo geral, o tratamento para rosácea não é definitivo, por isso que o acompanhamento com o dermatologista é muito importante, devendo ocorrer periodicamente.
O foco principal do tratamento é manter a doença sob controle. O principal ponto para controlar a doença é evitar se expor a condições que pioram a rosácea. O uso de protetor solar com fator de proteção alto, deve ser diário com reaplicação ao longo do dia.
O tipo de protetor deve ser físico, porque os químicos acabam aumentando a agressão na pele e deixando-a ainda mais sensível. Além disso, o uso de sabonetes, deve ser preferencialmente neutro e hipoalergênico.
Evitar o uso de produtos com álcool e secar o rosto com toalhas ásperas também é necessário. Lembrando que a hidratação da pele faz parte do tratamento e controle da rosácea.
Em alguns casos, pode haver prescrição de tratamento medicamentoso, onde este somente deve ser feito com recomendação médica.
Outro tratamento que hoje é considerado um dos mais eficientes para quem possui rosácea é o tratamento com luz intensa pulsada. Esse é um tratamento feito a laser, onde a luz pulsada atinge diretamente os vasos que provocam a vermelhidão característica da rosácea. Os resultados do tratamento surgem já nas primeiras sessões do tratamento.
Como funciona o tratamento com luz intensa pulsada?
Vale destacar que a indicação do tratamento é feita por um médico e varia muito conforme a evolução da rosácea.
Tratamento par rosácea antes e depois
Veja a seguir o antes e depois de pacientes que realizaram tratamento para rosácea com luz intensa pulsada na Clínica de Pele:
Mitos e verdades sobre Rosácea
A rosácea é um problema de pele que se nao tratada pode acarretar em problemas de pele mais sério. Portanto, se você sofre com esse problema, marque uma consulta com um dermatologista e busque a melhor forma de tratamento para o seu caso.
Veja também os artigos mais recentes:
Prevenção e Tratamento de rosácea
Tratamentos Dermatológicos para Rosácea
Nossos profissionais
Dr. Guilherme Szerman
CRM 5276961-4
Dr. Waldemar Szerman
CRM 5213366-9
Dermatologista Graduado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
Ex-Chefe do serviço de Dermatologia do Hospital Central da Aeronáutica (HCA).
Ínumero trabalhos desenvolvidos e publicados ao longo de mais de 50 anos.
Curso de extensão na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Aprovado em concurso público de dermatologia na esfera federal.
Dermatologia Clínica e Estudioso em queda de cabelo.
Inúmeras participações em jornadas médicas.
Atende em Copacabana e no Centro do Rio de Janeiro (RJ)
Dr. Ronaldo Szerman
CRM 5270032-0
Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Membro da Sociedade Brasileira de Laser.
Leciona cursos de Laser para médicos inicantes.
Inúmeras participações em jornadas médicas.
Tele-medicina e consultas em Copacabana e no Centro do Rio de Janeiro (RJ).